Faz login e reduz a publicidade

Visão Brasileira #337 – 25 Anos de Raw

Pessoal neste segundo Visão Brasileira de 2018 que quase não saiu, por motivos pessoais, mas que estão sendo contornados dentro do possível, venho a comentar com vocês, sobre os 25 anos do Raw, que será comemorado pela WWE no dia 22, mas que na verdade, foram completados no dia 11. O principal show semanal da WWE, que para todos nós que somos fãs, acompanhamos das mais diversas formas, desde vendo os shows, com muito atraso, através de fitas de VHS, passando pela transmissão na TV, primeiro de outros países e depois pela TV brasileira e pela internet.

O Monday Night Raw teve inicio em 11 de janeiro de 1993 e no primeiro programa tivemos Yokozuna a derrotar Koko B. Ware, mais adiante Shawn Michaels a vencer Max Moon e pelo Intercontinental Championship The Undertaker derrotou Damien Demento, entre os combate da noite.

1º Raw de 11 de janeiro de 1993

Resultado de imagem para ric flair vs mr. perfect 1993

O primeiro grande combate que tivemos no Raw, ocorreu em 25 de janeiro de 1993, quando tivemos Mr. Perfect a enfrentar Ric Flair em um combate em que o derrotado deixaria a WWE. Em uma loser leaves town match, Perfect saiu vencedor e assim o Nature Boy deixava a WWE para retornar a WCW.

Mr. Perfect vs. Ric Flair – 25 de janeiro de 1993

Resultado de imagem para 1 2 3 kid vs razor ramon 17 may 1993

Outro grande momento de 1993, foi a inesperada vitória de 1-2-3 Kid que derrotou em um combate rápido a Razor Ramon. Ramon controlava o combate como queria, mas acabou surpreendido por Kid, que veio a vencer em um momento histórico.

Razor Ramon vs. 1-2-3 Kid – 17 de maio de 1993

Um grande combate que tivemos em 1994 foi entre o WWE Champion Bret Hart e 1-2-3 Kid pelo cinturão. Foi um grande combate, que Kid surpreendeu por sua agilidade e resistência contra Bret Hart. Mas ao final Bret Hart venceu e reteve o cinturão.

Bret Hart vs. 1-2-3 Kid – 11 de julho de 1994

Resultado de imagem para d generation x 1997

Outro grande momento que tivemos foi em 1997, quando em 11 de agosto, começamos a ver a presença de Rick Rude, Triple H e de Chyna, que vieram em meio a um combate de Shawn Michaels, contra Mankind e que seria o início de uma das grandes stables da história da WWE, a D-Generation X.

Shawn Michaels vs. Mankind – 11 de agosto de 1997

DX oficialmente apresentada – 13 de outubro de 1997

Em 19 de janeiro de 1998, tivemos o histórico confronto de Stone Cold Steve Austin, que entrou em confronto com Mike Tyson. Stone Cold havia vencido na noite anterior a Royal Rumble Match, ao eliminar no final The Rock. Ele veio a interromper Vince McMahon durante a apresentação de Mike Tyson. Tyson mais adiante foi anunciado como o the special enforcer, para o main event do WrestleMania XIV. No combate entre Stone Cold e Shawn Michaels.

Stone Cold confronta Mike Tyson – 19 de janeiro de 1998

Imagem relacionada

Em 30 de março de 1998, tivemos um grande momento em que Triple H assumiu o comando da D-Generation X, pois Shawn Michaels estava em meio a rivalidade com Mike Tyson e tivemos a introdução de X- Pac para a stable, que depois viria a crescer cada vez mais.

Triple H assume a liderança da D-Generation X – 30 de março

Em 27 de abril de 1998, tivemos a histórica tentativa de invasão da DX a rival WCW, bem em meio a guerra por audiência. Triple H, juntamente com Road Dogg, Blilly Gunn e X- Pac, pegaram um jeep e foram até o local do show da WCW, tentar invadir o Monday Nitro, em um momento hilário.

D-Generation X invade a WCW – 27 de abril

A conquista de Mankind em 4 de janeiro de 1999 é um dos momentos mais emocionantes da história do Raw. Mankind foi pela primeira vez WWE Champion, ao vencer The Rock, na Raw em uma No Disqualification Match, onde ao final ele estava prestes a vencer e após algumas interferências, tivemos a entrada de Stone Cold, que acertou com uma cadeira The Rock e assim Mankind conquistou o tão sonhado WWE Championship.

Mankid vs. The Rock – 4 de janeiro de 1999

Outro grande momento foi aquele dia em que Stone Cold veio a invadir o Raw, com um caminhão de bebida,em 22 de março de 1999, para atacar o WWE Champion The Rock, assim como Vince McMahon e Shane McMahon, dando um banho de cerveja em todos.

Stone Cold e o caminhão de cerveja – 22 de março de 1999

Em 7 de junho de 1999, tivemos a revelação do “Higher Power”, que estava no comando por trás de toda a rivalidade com Stone Cold Steve Austin e que aterrorizava a família McMahon, com Undertaker e o Ministry of Darkness, uma stable que dominava a WWE. Eis que ele era Vince McMahon, que assim colocou por terra toda uma grande história.

Revelação do Higher Power – 7 de junho de 1999

Resultado de imagem para chris jericho debut wwe

A descoberta do Millennium Man no Raw de 9 de Agosto, que foi o debut de Chris Jericho na WWE também é algo a se lembrar, pois foi fenomenal a vinda de Jericho para a WWE. Ele que viria para ser um dos grandes nomes do Raw em seus 25 anos.

Debut de Chris Jericho – 9 de agosto de 1999

Resultado de imagem para This Is Your Life raw 1999

Outro momento histórico é a This Is Your Life realizada por Mankind, para seu parceiro de dupla The Rock em 27 de setembro de 1999, um segmento que serviu para mostrar a vida de The Rock e que teve grande audiência, onde Mankind trouxe diversas pessoas da vida de Rock, para falarem sobre sua vida.

This is your life – 27 de setembro de 1999

Resultado de imagem para chris jericho 17 april 2000

Outro grande momento em 17 de abril de 2000 no Raw,  foi o combate entre o WWE Champion Triple H e Chris Jericho pelo WWE Championship, onde Jericho veio a vencer o combate e assim se tornou campeão, em um grande momento de delírio do público.

Triple H vs. Chris Jericho – 17 de abril de 2000

Em 26 de março de 2001, tivemos um dos momentos mais surpreendentes, quando Shane McMahon, que no episódio final da grande rival da WWE, a WCW, apareceu no Monday Nitro, dizendo que comprou a companhia rival, dando fim as guerras das noites de segunda-feira.

Shane McMahon compra a WCW – 26 de março de 2001

Resultado de imagem para the rock hulk hogan raw 18 february

Outro grande momento ocorreu em 2002, em 18 de fevereiro, quando em uma promo de Hulk Hogan, que havia voltado a WWE com a nWo, veio a ser desafiado por The Rock, em um combate para a Wrestlemania 18. Em um segmento que uniu dois grandes nomes de duas gerações distintas para frente a frente.

The Rock desafia Hulk Hogan – 18 de fevereiro de 2002

Resultado de imagem para shawn michaels return 2002

Em 3 de junho de 2002, tivemos o retorno de Shawn Michaels ao Raw, após quatro anos, devido a lesão, para grande surpresa, ele retornou como membro da NwO, em segmento anunciado por Kevin Nash.

Retorno de Shawn Michaels a WWE – 3 de junho de 2002

Resultado de imagem para jeff hardy vs undertaker ladder match

Um de meus combates favoritos no Raw é o de 24 de junho de 2002, quando The Undertaker e Jeff Hardy se enfrentaram em uma Ladder Match pelo WWE Undisputed Championship. Undertaker acabou vencendo e ao final em sinal de respeito ergueu a mão de Jeff Hardy.

The Undertaker vs. Jeff Hardy – 24 de junho de 2002

Imagem relacionada

Também em 2002 tivemos uma grande surpresa, a vinda de Eric Bischoff para a WWE em 15 de julho, foi nomeado para ser o novo General Manager do Raw, ele que havia sido um dos grandes nomes da WCW, a grande rival da WWE.

Debut de Eric Bischoff no Raw – 15 de julho de 2002

Em 20 de janeiro de 2003, tivemos a formação de uma de minhas stables favoritas a Evolution. Triple H estava a celebrar com o título, juntamente com Flair, quando, Scott Steiner veio confrontá-lo no ringue, durante o segmento, tivemos a entrada de Batista, e depois a marcação de um combate entre Batista e Steiner. Durante o combate Randy Orton invadiu e atacou Steiner, causando assim a desqualificação de Batista, e depois vimos todos os membros da stable a destruir Steiner.

 Debut da Evolution – 20 de Janeiro de 2003

Imagem relacionada

Em 31 de março de 2003, durante uma promo de The Rock, que havia derrotado Stone Cold na Wrestlemania 19, tivemos o debut de Goldberg, que tinha feito grande carreira na WCW e vinha para começar sua carreira na WWE.

Goldberg debut no Raw – 31 de março de 2003

Resultado de imagem para ric flair triple h 19 may 2003

Outro bom combate que me lembro foi o do World Heavyweight Champion Triple H e Ric Flair, no Raw de 19 de maio. Flair relutava em lutar e Triple H queria acabar rapidamente o combate, mas Flair resolveu lutar e tivemos um grande combate, que acabou vencido pelo The Game.

Triple H vs. Ric Flair – 19 de maio de 2003

Outro combate do World Heavyweight Champion Triple H que destaco em 2003, foi contra Shawn Michaels no Raw de 29 de dezembro em Santo Antônio no Texas. Tivemos um grande combate, em que Michaels até venceu, mas depois Eric Bischoff voltou atrás e definiu que Triple H havia retido o cinturão e declarou empate no combate.

Triple H vs. Shawn Michaels – 29 de dezembro de 2003

Resultado de imagem para lita vs trish stratus raw main event

Em 6 de dezembro de 2004, Lita e Trish Stratus duas das grandes lutadoras femininas da história da WWE vieram a se enfrentar em um grande combate. Elas realizaram o Main Event do Raw e em um grande combate, após um moonsault, Lita conquistaria o cinturão feminino.

Lita vs. Trish Stratus – 6 de dezembro de 2004

Resultado de imagem para batista turn on evolution

Um de meus momentos favoritos, foi quando Batista saiu do Evolution, no Raw de 21 de fevereiro de 2005. Em um momento histórico, durante a assinatura do contrato de seu adversário para a Wrestlemania 21, pois ele poderia escolher seu adversário, por ter vencido a Royal Rumble Match, Batista atacou Ric Flair e Triple H para delírio do público e abandonou de vez a Evolution, vindo a desafiar Triple H, pelo World Heavyweight Championship.

Batista abandona a Evolution – Raw de 21 de fevereiro de 2005

Resultado de imagem para hulk hogan vs shawn michaels vs. muhammad hassan and daivari

Outro grande momento no Raw, foi quando em 4 de julho de 2005, Shawn Michaels aplicou um superkick em Hulk Hogan, logo após um combate de duplas em que eles venceram Carlito e Kurt Angle. Assim HBK acabou fazendo o heel turn.

Shawn Michaels ataca Hulk Hogan – 4 de julho de 2005

Em 23 de abril de 2007, John Cena e Shawn Michaels realizaram um dos maiores senão o maior combate de todos os tempos do Raw. Em um combate que magnífico, Shawn Michaels venceu Cena após aplicar um Sweet Chin Music.

John Cena vs. Shawn Michaels – 23 de abril de 2007

WWE Photo

Outro grande momento foi o combate entre o Intercontinental Champion Jeff Hardy contra Randy Orton no Raw de 14 de janeiro de 2008. Como momento alto, tivemos Jeff a saltar do alto do telão e aplicar um Swanton Bomb em Randy Orton.

Jeff Hardy vs. Randy Orton – 14 de janeiro de 2008

WWE Photo

Outros grandes momentos foram as despedidas. Começo pela despedida de Ric Flair, no Raw de 31 de março de 2008 também foi muito emocionante. Era o fim da carreira do Nature Boy na WWE, após a derrota para Shawn Michaels na Wrestlemania 24.

Despedida de Ric Flair – 31 de março de 2008

4 de janeiro de 2010, marcou pelo reencontro que muitos não acreditavam que viria a acontecer, entre Bret Hart e Shawn Michaels, no dia do retorno de Bret Hart a WWE, após 12 anos. Mas para variar é claro, Vince McMahon tinha que estragar o segmento, ao atacar Bret Hart. Como bônus o segmento em que Bret Hart e Vince assinaram o contrato para o combate na Wrestlemania 26, do dia 15 de março.

Retorno de Bret Hart ao Raw – 4 de janeiro de 2010 – Parte 1Parte 2Parte 3

Assinatura do contrato – 15 de março de 2010 – Parte 1Parte 2

Resultado de imagem para shawn michaels farewell

Em 29 de março de 2010, tivemos a despedida de Shawn Michaels, após sua derrota para The Undertaker na Wrestlemania 26 e ele se despediu, para tristeza de todos nós. Em seu discurso HBK disse:

“Aos 23 anos, eu comecei a aparecer em casa de cada um de vocês toda semana. E a idéia de agora aos 44, não aparecer na sua Tv toda semana, vai ser, vai ser meio difícil me acostumar. Fico feliz em ver vocês me agradecerem, mas eu tenho que dizer que eu é que agradeço vocês, porque por um longo tempo, este ringue e vocês foi tudo o que eu tive na vida, entrava noite e saia noite. Pessoal vocês eram os únicos no mundo que faziam eu me sentir eu mesmo. Eu passei a maior parte de minha vida adulta, com cada um de vocês, mais do que passei com minha própria família e eu não me arrependo. Eu agradeço demais por me darem a honra e o privilégio de vir aqui e poder me mostrar para vocês todas as noites da minha vida. E para Rebecca, Cheyenne e Cameron, meus amores, papai esta indo para casa. Foi assim que começou e é assim que vai acabar, senhoras e senhores, The Heartbreak Kid, Shawn Michaels, deixa o recinto.”

Despedida de Shawn Michaels – 29 de março de 2010

WWE Photo

Outro grande momento foi a invasão do Nexus ao Raw, em 7 de junho de 2010. Eles interferiram o Main Event do Raw, ao interromperem o combate entre John Cena e CM Punk. A stable formada por superstars do NXT faziam sua estreia no Raw.

Nexus Debut – 7 de junho de 2010

Resultado de imagem para the rock return 2011

Outro grande momento ocorreu com o retorno de The Rock a WWE em 14 de fevereiro de 2011. Ele apareceu para ser o host da Wrestlemania 27, em um momento de grande êxtase do universo WWE.

The Rock retorna ao Raw – 14 de fevereiro de 2011

Resultado de imagem para edge farewell

No Raw de 11 de abril de 2011, tive um de meus momentos mais tristes no Raw, quando Edge surpreendeu a todos e anunciou sua aposentadoria. Sua coluna havia sofrido muitos danos, e ele nunca seria medicamente liberado para competir novamente. Foi um anúncio que pegou todos de surpresa. Até aquela noite, ele deveria enfrentar mais uma vez Alberto Del Rio em uma Ladder Match no Extreme Rules.

Despedida de Edge – 11 de abril de 2011

Claro que a histórica Pipebomb de CM Punk, no Raw de 27 de junho de 2011, não poderia faltar, pois ele naquele momento mudou de patamar dentro da WWE, com uma promo história, que diria que mudou os rumos do Raw naquela altura.  Ao final da Raw daquele dia, Punk disferiu fortes palavras que chocaram o Universo WWE, mas que todos gostaríamos de dizer, para John Cena, Vince McMahon e a WWE.

CM Punk Pipebomb – 27 de junho de 2011

Resultado de imagem para brock lesnar return 2012

Em 2012, no Raw de 2 de abril tivemos o grande retorno de Brock Lesnar, que voltou em um segmento em que atacou John Cena, para grande delírio do Universo WWE. Pena que o contrato dele até hoje é diferenciado e ele so luta quando tem vontade.

Brock Lesnar retorna ao Raw – 2 de abril de 2012

Resultado de imagem para dolph ziggler cash in alberto del rio

Outro grande momento foi quando tivemos Dolph Ziggler a realizar o cash-in do Money In The Bank, sobre Alberto Del Rio para conquistar o World Heavyweight Championship no Raw de 8 de abril de 2013.

Dolph Ziggler cash-in — 8 de abril de 2013

Resultado de imagem para yes movement

Claro que não podia deixar de fora o Yes Movement de Daniel Bryan que ocorreu em 10 de março de 2014. Um conto de fadas que fez com que a WWE pudesse mudar seus planos e acabar permitindo a possibilidade de Daniel Bryan a vir tentar um lugar de destaque na Wrestlemania.

The Yes Movement — 10 de março de 2014 – Parte 1Parte 2

Resultado de imagem para seth rollins turn on the shield

Para encerrar, escolhi um dos grandes momentos recentes, que foi o heel turn de Seth Rollins, que atacou Dean Ambrose e Roman Reigns dando fim a The Shield e se aliando a Triple H. Claro que sei que inúmeros momentos ficaram ausentes, mas justamente no espaço de conversas, vocês poderão relembrar outros grande momentos destes 25 anos do Raw.

Seth Rollins acaba com The Shield – 2 de junho de 2014

The Undertaker

Gostei que teremos a presença de inúmeras lendas no show comemorativo, comos Stone Cold Steve Austin, The Undertaker, D-Generation-X, The Duddley Boyz, Ric Flair, Scott Hall, Kevin Nash, Jim Ross, Jerry Lawler, Bella Twins, New Age Outlaws, Ted DiBiase, The Boogeyman, JBL, Ron Simmons, The Godfather, Brother Love, Sgt. Slaughter, Teddy Long e John Laurinaitis.

Agora vamos ao espaço para interagirmos e trocarmos opiniões:

– Quais grandes momentos te recordas do Raw?
– Quando começaste a assistir o programa e porque?
– Você continua assistindo com regularidade?
– Quais teus superstars favoritos?
– Quais teus combates favoritos?
– Quais teus segmentos favoritos?
– Que combate que esperas um dia assistir no Raw?

Desejo a todos uma excelente semana e até o próximo Visão Brasileira.

Autor

- Autor da Coluna Visão Brasileira e da pesquisa dos combates em listas elaboradas pela WWE. Um grande fã da WWE, desde os anos 90. Geógrafo de formação, um riograndino, que vive em Porto Alegre.

2 Comentários

  1. ANDRÉ há 7 meses

    Ótimo artigo Mário
    – Quais grandes momentos te recordas do Raw?
    Resp: são muitos então vou citar os tributos ao Owen Hart, Eddie Guerrero, Chris Benoit e as carreiras de Ric Flair e HBK.

    – Quando começaste a assistir o programa e porque?
    Resp: Sou geração manchete do saudoso Carlos Valadares mas naquela época não tinha noção dos shows passava aleatório então só fui começar a assistir o Raw mesmo na passagem relâmpago e marcante pelo SBT porque sempre fui fãs de lutas e o Raw é o melhor show semanal

    – Você continua assistindo com regularidade?
    Resp: Sim, sempre que minha universitária me permite procuro acompanhar o show completo.

    – Quais teus superstars favoritos?
    Resp: Levando em consideração a passagem do SBT até hoje meus favoritos são Edge, John Cena, Batista, CM Punk e Seth Rollins

    – Quais teus combates favoritos?
    Resp: Jeff Hardy vs Randy Orton, também levando em consideração apenas o período do SBT até hoje.

    – Quais teus segmentos favoritos?
    Resp: a pipebomb do Punk e o fim do Shield, são os que mais me marcaram

    – Que combate que esperas um dia assistir no Raw?
    Resp: Gostaria de ter visto o Sting no auge lutando no Raw, como isso não vai acontecer então não espero mais nenhum em especial.

    • Muito Obrigado André.

      Os tributos aos falecimentos de Owen Hart, Chris Benoit e Eddie Guerrero, só não os inclui por questões sentimentais mesmo, mas realmente são grandes momentos do Raw.

      Também sou da geração da TV Manchete, eu só tive a sorte de ter também um amigo que vinha regularmente dos Estados Unidos e gravava os shows através de fitas VHS, aí conseguir acompanhar os shows com alguma regularidade, claro com um atraso tremendo.

      Aquele momento da WWE no SBT realmente foi bastante marcante para todos nós.

Comentar