Existem 2 vagas na Equipa do Wrestling PT para publicar notícias. Candidata-te!

WWE SmackDown vs Raw 2009 – Análise PTGamers

Sai amanhã nas lojas portuguesas o WWE SmackDown vs Raw 2009. Por enquanto, deixamo-vos aqui uma profunda análise ao jogo, escrita por NRamos da PTGamers.com. Se quiseres ver os Countdowns, clica aqui!

Eis que chegamos àquela época do ano… Sabem, a altura em que começam a surgir não só as grandes novidade que esperam pelo último trimestre do calendário para darem o ar de sua graça, como também as inevitáveis continuações para certas séries que insistem em não desaparecer ou sequer tirar um tempinho de férias para reflexão.  A série WWE SmackDown vs. Raw (ou apenas WWE/WWF SmackDown, tal como era conhecida no passado) é de facto uma das franchises que não pode deixar de nos fazer companhia com o passar do tempo, por razões bastante claras e distintas. Depois do sucesso da edição de 2008 do ano passado, seria com estranheza que não receberíamos uma nova versão. Realmente, tanto é assim, que acabamos de ser presenteados com SmackDown vs. Raw 2009, mais um trabalho efectuado pela equipa de desenvolvimento nipónica Yuke’s Co – mais um jogo de wrestling competente, não desprovido de erros.

Para começar, tenho de referir a quantidade avassaladora de conteúdo que embeleza o pacote e que, decerto, satisfaz os fãs do desporto de entretenimento. Para dizer em abono da verdade, muitos dos títulos anteriores também se destacam pela variedade de modos, tipos de partida e funcionalidades existentes, porém, isto não tira valor ao facto de haver muito que fazer com este videojogo. As chamadas super-estrelas, por exemplo, são mais que muitas, pertencendo aos programas SmackDown, Raw e ECW – já para não falar das figuras mais secretas ou lendárias, digamos assim. Ao todo, terão para cima de seis dezenas de wrestlers disponíveis, incluindo ícones como Triple H, Big Show, Edge, The Great Khali, Jeff Hardy, JBL, Kane, Mr. Kennedy e The Undertaker, tal como várias divas, nomeadamente Maria, Victoria, Ashley e Beth Phoenix.

Tipos de jogo? Dificilmente ficarão desapontados. Em partidas de um para um, têm Normal Match, First Blood (perde quem sangrar primeiro), Falls Count Anywhere, Table, Steel Cage, Backstage, entre muitos outros. Uma das novidades neste campo é o Inferno Match, onde o ringue fica rodeado de chamas. Em suma, têm de usar habilidades mais pesadas para obliterar o adversário, arremessando-o contra o tapete com toda a força, para que o ambiente fique mais quente. Quando a temperatura estiver no ponto certo, é possível esturricar o wrestler oponente, arrastando-o para as chamas e, assim, ganhando a partida.

Mas reparem, isto são apenas as opções para combates mais solitários. Convém não esquecer a existência das partidas de dois para dois (onde podemos incluir Tag Team, Elimination Tag e Tornado Tag), as chamadas Triple Threat (onde se enquadram, por exemplo, os modos Hell in a Cell, Ladder e ECW Extreme Rules Match), Fatal-4-Way (Battle Royal, Steel Cage e TLC), 6-Man (Elimination Chamber, Armageddon Hell in a Cell e Money in the Bank), Handicap (um para dois e um para três) e Royal Rumble (para 10, 20 ou 30 lutadores). Seriam precisas páginas e páginas para descrever cada uma destas variações, por isso dou-me por satisfeitos que muitas delas se expliquem por elas próprias.

As opções podem ser exploradas através do Exhibition, mas evidentemente que quererão tocar em modos com uma maior longevidade e/ou profundidade. Para isso, terão ao vosso dispor os Game Modes carreira e torneio. Na carreira, escolhem um qualquer wrestler (incluindo aqueles que poderão ter criado através do Create-A-Superstar), e aventuram-se pelo universo da WWE, escolhendo os títulos que querem tentar obter e vencendo as figuras necessárias para atingir esse objectivo. Os tipos de partida vão sendo desbloqueados à medida que vencem outros wrestlers, o que é um pouco aborrecido a início, visto que só têm a típica Normal Match. Para subirem no ranking e terem a oportunidade de enfrentar os campeões, necessitam de um determinado número de pontos, que são adquiridos depois de cada partida.

No que diz respeito aos torneios, tanto podem seleccionar já existentes, como criar as vossas próprias competições, escolhendo o título que estará em jogo, tipo de torneio (King of the Ring, SmackDown vs. Raw, Money in the Bank) e número de participantes.

Mas o modo mais interessante de todos os muitos que compõem a edição de 2009 de SmackDown vs. Raw é, talvez, o Road to WrestleMania, ou para simplificar a explicação, o modo história deste título. À vossa escolha estarão cinco wrestlers individuais, nomeadamente Triple H, CM Punk, The Undertaker, John Cena e Chris Jericho, sendo que poderão optar por uma vertente cooperativa, onde vestem a pele de Rey Mysterio ou de Dave Batista. Onde conta, não existe nada que diferencie o Road to WrestleMania dos outros modos, pelo menos a nível jogável, visto que terão de enfrentar oponentes e mais oponentes até atingirem um determinado objectivo – neste caso, o evento WrestleMania, que se realiza anualmente.

Mesmo assim, o Road to WrestleMania destaca-se dos demais pelo facto de possuir uma narrativa particular – com cenas animadas detalhadas e diálogos bem efectuados, com as vozes do próprios lutadores – para cada uma das personagens seleccionáveis. Não que as histórias contadas sejam terrivelmente interessantes, notem, mas, pelo que vale, é divertido explorar os wrestlers de uma forma mais pessoal e conhecer os seus interesses. Por exemplo, com o The King of Kings – Triple H – terão a oportunidade de se juntar a Ric Flair, Randy Orton e Batista para formar os Evolution ou de se envolver com Shawn Michaels, dando uma nova vida aos DX. Só é pena que a equipa de desenvolvimento não tenha dado um tratamento semelhante a mais figuras, permitindo que os jogadores seleccionassem mais wrestlers para este modo.

O que dizer da jogabilidade? Em suma, que foi desenvolvida de uma forma segura – fiel àquilo que temos encontrado em capítulos anteriores. Ora, em parte, isto quer dizer que o título carece de novidades significativas, contudo, olhando para o método de jogo como um todo, verifica-se uma preocupação em refinar a experiência, o que, em última instância, levou ao seu melhoramento. Em condições normais, têm de dar uso a simples murros e pontapés, grandes encontrões e empurrões, submissões do outro mundo e movimentos high-fly que, de novo, em condições normais, dariam conta do corpo humano. A variedade de habilidades é notável e visto que cada wrestler tem o seu próprio alinhamento de ataques, defesas e reverts, torna-se divertido mudar de personagens frequentemente.

Os controlos, dentro do possível para um jogo de wrestling, são bastante responsivos. Existem de facto alguns problemas de detecção, mas isso já se enquadra noutro ponto. Para agarrar os adversários com o intuito de desferir os ataques mais pesados, usa-se o analógico direito, o que funciona às mil maravilhas, pois possibilita o jogador de atacar de diversas formas dependendo da sua posição em relação ao adversário, da direcção imposta no analógico propriamente dito e, também, da velocidade da personagem a ser controlada. A forma usada para ganhar balanço/velocidade exige ou que usem as cordas, correndo para elas a toda a brida, ou que lancem os oponentes contra as mesmas. Os ataques mais básicos também têm utilidade, especialmente para destabilizar o wrestler de uma forma mais rápida, mas têm pouco impacto.

As habilidades características das personagens, ou seja, as mais poderosas, só podem ser efectuadas depois de darem uma bela tareia no oponente. Ao fazerem-no, uma barra posicionada abaixo do nome do wrestler vai enchendo, permitindo, posteriormente, que ataquem sem dó nem piedade com um movimento particularmente forte. Também aqui têm variedade, pois os wrestlers, para além de terem estes finishing moves, possuem signature moves. Ter controlo sobre a escolha é simples: se atacarem quando têm a tal barra cheia, efectuam um finishing move; se não o fizerem, podem ‘gastar’ meia barra e guardar um signature move, que poderão usar quando desejarem. O poder destas habilidades é tal que o mais sábio é efectuar um “cover” após a iniciativa e ver se os ombros do adversário permanecem no tapete durante três segundos. Graças aos movimentos disponíveis e às muitas formas de desgastar o oponente (algo que é registado através de uma silhueta que surge no ecrã quando atacam alguém), a experiência que SmackDown vs. Raw 2009 proporciona mantém-se fresca durante horas a fio.

Um dos pontos claramente melhorados encontra-se nas partidas do tipo Tag Team, até porque aquele que está de fora tem a capacidade de interagir nos combates, ou agarrando o adversário para que possam dar-lhe uma sova a dois, ou distraindo o árbitro, para atacarem de uma forma menos justa, sem serem advertidos, ou mesmo entrando na partida, efectuando uma substituição sem o consentimento do parceiro. Outro ponto interessante encontra-se no facto de ambos os membros partilharem a barra que regista a capacidade ou incapacidade de usar habilidades especiais. Algo que deveria ter sido afinado são as trocas, pois não é raro sair do ringue de combate quando se tenta fazer uma substituição com o parceiro.

Resumidamente, o que há para dizer é que a jogabilidade da edição desta de 2009 funciona da forma esperada – e ideal. Parece-me que as partidas se disputam um pouco rápido demais e que a inteligência artificial dos parceiros, adversários e árbitros merecia uma maior atenção. Estes últimos, por exemplo, demoram algum tempo para começar a contar os três segundos necessários para vencerem a partida – algo frustrante, sem dúvida. Depois, existem situações em que os adversários parecem paralisar sem grande explicação, o que quebra o ritmo de jogo. Enfim, o título tem de facto problemas técnicos incontornáveis, contudo desenganem-se – SmackDown vs. Raw 2009 é uma entrada da série com qualidade.

As opções de criação não poderiam faltar e mais uma vez dificilmente ficarão desapontados. Para além do Create-A-Superstar – que inclui um editor deveras robusto -, têm o Create-An-Entrance, Create-A-Move-Set e ainda o Create-A-Finisher, com o qual podem criar habilidades simples e complexas, estranhas e clássicas, ligando diversas animações e gerindo a velocidade das mesmas. Por fim, convém não esquecer o Highlight Reel, onde terão a oportunidade de editar vídeos, usando como material base vários clips de até 30 segundos que podem gravar durante as partidas. De entre as ferramentas disponíveis, podem mexer nos ângulos da câmara e em alguns efeitos visuais e sonoros. Obviamente que é possível colocar as vossas criações online, para outros utilizadores observarem.

Passando à apresentação visual, verifica-se que a equipa de desenvolvimento fez um bom trabalho em pegar no ambiente dos programas televisivos, implementando-o no videojogo. Com excepção do público, os gráficos têm um nível de qualidade significativo, especialmente os wrestlers. Visto que este se trata de um produto licenciado, as figuras estão fielmente representadas tendo em conta as suas aparências reais e outros pormenores como a transpiração ajudam a aumentar a imersão de jogo. Os efeitos visuais psicadélicos das entradas, os flashes das câmaras que se avistam na zona da audiência e os momentos cinemáticos nos combates também beneficiam a experiência, fazendo-nos crer que estamos de facto a ver um episódio da série. Colocando de parte alguns problemas de colisão mais aberrantes, estamos perante um título bem trabalhado a nível visual.

Quanto à sonoplastia, também não há muitas razões para desesperar. As faixas que correspondem a cada wrestler são bem-vindas e aumentam o realismo, o som que ouvimos com o impacto dos movimentos é delicioso, os cânticos dos fãs e o voice-acting, na sua grande maioria, bem trabalhados. Os comentários das partidas tornam-se repetitivos a médio prazo e algumas passagens são um tanto ou quanto exageradas, mas nada que não se consiga pôr para trás das costas.

Em jeito de conclusão, WWE: SmackDown vs. Raw continua a dominar o mercado dos jogos de wrestling. Ora, para alguns, isto até pode não significar muito, pois não existem assim tantas séries que se concentrem neste género. Mesmo assim – e esquecendo este facto -, a edição de 2009 da franchise vale por ela própria, destacando-se como um título competente, que apesar de não ser radicalmente distinto dos anteriores, consegue oferecer uma experiência refinada que os fãs do desporto de entretenimento não deverão querer perder.

Escrito por: NRamos, PTGamers.com

Sobre o Autor

Foto de perfil de Facebook
- Fundador e administrador do Wrestling.PT. Acompanha a modalidade desde 2005 e pratica no Wrestling Portugal desde 2008.

51 Comentários

  1. Amanhã vou faltar às aulas para comprar o jogo.

    Kidding.

    Mas vou comprá-lo amanhã…Depois das aulas…Se ainda houver xD

  2. Claudio - há 8 anos

    Bem escrita e vei reforçar a minha ideia de comprar este jogo!

  3. Bruno@ - há 8 anos

    Mal poder vou comprar.
    Estou ancioso por jogar *_*

  4. luis - há 8 anos

    espero k nao eja muito caro!

  5. Bem, li tudo, finalmente.
    Está muito muito bem escrita, nem um erro a apontar.. o conteúdo também está muito bom.
    Não tenho acompanhado a evolução do jogo mas com isto percebi como irá ser.

    ;D

  6. Eira - há 8 anos

    amanha ja o tenho! *.*

  7. ONU - há 8 anos

    Já joguei e aconselho vivamente. Eu tenho uma PS2 e deve ser o melhor jogo de Wrestling, melhor que o No Mercy.

  8. Zecena - há 8 anos

    O jogo vai custar 39,90€. Será k o Khali vai ter aquele finhiser de apertar a cabeça?

  9. Só 40€? Yes =D

    E ONU, como é que já jogaste?

  10. diogo - há 8 anos

    quanto custa pa ps3 alguem sabe?

  11. ONU - há 8 anos

    Abri o Nero no pc.
    Peguei na minha PS2, liguei e Joguei.

    Tão simples como isto.

    Ainda só passei o Road to Wrestlemania com o Triple H (escolhi os DX) e com o Jericho, com o Cena está quase.

  12. Zecena - há 8 anos

    39,90€ para ps2. Para ps3 é 69,90€

  13. Jaker - há 8 anos

    Para PSP meu deus =S

    Que merda pá :S

  14. ONU - há 8 anos

    Xunga é não ter aquelas cenas de as personagens serem High-Flyers, ou Hardcores etc.
    E as câmaras quando se sai do Ringue num single match serem HORRÍVEIS pois não se percebe quase nada de onde estamos, são câmaras fixas rentes ao chão.

    Eu agora só estive a ver os pontos negativos.

    ps: Já completei com o Cena. Agora vou para o Batista e Rey

  15. Juanito - há 8 anos

    eu vou amanha comprar pa ps3 ^^

  16. Diogo4D - há 8 anos

    Pois eu queria mostrar a minha insatisfação para com este jogo! Acho que desde a versão 2006 o jogo tem vindo a piorar de ano para ano, senão veja-se! Em primeiro lugar gostava mais dos grapes (agarrar) no 2006 pois era mais rapido), depois uma coisa que me faz espécie é ver o shawn michaels por exemplo sem a sua camisola nem chapeu nem nada, penso que nunca vi a shawn a entrar assim na wwe. Isto sem falar que podia ter metido roupas para os DX e nao umas simples calças e cuecas como no 2008(um bonézinho e umas camisolinhas ficavam bem melhor). De referenciar que tiveram juizo na cabeça e voltaram a colocar no meu preferido (EDGE) uma casaca, visto que ele entra sempre com ela (ou camisola Rated-R claro) e em svr 2008 vem nu no tronco.O finlay mesmo depois de ter mudado radicalmente de guimick á muito tempo ainda continua a vir com a mesma aborrecida entrada de sempre. (da musica do Jericho para 2009 nem comento). Há ainda muitos mais erros que este jogo tem e que me enerva, mas emfim, é um bom jogo e quero ter a colecção completa do jogo por isso vou voltar a comprá-lo (mas desta vez só lá para o Natal pois este ano já não tou com tanta pressa (TNA Impact lol). Gostava que partilhassem esta opinião comigo e que comentem. Written by Diogo4D.

  17. Pereir@ - há 8 anos

    Já tenho o jogo e estou a gostar bastante!

    Quem andou a dizer que os gráficos para a ps2 não prestavam, estava a mentir e a falar sem saber…porque eles estão deveras muito bons, quase iguais aos que vi da PS3! O Orton, esse ta igualzinho e esta fantastico…

    Quanto a camara nos singles, isso e de vez em quando, porque ja combati em vários e não mudou isso…e depois os contra ataques estão muito bons e dá para fazer coisas que em outros não fazia.

    Para que tao a dizer que não presta se ainda não compraram e jogaram?

  18. Eira - há 8 anos

    Oh…alguem vai morrer por o Michaels vir sem chapeu *.*

    Poupem esses comentarios ok.

  19. Jaker - há 8 anos

    Concordo com o que disseste Diogo4D e ainda digo mais..

    Pela alma de quem é que na PSP não ha comentarios durante os matches e não existe mesa de comentadores? :S

    Que merda :S

    Os lutadores estão iguais aos do ano passado –“

  20. Henrique - há 8 anos

    ainda tem aquela cena das personagens se e hardcore hight flyer etc ??

  21. Pereir@ - há 8 anos

    Não tem os estilos como no 2008 e pergunto, qual é o problema?

    Cada um tem o seu estilo, as manobras que aplicam são quase todas as que aplicam na realidade, precisam de mais o quê? O Morrison é high flyer mas também é hardcore, sobretudo por ter entrado na ecw e ja ter tido varios extreme rules.

    Neste jogo ele tem os dois estilos e não precisa de lá dizer se é high flyer ou coisa do genero.

    Deixem-se de criticas e desfrutem do jogo!

  22. Não o tenho mas não tenho pressa….

    Hoje ia tendo furo…. =(

  23. Anonimo - há 8 anos

    Vou ter o jogo mais ou menos quando fizer anos juntamente com a ps3 … ando a poupar para comprar a ps3 e o jogo e ainda faltame muito xD por isso vou ter de esperar ainda alguns meses =`(

  24. Anonimo - há 8 anos

    E so queria dizer que ha aqui alguns comentarios que ate metem pena… epah tao todos a criticar algumas entradas das superstars no jogo mas para que? nao me digam que a cada combate que fazem vao perder 10 minutos a ver eles a entrar eu passo sempre a frente mas ok -.- o jogo esta excelente o RTW é bom pois cada um tem a sua propria historia, o carrer mode tambem é bom, tem mais tipos de combates dass as pessoas que estao a dizer mal do jogo ou nao percebem nada do assusto ou entao nao passam de fans da tna com inveja por este jogo ter sido excelnte ee o tna impact ter sido uma mer** sendo um dos piores jogos de wrestling de sempre =)

  25. Henrique - há 8 anos

    desculpem la xatear com esta pergunta mas tem algum video do roster editor? e esta disponivel para a versao ps2??

  26. DirtCrit - há 8 anos

    É engraçado como certas pessoas passam mais de metade do seu comentário sem comparar o resto da franchise ao 2009 e sim ao 2008. Antes de comentar pensem nos fundamentos que vão utilizar, não os atirem. JESUS: Michaels vem sem chapéu (AHH), Edge vem sem camisola (AHHHH), Jericho tem musica Remix (AHHHH). Quem se importa com isso quando temos o maior e mais actual roster de sempre, o Create-a-Finisher, Combate Inferno, jogabilidade mais inovada, gráficos melhorados, Create-a-Wrestler melhorado, Road to Wrestlemania, Modo Carreira… Para refutar as ideias, dos desculpem a indiscrição, sem-fundamento-porque-não-pensam-antes-de-falar, Michaels vem sem chapéu mas temos a alternativa DX, Edge sem camisola mas teremos 2 attires disponiveis, jericho com musica “remixada” mas podemos alterá-la através de Custom Music. Em vez de estarem sempre a criticar no sentido pejurativo da palavra um jogo que provavelmente ainda nem jogaram, avaliam bem a situação e o esforço e dedicação que os produtores ofereçem!!! Eu sei que ainda vivemos numa democracia mas por amor de deus há limites para tudo! E quanto ao facto de ausencia de comentadores na PSP, é a PSP não esperem um jogo ao nível da Xbox 360 por exemplo, quer dizer, acho que ainda há bom senso nesta raça humana. (No geral, daqui a um bocado estão a fazer como a Ministra da Educação queres ver…). E para não perder mais tempo com comentários desta natureza só tenho uma coisa a dizer: Não querem, não comprem (No final, tenho a certeza que vão comprá-lo). Quanto á tua pergunta Henrique, o roster editor está disponivel no youtube onde basta colocares os seguintes termos: WWE Smackdown vs RAW 2009: Roster Editor/Team Management Pics (se quiseres video mesmo tenta procurar por um “look at” para PS3 que em determinada altura apareçe). Não sei se está disponivel para PS2. Qualquer duvida disponham….

  27. Matheus - há 8 anos

    quais os botões faz para tacar o oponente fora do ringue no modo inferno Match?

  28. Matheus, compras o jogo e vê o manual de insctruções ._.

  29. Zecena - há 8 anos

    O que o jogo tem Custom Music

  30. Salgado157 - há 8 anos

    o jogo vai sair em versao pa pc ???

  31. Sahn - há 8 anos

    opah..os gajos das criticas so as dizem pqe nao tem moey para o comprar…eu tenhu a coleçao tda desde o 2006 e esper comprar agr o 09…pelo qe ja vi a muito bom…disfrutem

  32. PT Enigmatic´ - há 8 anos

    adoro esse jogo! +_+

  33. RoB - há 8 anos

    Espero q a categoria legend seja mais difícil que do sd! vs Raw 08,no 08 era fácil a categoria legend.

  34. Anonimo - há 8 anos

    Bom.. ps3 ja tenho..comprei hoje =`) ..agora so falta o jogo..acho que vou compralo no natal =`D

  35. kevin - há 8 anos

    estou esperando aqui em itajai chegar wwe 2009 para ps2 ja chegou mas as maudita da enchente atrapalhou vou neste sabado para comprar

  36. Anonimo - há 8 anos

    So uma coisa sabem quando é que o jogo vai descer de preço pah..ja vi ai em varias lojas mas ta tudo a 69.99 euros (para ps3 claro) :(

  37. wwe on fire - há 8 anos

    ja passei o jogo todo um dia depois de sair

  38. rui - há 8 anos

    ola como e k eu fasso a carreira normal como e nos outros jogos podem me esplicar

  39. king - há 8 anos

    fala portugues se faz favor rui, pois nao entendi nada do que querias dizer…

  40. anonimo - há 8 anos

    wwe on fire isso so prova que es um viciado e nao tens mais nada para fazer na vida :/

  41. rafacel - há 8 anos

    alguem sabe como que coloca 6 abilidades em algum cara,porque eu tenho um cara que criei mais ele nao fais as coisas de acrobatica ou subimiçao ou etc ,porfavor me ensine eu ensino a fazer codigos mais me ensine vlw ;)

  42. Kane - há 8 anos

    eu acho uma merdaa para a PSP não ter os comentarios mas espero que no de 2010 (se houver ) , haja para a psp os comentadrios ne.
    e tmb espero que para a psp o preço abaixe pk para a psp akilo é uma merda nem os comentadores podem falar.
    espero que mudem isso.

  43. The miz - há 7 anos

    alquem sabe como abrir a segunda roupa do rey mysterio

  44. PiИИto® - há 7 anos

    The miz :
    alquem sabe como abrir a segunda roupa do rey mysterio

    Já passei o jogo a 100% à bué mesmo… Mas respondendo à tua pergunta… Tens duas maneiras:

    – Ou por cheat code “BooyakaBooyaka619SvR” (sem aspas mas com as letras maiúsculas exactamente como estão).
    – Ou então no Road to WrestleMania do Batista e do Rey Mysterio, vais com um destes dois num tag team match que terás contra o Miz e o Morrison fazes a cover para a vitória no John Morrison.

    Esclarecido, rapaz?

  45. david - há 7 anos

    ”the next PPV is royal rumble.
    if you defend your title now,you can´t compete in the royal rumble match.is that okay?”
    quando aparece isso no carrer mode oque tem que faze?
    se perde um cinturão eu fiz e não deu serto

  46. zequnha - há 7 anos

    alguem sabe a segunda roupa do kane ?

  47. ffffffffffffffffffgg - há 7 anos

    o jogo é fixe mas ja fi melhores

  48. FABIO - há 7 anos

    QUERIA SABER COMO MUDAR OS GRAFICOS PARA A PSP

  49. Zarpa - há 5 anos

    Para ler isto tive quase 10 minutos mas está muito bom o texto e acertado, dou os parabens ao Luis Salvador

Comentar

Login com Facebook

Editar avatar »

Notificações por email:

Wrestling.PT © 2006-2016 / Política de Privacidade / Disclaimer / Sobre Nós / Contactos / RSS Feed / Desenvolvido por Luís Salvador