1 – Ivan Koloff, 1971
Se calhar todos vocês concordariam que o Jinder até é assim um estouro daqueles que esperariam na primeira posição. Mas a história já envolve muitos anos e já muita coisa inacreditável se passou. As expressões do público quando viram o Jinder a ganhar eram fixes? Eram. Mas imaginem como terão sido estas!
Caso a lâmpada não se acenda imediatamente em relação a este momento, cabe então lembrar que Ivan Koloff foi o vilão que derrotou Bruno Sammartino para romper o seu reinado de quase oito anos. Em Janeiro de 1971, no Madison Square Garden. Um dos momentos mais chocantes da história do wrestling e, bem sei que é difícil comparar com um caso mais recente e este até bastante afastado do nosso tempo de vida para termos noção, mas colocaria mesmo ao nível da streak de Undertaker na Wrestlemania ser rompida. Dado ter sido numa era diferente, em que o kayfabe estava protegido e ainda se acreditava nisto, se calhar até punha acima. Porque o povo estava mesmo incrédulo a ver aquilo.
Hoje em dia, um gajo tem um cinto por mais de dois meses e a malta das interwebs que ainda escreve “hell” em vez de “heel” já se está a queixar que está farto. Naquele tempo não. Sammartino era um legítimo herói para os fãs e era Campeão há mais de sete anos num reinado em que convencia o povo de que ele seria Campeão para sempre, até ele próprio decidir retirar-se. Portanto quando Ivan Koloff, esse malévolo estrangeiro, consegue um pin sobre Sammartino e acaba-lhe com o reinado, o povo aparvalhou. Ficou mesmo sem reacção, tal era o choque.
O silêncio pesado era tal que Sammartino, no chão, ficou a pensar que algum golpe o tinha feito perder a audição. Koloff foi muito rapidamente tirado da arena com pouco tempo para celebrar e provocar porque oficiais temiam um motim e revolta do público. Foi mesmo um acontecimento tremendo. Tudo para um Campeão de transição. Se Sammartino foi Campeão durante quase oito anos, Koloff nem a um mês chegou e já em Fevereiro estaria a largar o cinto para Pedro Morales. O momento histórico já ninguém lho tira.
Dez surpresas na história, não sei se são surpresas no Top. Quero agora saber quais é que vos surpreenderam a vocês, quero até um leitor mais velho a chegar aqui a dizer o quão bem se lembra de quando foi Koloff! Mas é para comentar estes casos, se concordam que tenha sido surpreendente ou não.
Não considerei casos de underdogs como Daniel Bryan ou Kofi Kingston visto que, ou já eram main eventers ou veteranos, e as suas histórias em relação ao título apontavam todas para lá, para já o esperarmos e até tomarmos a mal se não acontecesse. Mas se também os consideram, força, o espaço agora é vosso. De sublinhar que me refiro ao WWE Championship e todas as suas antigas encarnações, deixando de parte outros títulos principais como o Universal e o World Heavyweight, com certeza aí se encontrariam mais uns quantos.
Agora é para trazer mais paleio na próxima semana. E em plena Road to Wrestlemania, coisas aquecem! Então ainda por cima já há Cena em cena? Frase lindíssima de se escrever. Então voltemo-nos para John Cena, o homem que fez tudo! É a partir daí que vem o Top Ten mais difícil de completar e que já me estou aqui a tramar ao comprometer-me: as dez feuds que John Cena NÃO teve. Ora pensem lá. Não é fácil pois não? Estejam cá para me ver a enterrar-me! Fiquem bem e até a próxima!
3 Comentários
Mais um bom top Ten.
“…quero até um leitor mais velho a chegar aqui a dizer o quão bem se lembra de quando foi Koloff!”
Era épico que isto acontecesse.
O cara que edita é burro. Invés de colocar tudo na mesma página
Ele fazia assim, mas mudou a forma de fazer por reclamaçoes idiotas como essa sua.