Nas últimas semanas, têm surgido muitas críticas negativas à AEW, especialmente ao grupo Death Riders liderado pelo AEW World Champion Jon Moxley.
Durante a media call para promover o Dynasty deste domingo, Tony Khan foi questionado por Sean Ross Sapp do Fightful sobre essas críticas e como isso influencia as suas decisões de booking.
O feedback dos fãs é muito importante. Provavelmente, o feedback mais consistente que recebemos semana após semana é através de ouvir diretamente os fãs — comentadores, claro — mas também através dos dados que recebemos da Nielsen nas audiências.
É um ótimo indicador da audiência televisiva, que nem sempre verbaliza todas as opiniões, mas os seus padrões de visualização dizem muito, e é algo realmente interessante de acompanhar.
Seja nas redes sociais, nas audiências televisivas, ou noutras métricas de negócio, acho que há muitas formas de medir o engagement. Mas também, somos todos seres humanos, e o sentimento e a nuance fazem parte disto.
Estar em contacto com os fãs é importante, e também perceber que há muitas opiniões que são partilhadas por muitos fãs… e outras que são muito polarizadoras. Para mim, os dados de audiência podem ser muito poderosos para interpretar o que está a acontecer e quem está a ser bem-recebido.
Isso nem sempre significa que alguém é o lutador mais popular, mas geralmente gera bons dados em relação ao nível de interesse à volta de um lutador — e como esse interesse muda com o tempo.
Certamente que, na AEW, monitorizamos a popularidade dos lutadores e o engagement à sua volta. Nem sempre essas duas coisas estão diretamente ligadas. Às vezes, lutadores que não têm as melhores reações do público conseguem impactar de forma significativa.
É algo que temos de equilibrar. Mas temos muito orgulho no feedback dos fãs e em tentar oferecer sempre o melhor espetáculo para eles, ouvindo o que dizem.
Acho que os nossos fãs deram-nos um excelente feedback este ano. Sentem que a AEW está a oferecer uma televisão de qualidade, e que os pay-per-views têm mantido uma consistência incrível.
Estamos numa excelente fase, com foco e qualidade nos shows televisivos de 2025, o que faz com que as pessoas se sintam bem em relação ao produto.
Sinto que o sentimento em volta da AEW, agora que nos aproximamos do Dynasty, é dos melhores dos últimos anos.
Muitos fatores contribuíram para isso. Os fãs nos eventos ao vivo têm sido fantásticos. Os espaços onde atuamos também. E os lutadores têm estado a entregar — como já fazem há anos — mas tem sido fundamental termos algumas das nossas maiores estrelas de volta e saudáveis.
O regresso do Kenny Omega à AEW é muito importante e estou muito entusiasmado por o ver este domingo.
Estou muito satisfeito com a forma como os fãs têm recebido os nossos programas ultimamente, e muito entusiasmado com tudo o que está a acontecer na AEW neste momento, incluindo o estado da empresa a caminho do Dynasty, que considero um ponto alto.
Estou muito grato pelo sentimento dos fãs, por sentirem que a AEW está a entregar algo com qualidade. Isso diz muito sobre os nossos fãs ao vivo, os eventos, os lutadores e toda a equipa.
Em particular, acho que diz muito sobre o trabalho realizado. E, com o Dynasty a aproximar-se, estou super orgulhoso de como os fãs têm recebido os nossos eventos em 2025. Vai ser um grande evento e vai manter esta sequência incrível de pay-per-views.
O que achas destas declarações de Tony Khan?
3 Comentários
O inglês que meta os seus olhos na WWE e a ver o impacto de vários dos seus ex-atletas e as ratings para perceber o que está a perder. Se continuar assim, mais vale vender a AEW e focar-se no Fulham do Marco Silva…
O produto da aew é ótimo, mas para chegar ao nível de excelência, têm de parar de se focar na WWE , e se focarem no seu próprio produto . Querer competir com uma empresa que fazia o melhor wrestling do mundo desde os anos 80s , a sério tony khan ? Se foca no teu produto e aí verás que essas críticas vão desaparecendo uma a uma
Tão importante que as audiências caem ,🤡🤷🏼