A pandemia do coronavírus está a afectar todo o mundo, inclusive o mundo do Wrestling. Apesar de algumas empresas conseguirem continuar a transmitir os seus shows, como a WWE ou AEW, a verdade é que a maior parte delas viu os seus eventos serem adiados ou cancelados, levando enormes prejuízos.

Dois desses exemplos foram a Ring of Honor e a New Japan Pro Wrestling, que cancelaram todos os seus eventos e não têm feito praticamente nada durante estas últimas semanas, nem existe uma perspectiva concreta de quando é que poderão voltar a abrir e a produzir shows como antes.

No entanto, as duas empresas estão a lidar como podem com esta situação e a garantir o bem-estar financeiro dos seus lutadores acima de tudo o resto, ao contrário de outras que optam por demitir lutadores ou não pagam aquilo que lhes era prometido para eventos que acabaram por não acontecer.

Algumas lutadoras da Ring of Honor tweetaram nos últimos dias sobre terem sido pagas pelo ROH Quest for Gold, um torneio que iria coroar a nova ROH Women’s Champion, mas que não aconteceu. Talvez este pagamento sirva já como um adiantamento, para quando o torneio realmente acontecer, os seus serviços já estarem pagos.

Segundo o PWInsider, a ROH pagou a todos os seus lutadores pelos eventos cancelados de Abril e Maio. Não só aos lutadores que tem contrato com a promotora, como também àqueles que fazem apenas algumas datas de forma esporádica. Também o staff (funcionários, equipas de produção, etc) foram pagas.

Já a Wrestling Observer Newsletter desta semana reporta que o mesmo tem acontecido na New Japan Pro Wrestling. A promotora nipónica tem pago a todos os seus lutadores e staff, apesar dos prejuízos que esta crise pandémica está a provocar no seu normal funcionamento. O último evento da NJPW aconteceu a 26 de Fevereiro.

A Ring of Honor espera poder retomar os seus shows no próximo mês de Junho, enquanto a New Japan Pro Wrestling ainda só cancelou os seus shows até ao dia 4 de Maio. Seja como for, muitos prejuízos já foram causados e muitos mais estarão por vir, pois ninguém sabe realmente como é que toda esta situação irá evoluir.


Esperavas que a ROH e a NJPW continuassem a pagar aos seus lutadores e staff mesmo vendo os seus eventos serem cancelados?

13 Comentários

  1. WWE sucks4 anos

    Todas as empresas estao a ser fantasticas a lidar com isto. Menos a WWE, a que tem mais dinheiro. Patéticos.

    • Rooben4 anos

      Fui um dos primeiros a criticar a wwe quando começou com os despedimentos .
      Mas é injusto da tua parte estares ja a atacar a wwe e a defender os outros .
      Como diz bem no texto , nao se sabe se estes pagamentos nao foram feitos em avanço para quando estes eventos acontecerem

  2. Não estava à espera e isto dá muito que pensar: a ROH e NJPW, empresas consideravelmente menores e que poderiam perfeitamente despedir algum pessoal para reduzir custos, têm feito de tudo para que nenhum dos seus trabalhadores deixe de ser pago; já a WWE, que não teria quaisquer problemas em cobrir toda a gente que está por lá, decide “cortar as pernas” a centenas de empregados porque… prometeu aos investidores um certo número de lucro no próximo trimestre pelo que percebi (ainda por cima que seria sempre o maior na sua história) e tem de o cumprir. Enfim, que situação revoltante.

    • Ederzito4 anos

      A empresa que gere a ROH (Sinclair qualquer coisa) é mais rica que a WWE.

    • Ederzito, mesmo que assim seja creio que a WWE poderia ter evitado o que aconteceu.
      O meu ponto aqui é o seguinte: a WWE não iria ficar miserável (bem pelo contrário) caso optasse por manter tudo como estava em vez de mandar pessoal para casa em tempos de incerteza.

    • Ederzito4 anos

      Claro!
      Eu não estou a defender a WWE.

      Eu não vejo a WWE há meses (vejo de vez em quando, este ano ainda nem tive interesse de ir ver a WrestleMania), e concordo que foi uma atitude errada.

      Mas eu pessoalmente fico muito satisfeito coma alguns despedimentos, porque podem significar que muita malta com talento vai finalmente ser aproveitada

    • Ah ok, nesse caso peço desculpa pela má interpretação xD Se virmos pelo lado de progressão de carreiras, acho que esta onda de despedimentos será benéfica para praticamente toda a gente e por aí estou de acordo que pode ter sido o melhor.
      Agora, neste momento extremamente duro para todos nós eu pelo menos não consigo olhar para isto e deixar de pensar sobretudo na componente financeira desses funcionários que saíram da WWE que fica afetada. Mas isto sou eu que ligo mais para essa parte em específico.

    • Ederzito4 anos

      A WWE sai prejudicada, porque isto dá má reputação à empresa.

      Quanto à parte financeira, eles recebiam bem o suficiente, de certeza.
      Além disso receberam de certeza uma indemnização por terem sido despedidos.

      O problema não são estes que trabalhavam na WWE

    • Exato, Ederzito. Nisso concordo em absoluto, é todo um problema estrutural mas isso “fica para outros quinhentos”.

  3. É de louvar que companhias mais pequenas façam este esforço para continuar a pagar ao pessoal, se bem como foi dito isto pode ser um adiantamento..

  4. Parabéns.

  5. El Cuebro4 anos

    Com certeza muito bom saber que ambas as empresas honraram tudo com seus funcionários e estão sendo conscientes, espero que tudo dê certo para ambas quando voltarem, quem sabe uma renovação de sua parceria!

  6. Anónimo4 anos

    Ainda bem que assim o fazem. Mas como foi mencionado na notícia isto pode ser um adiantamento, assim quando fizeram esses shows, já não vão receber nada.