Desde que saiu da WWE que Rusev, agora conhecido como Miro na All Elite Wrestling, não tem tido problemas em dar a sua opinião em vários temas sobre o seu antigo empregador e também sobre a sua carreira na empresa.
Em conversa com Chris Jericho, Miro afirmou que na sua opinião o estilo de luta da WWE é bastante restritivo.
Wrestling profissional é como as artes marciais e dentro das artes marciais existem bastantes artes diferentes, judo, karaté, entre outras. Para mim, o Wrestling é igual, temos o strong style, lucha libre ou temos o sports entertainment da WWE. Existem estes vários estilos espalhados pelo mundo e o mais bonito disto tudo é que a AEW nos deixa executar o nosso estilo de luta, seja ele qual for.
Por exemplo, se formos lutar ao Japão não podemos lutar como se luta na WWE, temos de nos adaptar, o mesmo se formos lutar ao México, e na AEW vemos uma mistura de estilos vindos de várias partes do mundo. A AEW é quase como o filme Bloodsport, onde vários lutadores com estilos diferentes se enfrentam todas as semanas.
Na WWE, e isto não é um crítica, é só a minha opinião, eles só têm uma fórmula de como fazer os seus combates, enquanto que aqui temos de tudo.
Na WWE é complicado um lutador colocar-se over, porque só pode fazer um dive por combate ou um dropkick, mas se eu for conhecido pelos meus dropkicks, já não os posso fazer, então fico bastante limitado. O que é que um lutador pode fazer para ficar over? Para mim a verdadeira injustiça não está num lutador ter de perder ou ganhar combates, mas sim nas restrições para os lutadores terem sucesso.
Chris Jericho também deu a sua opinião e afirmou que a WWE tira a individualidade aos seus lutadores com estas limitações.
Mesmo no NXT os combates têm sempre a mesma fórmula. Desde que o programa tenha um logo da WWE, os combates vão ser sempre muito parecidos. Existem alguns lutadores que conseguem fugir a essa fórmula, mas no fundo, mesmo esses combates têm padrões muito parecidos a todos os outros. Na minha opinião, cada lutador deve ser o mais fiel a si próprio.
Por exemplo, a WWE tem em Keith Lee um lutador que é conhecido pelos saltos e sua agilidade, mas um big guy na WWE não faz nada disso, então acabam por lhe tirar a sua individualidade.
Pensas que Miro e Chris Jericho têm razão nestas suas críticas ao estilo de luta da WWE?
11 Comentários
Compreendo os argumentos de Rusev e Chris Jericho e estou completamente de acordo.
Não haja dúvida que, regra geral, os lutadores da WWE estão mais condicionados/limitados em in-ring action.
Concordo Jorge, no entanto eles também acabam por compensar essas limitações em ringue no selling e no storytelling (quando bem feito claro) que deixa as lutas mais interessantes a meu ver.
Verdade, Ze Pedro. Daí que tenho feito a ressalva “regra geral”, até porque temos assistido a alguns grandes combates nos últimos PPV’s em termos de storytelling, pacing e selling (Roman Reigns x Jey Uso, Bayley x Sasha Banks e Drew McIntyre x Randy Orton, por exemplo). Agora, para a maioria infelizmente esse não é o caso…
É verdade Jorge, só quem já tem uns anos de casa e confiança lá dentro é que tem mais liberdade de trabalhar melhor os combates e de vez em quando lá vamos vendo alguns combates de lutadores mais recentes com liberdade (lembro-me de um Aleister Black vs Apollo e Aleister Black vs Oney Lorcan no RAW período em que ainda estavam meio perdidos com a pandemia e davam mais liberdade nos combates dos programas semanais, por exemplo).
Concordo.
Isto é nítido, até para nós fãs. E faz muito tempo que é assim.
É verdade que os lutadores são bastante limitados pelo staff e é algo que devia mudar.
Mas algo que a WWE continua a fazer muito bem é a capacidade de selling e de contar histórias(falo no caso do NXT)
Infelizmente e o que acontece dentro da Wwe.Para ser mais especifico no Main Roster.
Dentro do Nxt ainda conseguimos ver um pouco de liberdade para os lutadores dentro do ringue.
Mas assim que eles sobem para o Main Roster isso muda completamente.
E novidades dentro da aew? Sonham com a WWE, parece o porto sempre a falar do benfica
No entanto, o FC Porto é campeão nacional em título…
Eu concordo com os dois, a WWE é muito limitado e é quase sempre as mesmas manobras!