10 Estrelas que saíram da WWECW – Top Ten #459

1 – CM Punk

Pronto, com este primeiro classificado se calhar voltamos à introdução mesmo. Para reiterar ou recapitular com outros ênfases quais são verdadeiramente os critérios para a entrada neste Top Ten. Há casos mais relacionados com o percurso na WWE, uma introdução aos fãs mais casuais. O patamar derradeiro de chegar à Liga Grande que é atingido com a chegada à WWE, para muitos o cume da escalada.

Porque só aí é que podemos considerar CM Punk. Não vamos fazer de conta que foi isto que o lançou e que só começou a fazer carreira a partir da ECW. Já ele era famosíssimo quando aí chegou. Seis anos de independentes. Até parece pouco mas foi o suficiente para se tornar um dos melhores lutadores independentes que por aí se vissem. Quatro anos de Ring of Honor serviram para fazer história, como World Champion ou dando clássico após clássico com alguns dos seus encontros – especial destaque para os recentemente recordados encontros com Samoa Joe – a ficarem para a história. Tornou-se um lutador inevitável. Esteve na TNA mas até nem capitalizaram muito aí. Foi importantíssimo e parte de um notável grupo de jovens lutadores que quebraram barreiras: tornaram o wrestling independente notável e mostraram que até esses “pequenotes” podiam chegar à WWE e ser estrelas. Constou entre os primeiros desse lote.

Assinou com a WWE em 2005 e até isso teve que fazer com estrondo, assinando o contrato sobre o cinto da Ring of Honor, em tom provocador que viria a ser o seu eterno diapasão. Pensaram bem num território onde o estrear, já que talvez a base de fãs que assistia à nova ECW com esperança e receio – talvez se tenha confirmado mais a segunda – conhecesse ou se identificasse com o estilo do jovem CM Punk, que afirmava não beber, fumar ou consumir qualquer tipo de droga. Somos dois, consigo apoiar este tipo. Eu e muitos. Rapidamente chegou ao seu primeiro título, o da ECW, para o estabelecer. Só em 2008 foi transferido para o Raw e já havia malas, títulos Mundiais, grandes feuds e outras coisas à espera dele. Protagonizou o “Summer of Punk” que fez dele a cara da companhia por uns meses e… Infelizmente a coisa teve que dar para o torto e abandonou em maus termos. Fácil acusar o empregador mas… Está ele agora de volta, na casa nova, após mais um atrito, o que levanta a questão se realmente a atitude frontal dele não trará assim um certo magnetismo para os problemas. Quem daqui conheceu CM Punk só a partir da ECW – tenho o meu próprio braço erguido – e nunca sonharia com o seu conturbado percurso ao ver aquele jovem das vinhetas, que até parecia tão bom rapazinho?


Pronto, boas carreiras, umas melhores do que outras. Mas fica aqui a prova de que se criaram estrelas a partir da ECW! Mesmo que uns já tenham vindo feitos e outros tiveram momentos mais assim-assim no seu percurso. Calha a muitos, para não dizer todos. É tipo aqui o Top Ten, quase! Mas espero que tenham gostado e que se sintam à vontade para comentar. Devo reforçar que fico muito grato a todas as participações mas também muito grato a todas as leituras silenciosas que também contam imenso, claro, e tenho que assumir que ainda serão algumas. Agradeço as recentes manifestações que mostram que valeu a pena pedinchar estão sempre aí desse lado… E nunca ultrajados para vir mandar vir contra alguma coisa! Muito obrigado e mantenham o interesse e total à-vontade para comentarem este tema e qualquer um, como quiserem, tanto em relação a estas entradas como com o acréscimo de outras que até deviam aqui estar. Sabem que pode falhar muita coisa, é só um gajo a fazer muita coisa de cabeça e com pesquisas difíceis.

No entanto, é tempo de fechar o tasco mas deixar o anúncio para o próximo, é como isto aqui funciona sempre. Mantemo-nos na mesma era. Ou melhor, olhando a este Top Ten… Regressamos a ela. Fugiu um pouquinho. Então voltemos àqueles tempos e ao seu midcard. Que era sólido. Tinha estrelas que destacaram. Mas que acabaram por desvanecer e alguns até desaparecer. Então vamos olhar a dez estrelas da Ruthless Aggression que acabaram por perder relevância. São muitos, já verão de que tipo de estrelas falamos. Não, ainda não é desta que tem o Jimmy Wang Yang!

Portanto venham cá ver, fiquem bem, boas férias para quem ainda as desfrutar ou lá chegar agora, desfrutem do calor ou fujam dele como vos for mais conveniente e até à próxima!

5 Comentários

  1. El Cuebro1 ano

    Bom artigo, nem tinha ideia de alguns nomes ali!

  2. Filipe1 ano

    O bobby lashley andou por la…

  3. Victor Silva1 ano

    Excelente artigo, bem nostálgico também

  4. Cebolinha1 ano

    Continua Chris, temos de chegar às 500 semanas! Os artigos são sempre bem escritos e bem humorados! Força!

  5. Tiago1 ano

    Jimmy Wang Yang ao poder. Seja no próximo conteúdo ou noutro qualquer, não podes deixar de falar em estrelas como ele. Sigo a.WWE desde 2004 e tantas são as saudades dessa altura…😔😔😔