Durante uma conferência que se seguiu à apresentação dos resultados financeiros da WWE do terceiro trimestre de 2020, Vince McMahon respondeu a algumas questões colocadas por jornalistas e investidores.

Numa das questões, e apesar da WWE ter apresentado lucros astronómicos para a realidade do pro wrestling, muito por conta de uma redução drástica dos custos operacionais, Vince McMahon foi questionado sobre as cada vez piores audiências televisivas da empresa.

Em resposta, Vince McMahon desvalorizou as audiências televisivas e reforçou a importância de outras métricas, mais ligadas ao digital, que asseguram a WWE continua a ter uma grande base de fãs em todo o mundo.

Quando olhas para as audiências televisivas, é isso que elas são. Para nós, é uma das nossas muitas medidas [de avaliação]. Quando olhas para o total, quando inclui o YouTube, etc… temos muito mais fãs agora do que jamais tivemos. Quando olhas para as audiências televisivas, são o que são. Não quer dizer que não queiramos aumentá-las, claro que queremos.

No entanto, o nosso público total é muito maior, então não podes simplesmente dizer que “as audiências estão baixas”. Sem dúvida, temos que ter uma programação principal, que é o que fazemos com Raw e SmackDown, mas a partir daí criamos clips, comentários e outros vídeos para a próxima semana ou próximo ano. Nunca estamos fora do ar. É certo dizer que as audiências estão baixas, mas eu quero dar-vos um pouco mais de cor em termos de ponto de vista geral.

Estas declarações de Vince McMahon parecem controversas, pois as audiências televisivas são a garantia da WWE conseguir depois bons contratos por parte de estações televisivas como a USA Network e FOX.

No entanto, com a quebra generalizada das audiências televisivas em várias estações e programas, a WWE continua a conseguir “segurar-se” dentro e em alguns casos até acima da média de audiências. Até porque o Raw continua a ser imprescindível para a USA Network e o SmackDown mantém algum peso para a FOX.

Para além disso, as métricas digitais também são importantes. Basta olhar para os milhões de fãs, seguidores e subscritores que a WWE possui nas várias plataformas digitais em que está presente, que se traduzem depois em milhões de interações, visualizações e horas de conteúdo consumido online.


Concordas com esta declaração de Vince McMahon ou achas que as audiências televisivas deveriam continuar a ser a prioridade da WWE?

6 Comentários

  1. Hugo3 anos

    Bom….
    Se fizermos a avaliação como ele a faz ele está correto.
    Mas as audiências televisivas são a primeira medida quando se trata de audiências,e como elas estão baixas é natural que faça uma avaliação desvalorizando as audiências televisivas
    Mas na minha opinião isso é o mesmo que termos um buraco nas meias,ao principio é pequeno mas com o tempo o buraco aumenta e depois as meias vão para o lixo. Para bom entendedor ……

  2. À que ver a floresta e não apenas a árvore.
    Neste ponto de vista o Vince tem alguma razão

  3. Tendo em conta que os contratos televisivos são grandes fontes de receitas para a WWE, penso que as audiências devem ter sim um peso significativo para se aferir se o produto está ou não a ser do agrado do público em geral. Todavia, também acho que não se pode olhar apenas para isso e descurar outro tipo de conteúdos digitais.

  4. O Vince têm razão!

  5. Anónimo3 anos

    As audiências contam, sim. Mas também concordo com o que ele disse, a parte digital também conta muito.