Pessoal, começamos mais uma semana, após o PPV Vengeance, onde tivemos um grande PPV, com resultados previsíveis, e começamos uma nova caminhada a um dos quatro principais PPVs da WWE, o Survivor Series. Para este ano teremos a presença de uma grande lenda da WWE, que faz termos enormes expectativas para este evento. Portanto nesta semana em minha vigésima quarta crônica, pretendo falar desta pessoa que retorna aos ringues após sete longos anos, um dos melhores lutadores de todos os tempos na WWE, “The People’s Champion”, The Rock, que retornará como parceiro de John Cena, neste PPV. Aliás The Rock enfrentará John Cena no Wrestlemania XXVIII, no main event.
The Rock iniciou na WWF (E) como Rocky Maivia, que era a combinação dos nomes de seu pai e avô. The Rock foi o primeiro grande lutador da WWE, de terceira geração. Rock iniciou como face, estreou no Survivor Series em 96, juntamente com Marc Mero, Jake Roberts, e The Stalker, Rocky e seu time derrotaram Crush, Jerry Lawler, Triple H e Goldust. Aliás Rock foi o unico sobrevivente, finalizando Crush e Goldust respectivamente para alcançar a vitória.
Após três meses, Rock venceu o WWF Intercontinental Championship contra Triple H, na Raw em fevereiro de 97. Manteve seu cinturão, até abril, quando foi derrotado por Owen Hart, na Raw is War. Após uma lesão, na luta contra Mankind no In Your House 15: A Cold Day in Hell, The Rock ficou afastado, por alguns PPVs. Quando retornou, já era como Heel e ingressou na Nation of Domination, juntamente com Faarooq, D Lo ‘Brown e Kama.
Em dezembro de 97, no In Your House: D-Generation X, Austin venceu The Rock para reter o Intercontinental Championship. Na noite seguinte na Raw is War, Austin foi ordenado por Mr. McMahon para defender o Intercontinental Championship, porém Austin decidiu abrir mão dele, e entregou o titulo nas mãos de Rock, antes de realizar o Stunner. The Rock como Campeão Intercontinental, na sequência, teve feuds com Stone Cold Steve Austin e Ken Shamrock.
Sua próxima feud, seria com Faarooq, que havia sido expulso da “Nation Of Domination”, por The Rock. Ambos tiveram uma luta pelo cinturão, no Over the Edge, onde The Rock reteve o Intercontinental Championship. Depois The Rock, teve começou uma feud contra Triple H e a D-Generation X. No Fully Loaded, tiveram seu primeiro combate em uma two out of three falls match, onde The Rock manteve o título de forma controversa. No PPV seguinte o SummesSlam, tiveram uma ladder match, onde Triple H, conquistou o Título. No Breakdown: In Your House, após uma grande luta em uma triple threat steel cage match, The Rock derrotou Ken Shamrock e Makind para ser o contender para o WWF Championship. Após este PPV, The Rock teve uma feud com Mark Henry, que causou a dissolução da Nation Of Domination.
No Survivor Series, em 98, quando The Rock derrotou o Mankind no torneio para o WWF Championship, que estava vago. Ao final da luta, The Rock aplicou um Sharpshooter em Mankind. Após, Mr. McMahon foi chamado para tocar a campainha, e The Rock, foi declarado o vencedor. Isto foi uma paródia do Montreal Screwjob,ocorrido no ano anterior, um fato lamentável na história da WWE.
Após este PPV, The Rock tonou-se Heel e juntou-se a Vince e Shane McMahon na Corporation. Aliás, The Rock teve seu próprio PPV, o Rock Bottom: In Your House, onde teve houve uma revanche contra Makind pelo WWF Championship. Mankind venceu a luta, mas Mr. McMahon alegou que Rock não perdeu a luta, portanto, The Rock manteve o título.
Com isso, The Rock seguiu sua feud com Mankind, em torno de seu WWF Championship, neste período o cinturão ficou alternando entre os dois, pois em janeiro de 99, no Raw is War, Mankind venceu The Rock com a ajuda de Stone Cold Steve Austin. Depois, Rock venceu pela segunda vez o WWF Championship em uma “I Quit” match no Royal Rumble de 99, quando uma gravação de Mankind dizendo “I Quit”, foi usada.
Este segundo reinado de The Rock, foi interrompido em 31 de janeiro de 99, quando mais uma vez, Mankind derrotou The Rock, desta vez usando uma empilhadeira em uma Empty Arena Match, mas em fevereiro na Raw is War, The Rock venceu novamente e tornou-se pela terceira vez, WWE Champion, em uma ladder match, venceu com ajuda de Big Show, que aplicou um Chokeslam em Mankind.
No WrestleMania XV, The Rock, perdeu seu título para Stone Cold, nesta luta tivemos Mankind como árbitro. The Rock perdeu a revanche para Austin no “Backlash In Your House”. Após, esta feud, The Rock voltou a ser face, após ser traído por Shane McMahon, e assim iniciou uma feud com Triple H, The Undertaker, e The Corporate Ministry. Neste período The Rock juntou forças com Steve Austin. The Rock derrotou Triple H no PPV Over the Edge, e perdeu para o WWF Champion The Undertaker no King of the Ring. Na sequência teve feuds Triple H, onde saiu derrotado na luta pelo contender. Depois teve uma feud com Billy Gunn, onde o venceu em uma “Kiss My Ass” no SummerSlam.
Ainda em 99, The Rock juntou-se a Mankind para criar a Rock and Sock Connection, isso depois de The Rock desafiar a equipe de The Undertaker e Big Show, que eram os campeões de momento. Makind ofereceu ajuda a The Rock. Juntos eles venceram o WWF Tag Team Championship por três vezes.
No Royal Rumble em 2000, The Rock esteve na Royal Rumble match ficando ele e Big Show como os dois últimos homens. No fim da luta, Big Show, iria jogar The Rock por cima das cordas com um powerslam, mas quando se aproximavam das cordas The Rock inverteu o golpe, e jogou The Big Show para fora e depois voltou para cima. Os pés de Rock no entanto, atingiram o chão primeiro, embora aqueles que estavam assistindo o evento perceberam isso. Big Show tentou provar que os pés de The Rock, tinham tocado o solo primeiro. Ele forneceu um vídeo mostrando que ele foi o vencedor legítimo. Apesar disso, a decisão que permaceu foi que The Rock venceu a luta, e a decisão não poderia ser revertida, mas quem ficaria com o WWF Championship seria Triple H e não The Rock e nem Big Show, já que existia essa duvida de quem realmente teria sido vencedor.
No PPV seguinte, o No Way Out tivemos novamente The Rock vs Big Show, para definir quem seria o contender do WWF(E) Championship, The Rock dominava a luta mas devido a interferência de Shane McMahon Big Show saiu vencedor. A feud continou e The Rock venceu Big Show em março de 2000 na Raw is War e tornou-se contender ao WWF Champion. No Wrestlemania 2000 (XVI), em uma Fatal Four-Way Elimination match, onde estavam o WWF Champion Triple H, além de Big Show e Mick Foley. Nesta luta, cada lutadores estava acompanhado por um membro da família McMahon em seu corner. Triple H por mulher Stephanie McMahon, Mick Foley, com Linda McMahon, The Rock com Vince McMahon e Big Show com Shane McMahon. Triple H venceu, pois Vince McMahon traiu The Rock, atingindo-o com uma cadeira.
A feud de The Rock com Triple H pelo WWF Championship, seguiu-se nos próximos meses. No PPV seguinte, o Backlash, The Rock venceu seu quarto WWF Championship. No PPV Insurrextion, The Rock reteve ao vencer Shane McMahon e Triple H em uma Triple Threat match. Para o Judgment Day, The Rock e Triple H lutaram em uma Iron Man match que teve Shawn Michaels como o árbitro especial, ersta para mim é uma das grandes lutas na WWE, nela tivemos o retorno de Undertaker. Nesta luta The Rock foi desclassificado e perdeu o título,pois Undertaker atacou Triple H. Na Raw is War, após o PPV, The Rock insultou toda a McMahon-Helmsley Faction com a ajuda de The Undertaker.
No King of the Ring em um combate de tag team, The Rock fez equipe com Kane e The Undertaker para lutar contra Vince McMahon, Shane McMahon e Triple H, onde saiu vencedor e tornou-se pela quinta vez WWE Champion. Ele defendeu com sucesso o cinturão contra Chris Benoit, Kurt Angle, Triple H, Kane, The Undertaker, e Shane McMahon, nos meses subsequentes.
The Rock veio a perder o WWF Championship para Kurt Angle no No Mercy em Outubro. Após a derrota, ele rivalizou com Rikishi e derrotou-o no Survivor Series. The Rock também competiu no PPV Rebellion em uma fatal four way match, com Rikishi, Stone Cold e o WWF Champion Kurt Angle, onde o campeão reteve. Depois tivemos uma das maiores lutas que considero da WWE, quando no PPV Armageddon, tivemos uma Hell in a Cell pelo WWF Championship, onde tivemos a presença de seis lutadores, o WWF Champion Kurt Angle, Steve Austin, Triple H, The Undertaker, Rikishi e The Rock, nesta grande batalha, quem saiu como vencedor foi Kurt Angle reteve o cinturão. Neste período The Rock conquistou o WWF Tag Team Championship com Undertaker.
Em 2001, The Rock continuou sua feud com Angle pelo WWF Championship, para o PPV No Way Out. The Rock venceu o WWF Championship pela sexta vez. Depois, teve sua feud com o vencedor do Royal Rumble, Stone Cold Steve Austin. The Rock lutou na WrestleMania XVII contra Austin, mas saiu derrotado. Na noite seguinte na Raw is War ocorreu a revanche em uma Steel Cage Match, mas Triple H veio ao ringue com uma marreta. Quando todos pensavam que ele iria ajudar The Rock, devido sua rivalidade com Stone Cold, Triple H atacou The Rock, que acabou sendo suspenso.
The Rock retornou em julho, e teve de decidir se iria se juntar a WWF ou The Alliance, que era uma combinação da WCW e da ECW. Durante o PPV Invasion ele se aliou com o WWF. No PPV SummerSlam, The Rock derrotou Booker T e venceu o WCW Championship. Depois perdeu o WCW Championship para Chris Jericho, com quem ganhou o WWF Tag Team Championship, no PPV No Mercy. The Rock derrotou Jericho em novembro na Raw, vencendo seu segundo Campeonato da WCW.
Na sequência da feud entre a WWF vs The Alliance, The Rock lutou na “Winner Takes All” match no Survivor Series, onde The Rock foi o vencedor, venceu Stone Cold, que havia se juntado a The Alliance. Ao final do ano, The Rock perdeu o WCW Championship para Chris Jericho no Vengeance, na noite histórica que Jericho unificou os títulos da WCW e WWF(E), para se tornar o primeiro Undisputed WWF Champion.
Em 2002, Rock seguiu sua feud com Jericho pelo Undisputed WWF Champion no Royal Rumble, mas saiu derrotado. The Rock no PPV seguinte o No Way Out, venceu The Undertaker. Para o Wrestlemania XVIII The Rock, resolveu desafiar a lenda Hulk Hogan,que havia retornado com nWo, nesta feud com Hogan em uma “Icon vs Ícon match”, The Rock saiu como vencedor.
Em julho, The Rock venceu seu sétimo e último WWE Championship, ele derrotou Kurt Angle e The Undertaker em um combate no PPV Vengeance. The Rock defendeu com sucesso o título no Global Warning contra Triple H e Brock Lesnar. The Rock então perdeu o WWE Undisputed Championship para Lesnar no SummerSlam.
Após a perda do título, The Rock tornou-se hell no SmackDown. Teve uma feud com Hulk Hogan, e lutaram em 2003, no PPV No Way com vitória de The Rock. Depois The Rock foi para a Raw e teve uma pequena feud com The Hurricane. Quando Stone Cold Steve Austin retornou, eles se enfrentaram na Wrestlemania XIX, onde The Rock saiu como vencedor.
Após o Wrestlemania, The Rock, teve uma Feud com Bill Goldberg, onde Rock saiu derrotado no Backlash. Depois, The Rock tornou-se face e teve uma Feud com Chris Jericho e Christian. Depois este período, The Rock fez aparições ocasionais até 2004, na WrestleMania XX, ajudou Mick Foley na Feud contra a Evolution, que era formada por Ric Flair, Randy Orton, Triple H e Batista. A dupla perdeu para Orton, Flair e Batista na WrestleMania XX num handicap match, quando Orton derrotou Foley com um RKO.
Depois apareceu mais uma vez, para ajudar Foley contra a La Résistance. Em março de 2007, The Rock reapareceu na WWE, na Raw em uma promo no TitanTron. Ele disse que Bobby Lashley venceria Umaga na Wrestlemania XXIII na “Battle of the Billionaires” match, entre Donald Trump e Vince McMahon, onde respectivamente Lashley representava Trump e Umaga representava Vince. Em 2008, The Rock retornou para induzir seu pai, Rocky Johnson, e seu avô, Peter Maivia no WWE Hall of Fame.
Em outubro de 2009, no décimo aniversário da SmackDown, The Rock fez uma aparição especial no TitanTron. Em fevereiro deste ano, The Rock cogitou um possivel retorno à WWE, para o WrestleMania XXVII, no dia 14 de fevereiro, The Rock retornou a RAW, e revelou que realmente seria o Guest Host da WrestleMania. Em 28 de março, The Rock e Cena se confrontaram mais uma vez, para delírio do público, onde se atacaram.
Na WrestleMania XXVII em 3 de abril, The Rock abriu o show e depois apareceu no main event, na luta entre Cena e The Miz, para reiniciar a luta que havia terminado em empate, mudando a luta para uma No Disqualification Match. No entanto, em resposta ao Attitude Adjustment que Cena tinha realizado em The Rock no Raw, The Rock atingiu Cena com o Rock Bottom, isso fez com que The Miz vencesse Cena.
Na noite seguinte na Raw, The Rock e Cena tiveram um confronto, onde Cena queria lutar mas Rock não estava preparado para uma luta, então desafiou Cena pra uma luta no main event da WrestleMania XXVIII em 01 abril de 2012. Eles se uniram para conter o ataque da The Corre , que era formada por Wade Barrett, Heath Slater, Justin Gabriel e Ezequiel Jackson.
The Rock reapareceu na Raw em Miami em 02 maio de 2011 para comemorar seu aniversário de 39 anos, Na mesma noite John Cena afirmou que iria manter o WWE Championship até WrestleMania XXVIII, para que a luta entre os dois fosse pelo WWE Championship. Porém até o momento Cena não está conseguindo manter sua promessa.
Para o Survivor Series, após a Raw de ontem, ficou definido que Cena e Rock, lutarão lado a lado contra The Miz e R- Truth. Pensava que iriam se formar equipes, mas o que deveremos ter será mesmo uma tag team match. Teremos com certeza um grande momento neste próximo PPV, pois vermos novamente The Rock em ação será uma grande emoção, para todos os seus fãs. Espero que gostem desta pequena homenagem a The Rock e uma ótima semana a todos. Para as próximas duas semanas, escreverei sobre a história do PPV Survivor Series que comemora seus 25 anos.
Abraços.
4 Comentários
Estarei eu mesmo, comentando o artigo, The Rock é um dos ícones, que levaram a WWE a atingir este grande nível.
Estou pensando seriamente em mudar a Coluna da Próxima semana, que seria sobre os primeiros doze anos do Survivor Series, pois tenho uma dúvida.
– Não sei se o pessoal não lê meus artigos porque são muito extensos.
ou então
– Não sei se o pessoal não gosta de tratar do histórico da WWE.
ou a menos provável e que gostaria que não fosse.
– O pessoal não comenta, porque sou brasileiro, hahahahaha, essa seria uma imensa bobagem.
Por favor pessoal colabarem, pois:
– Se for pela extensão começarei a escrever artigos mais curtos
– Se for por o histórico da WWE, estar a chatearem, escrevo somente sobre temas atuais.
– Se for por ser brasileiro, eu peço minha nacionalidade portuguesa, pois meu bisavô é de Águeda, ok.
Abraços
olha mario eu acho que o teu artigo esta bom
eu li tudo ate ao fim
eu nao comentei porque nao tenho por abito fazer comentarios porque nao tinha nada interessante para dizer de relevante para o artigo
mas nao te preocupes por nao ter comentarios acho que podias era quantas page views (acho que e assim que se escreve) o teu artigo teve
e acho que nao deverias mudar o teu modo de escrever nem te preocupares por seres brasileiro e
olha mario eu acho que nao te deverias preocupar por nao ter comentarios o que interessa sao as pessoas que lêm o artigo e eu falo por mim, li todo o artigo e nao o achei grande e achei bastante interessante e acho que te deves manter o teu modo de escrever e nao te preocupares por seres brasileiro. Em relação ao tema es tu que dessides sobre o que escrever e ate agora acho que tens estado bastante bem e falar sobre o historico e uma boa maneira do pessoal se relembrar de algumas coisas ou saber coisas que aconteceram que nem sabia. se tiveres modo de descobrir deves te preocupar mais com os page views (acho que e assim que se escreve) do que os comentarios, porque muitas pessoas podem ler o artigo mas nao comentar porque simplesmente nao tem nada a dizer ou acrescentar em relaçao ao artigo, especialmente quando e sobre historia e aquilo e pronto, nao à grande discussao como num artigo de opiniao.
continua o teu bom trabalho mario
fico a espera do arigo da proxima semana, independentemente se dessidires manter as tuas ideias ou nao
bom artigo biográfico sobre a carreira do mais carismático lutador de pro-wrestling!
n considero o the rock 1 grande lutador em termos de skills no ringue, os seus pontos fortes são mesmo a postura em ringue, a personalidade, o carisma e as promos excelentes que nos proporciona.
tou na expectativa de ver até onde ainda conseguem xegar as capacidades dele, pq 7 anos é muito tempo sem ter 1 luta, para além do mais num dos mais importantes ppv’s que a wwe tem para oferecer