Bem-vindos ao One on One #6: São 2 à procura do “Derradeiro Confronto”, naquele em que só 1 pode vencer.

No One on One  #2, eu dei-vos uma votação para escolherem qual seria o confronto que quisessem ver. À frente ia o confronto entre provavelmente as duas maiores stables de sempre no wrestling: a new World order e a D-Generation X. Eu dei-vos a minha palavra, e assim foi: One on One #3 viu a nWo “squashar” os DX. Portanto, não ia ser agora que vos mentia.

Na semana passada, no One on One #5, houve outra votação, e à frente com 53 votos, o confronto entre a WWE e a WWF – por outras palavras, o confronto entre a PG Era, a era em que a WWE vive hoje-em-dia – que parece estar a chegar ao fim – contra a Attitude Era, a era em que a WWE viveu entre 1998 e 2001, ainda sob o nome de WWF.

Attitude Era (1998-2001)

One on One #6 – Attitude Era vs PG Era

Quem se lembra do King of the Ring 1996, onde “Stone Cold” Steve Austin apanhou o mundo de surpresa ao ganhar o torneio, e consequentemente estrear a frase “Austin 3:16 Says I Just Whooped Your Ass!” ? E quem se lembra da chocante promo que Bret Hart fez contra Vince McMahon durante uma edição do Raw Is War? Foram os primeiros indícios de uma nova Era na WWF, depois de uma Era “Familiar” (semelhante ao que se vê hoje em dia) que viu a WCW destruir a WWF em ratings. Mas foi na WrestleMania 14, em 1998, que a Attitude Era começou oficialmente com “Stone Cold” Steve Austin a ganhar o WWF Title. A rivalidade entre Vince McMahon e Stone Cold… A irreverência dos D-Generation X… As promos do The Rock… Mulheres nuas na TV. Isso era pouco do que se via naqueles que foram considerados os maiores momentos da companhia. A Attitude Era acabou oficialmente naquele que é considerado o melhor PPV de sempre, a WrestleMania 17, com Stone Cold a juntar-se a Vince McMahon naquele que foi o Heel Turn mais chocante de sempre. Eis alguns dos melhores momentos da Attitude Era – não aconselhado para quem não percebe Inglês:

– Recap do “Stone Cold” Steve Austin contra Shawn Michaels na WrestleMania 14 (O combate que começou a Attitude Era) –
– D-Generation X gozam com a Nation of Domination (Provavelmente o único vídeo legendado, e mesmo assim…) –
– Recap do Hell In A Cell Match entre Undertaker e Mankind no King of the Ring 1998 –
– “Stone Cold” Steve Austin ataca Vince McMahon no hospital –
– “Bang 3:16!” (“Stone Cold” Steve Austin ameaça Vince McMahon com uma “arma”) – http://www.youtube.com/watch?v=8ucc3n6d3SA
– D-Generation X gozam com a Corporation de Vince McMahon – http://www.youtube.com/watch?v=WmhF08jf6lQ
– Sable fica quase despida –
– Shane McMahon compra WCW – http://www.youtube.com/watch?v=SjcK-0Gqx3M
– Recap da WrestleMania 17 (O fim da Attitude Era) –

PG Era (2008-presente)

One on One #6 – Attitude Era vs PG Era

Mais de 10 anos após o princípio da Attitude Era, em Novembro de 2008, Vince McMahon presenteou-nos com uma Era completamente diferente. A PG Era. Nos EUA, “PG” quer dizer “Parent Guided”, ou seja, “Deve ser visto na companhia dos pais/família”. A quem é que, exatamente, se dirigia esta frase? Crianças! Sim, crianças! A ideia de Vince era atrair crianças para a sua programação para que fosse “mais familiar”, apesar de também ter referências com a concorrência de Linda McMahon, mulher de Vince, ao Senado do Connecticut (quantos mais vissem, mais votassem, na ideia deles), apesar de ter falhado. A ideia é que não haja sangue, são estritamente proibidas as cadeiradas na cabeça, não haja “violência verbal” (dizer coisas como “Ass”, “Bitch”, “Goddamn”, etc.), não exista quaisquer tipo de apelo sexual por parte das Divas (concursos de bikini, combates Bra & Panties, etc.) e que os shows se concentrassem mais em entretenimento do que no wrestling em si. Essa última parte não é MUITO má de todo, mas isso é ao menos. Para além do grande ídolo, o ícone desta Era ser John Cena, um dos wrestlers que vende mais merchandise na história do wrestling. Coincidência é que em 2001 foi o fim da Attitude Era, e agora, em 2011, com Triple H como Presidente, provavelmente veremos o fim desta PG Era – Aleluia. Momentos de destaque – muito menos aconselhado para os analfabetos de Inglês:

– “Stone Cold” Steve Austin é introduzido no Hall of Fame – http://www.youtube.com/watch?v=hDFQIyR1Onw
– Recap do Undertaker contra Shawn Michaels na WrestleMania 25 – http://www.youtube.com/watch?v=PQMBQu5rC-w
– Recap do Undertaker contra Shawn Michaels na WrestleMania 26 – http://www.youtube.com/watch?v=IYQZSoGS2K4
– O adeus de Shawn Michaels – http://www.youtube.com/watch?v=Dh10p70jD6c
– A estreia dos Nexus –
– Shawn Michaels é introduzido no Hall of Fame –
– Undertaker contra Triple H na WrestleMania 27 –
– Promo de CM Punk no final do Raw Roulette – http://www.youtube.com/watch?v=2OS9wZGb_3g
– Triple H anuncia que Vince McMahon foi despedido –

One on One

Ratings: NO CONTEST de todo. Attitude 1-0 PG.

Estrelas Criadas: Attitude Era: “Stone Cold” Steve Austin, The Rock, Triple H, Undertaker, Mick Foley, Kane, Chris Jericho, os Hardys, os Dudley Boyz/Team 3D, Edge e Christian… Na PG Era: John Cena, Randy Orton, The Miz, Daniel Bryan, Wade Barrett, Kofi Kingston, Alberto Del Rio… mais ninguém, acho eu. Ah, e o Hornswoggle. Attitude 2-0 PG.

Influência: Nesta categoria não procuro quem vende mais merchandise ou quem vende menos, nada disso. O que eu quero é ver a influência, e o impacto que ambas as Eras criaram no mundo do wrestling. Quem deseja o regresso da Attitude Era? Quase toda a gente. Quem deseja que a PG Era continue? Que John Cena continue a ser “super”? Bom, segundo a própria WWE, crianças e mulheres fazem 40% da população que vê a programação da WWE. E são provavelmente essas as únicas pessoas que querem que esta Era continue. Attitude 3-0 PG

Aí está: um Attitude squash…

Vencedor

One on One #6 – Attitude Era vs PG Era

… e uma Attitude victory!

Até para a semana! ; )

PS: Existe alguma canção que acham que devia ser usada para um PPV?

Eu acho que a canção “Chances” dos Five For Fighting (usada quando Shawn Michaels foi introduzido no Hall of Fame) podia ser usada no Royal Rumble.

36 Comentários

  1. Zarpa13 anos

    Concordo na vitória da Attitude Era

    Excelente artigo como sempre

  2. Nao ha muitoa dizer foi uma vitoria expressiva da Atitude ERA e nao e preciso explicar muito para saber porque.

  3. Killswitch13 anos

    Com base no meu trabalho, vou fazer a minha lista pessoal do OnO que achei pior para o melhor:

    6º lugar: nWo vs. DX (OnO III)
    5º lugar: Money In The Bank vs. Ultimate X (OnO II)
    4º lugar: HHH/HBK/Benoit vs. Daniels/Styles/Joe (OnO V)
    3º lugar: WWE Money In The Bank 2011 vs. TNA Destination X 2011 (OnO IV)
    2º lugar: “Stone Cold” Steve Austin vs. Shawn Michaels (OnO I)
    1º lugar: Attitude Era vs. PG Era (OnO VI)

    É a minha opinião. Se vocês também queiram expôr a vossa, façam-no.

    • Acho que tens feito um bom trabalho e nao vou considerar sequer um pior artigo teu.

    • Tiago9713 anos

      Sinceramente, este e o nWo vs DX foram os piores para mim…

      Espero que arranjes maneira que continuar a fazer aqueles em que não é um squash total.

      • Killswitch13 anos

        Natural que aches pior, um squash total não tem muita piada, por isso é que sempre que vejo um squash desses, reduzo as categorias a apenas 3.

        Obrigado pela opinião!

        • Tiago9713 anos

          Sempre às ordens.

          Enquanto criticas construtivas for o único tipo de comments que tens ainda te vais safando xD

  4. o tal13 anos

    bom artigo, e é claro que a atitude era ganha…!

    • BrunoBomb1513 anos

      Pois, eu gostava de ver a Atitude Era, não a apanhei, infelizmente, mas gostava de a apanhar outra vez.

  5. 35antonio13 anos

    Optimo artigo, eu não sou do tempo da Attittude Era de 98 a 2001 (Começei a ver a WWE a partir de 2006), e devo dizer que depois de ver esses videos da Attittude Era, não há comparação possivel

    Attittude Era RULES!

  6. "the icon" Kapitas13 anos

    Tudo bem que o resultado já era expectável, no entanto penso que há muitos parâmetros aos quais estás a fugir e que devem ser tidos em conta, como por exemplo o merchandise e os negócios externos ao wrestling. Para além disso, as questões demográficas associadas ao antes e agora têm que ser tidas em conta, até mesmo porque hoje há um acesso muito maior à informação sobre a modalidade do que antigamente, logo tem que ser atingido um nível de realismo muito maior, tendo sempre precauções com o conteúdo apresentado devido à condicinalidade demográfica.

    É assunto para ser debatido em muito mais do que um artigo, tendo em conta muitos mais pontos de análise para se tornar numa análise credível.

    Toma isto como uma sugestão e terás um espaço à maneira 🙂

    • Chazz_Princeton13 anos

      Pelo que eu percebi de um comentário do Killswitch, ele tinha mais parâmetros, mas como estava a ser um squash enorme, ele só apresentou três.

      E percebo porque é que ele não há de apresentar todos os parâmetros, depois o artigo (e isto serve para todos os artigos) tornaria-se demasiado grande e talvez até aborrecido.

      Mas disseste aí uma coisa importante, o facto de agora a informação ser muito mais acessível, e se calhar o Killswitch podia ter explorado um pouco isso.

      E sim, claro! Attitude Era vs Modern Era é assunto para debater durante dias, mas toda a gente sabe o resultado que saíria no fim.

  7. Zecena13 anos

    Acho que isto era uma comparação escusada pois toda a gente gosta mais da Attitude Era 😉

  8. Zarpa13 anos

    Não havera votaçao para o proximo One on One?

    • Killswitch13 anos

      As votações não são sempre seguidas, passa sempre algum tempo até à próxima votação. Mas vais ver uma num futuro próximo! ; )

  9. Zarpa13 anos

    Entao qual vai ser a proxima comparaçao no One on One?

  10. special one13 anos

    pode ser um squash mas a attitude era durou 3 anos… a pg era ja vai em qtos?!?!? pois…

    o k axo é k no inicio da decada de 2000 tinham mtissimas estrelas disponiveis e de topo (HHH, rock, austin, undertaker, kane, goldberg, hbk, y2j, benoit, angle, etc etc…). a wwe adormeceu e eskeceu de fazer novas estrelas… agora so temos cena, orton e pouco mais. O k garante k cm punk n seja uma moda. Vejamos o Miz: andou em feud com cena e the rock, ganhou na wrestlemania e agora nem combate tem para summerslam. e isto é so um exemplo.

    • Killswitch13 anos

      OK, obrigado pelo comentário.

      Mas só para te responder, a PG Era faz 3 anos em Novembro (começou em Novembro de 2008).

  11. Killswitch13 anos

    Ei, roster do PTW. Começo a considerar que fazer um futuro confronto entre a WrestleMania e o Bound For Glory (apareceu nas 2 votações) é escusado, visto que – SEM OFENSA PARA OS FÃS DA TNA – o BFG não toca nos calcanhares da WM por muito, e acho que só ia resultar num squash. Mesmo assim, vocês acham que eu devia fazer esse confronto brevemente?

    • Na minha opinião devias apostar em confrontos que são mais equilibrados porque dão mais pica mais tambem era interessante ver os pontos que referiste para a Wrestlemania arrasar com o BFG.

      • Tiago9713 anos

        Nem era preciso. Derrotava em todos. Podes tentar comparar por ti próprio usando os pontos de comparação do Destination X vs MITB.

    • Pedro Ribeiro13 anos

      Não acho necessário,a WM tem bem mais história,até porque toda a gente sabe,quais os anos de duração de um PPV e de outro.
      Gostei do artigo continua

  12. vou ser sincero, comecei a ver wwe, quase na era PG, mas como eu me interesso pela wwe, fui vendo episodios de raw e a epoca da wcw etc, e sem duvida, a attitude era foi da melhores “cenas” (metaforicamente falando =P) do mundo do wrestling..antes era tudo menos previsivel e mais eficaz e destrutivo, emocionante, hoje em dia resume-se a duas coisas: CENA e ORTON…

  13. Claro que a attitude era ganhou, se você for ver na PG Era, os videos quase sempre tem um nome da attitude.

    Bom artigo, mas acho que poderias fazer algo com mais competividade como HBK vs HHH

  14. No proximo One On One Voçê podia fazer um com os lutadores da Attitude Era vs PG Era:
    EX:PG-Randy Orton,John Cena,CM Punk,Rey Mysterio vs SCSA,The Rock,HHH Seria uma boa.

    E BOM ARTIGO 🙂

  15. boavista199613 anos

    Muito Bom, este artigo! Acho que dos melhores que já lí!
    Disseste exactamente o que era preciso e concordo em absoluto contigo!
    Se fossemos a ver mais parametros a Attitude Era ganharia por ainda mais…
    Espero mesmo que o regresso aconteça mesmo, pois já estou muito ansioso por voltar a ver aqueles combates incriveis (c/sangue à mistura e muitos objectos) e aquelas cenas no Backstage das Divas (eram lindas! Elas e as cenas :D)

    Já agora! Essa mudança alguem sabe se é para breve… E esta se acontecer, irá ser anunciada?

    Obrigado e continuação de bom trabalho! WWE 4EVER!

  16. Chazz_Princeton13 anos

    Wasted away again in Margaritaville,
    Searchin’ for my lost shaker of salt.
    Some people claim that there’s a Rocky to blame,
    Now I know, – it’s all Stone Cold’s fault.

    http://www.youtube.com/watch?v=XVb0eM0lJhU bons tempos 🙂

  17. alercio11 anos

    olha a era atitude e 1000000000000000000000
    de vezes melhor do que a era pg
    como por exemplo:
    naquele tempo o edge comia a lita no meio do ringue hoje so vemos a aj beijando mais de 20 lutadores, combates de wrestlemania
    crhis jerico vs fandango naquele tempo era scsa vs the rock ,shawn michaels vs undertaker
    hojo só vemos tripleh vs brock lesnar com um pouco de violência com triple h fazendo um pedigree em cima de uma escadinha daquelea que ficam para os lutadores subirem no ringue naquele tempo era o undertaker expludido o carro de algum lutador com ele dentro undertaker jogando mick foley de cima da jaula de aço edge e joacndo o mick foley no fogo

  18. Tatiana11 anos

    Honestamente só comecei a ver a wwe quase no fim da Attitude Era, último da A.E., senão me engano, e havia combates e momentos memoráveis e grandes wrestlers. Mas vi mais a parte da Ruthless Agression Era, que também foi muito boa, muito hardcore. Por isso afirmo, que essas duas foram obviamente as melhores eras da WWF/WWE

    Em relacção, ao público e crianças gostarem do Cena. Bem, sou mulher e nunca gostei dele. Sempre prefiri wrestlers como Stone Cold Steve Austin, The Rock, Ken Shamrock, Brock Lesnar e actualmente (PG) gosto do CM Punk

    Muito bom artigo, e obviamente que a Attitude Era ia ganhar à PG

  19. Tatiana11 anos

    Honestamente só comecei a ver a wwe quase no fim da Attitude Era, último da A.E., senão me engano, e havia combates e momentos memoráveis e grandes wrestlers. Mas vi mais a parte da Ruthless Agression Era, que também foi muito boa, muito hardcore. Por isso afirmo, que essas duas foram obviamente as melhores eras da WWF/WWE

    Em relacção, ao público feminino e crianças gostarem do Cena. Bem, sou mulher e nunca gostei dele. Sempre prefiri wrestlers como Stone Cold Steve Austin, The Rock, Ken Shamrock, Brock Lesnar e actualmente (PG) gosto do CM Punk

    Muito bom artigo, e obviamente que a Attitude Era ia ganhar à PG