10 Storylines e Angles que Recriaram Outros – Top Ten #530

8 – Teste à sobriedade

Um dos muitos demónios que assombra esta indústria é o dos vícios, no qual muitos acabam por cair, infelizmente. Muitos batem no fundo, demasiados perdem a vida para isso. Felizmente, também há histórias de redenção e sobriedade, de lutadores capazes de superar tamanha dificuldade e servir de exemplo para outros que passem por semelhante.

Também serve como pano para umas manguinhas. Há a péssima exploração como a WWE fez com Road Warrior Hawk e a WCW fez com Scott Hall, apenas exemplos de muita falta de gosto em que os problemas eram explorados. É mais fácil recorrer a um recuperado e, se não for sensível ao assunto e autorizar, trazer o assunto à baila, para provocação e heat. Há o twist de Chris Jericho, em 2012, a insinuar que tinha apanhado o straight edge CM Punk, a beber, após expor problemas de vício na sua família, e a exigir um teste de sobriedade em ringue, para revelação de que era tudo uma armadilha de Punk, que permanecia perfeitamente sóbrio.

Pode remontar, mesmo que não tão directamente a um segmento de 2006, quando Vince McMahon andava a fazer a vida negra a Shawn Michaels, um dos mais notórios e exemplares recuperados. Insinuava que era tudo mentira e ele continuava, basicamente, a ser um drogadito. Forçou-o a um momento humilhante, num segmento bizarro, em que fez um teste, em pleno ringue, urinando para um copo, que acabaria por arremessar à cara de Vince. Nojento, engraçado, estranho, pode ser isso tudo. E não seria a última vez que veríamos isso, já que o segmento de CM Punk só envolveu o abecedário ao contrário e caminhar em linha recta, nada de despojos.

Outro que também é assombrado por vícios é Jeff Hardy, infelizmente vítima de várias recaídas. É perdoado e acolhido pelos fãs como alguém com um sério problema e ainda é apoiado. Na TNA, após uma humilhante “performance” no main event de um PPV, voltou com uma storyline de redenção, em que pedia mais uma chance. Infelizmente, voltaria a ter mais problemas e, já na WWE, voltaram a explorar o assunto. Houve desgosto por parte dos fãs por estarem a ver isso outra vez: a exploração dos problemas de Jeff… E o segmento. Num Smackdown de 2020, em plena era pandémica, e talvez movidos pela privacidade da arena vazia, reproduziram o segmento de Shawn Michaels, mas com Sheamus a insinuar que Jeff estava intoxicado e tinha causado um acidente no parque de estacionamento. Quase exactamente igual. Com urina atirada à cara outra vez e tudo. Não foi tão bem recebido e fica a questão sobre o bom gosto na utilização de algo tão pessoal e problemático para conteúdo televisivo. Especialmente quando apenas reproduzem as mesmas ideias.

Comentar