Hallo alle zusammen! Gostaram da minha saudação em alemão? Espero que a vossa semana arranque com toda a força. Afinal de contas, todos nós precisamos de energia para seguir com o nosso dia a dia. Não é fácil. Temos de ter calma com o nosso corpo. Ele não é feito de ferro. Muito menos depois de um fim de semana agradável.
Bem, o artigo de hoje é algo em que ando a matutar há algum tempo. Muitas vezes, quando me meto a pensar sobre possíveis estratégias que a WWE poderia usar para melhorar o seu conteúdo, uma pequena luz começa a acender, mas depois parece que perde a força. No entanto, a esperança é sempre a última a morrer.
Durante a semana passada, estive a ver algumas review que o canal do YouTube Wrestling With Wregrets fez. Eu já o conheço e sigo há 1 ano, e sou sincero, gosto muito das análises e críticas que ele faz sobre os PPV que se foram fazendo ao longo dos anos. Não só sobre a WWE, mas também de outras promoções. Quem ainda não conhece recomendo a darem uma vista de olhos no conteúdo. É interessante.
Ao ver algumas das reviews mais recentes, deparo-me com uma coisa que era engraçado na altura. Engraçado e interativo. Quem é que desta maravilhosa comunidade se lembra da Taboo Tuesday? Mais tarde, como Cyber Sunday?
Para quem não sabe, ou não se lembra, estes eventos eram algo que eu gostava de ver. Os títulos não revelam muito do que se trata, mas eu explico. Durante estes eventos, os wrestlers eram confrontados com o imprevisível, ou pelo menos acho que eram. Os combates ou os oponentes eram decididos por nós. Por outras palavras, nós votávamos para escolher o que iria acontecer.
Na altura, isto era algo inovador. Não era todos os dias que os fãs poderiam ditar o destino dos combates que iriam assistir no evento. Era interessante de se ver, pois os wrestlers tinham de se adaptar consoante as escolhas. Era como se fosse uma história interativa. É claro que o desfecho estava, mais ou menos, delineado. Mas todos nós sabemos que o Tio Vince não gosta muito de improvisos. I wonder…
Estes eventos tiveram início em 2004 e acabaram em 2008. Por isso, foram 4 anos de experiência. Não foi muito tempo. Acredito que a imprevisibilidade não tenha agradado muito à equipa criativa e ao Vince, visto que lhes eram, de certa forma, “arrancado” o controlo da situação. Mas isto não passa de uma suposição da minha parte. Posso estar completamente errado.
Em 2004 as redes socias não tinham a força que têm hoje em dia. As escolhas do público eram decididas através de votações no site da WWE e pelas mensagens de texto via telemóvel. Arcaico? Não. Era o melhor que tínhamos na altura. E já era bem inovador. Nessa altura estava eu a jogar no meu Nokia N-Gage. Belos tempos. Ainda o tenho… e ainda funciona!
Ora bem, tirando este pequeno momento de divagação, o que eu quero dizer é que a WWE poderia voltar a trazer esse género de PPV. Ou até mesmo, em certas ocasiões, dar o poder ao público para decidir certos desfechos. Imaginem, durante a época do Draft, o público poder escolher 3 wrestlers e enviar, cada um, para a RAW, SmackDown Live ou NXT. Seria interessante.
O problema poderá estar mesmo aí. Eu acho que, a empresa já não é tão liberal como era há uns anos. Acredito que já não goste de dar poder de escolha, mas sim a ilusão de escolha. Pelo que foi dito na review do canal Wrestling With Wregret, ele acredita que as escolhas eram verdadeiras derivado ao que era escolhido e pela reação do público. No entanto, não há maneira de saber se era verdadeiro ou não.
Eu posso estar a ser um bocado idiota em não acreditar na WWE, mas todos nós ouvimos o que eles disseram meses atrás. Acabaram os General Managers, as cláusulas de rematch, e que iriam dar mais poder de decisão ao WWE Universe. O que temos visto é exatamente o contrário. Vemos as coisas a piorar à medida que o tempo passa, cada vez pior. Acredito que tenha sido tudo uma ilusão.
Por isso, poderiam trazer de volta os General Managers, as cláusulas, e também, dar o poder de escolha em alguns PPV, nos Drafts e, quem sabe, até na escolha de novos GMs. Porque não? Seria interessante. Criar algo interativo. Iria ser saudável para o público e para a equipa criativa que iria ter desafios para superar. Seria um bom exercício. Acredito que seria um bom passo para melhorar o produto.
O que estou a dizer pode parecer estranho, mas seria algo em que eu não me importaria nada de participar. A concorrência entre promoções é bastante importante, mas acho que a interação com os fãs é bastante benéfica. Hoje em dia temos o Facebook, Twitter e Instagram. 3 redes sociais predominantes na sociedade, que poderiam ajudar na interação connosco, dando algum poder, algo que prometeram e que não vejo a acontecer. Mas, para tal suceder, a WWE tem de estar disposta a esse desafio. Não me parece que seja o caso.
Eu sou um pouco a favor do Vox Populi (voz do povo). Pode parecer algo político, mas neste caso não é. Eu acredito que, se tudo fosse feito como deve ser, criar um bom canal de interatividade com os fãs, poderia ajudar bastante a revitalizar o produto. Não passa de uma ideia. Idiota? Capaz. Contudo, acho que a empresa não teria nada a perder. Só a ganhar. Poderia ser uma boa experiência social.
Eu sei que, provavelmente, isto nunca irá acontecer, mas tenho sempre uma réstia de esperança. Seria divertido para nós, e acredito que para eles também. Daria uma nova vida à empresa, motivaria o talento para novos desafios, e quem sabe, chamar de volta os fãs que há anos já desistiram da companhia que, outrora, tanto amaram.
4 Comentários
Acho que nunca pensei nisso. Neste momento até seria interessante ver uma coisa dessas dado o estado atual em que a WWE se encontra agora.
Seria interessante. É possível que resultasse. Mas para isso as coisas teriam que ser muito bem organizadas. Possa ser que alguém da WWE leia o artigo e coloque a ideia em prática.
Seria muito bom que wwe fizesse isso hj em dia, imagina vc poder excolher qual a próxima rivalidade do seu lutador preferido, ou a estipulação de um combate, abriria um leque de possibilidades
É verdade. Seria muito interessante ver a WWE a criar uma interacção, ou como se diz, um communication channel com os fãs e dar algum poder. Mas será difícil isso acontecer.