10 Botches notáveis que não estragaram combates – Top Ten #521

1 – Nem a Cell aguenta

É, a coisa pôs-se bem mais bruta neste. Duas ocasiões marcaram este combate e tornaram-no o clássico, que é o clássico com o asterisco da consciência. Esse asterisco é de reconhecimento de que se devem evitar estas coisas. Foi para lá da linha do perigo, proporcionou um momento inesquecível e a vítima ainda aí anda, felizmente. Mas isto são o tipo de coisas para não se tentar em casa… E já agora no ringue ou em lado nenhum.

Mas, como um dos clips mais reproduzidos de sempre, como parte de um dos combates mais chocantes na WWE, e um dos clássicos mais incontornáveis de todo o wrestling, é realmente um grande combate. Marcado por dois spots arrepiantes. O primeiro? Ao que consta, um improviso.

Parece que foi ideia de Foley, enquanto estavam no topo da Cell, que Undertaker o empurrasse e este, céptico, lá cedeu para ver o que ele ia inventar. Não há certeza do quanto ele estava à espera que ele simplesmente se atirasse dali abaixo. Apontou para a mesa dos comentadores e lá se arremessou. E essa não estava tão bem preparada como as do Shane. Em linguagem corrente, mas também de forma muito literal, partiu-se todo. Assim simples.

E como estava escrito que tinha que haver mais asneiras, o raio do combate continuou. Enquanto ninguém percebia muito bem do que é que aquele Mankind era feito. Havia um spot por cumprir que teria Foley arremessado contra o tecto da Cell. E aí é que se dão elas. O tal botch. O raio da porra da maldita da danada da Cell cede e Foley volta a cair daquela altura, desta vez estatelando-se no chão. Como colocar isto por outras palavras? Ora, partiu-se todo.

E aguentou. Isto são coisas que um ser humano não foi feito para aguentar, o que realmente deixou assegurado que Foley seria outra coisa qualquer. O combate chegou ao fim e a plateia nem acreditava no que acabava de ver. Mas sabia que estava algo ali imortalizado para sempre. Nós bem sabemos. Dos grandes combates mais inesquecíveis de sempre, precisamente pelas coisas que correram mal. Mas sim… Não tornem a aprontar uma dessas!


Contagem concluída, também chegou ao fim independentemente de algum botch cometido ali pelo meio, que é sempre possível. Agora se conseguiu ser aqui uma grande coisa graças a isso ou apesar disso é que já parece algo mais difícil. Mas há sempre qualquer coisa que realmente o torna melhor. Que são os vossos comentários. Tudo aberto, é como quiserem, em relação a estes dez destaques ou a mais algum que queiram acrescentar. Porque, na verdade, até há muito disto!

E, de resto, é andarem por aí até à próxima semana quando há mais botches para vos trazer, para concluir o tema. Já se falou de muitos tipos de botch, dos grandes, aos que não estorvam, aos que mudam tudo. Bem os vemos e bem vemos que têm diferentes consequências. O engraçado é que nem sempre os vemos. Ficamos a saber depois e que até fizeram diferença. A categoria que faltava. A lista para concluir: dez botches que nem reparámos. A ver se há dez desses. Subtileza nisso! Venham cá verificar, não atrasem as compras de Natal e fiquem bem. Até à próxima!

Comentar