Pessoal, estamos a quatro semanas do próximo PPV da WWE, o Hell in a Cell e neste próximo final de semana, teremos o especial em que Brock Lesnar’s enfrentará Big Show Madison Square Garden e também teremos outros grandes combates neste especial, mas nesta semana resolvi abordar sobre o porquê das quedas gradativas das audiências, que semana após semana vem em queda, chegando a números que não ocorriam deste os anos 90. Mas quais seriam os fatores que contribuem para isso.
Pela quarta vez consecutiva, as audiências da Raw continuaram a descer. Nesta semana, a edição da Raw teve média de 3.330 milhões de telespectadores. Caindo nume média de 19.000 em relação a semana passada, com média de 3.349 milhões de telespectadores. Só para termos de comparação a NFL teve uma audiência de média de 13.514 milhões de telespectadores.
A NFL (National Football League), historicamente é um grande rival da Raw nas noites de segunda e com seu reinicio de temporada é um dos fortes fatores que contribuem para a queda das audiências, nesta últimas semanas, mas claro que isto só não se deve apenas a NFL, mas a outras questões que são pertinentes a própria WWE.
Diria que o primeiro destes fatores para esta queda das audiências é o aumento de tempo da Raw de duas para três horas. Isso começou na Raw 1000, em 23 de julho de 2012. Naquela altura parecia ser uma boa ideia, mas com o decorrer dos meses se mostrou não ser a melhor opção, pois apenas torna cansativa todas as edições e esta uma hora a mais não se justifica de forma alguma. Acho que as três horas poderiam ser utilizadas apenas em edições especiais, como era utilizado antigamente.
Outro dos fatores que para mim favorecem a queda das audiências, são que as rivalidades do midcard, não servem de muita coisa. Servem apenas para encher tempo de programa e a cada semana um superstar derrota o outro e na semana seguinte temos o resultado inverso. Depois o combate se repete no SmackDown e a rivalidade não avança a nada relevante. Pois o superstar que acaba vencendo a rivalidade e não é alçado a lugar algum. Nem mesmo aos cinturões intermediários.
Por falar nos cinturões intermediários, ambos possuem novos campeões após o Night of Champions, mas possuem casos distintos. John Cena recuperou o cinturão e numa tentativa de ajudar as audiências, desde que o havia conquistado na Wrestlemania 31, coloca o cinturão toda semana em jogo e para mim seria interessante se ele o tivesse perdido em uma destas oportunidades, mas na única oportunidade em que ele perdeu o cinturão, foi no SummerSlam, para Seth Rollins.
Acho que esta ideia de toda semana Cena colocar o cinturão em jogo, de inicio foi interessante, mas para mim hoje em dia não contribui para um possível aumento nas audiências, pois todos já sabemos o resultado do combate e ao final Cena vence e continua seu reinado, dizimando um a um um possível push a um superstar do midcard.
Kevin Owens por exemplo foi uma destas vítimas, chegoua vencer Cena, mas sem o cinturão em jogo e quando disputou o cinturão foi derrotado por Cena. Felizmente os meses se passaram e Owens conquistou o Intercontinental Championship no Night of Champions, onde derrotou Ryback. Ele poderá ter sua primeira defesa no próximo PPV na revanche de Ryback, ou poderíamos ter a inclusão de Dolph Ziggler e Rusev, quem sabe em uma Fatal 4 Way, que poderia ser interessante.
Owens é um dos jovens superstars da WWE e espero que ele possa contribuir com bons combates e que assim auxilie no aumento das audiências. Potencial ele possui, basta a WWE lhe proporcionar bons adversários, para termos combates de qualidade e rivalidades que chamem a atenção das audiências.
Outro dos problemas para mim, mesmo que não interfira de forma direta na Raw, mas sim no SmackDown, foi a unificação dos principais cinturões. Isto restringiu muito o número de superstars ao Main Event e assim também aumentou o número de superstars no midcard, a espera de uma oportunidade na disputa pelos principais cinturões.
Se tívessemos dois campeões principais, acredito que teríamos mais superstars em disputa de combates principais e também a chance de aumento das audiências, tendo pelo menos a cada PPV uma rivalidade de topo a mais, da forma atual, temos uma rivalidade de topo, outras pelos cinturões intermediários e outras que não possuem relevância, pois não levam a lugar algum.
Outro fator que acredito que possa ter contribuído para a queda de audiências, seria a falta de disputas para se definir os desafiantes a qualquer um dos cinturões. Sinto tanto a falta de combates, seja para que cinturão for para a definição do novo Nº1 contender. Hoje em dia basta vir dar um discurso ou então retornar, que você é o novo desafiante ao campeão.
Basta pegar por exemplo os últimos desafiantes ao principal cinturão da WWE. No Battleground, tivemos o retorno de Lesnar para enfrentrar Rollins. Depois para o SummerSlam, Cena pediu e a Autoridade atendeu em um combate dele contra Rollins. Para o Night of Champions, tivemos Sting que retornou depois de muitos meses e simplesmente desafiou o campeão e pronto, já estava definido o novo desafiante. Agora mais uma vez a WWE opta por este mesmo caminho e Kane deverá ser o futuro desafiante de Seth Rollins. Outro que retornou e já esta alçado a disputar o WWE World Heavyweight Championship.
Deveríamos por exemplo termos nas rivalidades do midcard, combates que poderiam por exemplo definir futuros desafiantes aos campeões, para o próximo PPV, ou até mesmo para que o vencedor deste combate, por exemplo tivesse oportunidade a disputar o cinturão na semana seguinte na Raw, acho que isto poderia ser benéfico ao aumento das audiências.
Mas para mim o principal vilão e claro que envolve muitos dos fatores anteriores citados é o mau booking por parte da WWE, que envolve estas vitórias alternadas nas rivalidades dos midcard, a falta de grandes combates, a colocação do cinturão de John Cena em jogo a cada semana e a falta de combates para a definição dos desafiantes, a qualquer um dos cinturões da WWE.
Porque não se fazem rivalidades do midcard, com objetivos e que levem a disputa por exemplo de combates contra o United States Champion e contra o Intercontinental Champion e das duplas que não estiverem na disputa pelo cinturão tenham rivalidades que os levem mais adiante a desafiar os campeões de duplas.
Acho que o caminho para mim seria, diminuir a Raw para duas horas, fazer boas rivalidades no midcard que façam os superstars chegarem a disputa dos cinturões intermediários, voltar o World Heavyweight Championship, até para termos mais superstars de topo em disputas por cinturões importantes e não perdidos no midcard.
Agora vamos ao espaço para interagirmos:
– Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
– O que você faria para aumentar as audiências?
– Você é favorável a 3 horas de Raw?
– A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
– A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
– O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Antes de encerrar, gostaria de dizer que espero um grande evento para sábado e nos meus sonhos eu gostaria que Lesnar dizimasse Big Show e lhe desse umas boas férias, seria muito interessante que isto acontecesse e tomara que os outros combates da noite tenham grande qualidade também.
Abraços a todos e até o próximo Visão Brasileira.
26 Comentários
Na minha opinião o que faz a audiência cair, é essas 3 horas de raw, que faz com que em determinado momento do show, fique entediante assistir, alem de muitas das feuds atuais não estarem a empolgar.
Para melhorar tinha que ter a volta da Brand split, do WHC e do raw de 2 horas. Parabéns pelo artigo Mário, meu preferido do site!
Obrigado Ronai Menezes
Também não sou favorável a 3 horas de Raw. Claro que as feuds que não levam a lugar algum contribuem com a baixa audiência.
Sou favorável a um retorno da brand split e claro do WHC.
Parabens por mais um bom artigo Mario
– Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
Resp: A falta de storylines que prendam o telespectador, lutas repetitivas e de resultado previsivel
– O que você faria para aumentar as audiências?
Resp: De imediato a brand split e a volta do raw de 2 horas, se persistir as baixas audiencias, o fim da PG era
– Você é favorável a 3 horas de Raw?
Resp: Não. O horário dos shows, na minha opinião deveria ser assim: 4 horas pros 4 principais PPV, 3 horas pros demais PPV e shows especias de sábado (beast in the east, live from MSG e outros que poderiam ser criados), 2 horas pro raw, smackdown e nxt takeover e 1 hora pro nxt, superstars e main event
– A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
Resp: Acho que não, mas não seria má ideia se voltassem a ser disputados separadamente
– A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
Resp: De uma certa forma sim, se criarem storylines interessantes em torno disso
– O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Resp: Sem duvida, não aproveitam o máximo que essa nova geração tem a oferecer
Obrigado André
A sequência de repetições dos mesmos combates todas as semanas realmente nos cansa.
A Raw com duas horas acho que deveria ser a primeira medida a ser tomada, pois deixaria quem sabe o show mais intenso. Também sou favorável a brand split.
Excelente artigo!
– Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
O péssimo booking é o principal fator em minha opinião. Seja nos segmentos, nas storylines, combates e etc.
– O que você faria para aumentar as audiências?
Primeiramente, a mudança deve começar lá dentro, a equipe criativa precisa melhorar. Depois como você citou no artigo, faria combates para definir 1 contenders. Além de criar storylines mais interessantes. É também tiraria alguns superstars q não acrescentam mais nada.
– Você é favorável a 3 horas de Raw?
Eu não acho que seja esse o problema da ma audiencia, pra mim semanas atrás tivemos RAW’s muito bons em que todo o tempo foi bem utilizado. É também eu posso estar enganado mas na última hora do RAW era quando as audiências estavam aumentando, isto porque os jogos tinham acabado.
– A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
Muito, neste aspecto eu não tenho nada a acrescentar, concordo com sua opinião.
– A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
Sim, com certeza! Chega de lutadores descredibilizados apenas chegarem ali e pedirem uma oportunidade pelo título e pronto.
Semanas atrás tivemos Orton X Kevin Owens X Cesaro, definindo o desafiante ao título na mesma noite, coisas assim deveriam ser mais frequentes.
– O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Sim, já disse acima.
Obrigado BRUNOju
O booking claro que é o grande responsável pelo mau momento da WWE. Eu sou muito contrário a esta questão de não termos combates que definam os desafiantes aos campeões, chega a ficar entediante, pois aí passamos 4 semanas entre um PPV e outro sem uma boa disputa para se tornarem o novo contender.
Bom artigo Mário.
Basicamente disseste tudo. Um Raw demasiado longo, a falta de talentos de Main Event por causa da unificação dos títulos e um booking com muita inconsistência, especialmente no MidCard. Por mim é simples. Raw e SmackDown de duas horas, cada um com um título principal e a criação de mais combates com algo em jogo e não apenas repetições de combates sem importância.
Obrigado 434 Days
Concordo contigo, a Raw deveria voltar a duas horas, as rivalidades precisam envolver algo e não apenas existir por existir, elas deveriam por exemplo estar em torno de definição de desafiantes aos cinturões. A brand split poderia mesmo ser uma boa ajuda as audiências, com a volta do WHC.
A razão das audiências descerem é simples: Não existe motivo para as pessoas assistirem. As rivalidades são quase todas entediantes, os lutadores não têm a liberdade para tentar apimentar as coisas, o facto de ser PG obriga os lutadores a dizer coisas que mais parecem ditas por crianças( piadas infantis etc), a equipa criativa deve ser a mais preguiçosa de sempre ( trocas de Vitórias exageradas nas rivalidades, os Hells comportam-se quase todos da mesma forma, as mulheres são tratadas como crianças malucas, colocam o Dean Ambrose num papel secundário enquanto tentam elevar o Roman como babyface, constantes puches cancelados ou mal feitos, exaustiva referência aos parentes dos lutadores achando que isto os vai ajudar a ficar over.
Resumindo, a WWE perde audiencias porque não é credível o suficiente e nota-se perfeitamente que aquilo que os lutadores fazem é forçado e sem realismo nenhum ( falta de storyteling).
Ps: Eu ouço algumas pessoas a dizer que os open chalenge beneficiam os lutadores que têm menos oportunidades mas se repararmos bem o único beneficiado tem sido o Cena. Ora vejamos, ele mantém sempre o titulo, o publico passou a apoia-lo como à muito não fazia e a sua personagem ficou refrescada.
Os adversarios do Cena em nada foram beneficiados, continuam perdidos como sempre estiveram ( a única excessao é o Owens e mesmo ele não saiu beneficiado da rivalidade).
Esta alternância de vitórias nas rivalidades, acaba descredibilizando mesmo praticamente todo o midcard.
Concordo o Open Challenge, só fez aumentar o numero de vitórias do Cena e diria que apenas Owens e Cesaro foram beneficiados com bons combates contra o Cena, seus outros adversários, serviram apenas para perderem.
Eles podem ter tido bons combates mas não saíram beneficiados. O Owens perdeu grande parte do ímpeto que tinha e o Cesaro continua sem sair da cepa torta.
O anonimo sou eu.
Excelente artigo.
-Acho que as histórias estão a ficar fracas.
-Melhorava as histórias,punha melhores combates,por exemplo três combates mid card,um ou dois combates tag team de main eventers open challenge pelo título intercontinental e pelo título dos estados unidos.
-Sim era melhor o raw ter três horas.
-Acho que a unificaçao dos títulos foi prujudical para a wwe há tantos wrestlers bons e era melhor voltar a regressar o título.
-Sim quantos melhores os combates são mais audiencias.
-Acho que as adiencias têm descendo por causa do booking acho que o booking está a ser mal feito.
Obrigado you cant see me
As rivalidades acabaram ficando fracas e a alternância de vencedores e a repetição de combates, além da falta de um objetivo, não ajudam a querer ver regularmente a Raw.
Antes de mais,ótimo artigo,Mário.
Para mim é a falta de histórias interessantes que cativem o público a assistir ao programa,e quando falo em histórias falo no geral,porque se a WWE fizesse um booking melhor em geral,seja na divisão tag team,divas,etc.Para o programa ser atractivo e não massador.
A primeira coisa que faria era dar mais interesse e,sobretudo,qualidade as histórias que são colocadas em TV,para atrair o público a ver o produto,vejamos,se a qualidade for boa atrair pessoas a ver e consequentemente as audiências melhoram.
Depende do ponto de vista.
Em termos de tempo é bom porque é mais conteúdo de wrestling e para quem gosta de ver é bom.
Em termos de qualidade é mau,porque é muito tempo e a qualidade não é muito boa e acaba por tornar-se massador e não atrai quem não conheça wrestling e pode ficar com má impressão do conteúdo,ou seja,o wrestling.
Acho que não foi isso,acho que foi mais o booking que prejudicou as audiências.
Seria algo que daria interesse ao show,em vez de escolherem candidatos “a dedo”.
PS:Espero que o Lesnar dê uma tareia no Big Show no sábado,e o leve a grande Suplex City.
Obrigado Reigns one versus all
Sim o booking é o grande culpado por este mau momento da WWE, pois não temos o que ficar assistindo se as rivalidades não levam a lugar algum.
Penso que se tivéssemos combates para definir os desafiantes aos cinturões, poderia ser algo a ajudar a alavancar as audiências.
Muito bom artigo. Concordo com quase tudo, só não acho que ter dois títulos mundiais fizesse sentido sem brand-split, e apesar de achar que os N°1 contender matches são lógicos e ajudariam a melhorar o produto, nem acho que seja por aí que as audiências iam subir.
Obrigado Miguel Carlos.
Dois títulos principais sem brand split, é algo que vinha ocorrendo e não via grandes problemas nisso. Os combates para definição do contender, acompanhados de boas rivalidades do midcard poderiam auxiliar na melhoria das audiências.
Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
O Raw de 3 horas na minha opinião é o principal fator, os combates se tornam muito repetitivos, e alguns a gente já sabe que vai acabar em desqualificação, e outro ponto que eu não sei se colabora com a queda da audiência, mas é irritante é o excesso de propaganda no Raw.
O que você faria para aumentar as audiências?
Cortaria o Main Event e o Superstars e não botaria toda semana aparecer os mesmos lutadores, isso faz o público cansar deles.
Você é favorável a 3 horas de Raw?
Nenhum pouco, somente os PPVs tem que ter essa duração.
A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
Acho que não pois o World Heavyweight já estava muito desvalorizado quando estava perto de ser unificado e com o fim da Brand Split a muito tempo vejo a unificação como positiva.
A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
Bem lembrado Mário, ajudaria a subir as audiências sim, existiria mais emoção com combates que iam levar a algum lugar e não só com combates para encher chouriços. Aliás faz tempo que não tem nada nesse sentido tirando o Beat the Clock que a Charlotte ganho.
O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Acredito que sim, como eu disse antes muitos combates acabam em DQ, e lutadores com um bom momento e apoio como o Cesaro do nada são enterrados e perdem para veteranos que em nada mais vão ajudar a indústria.
Este excesso de combates finalizados em DQ, acho que contribuem para a queda das audiências, pois é massante se esperar por um combate que tem um final desta forma.
A realização de combates para a definição dos desafiantes aos campeões é algo que é tão interessante e tem diversas formas de ser realizada, desde um vs um, triple threat e beat the clock, acho que poderiam alavancar combates, com algo em disputa.
saudades da brand slipt..essa é a solução, cada brand com seus lutadores e cinturões
Eu sou favorável a Brand Split, mas acho improvável dela retornar, infelizmente.
– Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
Os citados no texto e, na minha opinião, a duração dos reinados, acho que alguns reinados curtos não fariam nenhum mal.
– O que você faria para aumentar as audiências?
Complicado.
Desunificaria o WWEWHC
Daria importancia para o SD
Alguns reinados curtos, com mudanças de cinturão no RAW e no SD
Mudaria a equipe criativa
Mandaria o Cena para Hollywood
– Você é favorável a 3 horas de Raw?
Não, é péssimo
– A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
Sim
– A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
Sim, a TNA faz isso, a ROH também e deixa os programas semanais interessantes.
– O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Sim, se o booking fosse melhor, teríamos mais estrelas ou main-eventers (Cody Rhodes, BNB, Sandow,etc)
Os reinados mais curtos poderiam ser uma saída, mas fatores como desunificar os cinturões, e a volta da brand split acho que ajudariam na melhoria das audiências. Além é claro de combates que definam os novos desafiantes, ao invés de se escolher alguém a dedo.
– Quais os fatores que contribuem para a atual queda das audiências?
A dificuldade de ter mais rivalidades consistentes atrapalha muito. Não há um bom face dessa nova geração, e Seth Rollins está carregando sozinho o piano contra muitos veteranos porque não se sabe a quem agradar: se à crowd dos grandes centros, que quer bons wrestlers, ou as famílias, que se agradam dos personagens e da eterna luta do bem contra o mal.
– O que você faria para aumentar as audiências?
Concentrava meus esforços no tripé RAW-Smackdown-NXT; acabava com produtos como o Total Divas e o Tough Enough, que não acrescentam nada ao wrestling; orientava os bookers a colocar mais “viradas” nas estórias, dando a todos nós uma storyline menos previsível e entediante.
– Você é favorável a 3 horas de Raw?
Só tem justificativa esse tempo todo por causa do uso do satélite. 2 horas de RAW, mais 2 de Smackdown já seriam o suficiente – desde que se faça do Smackdown um segundo capítulo da RAW, e não um produto “menor”.
– A unificação do WWE Championship e do World Heavyweight Championship foi prejudicial as audiências?
Em termos. Acho que o main roster não tem tanta gente a ponto de justificar quatro títulos, ou dois principais. Entretanto, a falta de disputas constantes, sempre com os mesmos nomes, torna tudo muito sem sal (Cena vs Rollins, de novo? pelamor …).
– A falta de combates para a definição dos desafiantes aos campeões, poderia ajudar a subir as audiências?
Deveríamos ter MUITO mais combates desse tipo – aliás, o título de desafiante deveria ser disputado diretamente, tanto quanto o campeão. Outra coisa boa seria aumentar a periodicidade de torneios como o King of the Ring, até para que se possa dar valor a quem não está no topo.
– O Booking é o principal culpado pelas más audiências?
Sem dúvida alguma. Ring skill ou mic skill dos lutadores até adianta, mas sem booking, tudo fica chato. WWE não é só lutas, é, principalmente, uma boa história.
Bom artigo:
– Na minha opinião, o principal factor é o facto do Raw ter a duração de 3 horas, com muitas das vezes o tempo a ser ocupado por combates ou segmentos sem interesse.
– Eu diminuiria o horário do Raw para 3 horas e faria muitos mais combates para determinar os nº1 Contenders aos vários títulos.
– Não creio que a unificação dos títulos Mundiais tenha alguma coisa a ver, até porque mesmo os dois títulos tendo esse estatuto, o título da WWE tinha sempre muito mais destaque do que o título Mundial.
– Sim, acho que desde que o Raw passou a ter a duração de 3 horas, o booking da WWE não tem sido o melhor, embora também ache que 2015 tem sido um ano razoável/positivo para a WWE.