Na última década, o Wrestling profissional mudou drasticamente, uma vez que a maioria dos lutadores de hoje dá prioridade a um produto de qualidade no ringue em detrimento da narração de histórias.

Por outro lado, ainda há muitas estrelas de topo no negócio que conseguem encontrar um equilíbrio entre os dois lados da moeda.

Ao aparecer no podcast Hall Of Fame com Booker T e Brad Gilmore, Undertaker explicou a sua posição sobre o assunto, dizendo que está a pensar na saúde dos lutadores acima de tudo.

São dois mundos completamente diferentes. Nunca, num milhão de anos, poderia imaginar o quão atléticos estes tipos são hoje. Não sei se foram os jogos de vídeo que jogaram quando eram miúdos, mas estão a fazer coisas do tipo dos jogos de vídeo no ringue.

Acho que, por vezes, é uma maldição, porque são tão atléticos e confiam tanto nesse aspeto que se esquecem do aspeto mais importante do que fazemos – que é contar histórias. Falei disso a várias pessoas e elas disseram-me: “Bem, não se pode voltar a pôr a pasta de dentes no tubo”.

Acho que, a dada altura, vamos ter de descobrir uma forma de a voltar a pôr lá dentro. Só estou a pensar na saúde deles, quanto mais não seja. Estou sempre a dizer isto às pessoas e elas olham para mim como se eu fosse maluco, mas em qualquer combate de wrestling, a dada altura, estamos a dois centímetros de algo catastrófico acontecer.

As coisas que estes tipos fazem para obter reacções do público tornam tudo exponencialmente mais perigoso do que tem de ser, porque, passado algum tempo, as pessoas ficam insensíveis aos movimentos loucos, ao duplo salto mortal de costas da corda superior para o chão. Já vi isso algumas vezes, o que é que têm para mim?

Adoramos o negócio e queremos continuar a vê-lo crescer, mas também temos anos e anos e anos de experiência. Conheço muito bem o problema das lesões e isso é apenas um aspeto.

Não me interessa a duração do negócio, vai ser sempre assim, a sua essência vai ser contar boas histórias. O wrestling não tem a ver com movimentos de wrestling, não tem. Trata-se de contar histórias.

Usamos os golpes de wrestling para ajudar a contar a história, mas não se trata de tudo isso. Isso é apenas uma ferramenta para obter a essência de A contra B e qualquer história que os envolva.


Concordas com as palavras de Undertaker?

14 Comentários

  1. Sam1 mês

    Concordo com Taker! E espero que algum tinha tenhamos sua última Match numa Wrestlemania em frente ao fãs

  2. Ele está 100% correto, mas se você for capaz de fazer alguns movimentos legais e incorporá-los à narrativa, não há nada de errado nisso. Sejamos honestos: os lutadores mais experientes de todos os tempos não eram conhecidos por suas acrobacias. Hogan, Austin, Rock, Cena, etc.

    • BigH1 mês

      Aliás podes acrescentar vários nomes a esses… Ultimate Warrior, André The Giant, Harley Race, Dusty Rhodes, Roddy Piper, etc

  3. ITALO1 mês

    Esperando alguém vir dizer que ele tá errado e nao entende nada de wrestling

  4. Anonimo_BR1 mês

    Poxa mas pula-pula q foi pra Aew jurou q foi mal aproveitado na WWE… pq será né??

  5. tosse1 mês

    toda a base da aew é o oposto do Taker e do que ele acabou dizer

    • Misael1 mês

      Sim, eles se acham “A melhor e única empresa de wrestling” só porque tem lutadores fazendo acrobacias o tempo todo dentro do ringue. Até o Danielson já falou isso.

    • tosse1 mês

      triplo salto mortal de pirueta para cima de multidão!
      que combate!
      vão falar disto durante 10 anos!

      not

  6. El Cuebro1 mês

    Ele está certo no que diz e o John Cena também sempre diz isso, as grandes histórias levam aos grandes combates e é isso que o pro-wrestling é, há todo um caminho até chegar nas lutas, as histórias que constroem os personagens/wrestlers!

  7. Anonimo_BR1 mês

    Qndo ele fala isso só lembro do grande falhaço do Brock Lesnar a tentar aquele golpe aereo no Kurt Angle…

  8. Atletismo sempre fez parte do wrestling, o próprio Taker fazia o “Old School” que era um movimento atlético para a sua era, mas claro que como tudo foi algo que evoluiu para outros patamares com o passar do tempo.
    Para mim a storyline é o principal foco, a partir daí temos o atletismo, violência, trash talk… que compõe a história.
    Um bom exemplo disso é Drew vs Punk ou Cody vs Roman. A WWE está a ir por bons caminhos com o Triple H a comandar o navio, veremos se consegue manter o ritmo.