No passado, a WWE incorporou frequentemente temas políticos nas suas storylines, refletindo conflitos do mundo real. No entanto, nos últimos anos, a empresa mudou de abordagem e tem evitado temas políticos.

Em entrevista ao Fightful, Sami Zayn explicou por que a WWE já não aborda questões políticas e destacou que o Wrestling sempre refletiu a sociedade.

Eu gosto de falar sobre Wrestling de forma mais profunda, especialmente como uma forma de arte reflexiva.

O Wrestling sempre espelhou a história e a sociedade, mostrando como reflete o mundo em diferentes épocas. Ao longo da história, o Wrestling frequentemente representou o clima político da altura.

Nos anos 90, durante a Guerra do Golfo, tivemos o Sergeant Slaughter envolvido com o Iraque. Antes disso, nos anos 50, havia vilões nazis, vilões japoneses — quem quer que fossem os inimigos políticos da altura, o Wrestling refletia isso.

No entanto, Sami Zayn explicou que a WWE evita deliberadamente temas políticos nos dias de hoje, pois o mundo tornou-se mais sensível a esses assuntos.

Além disso, ele acredita que a WWE é um escape dos problemas do mundo real, permitindo que os fãs desfrutem do espetáculo sem distrações políticas.

Agora, de certa forma, estamos a fazer o oposto. A WWE já não toca em política de todo. O clima político não é refletido no produto e, de certa forma, isso por si só já é um reflexo da sociedade.

As pessoas hoje em dia são muito sensíveis a esses temas. Mas, mais importante, acho que a WWE deve ser um escape de tudo isso.

A política é sentida no dia a dia — coisas como impostos que afetam os preços nos supermercados ou o preço do combustível. As pessoas já lidam com esses problemas na vida real.

Quando assistem à WWE, querem esquecer tudo isso. A WWE oferece esse escape, especialmente agora que a política se tornou quase como um tipo de entretenimento próprio.

Essa mudança ocorreu depois de lendas como Hulk Hogan terem demonstrado apoio público a Donald Trump, gerando reações mistas entre os fãs.


Achas que a WWE deve continuar a afastar-se da política, ou sentes falta das storylines com temas políticos?

4 Comentários

  1. TR10 horas

    Em relação ao último parágrafo a mudança aconteceu após, ou o assunto surgiu após?

  2. Sami Zayn está certo. O Wrestling não precisa ser mais um campo de batalha política. Já temos filmes, séries e até mesmo o noticiário transformado em espetáculo de entretenimento carregado de ideologias. A WWE sempre foi um refúgio para os fãs, um mundo onde o bem e o mal se enfrentam sem precisar de discursos panfletários ou agendas escondidas.

    O Wrestling já refletiu a sociedade no passado, mas hoje o público busca algo diferente: uma fuga da realidade, não mais um lembrete das divisões do mundo real. A WWE acertou ao focar no entretenimento puro, deixando a política para quem quer debatê-la. Afinal, quando se liga a TV para ver Wrestling, a última coisa que se quer é mais um sermão sobre o estado do mundo.

  3. Digam antes assim: antigamente a política servia para fazer comédia, na base do ridículo e desproporcionada da realidade. E isso ajudava no formato de palhaçada para entreter o povo.

    Nos dias de hoje ninguém acha piada a isso. Já não funciona, muito pelo contrário, até joga contra a WWE.

  4. Fazem bem em não fazer storylines com política. Nunca fui fã desse tipo de storylines.