5 – First Blood
Já vítima de um brutal spoiler numa entrada anterior, agora parece que chega aqui com menos impacto. Acaba por cortar um pouco o efeito se antes do First Blood tivermos uma variante diferente do First Blood. Mas pensaram logo que esse também se habilitava, não pensaram?
O conceito é o mais simples e é também violento na sua simplicidade. O adversário tem que sangrar, é esse o objectivo. O acto do blading é algo ao qual não se deve fazer um lutador ter que se sujeitar, costuma partir da vontade do próprio. Por vezes até há restrições e proibições em relação ao acto, em várias alturas, com uma delas já aqui mencionada noutra entrada. Aqui tem mesmo que ser. E caso haja alguma objecção com a segurança do acto, lá terá que se improvisar e forjar a coisa. Perguntem ao Killer/Karrion Kross. Se um combate, por norma, tem que ter algum incidente ou já ter ultrapassado alguma linha de intensidade para chegar ao sangue… Aqui é obrigatório. Não pode ser agendado à toa, como uma mera exibição. Tem que ser entre dois azedos rivais. Tem que haver um imenso desejo em fazer o adversário sangrar.
Com um conceito tão simples, devia ser fácil dar-lhe um finish sem inventar muito. Parece que nem isso se safa. Já vimos alguns finais estapafúrdios como o tal de Ric Flair, que venceu por pin, enquanto sangrava ele; ou um entre Hernandez e Matt Morgan, na TNA, em que Hernandez utilizou o próprio sangue no peito de Morgan para enganar o árbitro. Dada a sua especialidade e até alguma precariedade – e se o lutador agendado para vencer, sangrar acidentalmente? – é combate raro, que não vemos há algum tempo, sendo talvez o tal caso de Kross, na TNA, o mais recente a vir à memória. Também é difícil de ter hoje em dia: a WWE, já mais aberta, não tem ainda uma política que os deixe abusar; na AEW parece que já se sangra com muita facilidade e regularidade. Recuando atrás no tempo, imaginam um encontro desses entre Jon Moxley e Cody Rhodes? Aquilo durava, nem dois minutos!
1 Comentário
Eu acho que devia haver algum combate de mulheres num ambulance match