10 Storylines e Angles que Recriaram Outros – Top Ten #530

4 – “Summer of Styles”

Vamos já de uma vez esclarecer as coisas: AJ Styles é, realmente, um dos melhores de sempre e um lutador altamente influente, que constará nalgum obrigatório “Mount Rushmore” da sua geração. Sim, todos sabemos, mas é para deixar bem claro, já que é a segunda vez que ele aparece e assim até parece que ele não sabe fazer alguma coisa original.

Mas deram-lhe uma storyline curiosa nos seus últimos momentos na TNA e no último reinado. Saído de uma storyline com os Aces & Eights, que lhe remodelou a personagem, em 2013. Partiu em direcção ao TNA World Heavyweight Championship no Bound for Glory, que venceu, com uma particularidade: andava às turras com Dixie Carter e andava lá, supostamente, sem contrato com a companhia. Recusou uma renovação proposta por Dixie e pôs-se a andar, com o título em posse. Por lá, ficou vago e Magnus – olha quem é ele! – vence o torneio pelo título vago. E, claro, é confrontado pelo retornado Styles, o verdadeiro Campeão e ambos têm que combater para definir quem é o Campeão verdadeiro. Graças a interferências de Dixie e de uma catrafada de gente, Magnus venceu e Styles não renovou contrato, desta vez a sério. E foi quando saiu e partiu para a nova etapa da sua carreira que o levaria a novos feitos lendários no Japão e, um pouco mais tarde, na WWE.

Mas isso lembra-vos alguma coisa? Um gajo, sem contrato, a vencer o título e a sair da companhia… Para voltar depois e confrontar o novo Campeão, disputar com ele o legítimo título e ser tramado pela figura autoritária que não o queria ali. Exactamente, basta recuar dois anitos para o “Summer of Punk” e para a saga de CM Punk, pós-Pipebomb, na qual fez exactamente o mesmo. O paralelismo estava bem à vista.

Contudo, até se discute se a segunda execução não terá sido feita melhor. Styles esteve fora mais tempo e o torneio foi mais duradouro, permitindo mais tempo para vender a ausência, ao contrário de Punk que todos consideram que voltou cedo demais e confrontou… Não o tipo que venceu o torneio, esse teve o título por uma hora, mas sim John Cena que venceu porque sim. E, apesar de realmente deixar água na boca para o que podia vir depois disso, acabou por dar em… Triple H vs Kevin Nash, após Nash andar a mandar mensagens a ele mesmo. É, se calhar a reprodução na TNA foi mais directa ao assunto, com mais tempo para ser vendida, e sem tantas invenções. Lamentou-se só que a saída de Styles tenha sido tão definitiva.

Comentar