10 Superstars que ficaram over por si (com recompensa) – Top Ten #364

6 – Rob Van Dam

Hoje um Hall of Famer e ninguém negaria que a sua carreira é precisamente disso. Lenda representativa do fenómeno que foi a ECW e toda a sua influência para o wrestling moderno. Um midcarder na WWE, se bem nos lembramos. Dos mais populares e favoritos de todo o povo. Mas o desgraçado era midcarder e até lhe davam assim uns hiatos longos.

O seu estilo de luta é deveras muito entusiasmante, logo nem é gajo que precise de uma personagem por aí além ou de grandes promos para ser apreciado pelos fãs. Não era ao microfone que mais se destacava mas também passava uma boa vibe, era um tipo com quem muitos fãs se podiam identificar, um gajo “down to earth,” um indivíduo relaxado. Se calhar relaxado demais, com influências narcóticas leves, e se calhar isso também lhe podia ser um obstáculo, mas não o reduzamos a isso. Tinha carisma apesar de tudo, não era só um tipo flexível que dá muitos saltos e cambalhotas. Chegou muito facilmente ao topo da ECW e não teve dificuldade em ser pescado pela WWE. Mesmo que não lhe quisessem dar esse mesmo estatuto.

A batalhar com o ter sido alguém importante fora e até com o tal relaxamento a mais, Van Dam poderia estar já a lutar por títulos maiores aí um ou dois anos após a sua chegada, mas o título Intercontinental era praticamente o mais alto a que o deixavam voar. Porque também não o iam descartar. Para conquistar o público, a RVD bastava subir ao ringue. Eventualmente iam ter que capitalizar nisso, nem que fosse quando fosse uma necessidade por verem uma oportunidade impossível de deixar passar. Quando tiveram a ideia de resgatar a ECW como uma terceira brand. Mudou imenso, mas ao início a ideia era que ainda tivesse alguma ligação com a velha ECW. E, para começar isso, fazia-se com malta de lá. RVD era gajo para ser o Face de topo. E podiam simplesmente transferi-lo para lá, reconhecê-lo, fazê-lo ganhar algum torneio e pronto, encabeçava uma “B Brand.” Não, felizmente quiseram fazê-lo em grande: derrotou John Cena pelo WWE Championship num clássico, com um dos melhores públicos de sempre, tornando-se o inaugural ECW Champion da era WWE. Hoje é uma lenda, em vez de alguém que o podia ter sido. E o seu recente lugar no Hall of Fame apenas cimenta um legado e uma conexão que Rob Van Dam conseguiu, por si, com o público.

4 Comentários

  1. Acho que o zack ryder tinha lugar nesse top 10 tambem

  2. João Pereira4 anos

    Cm Punk?