10 Momentos-chave da Década – Top Ten #299

4 – Assim acaba uma streak, assim acaba uma lenda

Parece uma posição baixa, mas o pódio estará ocupado de acontecimentos históricos para todo o wrestling. Em termos de momentos específicos, sim… Tem que ser o momento da década. Eu disse logo ao início que não tinham que ser momentos que gostassem, mas sim que fossem marcantes. E é que, mesmo que o façam, não se pode propriamente dizer que o momento tenha sido mau. Apenas vos/nos atingiu ali direitinho no coração e essas cenas aleijam.

Undertaker será, sem dúvida, um dos melhores Superstars de sempre. Ninguém apaga isso nem que o tentem enterrar vivo mais um punhado de vezes. Tem imensas coisas que o justifiquem, mas entre elas havia um feito incrível. Mais de vinte anos. Já vinte Wrestlemanias que passavam. E Undertaker nunca tinha perdido no grande palco. Já envelhecido e incapaz de competir a tempo inteiro, tornou-se sinónimo do grande evento do ano e regressava para defender a sua streak invicta. Com defender leia-se, dar a ilusória oportunidade a alguém, sacar de um grande combate da noite, vencer, prolongar a intocável streak e… Próximo. Já estava estabelecido que ninguém tocaria naquilo, Undertaker retirar-se-ia dos ringues invicto na Wrestlemania e levaria esse inédito e inalcançável triunfo para o Hall of Fame. Chega a Wrestlemania XXX e chega Brock Lesnar.

Ora essa, só mais um. Que fosse uma besta e mais não sei o quê, ia para o conjunto de vítimas apenas. Que ia fazer o gajo que nem sequer apontar para o incontornável símbolo da Wrestlemania sobre o público conseguia? Se calhar ia fazer muito. O combate aconteceu e após um F5 que já não era o primeiro, vemos algo anómalo que não processámos muito bem. Vimos a mão do árbitro a atingir o solo e a assinalar a contagem de três. Pior ainda, a mandar soar a campainha. Muitos pensaram que tinha sido botch. Uma treta, visto que era evidente que aquele spot era o final e Undertaker estava imóvel, não havia ali indício de botch nenhum. QUERIAM que tivesse sido um botch porque não conseguiam acreditar.

A ausência de música de celebração que toca sempre imediatamente após o combate concluído ainda enfatizou mais o facto: toda a arena, todos aqueles milhares estavam pasmados e em silêncio. Heyman também vendia o seu pasmo. E passamos para as reacções faciais do público, muitas delas tornadas tão históricas quanto o momento em si. Foram uns longos minutos em que não sabíamos bem o que estávamos a ver. Mas tinha que ser pronunciado: estávamos a ver o 21-1, acabávamos de assistir à streak de Undertaker na Wrestlemania a chegar ao fim, a ser quebrada. Muitos ainda nem aceitaram.

A partir daqui viria a rota de títulos de Lesnar e Undertaker, que se assumia que se retirasse, manteve a sua presença esporádica para recuperar algumas vitórias e perder por mais uma vez na Wrestlemania. Alguns dos queixos do público foram apanhados do chão, alguns ainda por lá andarão. Que venha esta década e a próxima e muitas mais que há alguma segurança em dizê-lo: nunca conseguirão sacar de um grande momento tão chocante como este!

2 Comentários

  1. Carlos Eduardo5 anos

    O fim da streak vai ficar ora história

  2. Rooben5 anos

    Excelente artigo ☺