Faz login e reduz a publicidade

Opinião Feminina #338 – Accidents, kicks and ballet

há 7 meses Artigos 11

Acidentes acontecem a todos. Dos novatos que se estrearam ontem aos veteranos de décadas, todos têm azares e ninguém é imune a um acidente. Em desportos físicos, onde o corpo e a saúde física dos atletas está constantemente em jogo, tal tem uma responsabilidade acrescida. Mesmo assim, acidentes acontecem. Um pouco por toda a internet, as opiniões sobre o que aconteceu no Raw, quando Brie Bella acidentalmente provocou um traumatismo a Liv Morgan, divergem em campos bastante opostos. Amigos, familiares das lutadoras, alguns fãs e membros da indústria, tendem a repetir o velho ditado. Afinal, acidentes acontecem. Outros fãs permanecem céticos e apontam este acidente como mais um exemplo da falta de talento de Brie e Nikki Bella. Ao longo desta semana, Brie Bella – e até certo ponto, Nikki também – têm sido fortemente atacadas e criticadas, o que por sua vez fez surgir uma onda de apoio e solidariedade de intensidade equivalente para com a dupla.

E aqui surgiu um problema. Não acho que Brie Bella deva ser crucificada em praça pública, como tem acontecido. Não tenho quaisquer dúvidas que foi um acidente. No entanto, também acho que não há motivo que justifique que Brie continue a lutar. E esta é uma opinião que, por muito ou pouco válida que seja, é imediatamente classificada como errada e olhada de lado pelos apoiantes de Bella, não porque eu esteja necessariamente errada, mas porque todas as reações negativas que surgiram esta semana foram tão desnecessariamente agressivas e intensas que agora qualquer opinião semelhante é colocada no mesmo saco.

Brie e Nikki Bella são as sobreviventes de outra Era. Da Era dos combates de cinco minutos para desanuaviar. Da Era em que passavam semanas e semanas a acompanhar as celebridades convidadas como adereços decorativos. Da Era em que a fasquia não estava, de todo, elevada quando se assistia a um combate feminino. Ano após ano, elas foram resistindo e sobrevivendo na companhia devido a pura perseverança, profissionalismo e um excelente trabalho como embaixadoras. Esses são os pontos fortes delas e a razão pela qual foram ganhando cada vez mais notoriedade, destaque e regalias. Não acho que devam desaparecer, não acho que devam ser despedidas, simplesmente acho que já não se justifica que continuem a lutar.

Primeiro, elas não são muito boas a fazê-lo. E atenção, a culpa disto não é inteiramente delas. Elas surgiram numa altura em que não preciso que fossem. Em que a única coisa que queriam delas era que fossem bonitas. E é verdade que Nikki, por sua vez, melhorou significativamente nos últimos anos, antes do seu afastamento por lesão. A questão é que, mesmo melhorando, Nikki continua a estar abaixo das expetativas que agora estão nos ombros da divisão feminina e que a fasquia está muito elevada. Com tantas lutadoras de qualidade, não só no NXT, mas ainda no plantel principal, a serem desperdiçadas, porquê continuar a insistir na aposta de duas que não conseguem equiparar-se?

Não estamos a falar de uma Trish Stratus voltar para uns combates. Por muito que a máquina promocional da WWE as queira colocar no mesmo patamar, como lutadoras e pioneiras, Brie e Nikki não estão ao nível, não só de talento, mas de impacto, que Trish e Lita estiveram.  Segundo, a dupla não precisa de continuar a lutar. Não só têm uma variedade de projetos em mãos, alguns deles relacionados com a WWE, como têm lesões a ter em conta – especialmente, Nikki Bella.

A companhia pode tentar resolver os constantes acidentes envolvendo Brie Bella ao insistir que esta treine mais e ao dar-lhe condições para o fazer, mas com que objetivo a longo prazo? Não acredito que este regresso das duas seja permanente e a tempo inteiro. Acredito que estejam a ser mais ativas agora para promover as suas aparições no WWE Evolution. No entanto, em que é que isto avança a divisão, quando poderiam estar, no lugar delas, lutadoras mais talentosas e com mais para dar? Brie e Nikki estão na WWE há 11 anos, já ganharam títulos, já foram as estrelas principais da divisão. Porque não dar agora lugar a outras?

O que aconteceu no Raw foi um acidente. No entanto, é um acidente que faz parte de um padrão perpetuado pela mesma lutadora. O que não falta por esta internet fora são exemplos de momentos em que Brie quase se magoou, quase magoou outra atleta ou, pura e simplesmente, não executou bem a manobra que tinha para executar. O seu currículo está cheio de pequenos deslizes, manobras mal aplicadas, desequilíbrios que levam a quedas. Bella, que nunca foi uma lutadora tecnicamente boa, tem sido particularmente mais desastrada desde que voltou, depois de anos afastada dos ringues. Todos, ou quase todos os seus combates desde que voltou, têm sido marcados por qualquer momento que não correu como devia ter corrido.

Sim, o que aconteceu com Liv Morgan foi um acidente (e não foi o único erro que Bella cometeu nesse combate). Todavia, terá sido um acidente que se podia ter evitado? Terá sido mesmo algo que deixou a todos surpreendidos porque aconteceu, com base nas últimas performances de Brie em ringue?

Não deixam de ser acidentes, mas quando acontecem vários envolvendo a mesma pessoa, no mesmo espaço de tempo, normalmente há um motivo. Fãs de Bella têm defendido que ela está apenas com uma onda de azar, afinal há muitos lutadores respeitados que já tiveram acidentes onde lesionaram os seus adversários ou até os mandaram para o hospital. Nomes como Kane, Chris Jericho, RVD, Seth Rollins, entre outros têm sido muitas vezes comparados à situação de Bella. Especialmente Rollins, depois da série de azares que teve há dois anos, onde até o próprio Bret Hart veio dizer que ele não era um lutador seguro.

Não acho que Seth Rollins não seja um lutador seguro, mas adoro o facto de Bret Hart ter tido a coragem de dizer o que pensa de um lutador popular e preferido da companhia, sabendo que não seria algo que a companhia ou os fãs iriam gostar de ouvir. Devido à onda de negatividade e exagero por parte dos fãs que não gostam das Bellas, dizer dela o que Bret Hart disse de Rollins é imediatamente desvalorizado e descartado como mais uma opinião de alguém invejoso, sem nada para fazer que nada percebe da indústria. Esta mentalidade é reforçada por todos os membros da indústria que insistem que foi apenas um acidente, sem nunca colocar em causa que Bella pode simplesmente não ser boa em ringue e não há nada de errado com isso.

Porque é que eu acho que Brie Bella é diferente de Rollins ou qualquer um dos outros mencionados? Vamos comparar currículos. Quantos acidentes em quantos combates é que Bella teve, comparando com todos os outros? Vamos comparar a técnica de Bella para com a técnica dos outros lutadores mencionados, qual é mais eficaz e competente?

Brie Bella é muito popular, é por isso que é tão defendida, ao passo que quando Aksana partiu o nariz a Naomi, ninguém se esforçou muito para a defender. Acho que está na altura de usar a popularidade dela e da irmã de outra forma que não passe pelos ringues. Elas não precisam de continuar a lutar, a divisão não precisa que elas continuem a lutar e ficam todos mais seguros assim.

O acidente do Raw teve vários culpados mas, sinceramente, nem acho que Bella tenha sido a principal. Faz-me mais confusão, nos dias de hoje, com toda a informação que temos relativamente às consequências deste tipo de traumatismos, que Liv Morgan não tenha sido imediatamente retirada do ringue. Faz-me mais confusão que ela não tenha sido imediatamente levada para os bastidores. Nada justifica ela ter ficado ali. Nada justifica ela ter ainda participado no suplex antes do final do combate. Absolutamente nada, com tudo o que se sabe nos dias de hoje, justifica a forma como a WWE geriu a situação.

Na minha opinião, isso foi o mais grave de tudo o que aconteceu no último Raw. O problema é que as Bellas, tal como Roman Reigns, suscitam reações bastante fortes junto dos fãs, seja de apoio, seja de desagrado. Portanto, as reações ao incidente têm sido intensas e extremamente exageradas. Em parte, a WWE também tem a sua quota parte de culpa disto. Como já referi anteriormente, constantemente promover a dupla e dar-lhe o principal destaque, quando elas não têm talento suficiente para o justificar, é um problema. Tratá-las como enormes pioneiras desta revolução feminina só irá trazer ainda mais dissabores e fazer com que os fãs se rebelem contra elas com ainda mais força. Acho que tal sentimento não irá melhorar até o WWE Evolution, onde as duas irão ter, certamente, destaque e, onde se fala que Nikki Bella irá enfrentar Ronda Rousey. Por um lado, Bella é um bom exemplo de carne para canhão, de forma a promover Rousey sem sacrificar nenhuma das potenciais estrelas do futuro. Por outro, teremos que assistir a semanas onde as duas são promovidas como algumas das melhores lutadoras de sempre e, no fim, teremos de assistir a um combate onde Bella tem, supostamente, uma hipótese séria contra Rousey. Enfim, não é nada que não estivessemos já à espera.

Não deixa, contudo, de ser irónico ver lutadores e comentadores a defenderem Brie Bella, dizendo que foi apenas um acidente e que os fãs não deveriam julgar aquilo que não percebem, visto que não são lutadores também e que Wrestling não é ballet. Quem são os lutadores e comentadores de Wrestling para falar de ballet? Praticam ballet? Alguma vez praticaram, para poderem dizer, em tom de desdém e escárnio, que os dançarinos de ballet não se lesionam e têm uma vida fácil, com apenas uns minutinhos de treino por dia, ao contrário do exigente e bastante perigoso Wrestling?

É tão engraçado como estas coisas acontecem. O Wrestling, que sempre odiou ser gozado e desdenhado por não ser um desporto “a s ério”, adora fazer pouco do ballet como se fosse uma forma de arte menos válida, menos exigente e menos dura só porque… não sei, é dança? Ou é por causa dos tutus? Continua a ser um pouco hipócrita da parte da indústria criticar o ballet por causa do uso dos tutus quando temos regularmente lutadores vestidos das formas mais mirabolantes possíveis.

Portanto, não, Wrestling não é ballet. E isso quer dizer exatamente o quê? Nada. Obrigada e até daqui a duas semanas!

11 Comentários

  1. Kick_Ass há 7 meses

    Excelente artigo! Em relação ao que disseste mesmo que tivesse algo a dizer já não vale a pena, porque disseste absolutamente tudo o que havia para se dizer sobre este incidente, tocaste em todos os pontos importantes.

    Gostei bastante da parte onde focaste que as Bellas são lutadoras de outra era, penso exactamente o mesmo, principalmente no protagonismo excessivo que recebem por parte da WWE, visto que neste momento a fasquia está tão alta com a grande qualidade de talento que lá têm e ainda o que vai subir do NXT, que não faz o mínimo sentido este destaque em duas “Divas” da geração passada.

  2. Anónimo há 7 meses

    não ha nada que justifique a Bre Bella continuar a lutar? a vontade dela justifica, se é isso que ela gosta de fazer, e quer fazer, tem todo o direito de fazer, ela só tem que treinar mais. ser mais cuidadosa.

    • ‘tem todo o direito de fazer, ela só tem que treinar mais. ser mais cuidadosa.”Concordo com essa parte , mais respeitar as opiniões dos outros é bem bonito

    • Anónimo há 7 meses

      respeitar a opinião dos outros é bem bonito, pois devias tomar isso para se mesmo, não desrespeitei a opinião de ninguém, apenas dei a minha.

  3. Nickson há 7 meses

    Acidentes acontecem mesmo, o problema é que Brie vem errando com frequência, como o botch nos dois suicide dives que tentou recentemente, entre outros que deixaram até Ruby e Sarah frustradas, então acho que deveria ser preparar melhor pra não acabar se lesionado ou lesionar alguma outra. Ótimo artigo 😊

  4. Foto de perfil do Facebook

    São acidentes inesperados, nem tudo corre como estava planeado

  5. Eu vi o pontapé que a brie deu a liv e foi feio mas n acho que deviam cair em cima dela quando lesões são uma parte natural deste desporto. E óbvio que a brie ainda precisa de um pouco de treino

  6. É normal que depois de ser mãe e estar tanto tempo parada que não consiga ter um bom desempenho desportivo. Acho que ela se devia retirar dos ringues mais uns tempos e treinar a sério.

  7. Acidentes acontecem !
    Foi um episódio preocupante , tanto para a Liv como para a Brie.

  8. Foto de perfil do Facebook

    O problema não são os acidentes e sim a recorrência deles

  9. duzonraven há 7 meses

    Concordo que acidentes acontecem, mas desde que voltou Brie só vem errando. Primeiro enfiou uma joelhada na cara da zelina, que felizmente não se machucou. depois houveram os 2 suicides dives falhos, e agora simplesmente nocauteia outra lutadora, além do forearm mal aplicado. Na minha opinião isso é displicência de Brie, pois se sabe que não está em sua melhor forma deveria ser mais cautelosa, quando chutou a cara da liv simplesmente estava olhando para a plateia e não para sua adversária! (e ainda foram 2 chutes…) Deveria se afastar temporariamente e treinar mais para que algo pior não aconteça!

Comentar