Navega no Wrestling PT sem pop-ups

Visão Brasileira #329 – Booking sem direção

Pessoal, mais uma semana em contagem regressiva para o Survivor Series, que ocorrerá daqui a três domingo, no PPV que teremos o enfrentamento entre o Raw e o Smackdown. Eu gosto deste tipo de confronto entre os shows, mas o booking deste ano, aliás dos últimos tempos da WWE, vem se mostrando inconsistente e o Visão Brasileira desta semana irá abordar e discutir estas questões.

Tudo começou com o início de rivalidade entre as brands, quando tivemos a invasão do roster do Smackdown, comandado pelo SmackDown Commissioner Shane McMahon, no momento em que Kurt Angle iria anunciar a equipe do Raw para o Survivor Series. Aqui já teríamos o primeiro dos problemas do atual booking, é que tínhamos em teoria faces como comandantes dos shows e com esta atitude parece que Shane, nesta rivalidade passou a adquirir o status de heel na rivalidade.

Nesta semana, quando Kurt Angle veio a falar com o Universo WWE ele foi interrompido por Stephanie McMahon, que anunciou que Angle será o capitão do time do Raw para o Survivor Series e que caso ele venha a ser derrotado pelo Smackdown, ele acabará perdendo seu cargo de General Manager.

Pelo lado do Raw, em que Angle no primeiro dia, já iria anunciar sua equipe, parece que ele esqueceu os nomes e teremos semana a semana, nomes a serem anunciados. Angle entrou na equipe por pressão de Stephanie e o primeiro nome anunciado por Angle, veio por meio do twitter.

O General Manager Kurt Angle, anunciou que teremos no Team Raw, a presença de Braun Strowman. Ele que retornou ao final do Raw, saindo de dentro do caminhão de lixo e veio atacar a The Miz e a Miztourage. Eu particularmente acho que ele deveria vir com sede de vingança contra Kane, que foi quem o atacou em meio ao combate do TLC, mas esta é mais uma da ações do booking, que temos que tentar entender. Ele só veio descarregar sua raiva contra Miz e Kane segue numa sequência indestrutível, derrotando a todos que o enfrentam.

Resta saber quem poderão ser os outros nomes a serem inseridos no time do Raw. Se confirmado os rumores do poster que esta a circular pela internet, dois nomes que poderiam a vir integrar o time seriam Roman Reigns e Finn Bálor, tomara que isto se confirme, para termos um time do Raw com grande força. Mas devido ao booking, se ele quiser dar algum sentido a sua rivalidade, teremos que ter a presença de Kane na equipe do Raw.

Digo que a presença de Kane deveria ser certa no time do Raw, até para justificar seu ataque a Daniel Bryan, que vimos no último Raw. Aqui o booking parece que se esqueceu que quem atacou primeiro foi o Smackdown. O General Manager do SmackDown Daniel Bryan foi falar com Kurt Angle, a dizer que não sabia do ataque. Depois Daniel Bryan ficou no escritório, as luzes se apagaram e Kane o atacou. Mas como coerência não é forte do booking da WWE, é capaz deste ataque não garantir em nada que Kane estará no combate.

Pelos lados do Smackdown, e escolha dos membros da brand azul, determinou-se inicialmente através de combates qualificatórios. No primeiro deles, Randy Orton derrotou Sami Zayn e confirmou-se como primeiro membro do time azul. Aqui diria que ocorreu uma pequena falha do booking, pois o time do General Manager heel, do confronto do Survivor Series, teria em seu primeiro membro um face.

O segundo membro do time será Shane McMahon, que se anunciou como capitão da equipe, logo na abertura do Smackdown desta semana. Até para termos as presenças dele e de Kurt Angle, como líderes de suas equipes, o que poderá quem sabe ser interessante. Mas a grande questão que fica para mim é, será que Shane voltará a combater mais uma vez, para sair derrotado ao final, assim ele acabará ganhando o selo Bray Wyatt de presença em PPVs. Ameaça muito, mas ao final todos sabemos que ele acaba sendo derrotado.

O terceiro nome a entrar para o time do Smackdown foi Bobby Roode, ele disputou um lugar na equipe em um combate 2-out-of-3 Falls, contra Dolph Ziggler. Ziggler após um Superkick, saiu em vantagem no combate. Depois Roode venceu o segundo combate após um rollup, e no terceiro após um Glorious DDT, Roode saiu como vencedor. Assim teríamos definida a presença de mais um superstar face no time do Smackdown. Gostei de Roode ter vencido e tomara que ele venha a ter um bom desempenho no Survivor Series.

O quarto membro a garantir vaga pelo Smackdown foi Shinsuke Nakamura, que derrotou Kevins Owens em um bom combate nesta semana. Owens chegou a ser ajudado por Zayn, mas vimos também Orton a vir interferir ao atacar Zayn e assim distrair Owens. Com a vitória de Nakamura, resta apenas uma vaga no time do Smackdown. Se percebermos, tirando Shane, todos os outros superstars da brand azul, que estão no time são faces.

A última vaga, a principio seria definida já na próxima semana, em um combate entre Rusev vs. AJ Styles, em que se a lógica do booking da WWE continuar, teremos a presença de AJ no time azul. Mas como já foi anunciado, devido ao ataque do WWE Champion Jinder Mahal, contra AJ Styles, Shane anunciou que na próxima semana teremos AJ em um combate pelo WWE Championship, contra Mahal. Acabaremos tendo a inclusão do último membro, somente na semana do PPV.

Em relação ao combate feminino entre as brands, o Smackdown já tem uma equipe definida, que terá Becky Lynch como capitã e é um time com três faces, Naomi, Charlotter e Becky e duas heels, Carmela e Tamina. Já o time do Raw, esta em formação gradual, tendo como capitã Alicia Fox e esta escolheu de momento para equipe apenas a Nia Jax, tendo assim de momento uma equipe formada apenas por heels. Mas tendência é que os outros nomes venham a ser faces, até pela escassez de heels na brand vermelha.

Se olharmos os dois times, temos um time do Raw em construção, pouco a pouco com um General Manager face, e Braun Strowman, que de momento o classificaria como um tweener, pois em tese seria heel, mas como atacou Miz, poderia ser considerado face, mas vou deixá-lo como tweener, que é um meio termo.

No lado do Smackdown, temos Shane que era face, mas pela atitude de liderar o ataque pode ser o heel do confronto, tendo uma equipe formada até o momento, apenas por faces, restando uma vaga que deverá ser ocupada por mais um face, o que acaba deixando confuso, pois o interessante seria ter um GM heel com uma equipe heel e um GM face com uma equipe face. O booking atual nos mostra justamente o contrário.

Nas equipes femininas o Raw, que teroricamente é o show face, tem uma equipe com duas heels e o Smackdonw vem com um time mesclado, o que é do meu agrado, pois o Survivor Series precisa também envolver em seus combates temáticos, algumas rivalidades, até para que estas apareçam em meio a este PPV. Não adianta encher um time de faces, pois assim não acaba acontecendo nada de diferente, só se tivermos algum surpreendente heel turn.

Isto que aqui nem entrei no mérito dos combates entre os campeões, onde teremos diversos combates entre heels, que encontram-se com praticamente todos os cinturões da WWE. Pois se olharmos todos os campeões deste momento os únicos que são faces são os Raw Tag Team Champions Dean Ambrose e Seth Rollins.

A WWE parece que não faz mais muita questão de querer saber quem é heel ou quem é face e fica misturando tudo e assim todos do universo WWE temos que fazer um esforço enorme para tentar entender certas atitudes de determinados supertars, em ações que por vezes ficam sem qualquer tipo de lógica.

Agora vamos ao espaço para interagirmos.

– O que vocês acham das ações do booking da WWE?

– Que acharam da montagem do time do Raw? Quais outros nomes incluirias na equipe?

– Quem você escolheria para último membro do time do Smackdown?

– A ausência de campeões faces, acaba prejudicando os combate entre campeões para o Survivor Series?

Abraços a todos e até o próximo Visão Brasileira.

11 Comentários

  1. ANDRÉ - há 2 semanas

    Ótimo artigo Mário

    – O que vocês acham das ações do booking da WWE?
    Resp: Muito estranho, bem confuso. Vamos ver o que acontece no Survivor Series.

    – Que acharam da montagem do time do Raw? Quais outros nomes incluirias na equipe?
    Resp: Vou esperar outros nomes para uma resposta melhor. Matt Hardy, Finn Balor e Bray Wyatt, mas acho que o Angle vai colocar o Jason Jordan.

    – Quem você escolheria para último membro do time do Smackdown?
    Resp: AJ Styles, mas acho que vai ser o Kevin Owens.

    – A ausência de campeões faces, acaba prejudicando os combate entre campeões para o Survivor Series?
    Resp: Não muito, mas acho que ficaria melhor se a WWE estipulasse algumas lutas ou transformá-las em lutas sem desclassificação.

    • Tozé - há 2 semanas

      O Kevin Owens não foi qualificado para estar na equipa SmackDown, agora se o AJ Styles vencer o Jinder “pouco provável”, poderemos ter o Jinder ou Rusev como último membro da equipa azul, mais provávelmente teremos o Styles na equipa.

    • Obrigado André.

      O Jordan acabou entrando mesmo, vamos ver se ele consegue ir bem.
      No fim fomos surpreendidos pela entrada do Cena no Team Smackdown.

  2. giulio - há 2 semanas

    otimo artigo, só um ponto aqui: os usos ja nao voltaram a ser faces?

  3. johncenathebestforever - há 2 semanas

    quero muito que o smackdown seja derrotado odiei o que fizeram ao raw

    • Anónimo - há 2 semanas

      então somos 2 quero vê o smackdown sendo esmagado pelo raw. ao contrário de muitos que gostam mais do SD. eu gosto mais da Brand Vermelha. até porque os meus lutadores favoritos estão no raw

    • Também espero uma grande vitória do Raw, tomara que a WWE dê o devido destaque ao Strowman e quem sabe ao Bálor. Gosto do roster do Smackdown, mas agora que o AJ está como campeão, espero que o Team Smackdown seja derrotado.

Comentar

Editar avatar »