Algo que já deveria ter acontecido há mais de uma década, aconteceu finalmente depois do AEW Dynamite Grand Slam desta quarta-feira: Dave Meltzer deu finalmente uma avaliação de 5 estrelas a um combate de Bryan Danielson.

O dream match entre Bryan Danielson e Kenny Omega recebeu 5 estrelas por parte do jornalista do Wrestling Observer, sendo que este foi o 9º combate da AEW e o 18º de Kenny Omega que recebeu 5 ou mais estrelas.

Apesar desta avaliação de Dave Meltzer ser subjectiva, pois é só a opinião do jornalista, a verdade é que o embate entre Bryan Danielson e Kenny Omega foi um combate incrível e que cumpriu as expectativas da larga maioria dos fãs, tendo deixado bastante “água na boca” para um segundo combate entre os dois lutadores.

Em reação a esta notícia e através do Twitter, Don Callis aproveitou para espicaçar Bryan Danielson, dizendo que este não precisa de agradecer, porque ele e Kenny Omega gostam de tornar os seus sonhos realidade.

Ainda sobre este dream match, Dave Meltzer apontou na Wrestling Observer Newsletter que os responsáveis da AEW decidiram abrir o Dynamite Grand Slam com este combate pois tiveram receio que os outros combates do evento se prolongassem e depois não houvesse tempo para os dois lutadores fazerem os 30 minutos de combate.

O jornalista também apontou que a AEW, como queria que só houvesse um intervalo durante o combate, isso seria impossível de fazer se o mesmo acontecesse no main event. Assim, também se captou uma maior atenção por parte dos fãs logo a abrir o show e foi possível proporcionar um main event feminino.


Pensas que Bryan Danielson vs Kenny Omega merece esta avaliação por parte de Dave Meltzer? E consegues explicar porque é que só agora o jornalista avaliou um combate do “American Dragon” com 5 estrelas?

19 Comentários

  1. Rolf3 anos

    Ele já merecia nos seus tempos da ROH, tem lá muitos clássicos. Na WWE pode-se destacar o combate contra o Cena e contra o Punk que podia ser no nível 5 estrelas.

  2. Eu não ligo muito a estes ratings do Meltzer porque faço sempre uma avaliação muito diferente da dele. Ele deu, por exemplo, 5 estrelas a um combate entre o Santana & Ortis contra os Best Friends, enquanto que “só” deu 4.75 aos combates entre o Undertaker e o HBK na WrestleMania. Mas lá está, são as opiniões dele, por isso respeito.

    Tinha ideia que o Bryan tinha tido um 5 stars match na ROH contra o Nigel McGuinness. Eu por exemplo gostei mais desse combate do que este que aconteceu no Dynamite. Também teve combates muito bons contra o Joe, o AJ, o Takeshi Morishima ou o KENTA, onde eu secalhar dava 5 estrelas.

    • Também me parece que o combate que ele teve no Summerslam 2013 contra o John Cena foi muito underrated, por causa do que aconteceu depois do combate. Não se falou tanto da qualidade do mesmo, o pessoal focou-se mais no Turn no HHH e do Orton.

      E o John Cena trabalhou lesionado, e mesmo assim fez um brilharete. Truta.

    • Anónimo3 anos

      Concordo, também não ligo muito aos ratings do Meltzer, é apenas alguém a dar a sua opinião como qualquer outra pessoa. Mas seja como for, foi um combate muito bom entre o Bryan e Omega.

    • Tens toda a razão. Já para não recuar mais no tempo e comparar, por exemplo, wrestlers como Shawn Michaels e Bret Hart, que têm 4 combates no total (2 cada um), com os Young Bucks que têm 7 combates!!!

    • Irracional3 anos

      “só” deu 4.75 aos combates entre o Undertaker e o HBK na WrestleMania.

      Eu penso que muito desse combate havia “previsibilidade” pq já havia rumores de aposentadoria do HBK, além que 1 ano antes eles já tinham entregado um combate tão bom quanto, então vários spots e moves ficariam “repetitidos”. Para mim esse combate foi 5 estrelas também, mas não duvido o Meltezer ter pensado algo assim.

    • Sim Irracional, eu também gostei mais do combate de 2009. Mas mesmo esse combate teve 4.75.
      A repetição de alguns spots/moves ajudou a contar uma belíssima história. Por exemplo o mesmo acontecia na saga de combates entre Omega/Okada ou Okada/Tanahashi, que foram séries de combates que ele sempre gostou.

      É verdade, W8_4_it. Eu concordo com ele na avaliação desses 4 combates.

      Tens exemplos de combate do Shawn contra o Flair (Mania), Cena(RAW), HHH, HHH/Benoit(Mania20), aos quais eu pessoalmente dava 5 estrelas.
      Do Bret admito que não conheço tão ao detalhe a carreira dele. Mas pelo menos ao outro combate com o Owen(Mania10) e com o Davey Boy no Summerslam, também dava as 5 estrelas.

    • Irracional3 anos

      Carlos em relação ao combate do ano anterior, eu achei a crowd um pouco inferior, acho que se ela estivesse agitada igual como tava na WrestleMania 26, certeza que teriamos nota 5. Querendo ou não um dos critérios que ele atribua além dos aspectos técnicos, inovações, spots é o fator crowd/participação dela.

    • Eu gostei da crowd, o Undertaker e o Michaels souberam trabalha-la muito bem. Um slow build muito bem executado e a influência da crowd foi crescendo ao longo do combate, exatamente como tinha de ser feito.

      Lá está são opiniões, para mim são dois dos melhores combates de sempre da WWE. Os meus favoritos na Mania, onde para mim tudo funcionou muito bem.

      Acredito que para o Meltzer o fator crowd não tenha tanta influência, porque se vires a quantidade de combates que ele avaliou em 5 ou mais estrelas no Japão, foi elevada. E as crowds no Japão, por norma, são muito caladas(é tradição), já não vejo Wrestling japonês há alguns anos, mas lembro-me de ver grandes momentos a receberem ‘só’ uma salva palmas. É uma cultura diferente de Wrestling, não estou a dizer que seja mau, mas acho que o Meltzer não leva esse fator tão em consideração como leva a qualidade do combate.

  3. El Cuebro3 anos

    Realmente o combate foi muito bom, uma pena ter acabado em empate, mas acabou que foi um fim apropriado e que claro deve deixar no ar um possível ou possíveis novos combates entre eles, o GrandSlam Dynamite começou muito bem e terminou muito bem também!

  4. O melhor combate do ano!

  5. E muitos mais estão para vir

  6. Esse ser o primeiro combate do Bryan a receber 5 estrelas em tantos anos de combates incríveis mostra mais uma vez que o Meltzer é mesmo bem questionável

  7. Dos melhores combates do ano sem dúvidas!

  8. Nao sei o que é pior, o facto de um dos envolvidos ligar tanto para estes “ratings” (que nao passam da opiniao dum mark) ao ponto de usar isto como provocação ou o facto de o bryan ter de ir para a aew para ter uma 5 star match, quando ja teve tantas lutas melhores que esta na wwe. É a chamada imparcialidade.