Este Domingo na Wrestlemania assistimos aquele que foi apelidado do “Assalto do Século” pelo Michael Cole, naquele que foi um dos cash-in mais marcantes da história da WWE, e que assinalou a ascensão do Seth Rollins ao topo da WWE. E acima de tudo naquele momento a WWE deu-nos algo único e possivelmente irrepetível: um cash-in na Wrestlemania, algo que não acontecerá pelo menos não nos próximos anos para que este momento permaneça como algo único e especial.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

O facto de termos um heel a culminar uma Wrestlemania no topo já de si é um feito raro e que deveria ser valorizado pelos fãs da WWE, porque mesmo que não gostem da personagem em questão, o facto do principal PPV da companhia acabar com um vilão como o foco do evento é claramente algo especial. Aliás, o facto de isso ter acontecido apenas duas vezes torna o acontecimento ainda mais raro, uma vez que é praticamente uma “regra da WWE” que a Wrestlemania termine com um face como destaque.

Já sei que me irão dizer que o Miz e o Triple H também acabaram a Wrestlemania enquanto campeão da WWE, mas a verdade é que mesmo nesses casos acabou por ser um face a ser o destaque do Evento, sendo que curiosamente foi o mesmo nome em ambos os casos: The Rock. Sendo assim, o Rollins e o Stone Cold na Wrestlemania 17 foram os únicos vilões que verdadeiramente venceram e saíram do evento enquanto campeões, e destaques da Wrestlemania.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

Mas, tão importante como o momento do cash-in foi a forma como ele foi trabalhado e contando, tanto na noite da Wrestlemania como durante o período em que o Seth Rollins teve na sua possa a mala de Mr. Money in the Bank. E é exactamente isso que irei analisar esta semana, porque é preciso analisar todo o percurso do Rollins com a mala para percebermos o quão importante e credível foi o seu cash-in, até porque a sua importância não se restringe à sua personagem ou afirmação pessoal.

Ora vejamos, o Rollins foi o primeiro Mr.Money in the Bank a ter uma construção importante desde do Miz, e possivelmente o que teve melhor construção a par do Edge, porque durante todo o tempo em que esteve na posse da mala ele nunca deixou de ser visto enquanto uma estrela em ascensão. E sem dúvida que isso foi o mais importante de todo este processo, porque se a WWE o tivesse tratado como alguns dos anteriores donos das malas( Sandow ou Ziggler por exemplo), a execução da história contada na Wrestlemania nunca teria resultado.

Por isso é que apesar de todos os defeitos que o produto da WWE teve o ano passado, o que assistimos no Domingo também é mérito da companhia porque ela nunca desistiu do Rollins enquanto parte do futuro do main-event. Claro que ele teve momentos em que foi derrotado, mas mesmo nesses momentos acabou sempre por ser compensado com uma vitória importante a cada derrota mais complicada.

O que quero dizer com isto é que a protecção ao Rollins foi sempre algo que era visível, mesmo que alguns( eu inclusive) chegamos a duvidar se ele faria mesmo o cash-in, sobretudo por causa da questão do reinado do Brock, ou do inicio de um reinado do Reigns que começaria na Wrestlemania. Porém, a renovação do Brock simplificou o processo porque fez com que os fãs acreditassem que o Brock iria defender no Domingo, uma vez que a vitória do Reigns não seria bem acolhida por parte dos fãs.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

Mas o mais importante dos acontecimentos da Wrestlemania, é que não só eles confirmaram a ascensão ao topo do novo oportunista da WWE, como ajudaram para já a dignificar e credibilizar o conceito do Money in the Bank. Aliás, esse é um dos principais motivos pelo qual foi importante que o cash do Rollins fosse bem sucedido, uma vez que a mala tinha perdido todo o seu valor e credibilidade nos últimos anos, e era importante um caso de sucesso, um exemplo que demonstrasse que valia a apenas continuar a apostar no Money in the Bank como criador de novos main-eventers.

Claro que parece-me óbvio que só iremos perceber o impacto deste cash-in nos futuros donos da mala quando soubermos quem serão os próximos vencedores desse combate, porque só aí é que perceberemos verdadeiramente se o Rollins foi uma excepção ou se este tipo de construção será a regra a partir de agora. E isso é uma pergunta para a qual não tenho resposta, porque qualquer das opções poderá ser verdadeira como falsa, uma vez que é quase impossível de prever o tratamento que a WWE dará ao vencedor deste sem sabermos quem será esse nome.

Por isso mesmo é que tudo o que disse é sobretudo um desejo de minha parte, porque gostaria que este ano continuasse este tipo de booking com o novo Mr. Money in The Bank. Porém, nesta altura só posso elogiar e avaliar de modo positivo o modo como a WWE construiu durante o Rollins transformando-o do “ Patinho Feio dos Shield” para alguns, para um verdadeiro main-eventer e num dos melhores talkers e heels da WWE actual. Aliás, ele durante este período tornou-se na única coisa positiva da Autoridade, e para isso também ajudou a participação dos seus seguranças no desenvolvimento da sua gimmick, porque auxiliariam na definição das características que o distingue dos restantes elementos do roster, e isso é algo importante para um main-eventer.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

Deste modo, o Rollins no último Domingo conseguiu algo que poucos imaginariam ser possível há um ano atrás: Ser o primeiro elemento dos Shield a chegar ao topo da WWE. E sobretudo fê-lo da forma que consideraria a menos provável de todas, ou seja, ele chega ao título depois de trair e enganar os seus dois ex-parceiros de Stable. E se o momento em que venceu com ajuda o Ambrose já tinha surpreendido muitos, então a forma como ultrapassou o Reigns no Domingo foi ainda mais surpreendente. Até porque a maioria pensaria que entre os dois a prioridade da WWE seria para o Juggaurnaut, porque corresponde mais facilmente ao protótipo do Vince de main-eventer.

Assim, o golpe de Domingo não era obviamente o plano inicial da WWE, porém não deixou de ser uma história quase perfeita aquela que foi contada na Wrestlemania, uma vez que foi o final ideal para o ano do Rollins. Tal como disse o JR a WWE optou de forma correcta porque não desvalorizou ninguém, mas ao mesmo tempo elevou a campeão alguém que é a pessoa certa para o ser neste momento. No entanto, não deixa de ser uma história bem contada do principio ao fim, sendo que será essa mesma narrativa que irei analisar de seguida.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

A história começa o combate contra o Randy Orton que ao ser o segundo combate do Evento, ou seja na primeira hora, permitiu que se criasse uma ilusão nos fãs que caso o Rollins perdesse este Grudge Match ficaria mais longe de criar um plano para fazer o seu cash-in. Ou seja, a colocação deste combate naquela ordem do card foi inteligente porque fez com que a maioria dos fãs nunca pudesse suspeitar do que viria acontecer no main-event.

Claro que alguns já suspeitavam desta hipótese, e por isso é que não lhe surpreendeu alguns fãs que a ordem deste combate fosse uma pista sobre algo que iria acontecer no main-event da Wrestlemania. Desse modo, o que a WWE nos ofereceu nesse combate foi algo de fantástico uma vez que foi exactamente o que seria expectável, o melhor combate técnico da noite , que é sem dúvida alguma coroado com um dos melhores( se não o melhor) RKO de sempre que selou a vitória do Orton.

Com este resultado poucos seriam os que acreditavam no que viria acontecer no final do evento, até porque o main-event quando começou já não tinha exactamente muito tempo disponível o que excluía em princípio o cash-in do Rollins. Digamos que perante o tempo disponível o cenário previsível passaria sobretudo por um combate onde o vencedor estaria entre os dois participantes, uma vez que em condições normais não teríamos tempo para que o Reigns e o Brock se destruíssem ao ponto de ficarem como alvos de um possível cash-in.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

E foi aqui que a WWE foi brilhante porque contou uma história brilhante, que roçou a perfeição e que começou com o Suplex City do Brock ao Reigns no inicio do combate, mas onde o Reigns igualmente saiu bem porque conseguiu “abanar” a Besta. Ou seja, a WWE conseguiu credibilizar tanto o Reigns como o Brock, porque o Reigns saiu do combate como o homem ao qual roubaram a vitória e um badass. E o Brock saiu imaculado porque apesar de ter perdido o título ele não sofreu o pin, o que permite que continue na rota quando regressar no Summerslam, continuando com a mesma Aura que possuía antes da Wrestlemania, estando ligeiramente mais face depois desse combate.

Assim neste cenário a WWE apenas colocou o Rollins no topo com aquela decisão, que foi sem dúvida surpreendente mas igualmente inteligente porque foi aquela que melhor protegeu todos os envolvidos, incluindo o Randy Orton. Claro, que alguns fãs referem que as regras do cash-in não foram necessariamente compridas, porém o que nos foi contado é que a mala dá o direito a um combate pelo título, e foi exactamente o que o Rollins fez ao tornar o combate num Triple Threat.

Não digo que a WWE não fugiu um pouco às regras tradicionais do conceito, porém foi a melhor escolha perante a situação em que nos encontrávamos, aliás bem melhor que continuarmos com Lesnar como campeão porque não sabíamos onde é que esse caminho acabaria por nos levar, ou até poderia levar para uma transição para outro reinado em part-time. O que faria com que corrêssemos o risco de assistirmos a reinados temporários durante dois anos, o que travaria a ascensão de novos nomes ao main-event durante esse mesmo período.

Aliás, é importante referir que a WWE já nos tinha dado pistas sobre esta possibilidade quando colocou o Reigns a desafiar o Rollins a fazer o cash na Wrestlemania, e colocar o combate num Triple Threat. E foi exactamente isso o que a WWE fez, apenas não o fez de modo limpo para criar mais impacto e sobretudo potenciar a imagem de oportunista que a personagem do Rollins possui, e fez isso de modo praticamente perfeito.

E é por esse motivo que não tenho pontos negativos a apresentar à história que nos foi contada na Wrestlemania, porque acho mesmo que eles são praticamente inexistentes porque ela não teve prejudicado com as decisões da WWE. Assim o “Golpe “ do Rollins foi sem dúvida das melhores decisões da WWE nos últimos meses, porque deu-nos um campeão que poder ser derrotado quando for necessário, mas que igualmente é um dos melhores wrestlers da companhia neste momento.

Smoke and Mirrors #177 - The Heist

Aliás, tal como os seus amigos da ROH referiram naquela noite, o que assistimos no passado Domingo foi o coroar de um atleta que trabalhou bastante para chegar onde chegou, demonstrando que apesar de tudo é possível em certos casos trabalhas nas Indys e no NXT e chegar ao topo da WWE. E por isso espero sinceramente que esta vitória signifique tempos de mudança para o conceito do Money in the Bank, e que o Rollins não tenha sido uma excepção no que diz respeito ao tratamento que será dado aos próximos donos da mala. Não basta dizer que no Domingo chegou o futuro à WWE, e que existe uma geração do NXT pronta para tomar conta da WWE, é preciso que este trabalho tenha continuidade e isso só poderá ser avaliado dentro de alguns anos.

É deste modo que concluo esta edição do Smoke and Mirrors esperando que esta suscite debate junto de vós sobre a vossa opinião sobre os eventos de Domingo. Despeço-me até à próxima semana onde irei analisar novo tema da actualidade do Pro Wrestling, e por isso até lá espero que tenham uma óptima semana e já sabem que podem encontrar toda a actualidade do Wrestling aqui no Wrestling.PT.

Figuras da Semana

Sami Zayn- A promo que ele teve no seu regresso foi positiva e sem dúvida alguma um dos destaques da semana no NXT.

Emma- Mais do que do combate, o que destaco é a nova atitude da Emma que parece estar próxima de um heel turn e isso irá acrescentar aspectos positivos à sua personagem.

Tyler Breeze- Venceu o combate e a feud com o Itami, e isso é um destaque porque em principio a vantagem deveria estar do lado da superstar Japonesa.

Brock Lesnar- Esteve tão brutal na Wrestlemania como na Raw. A perda do título não o afectou a sua força e credibilidade, e sobretudo acrescentou aspectos interessantes para quando regressar à WWE.

Sheamus- O seu regresso foi sem dúvida um dos destaques da semana. E foi porque ele fê-lo com impacto, e por isso é que o considero um destaque mais importante que o Bryan ou Cena porque nesses casos já sabíamos que poderiam sair da Wrestlemania como campeões.

Seth Rollins- É o homem da semana, aquele cash-in é histórico e sem dúvida que ficará na historia do Wrestling não só de 2015, mas igualmente das Wrestlemanias.

Surpresas da Semana

Cash-in na Mania- Sem me repetir muito, o Cash-in na Mania foi sem dúvida a surpresa da semana.

Lucha Dragons e Neville- A surpresa não é propriamente os debuts que tiveram, mas sobretudo a forma como foram recebidos e a qualidade das suas performances, em especial o Kalisto.

Desilusão da Semana

AJ abandona- A decisão não é surpreendente e muitos até poderão dizer que tivemos vários sinais que poderia acontecer, porém não deixa de ser a desilusão da Semana.

Perguntas da Semana

Qual a tua opinião sobre a construção do Rollins até ao cash-in? E simbolizará uma mudança no modo como são apresentados os Mr.Money in the Bank?

Qual a tua opinião sobre o Cash-in e a forma como foi contado?

Concordas com as figuras, surpresa e desilusão da Semana?

49 Comentários

  1. Grande artigo José (pareces o Neyman, n falha 1)
    Eu comecei a ver wwe em 2009, por isso n sei mt ao promenor a vida dos outros Mr. Money in the bank , mas para mim o Seth Rollins, foi o melhor de todos..Deixou-nos emoção, ,dedicacao, sabiamos que um novo futuro estava a chegar, e a maneira que ele fez o cash-in (eu n vi a wrestlemania 🙁 , simplesmente fiquei aqui a falar com o pessoal) , deixou marcas em toda a gente, deixou expanto…Eu acho que o cash-in foi feito dentro das regras..Que eu saiba a mala pode ser usada Anytime Anywhere
    Eu penso que o próximo Mr.Money in the bank é o Ambrose por isso penso que va ser valorizado, e apartir de agora todos os detentores da mala vao ser valorizados, prq nos so temos 1 mala..1 unico título, por isso é compreensível que a wwe use a mala, a partir de agora, para criar novos main-eventers..
    Em relação a história, n a mt a falar, tu disseste td, mas eu quero acrescentar que a história foi perfeita devido a mala estar valorizada, mas tb devido ao seu detentor, pois se n fosse o Rollins, e fosse uma pessoa tipo mesmo o BNB, ou até mesmo o Ryback, este cash-in n seria tão monstruosos
    Ate ao próximo artigo

    • *Paul Heyman..
      Wtf who is Neyman??

      • best in the world9 anos

        deve ser mistura entre neymar e heyman

    • Eu acho que depende da construção sempre. O Barrett poderia ser um optimo MITB com o booking certo, mas isso teria que ser feito de forma quase perfeita porque raramente a WWE levou-o a sério, ou pelo menos foi consistente com ele.

      Por mim a escolha este ano iria entre: Ambrose, Sheamus ou Rusev.

    • João Paulo9 anos

      O próximo a ganhar o Money in the Bank devia ser o Cesaro ele merecia um push decente pelo grande talento que ele tem

  2. Antes de mais, excelente artigo José!

    Sem ter muito a acrescentar, só tenho a dizer que concordo com o que escreveste, a construção do Rollins foi feita de forma excelente, é certo que perdeu uns combates até lá, mas essas derrotas acabaram por ser recompensadas.
    Espero bem que este “novo estilo” de Mr. MITB continue depois deste, só tem a dar muito à companhia. Porque já bastou aqueles casos do Ziggler e do Sandow, como referiste.
    O cash-in na minha opinião foi feito de forma perfeita, não conseguia imaginar um final melhor. Estávamos habituados a cash após combates e etc, e isto acabou por ser diferente e de certa forma “inovador”.
    A forma como foi contado foi como disseste e bem, brilhante. Ninguém saiu descredibilizado e acabou por sair com a vitória o merecedor deste titulo, como já veio a provar durante este ano.

    Concordo com as figuras, surpresa e desilusão da semana. Breeze wins, yeahhhh! E claramente a figura da semana, o mito seth rollins.

    • Pois é o que quero acreditar. Ou seja, a WWE vai escolher a partir de agora nomes que quer mesmo arriscar ou desenvolver em algo importante, até porque é uma mala pelo titulo unificado e isso tem que simbolizar algo.

  3. Maurício Ornelas9 anos

    Antes de mais, belo artigo! Concordo com a esmagadora maioria do que escreveste.

    Realmente a construção do Rollins enquanto Heel é fenomenal e creio que a WWE já não tinha um Heel destes há muito tempo. A comparação que fizeste com o Edge é ‘spot on’, até porque penso que o Rollins é o melhor Heel deste o Edge e caminha para atingir um patamar tão grande como o do ‘Rated R Superstar’, apesar de ter noção que ainda é cedo para falar sobre isso.

    Espero que os futuros detentores da mala sejam protegidos também. Não digo de igual forma, mas pelo menos tenham um bom percurso com a mala.

    Quanto as surpresas e desilusões da semana, concordo na generalidade. Talvez acrescentasse o Undertaker. Muito poucas pessoas alongaram no assunto esta semana, mas depois de tanto mistério à volta do Undertaker, depois de tanto falar no seu estado físico, ele chega à Wrestlemania e dá um bom espectáculo, embora não possa estar na mesma forma física de há 5 anos atrás por exemplo, como é óbvio. Posso ser suspeito para falar porque realmente já vejo o Undertaker lutar há uns 15 anos quase, desde que acompanho WWE, fora os combates todos dele que fui ver anteriores a isso.

    Boas Páscoas.

    • A única parecença é no lado oportunista, de resto o Rollins tem que desenvolver o seu próprio caminho. Claro que o próximo não será parte da Autoridade, e não será tao protegido, o que espero é que ela não volte a ser um adereço nas mãos de alguém como foi com o Sandow ou com o Ziggler.

      • Maurício Ornelas9 anos

        O Rollins está longe de ser um Edge, nem tem muitas parecenças, mas o que quis realçar foi o facto de que o Rollins pode atingir aquele patamar de Heel odiado, em que toda a gente reconhece o seu excelente trabalho. Adorar odia-lo é o termo correto.

        A mala não pode voltar ao que era e seria uma pena ver que em vez de se aproveitar esta oportunidade, regredia-se no tempo…

      • Até podem dar a um face tipo Ziggler ou Ambrose, mas que seja apresentado como alguém que é para ser levado mesmo a sério.

      • Maurício Ornelas9 anos

        Que dêem a mala ao Ambrose. Já vimos o que estes dois são capazes. De facto, seria um lunático constantemente atrás do campeão e a destruir os fantoches que o Rollins ia pondo no caminho. O Ambrose iria sempre fazendo pequenos teases em relação ao uso da mala, mas visto que o Rollins sempre colocaria entraves, só quando surgisse uma oportunidade muito boa é que este usaria a mala.

        Com o Ziggler é mais difícil construir a história, além de que o seu reinado com a mala foi uma coisa deprimente (pior só o seu reinado com o título).

  4. Excelente artigo,José.
    Escolheste um tema muito bom para abordar nesta altura.
    Acho que o Rollins teve uma boa construção,começando com a traição aos shield,a construção dele foi muito sustentada na autoridade.
    Ele a meu ver tinha sempre a base da autoridade,o que ajudava imenso.
    Se continuarem a ser vencedores jovens e com grande futuro,o money in the bank ajuda a fazer novas estrelas e acima de tudo novos campeões.
    O cash-in foi muito bem executado,numa altura em que o combate já estava com os intervenientes todos partidos,o Rollins foi lá e ganhou.
    Deixo aqui uma questao, se o Rollins tivesse feito o Pin no Lesnar teria ganho?
    Concordo com surpresas,figuras e desilusões da semana.

    • Pois eu acho que a WWE escolheu esta regra para esta situação intencionalmente para que o Lesnar não sofresse o cash-in do Rollins, pelo menos não de forma directa levando com o pin.

  5. João Cruz9 anos

    Como assim a AJ foi abandonada?

  6. Triple H9 anos

    muito bom artigo

  7. Boa crónica.
    A WWE escolheu um heel para fechar a wrestlemania devido ao momento especifico que a WWE está a viver. Há um grupo irritante de fãs da WWE que não percebe nada de wrestling mas adora choramingar por tudo e por nada, que desde o Royal Rumble não deu a mínima hipótese ao Roman Reigns de aproveitar este grande momento da sua carreira. Depois os bebés chorões choram porque a WWE não cria novas estrelas…Pois, assobiando todos os vencedores da Royal Rumble que não sejam o Daniel Bryan, é complicado. Nada tenho contra o Rollins, gosto bastante do Rollins e adoro a forma como o transformaram no heel perfeito e gostei do momento, mas com fãs destes é complicado aposta seja em quem for. Aliás, os mesmos burros que criticam que as Divas não têm tempo suficiente e depois as insultam no RAW num dos raros combates de Divas a sério em muitos anos. Espero que não desistam do Roman Reigns, porque tem valor e para irritar esse bebezinhos.
    As regras foram compridas. A mala dá o direito a um combate pelo titulo em qualquer altura, em qualquer lado. Nunca disseram que não pode ser a meio de um combate.
    De resto concordo e espero que seja para manter, agora resta saber como será construído o seu reinado de campeão, outro dos calcanhares de Aquiles dos donos da mala. Acho que o único que teve um reinado longo como campeão depois do cash-in foi o The Miz, mesmo assim nas condições que não foram as ideais.
    Tenho pena da ausência da AJ Lee, resta saber pelo que será. Como a tenho em boa conta, como alguém que ama o wrestling, espero que não seja mais uma que se afasta para ser dona de casa, como as americanas tanto gostam, como tantas outras como a Eve Torres ou a Maryse, por exemplo.

    • Sem dúvida que concordo contigo. Eu acho que as regras foram cumpridas tipo o Cena já anunciou diretamente o cash, tal como o RVD por isso não sinto que tenham inventado muito. Sobre o Reigns eu apenas adiaria o seu lançamento para o titulo, esperaria até ao Summerslam, mas ao mesmo tempo criava uma historia forte com ele que justificasse essa saída, mas que fosse forte para que depois voltasse à rota do titulo.

      Sobre as Divas também acho que foram parvos, o publico esteve bem no show todo mas nesse combate não. Até com a Naomi, Paige e AJ foram parvos e não merecem aquilo, nem sequer a Natalya. Mas não vejo a AJ na TNA ou numa Indy, por isso é complicado, ela deverá é ser substituída por uma Charlotte no main-roster em breve, porque não vejo a Bayley a subir para já.

    • KILL OWENS KILL9 anos

      O problema não foi o Daniel Bryan não ter vencido, e sim a WWE tentar nos enfiar o Reigns guela abaixo quando claramente temos outros mil vezes mais prontos do que ele. Ou você acha mesmo que se Ziggler ou Ambrose tivessem vencido o Royal Rumble, seriam vaiados por não serem o Daniel Bryan?

  8. Excelente artigo José.

    Qual a tua opinião sobre a construção do Rollins até ao cash-in? E simbolizará uma mudança no modo como são apresentados os Mr.Money in the Bank?
    O Rollins teve sem dúvida uma grande proteção por parte da WWE, que tal como disseste não nos tem habituado a isso com os últimos portadores da mala, mas felizmente desta vez não foi assim e esperemos que continuem a fazer esta proteção para os próximos vencedores do MITB. Mas claro que para além de uma grande proteção por parte da WWE e de uma boa aposta, também é fundamental a qualidade que o próprio Rollins tem em todos os aspetos, aliás, tal como disseste, o membro dos The Shield que à partida seria “o mais fraco” ou com menos hipóteses de chegar ao topo da WWE, foi o que lá chegou primeiro, e se teve uma grande proteção, também é importante afirmar que trabalhou muito para lá chegar, um trabalho que já vem desde muito antes dos The Shield, mas que desde que entrou na WWE teve uma melhoria significativa, o que faz dele o “novo oportunista” da WWE.

    Qual a tua opinião sobre o Cash-in e a forma como foi contado?
    Acho que o cash-in, da maneira que foi e nas circuntâncias que foi, é provavelmente o cash-in mais memorável e histórico de sempre, pois para além de ser o primeiro a ocorrer no maior palco de todos (e provavelmente um dos últimos porque não me parece que a WWE vá usar esta fórmula muitas mais vezes, até para não tirar brilhantismo a este momento), foi muito bem executado, o que é de louvar pois segundo notícias que saíram esta semana, apenas durante o segmento do The Rock é que o Rollins soube que ia ser campeão, logo não tiveram muito tempo para preparar um momento que foi sem dúvida dos mais históricos da empresa. Por último, tal como disseste, a WWE foi brilhante na maneira como protegeu todos os lutadores envolvidos no combate.

    Concordas com as figuras, surpresa e desilusão da Semana?
    Concordo com todos, mas acho que para além da saída da AJ da companhia, acho que outra desilusão da semana foi a vitória do Big Show na Wrestlemania, não consigo compreender de maneira nenhuma o porquê daquela vitória. Mesmo que a WWE quisesse “explicar” essa vitória como sendo um “prémio” pela carreira do Big Show, acho que não tem qualquer sentido, aliás já na Wresrlemania de à uns anos, quando o Big Show tirou o título Intercontinental ao Cody quando não tinha sentido nenhum isso acontecer, falou-se de que era um prémio para o Big Show devido à sua enorme carreira e devido também a ter passado algumas “vergonhas” como perder em plena Wrestlemania para o Mayweather, a WWE achou que ele merecia ter um Wrestlemania Moment (mesmo que com isso tivessem estragado um grande reinado do Cody), mas o que é certo é que desde essa Wrestlemania para cá o Big Show não saiu da companhia, nem tão pouco se preocuparam em pô-lo a ajudar novos talentos, pelo contrário, neste último ano esteve sempre de volta do main-event. Se esta vitória dele na Battle Royal não foi como um “prémio” pela sua carreira, então ainda é mais ridículo pois podiam ter dado a vitória a alguém mais jovem, ou alguém que precisasse dessa vitória para se lançar, ou alguém que precisasse de recuperar credibilidade, mas nunca a ao Big Show. Por estes motivos, acho que a vitória dele é ainda mais desilusão do que a saída da AJ.

    Continuação de um bom fim-de-semana e uma feliz Páscoa para ti José.

    • Obrigado eu acho que a saída da AJ é mais importante porque terá impacto na divisão, já o Show pronto foi aquilo que foi, apesar de não concordar com essa vitória.

      Eu não sei se foi no momento ou não, mas que foi extremamente bem executado foi, e não podemos dizer que aquele cash-in não foi sem dúvida alguma um dos momentos mais históricos da Wrestlemania.

      • De acordo. E foi original o que a partir de agora é impossível, já tivemos o cash-in de todas as formas e feitios. Torna o Rollins no heel perfeito por tudo o que tem feito desde a traição soa Shield.

  9. João Paulo9 anos

    Excelente artigo
    Com certeza o Rollins foi o melhor Mr. MITB depois do Edge, e tem que destacar que depois da separação do Shield o Rollins foi o que mais evolui tanto na gimmick, quanto no microfone na onde foi a parte que ele mais melhorou

    • Sem dúvida alguma. E essa evolução é a prova que é possível chegar ao topo passando por todos os escalões. Espero que tenhamos mais alguns exemplos como ele no futuro.

  10. Bom artigo como costume, muito bom.

    Quanto às perguntas:

    # Qual a tua opinião sobre a construção do Rollins até ao cash-in? E simbolizará uma mudança no modo como são apresentados os Mr.Money in the Bank?

    R: foi perfeita, desde de ser o “protegido” da Autority às feuds que teve e às interferências que o ajudaram, acho que fizeram dele um heel de topo e basta ver que evoluiu imenso e foi o que teve maior ascensão dos ex-The Shield.
    Quanto a uma possível mudança, não tenho a certeza disso, o Rollins é um enorme talento e um dos Top Guys do futuro e portanto é normal que tenha tido uma construção decente para ser elevado, depende do vencedor da mala, por vezes a WWE pensa que dar a vitória a alguém num MITB por si só já ajuda o talento em questão e assim calam os fãs, foi o que aconteceu com o Sandow mas depois borrifam-se na construção e acabam por prejudicar o talento e tornar a mala MITB numa coisa banal, num adereço e torna-se previsível e vemos que o cash-in vai ser um fracasso, os melhores cash-ins e construções foram do Edge mas houve outros como The Miz, Punk e Ziggler que até foram bons, o próprio Swagger, no entanto acho que este foi o melhor depois do Edge e por ter sido em pleno Main-Event de uma Wrestlemania até foi o melhor, acho que cada caso é um caso e não é certo que haja uma mudança geral.

    # Qual a tua opinião sobre o Cash-in e a forma como foi contado?

    R: foi excelente, apesar de ser previsível que acontecesse, havia uma pequena duvida se seria na WM ou na RAW e quando a música tocou foi tudo ao rubro e ter sido no Main-Event da WM e da forma que foi tornou-se marcante e memorável, além disso todos os intervenientes ficaram bem vistos ou pelo menos não foram prejudicados e isso é extremamente positivo.

    # Concordas com as figuras, surpresa e desilusão da Semana?

    R: sim, concordo com tudo, acrescento a vitória do Big Show na Battle Royal e a derrota do Bray Wyatt, nas figuras da semana não podia concordar mais e destaco o regresso do Sheamus e a performance do Lesnar, adorei as estreias do Neville e Kalisto.
    O abandono da AJ é uma desilusão e ao mesmo tempo uma surpresa da semana (já se falava e estava para breve mas eu não esperava que fosse já), é uma enorme e importante perda para a WWE mas desejo-lhe felicidades e sucesso, acredito que a WWE vai dar a volta por cima e outros talentos (Naomi, Charlotte, Sasha Banks, etc) vão emergir.

    Bom trabalho José Sousa. 🙂

    • Também acho que Charlotte, Sasha e Bayley cada uma delas com tempo para subirem farão impacto na divisão, ou pelo menos assim desejo que o seja.

      Quanto ao Cash lá está se a mala agora é só por um titulo só faz sentido que momentos como o do Sandow sejam cada vez mais escassos, porque quem tem a mala tem que ser alguém que vá ser importante porque é um candidato ao titulo unificado.

      • Exacto, é só dar tempo ao tempo e fazer as coisas bem e essas três serão uma mais-valia no Main-Roster.

        Em relação ao cash-in, concordo que agora com o titulo unificado o vencedor terá que ser alguém em que a WWE deposite confiança e faça uma aposta séria.

      • A única que tenho mais receio é a Bayley pela personagem dela como é obvio.

      • Ah pois… a “gimmick” da Bayley pode ser popular e ter sucesso uns tempos mas não vai durar muito e além disso não é credível para ser uma campeã ou levada a sério.

  11. Concordo contigo em tudo. O Seth Rollins é o meu wrestler preferido já alguns meses e fiquei muito feliz com o cash-in, foi um momento absolutamente arrepiante. Espero que o conceito “Money in the Bank” se renove, mas não tenho muita fé.

    • Nem eu, mas pode ser que sim. O ano passado também não tinha essa esperança e aconteceu. Lá está esperemos que o facto da mala ser por um titulo unificado jogue a favor do conceito.

  12. CmPunk_Cult.Of.Personality9 anos

    Ainda não tive oportunidade de ver a WrestleMania, aliás, à umas 3/4 semanas que estou afastado do Wrestling, porém, à que tempos que eu sonhava com o Seth fazer o Cash-In na Mania, e sempre contrariei esse sonho a dizer que não iam “recuar” na decisão de tornarem o Reigns WWE WHC. É por estes momentos que continuo a ser fã de wrestling e ignorar quem o critica.
    Quanto à mala Money In the Bank, espero que não passe pela cabeça da WWE acabar com ela, especialmente numa altura em que o que não falta é talento para aproveitar. Parece-me que o Dean Ambrose é o principal candidato… Rusev e Sheamus também candidatos, porém ainda é um pouco cedo para esse tipo de discuções.
    Para finalizar sobre o Seth, por tudo o que tem feito, e por aproveitar todo o tempo que lhe têm dado, é absolutamente merecido, não só o titulo como também o facto de ser o 1º cash-in em plena WrestleMania. E obviamente, sem o Lesnar como campeão, voltamos finalmente a ver o titulo a ser defendido em cada PPV.

    • Sim é cedo o que espero é que essa pessoa seja levada a sério tal como aconteceu com o Seth Rollins. Quanto ao resto concordo contigo sobre a construção dele até ao momento em que vence o titulo.

  13. Edjandro Martins9 anos

    Ótimo artigo.
    Concordo plenamente contigo quando dizes que o cash-in só funcionou tão perfeitamente por conta do excelente booking que o Rollins teve durante seu percurso como Mr Money in the Bank, eu como todos nós, costumo criticar e muito a WWE pelo booking extremamente desleixado que tem, pórem, desta vez tenho que aplaudir o que eles fizeram.
    Sobre o Rollins, sou suspeito a falar, pois em outros comentários aqui no site já deixei claro que vejo nele o melhor wrestler dessa geração, sempre foi meu preferido no Shield, tem ring skills que nem preciso comentar, faz um selling ao nível do Ziggler (Randy Orton que o diga com aquele RKO), sempre achei ele com as melhores mic skills juntamente ao Ambrose. enfim, O Rollins é o chamado total package, tem tudo o que é necessário para ser main eventer, tudo o que necessitava era de ter tempo para evoluir, criar uma gimming bem definida e um booking credível. Felizmente tudo isso foi dado a ele (obrigado Triple H) e vimos o que aconteceu ao fim da WrestleMania.
    Agora é esperar que tenha um grande reinado, com rivalidades a vista com o Reings, Orton, Ambrose e até o Lesnar, acredito que teremos o melhor reinado de titulo mundial desde os 434 dias do CM Punk.

    • Também acho que ele é um Total Package, já agora não vai ter um reinado tão grande quanto o CM Punk disso não tenho dúvida alguma. Se ele for campeão até ao Summerslam já fico contente porque simbolizaria um bom primeiro reinado enquanto campeão da WWE.

  14. Excelente artigo, José.

    Na minha opinião, o Seth Rollins ter ganho o Título no ME da WM foi a decisão correcta. O Reigns não tinha o apoio do público e já chegava de campeão part-time, mesmo que seja muito fã do Lesnar.

    • Sem úvida alguma. Eu sou também fã dele como sabes mas não fazia sentido continuar como campeão. Quanto o Reigns adiem o reinado até ao Summerslam, e até lá construam o homem em condições.

      • O Rollins também merecia muito depois do fantastico ano de construção que teve, como Mr.MITB. Agora espero que tenha um bom reinado. Sinceramente, ainda gostava de ver o Lesnar a ter a sua desforra, desde que perca como é obvio

      • Eu também gostava. O Brock podia perder por interferência do rival dele na Wrestlemania 32, assim começava-se uma historia e ele não ficaria mal na fotografia. Quem irá tirar o titulo é uma questão a ver e até dependerá de quem vence a mala este ano, e sobretudo se o Reigns começa a ser aceite ou não.

  15. Dolph Ziggler9 anos

    Bom artigo, José. Concordo contigo em tudo. O Rollins mereceu aquela vitória na WM – têm sido muitos meses de espera e depois da derrota com o Orton, deve ter sido um grande momento para ele saber que ia sair da WM como campeão. É esperar para ver como é que vai ser o seu reinado – recheado de grandes combates vai ser de certeza.

    • Nisso tens razão. A WWE tem neste momento um campeão capaz de dar grandes combates, e só não o fazem se não o quiserem. Mas admito que é esquisito ainda imaginar que o Tyler Black da ROH chegou mesmo onde chegou, mas ainda bem que assim foi. O Nome que na ROH chamavam de Futuro do wrestling está mesmo a tornar-se isso.

  16. Belo artigo José, eu costumo dizer que o Rollins salvou a Wrestlemania e tem salvado a WWE desde que virou heel… Sua ascensão tem sido espetacular, é uma honra ver essa evolução do futuro da WWE, futuro que já é presente e conseguiu ser presente em grande estilo… Fantástico o que aconteceu na Wrestlemania, sabia-se que era a única alternativa para a Mania acabar de maneira digna, e fizeram isso, consagraram o homem que merecia…

    Agora eu espero que ele tenha um bom reinado e que dure pelo menos até o Summerslam, onde eu queria que ele perdesse para o Dean Ambrose, mas acho que o Ambrose vai virar heel e o Reigns é que vai ser o próximo campeão, mas o que interessa aqui é que o Rollins se colocou como grande nome da história da WWE e da própria Wrestlemania e nada irá tirar isso, ele fez história não só por ter sido um dos poucos heels a celebrarem no final, como foi aquele que realizou o cash in com sucesso pela primeira vez na Wrestlemania, ou seja, nesse evento tivemos o nascimento de mais uma grande estrela dessa indústria.

    • Pois eu também gostari de ver o Ambrose a retirar o titulo de campeão ao Rollins, ´porém devo concordar contigo e deverá ser mesmo o Roman Reigns o próximo campeão da WWE. Pelo menos se tudo decorrer dentro que é expectável.

  17. LCS9 anos

    Qual a tua opinião sobre a construção do Rollins até ao cash-in? E simbolizará uma mudança no modo como são apresentados os Mr.Money in the Bank?
    R:contrução muito boa,ele desde a traição no the shield se juntou a autoridade e virou um oportunista que apresentou ótimas mic skills e no ring ficou ainda melhor porém eu espero que a partir de agora já que ele não tem a mala e não precisa ser um oportunista que vença seus combates sem ajuda de ninguém,ele é um dos melhores sem dúvidas mas não gosto dele sempre vencendo com distração ou interferência ainda mais o campeão,então espero que isso mude nele e este tenha um boa reinado e que continue dando belos combates.Pode ser que sim,porém mesmo com boas contruções de um Mr.money in the bank nenhum vai igualar o final pois esse cash in foi o mais surpreendente de todos pois como você disse além de ser no mais event da wrestlemania não foi depois de alguém ter saído vitorioso e sim no meio do combate
    Qual a tua opinião sobre o Cash-in e a forma como foi contado?
    R:cash in mais importante da história pois qualquer vitória numa wrestlemania já é especial mas um cash in num main event desse evento é incomparável e único

    Concordas com as figuras, surpresa e desilusão da Semana?
    R:Na maioria sim.brock lesnar o que falar dele…que mito/besta/montro e tudo mais pra ele que com paul heyman como manager(melhor da históriau no mic)ele é pra mim o melhor heel da história e esperava uma luta dele já no Extreme rules mas ele deve retornar só no SummerSlam(queria ele lutando mais vezes com o novo contrato)pois é o meu favorito de sempre.O retorno de sheamus era aguardado por alguns já na WM mas foi um ótimo retorno na raw de um dos meus 3 favoritos e com um heel turn.Agora a companhia terá mais um heel credível que está em falta e não tenho certeza se ele já terá feud com o bryan agora pois o barret deverá pedir revanche e já atacou o bryan duas vezes ou pode até virar uma triple threat só espero um sheamus com destaque e que busque coisas grandes no futuro próximo.Emma,sinceramente não gosto dela no ringue e principalmente desse personagem ridículo que afundou quando se juntou com o santino,bom mesmo que ela mude pra ver se melhora.
    Uma pena mesmo a saída da aj ela teve a melhor feud que eu me lembre das divas em muito tempo com a kaitlyn e tem mic skills que nenhuma diva tem agora a paige vai ser a babyface absoluta mas temos que respeitar pois toda mulher um dia pensa nisso e chega uma hora que todas tem que parar,pode até não ter sido planejado mas agora não há mais nada pra fazer que não seja isso
    que o herdeiro ou herdeira um dia entrem pra wwe e herde as habilidades dos pais! 😛
    E também podia estar na desilusão a ausência do bray depois do combate na Wrestlemania
    obs.:O Lucha dragons ja tinha estreado no Main event,eles estrearam no Raw e acho que você devia ter colocado como destaque essa crowd da raw que esteve simplesmente fantástica,melhor crowd de todos os tempos!kkkkk

  18. Kevin Steen9 anos

    Bom artigo, onde o assunto não poderia ser outro, após o que aconteceu na Wrestlemania.

    A evolução do Rollins depois da separação do grupo (Shield) é algo notável. Ele se comporta de maneira sublime em qualquer segmento, mostrando que tem potencial para estar nas rivalidades principais da empresa. Além de suas promos, que foi o auge da sua melhoria como superstar na WWE, já que como wrestler, sempre foi e é dos melhores.

    O seu reinado é a única coisa que me preocupa. Gostaria que ficasse como campeão até o SummerSlam (assim como a maioria, aparentemente) e perdesse pro Ambrose, que realmente interpreto que seja o seu pra sempre rival (assim como Cena vs Orton, ou Cena vs Punk). Porém acho que defende no Extreme Rules, e talvez perca no Payback pro Reigns. Além do mais o roster tá cheio de caras para lutar pelo título máximo: Lesnar, Reigns, Orton, Sheamus, Rusev (que deverá vencer a mala este ano), Ambrose e finalmente Bray Wyatt (o caso mais curioso).

  19. Ótimo artigo , José!

    O Rollins foi a melhor coisa que a autoridade trouxe ano passado. Dos três ex-Shield, era o que achava que menos sucesso teria, pensava que apenas faria mais alguns combates de importância pelo impacto feito com o Shield e depois seria rebaixado ao midcard. E ainda bem que estava errado. As mic skills dele são fantásticas, ele é excelente no ringue, tem um story telling fantástico e nunca sai do personagem. Ao contrário do que muitos falam, ele não é só mais uma cópia do Edge, e sim um dos melhores heels que a WWE já teve em sua história recente.

    O cash-in em plena Mania foi algo histórico e que só será realizado novamente daqui a alguns anos, creio eu. Infelizmente, não o vejo tendo um reinado longo, pois temos o Reigns que ainda deve estar nos planos para conquistar o WWEWHC, temos Sheamus, que dizem que receberá um grande push (se bem que creio que entrará primeiramente na rota pelo IC Title), temos Rusev, que após a perda do título deve avançar para o main event, o vencedor do Money In The Bank desse ano (que pode ser qualquer um), além do próprio Lesnar e John Cena (Agora ele está ocupado com o US Championship, mas nunca devemos descartar essa hipótese, já que a WWE pode querer fazê-lo superar o recorde de títulos mundiais de Ric Flair).

    Enfim, espero que ele tenha um longo e excelente reinado, para que seja coroado o belo trabalho feito desde a separação do Shield.