Hoje estou bem disposto e por isso vou falar de um dos meus lutadores favoritos, AJ Styles. Percebo que a malta se calhar goste mais de ler quando eu venho para aqui enterrar alguém, mas percebi que ainda não tinha falado de AJ Styles e poderia simplesmente fechar o artigo dizendo que ele é fenomenal.

Para que saibam, AJ Styles vs Christopher Daniels num combate qualquer da então TNA foi o primeiro combate que vi fora da WWE e desde então que sou fã do “Phenomenal One”. E o mais incrível na carreira de AJ Styles é a forma como se reinventou ao longo dos anos.

AJ Styles na TNA era um dos melhores, se não mesmo o melhor high-flyer do mundo. Com o passar da idade, em vez de continuar a tentar fazer o mesmo que fazia quando tinha 20 anos e a ser uma sombra de si próprio, o “Phenomenal One” evoluiu e passou a ser um lutador bastante técnico e com strikes muito bons.

Pensar nele é pensar em AJ Styles vs Christopher Daniels vs Samoa Joe na TNA, onde o “Phenomenal One” mostrou todas as suas capacidades de high-flyer, mas é também nas guerras contra Kazuchika Okada ou Minoru Suzuki na NJPW, ou nos combates históricos contra John Cena e Daniel Bryan na WWE.

Para além de ser fenomenal dentro de ringue, para mim o melhor atributo do lutador é a sua inteligência. AJ Styles soube reinventar-se porque percebeu que não poderia confiar na sua velocidade e agilidade para sempre. Percebeu que teria de melhorar as suas promos se queria um dia ter sucesso na WWE. Sabe montar um combate como poucos e sabe criar spots bastante criativos que podem não ser tão difíceis como uma dupla pirueta, mas são mais memoráveis.

Por exemplo, AJ Styles usa a submissão Calf Crusher várias vezes e muitas vezes até ganha combates com esse golpe, e é fácil prever logo nos primeiros momentos do combate que vamos ver o “Phenomenal One” a fazer esse golpe, pois desde cedo que ele começa a fazer golpes na perna do seu adversário, já a anteceder que irá mais tarde usar o Calf Crusher. Isso demonstra inteligência, pois significa que o lutador pensa no seu combate e isso é um atributo extremamente importante no Wrestling.

Quantas vezes não víamos Ric Flair ou mais recentemente The Miz ou Charlotte Flair a fazer um simples chop block e pronto, já se pode fazer o Figure 4-Leg Lock. Sempre odiei isso e sei que com AJ Styles isso não acontece, pois o “Phenomenal One” faz questão de não insultar a minha inteligência enquanto fã e se usar o Calf Crusher então ataca a perna para fazer sentido quando usar a submissão.

Quanto ao restante move-set de AJ Styles, não tenho muito a apontar. Apesar de achar que o Phenomenal Forearm à partida pode parecer fraco como finisher, a verdade é que é um golpe que responde a todos os requisitos que um finisher de um lutador deve ter. Quando um lutador pensa num finisher tem de pensar em pelo menos duas coisas: que em 10 tentativas consegue fazer o golpe sempre perfeito, e que consegue fazer esse golpe a qualquer adversário. Se pensarmos nisso, o Phenomenal Forearm é um finisher perfeito.

Como disse e não me importo de repetir para sempre, AJ Styles é fenomenal (e sim sempre que escrevi isto é uma pun por causa da sua alcunha) e é um lutador que merece toda a carreira que teve, e espero ainda voltar a vê-lo WWE Champion mais uma vez antes de pendurar as botas.


E tu, és fã de AJ Styles? Se não és fã dele, será que és realmente fã de Wrestling?

11 Comentários

  1. ??1 mês

    “E tu, és fã de AJ Styles? Se não és fã dele, será que és realmente fã de Wrestling?” terminou o post perfeitamente.

  2. Facebook Profile photo
    Carlos1 mês

    Ah styles é simplesmente um lutador como poucos.
    Sem dúvida que é dos meus lutadores favoritos e sem dúvida dos melhores do mundo (está easy no meu top 5)

  3. TR1 mês

    Eu por acaso antes de abrir o artigo pensei que se não tivesse a palavra fenomenal ficaria desiludido.😂

  4. El Cuebro1 mês

    Eu concordo com esse artigo e acho também que ele merecia ser WWE Champ antes de se aposentar, quem sabe mais de uma vez ainda e vejo ele se aposentando na WWE, talvez possa ir para a AEW como manager talvez, só vendo!

  5. Anónimo1 mês

    Sem dúvida alguma que o AJ Styles é um excelente lutador! Gostava de o ver novamente campeão.

  6. Concordo, AJ Styles é fenomenal mesmo.
    Espero que seja WWE Champion mais uma vez ou então Universal Champion… quem sabe agora com isto do Draft

  7. Zoro1 mês

    É impossível não ser fã de AJ Styles, até porque chega a ter o pacote completo, isto é bom no ringue, com moves fantásticos, bom no micskill tanto heel como babyface. A meu ver só fica atrás do Seth Rollins, que é o meu top1 da wwe.

  8. MC1 mês

    AJ Styles para mim era o melhor lutador do mundo já nos últimos anos pela TNA, até ali aos primeiros 2-3 anos de WWE. Hoje em dia ainda é certamente dos melhores. Um lutador… FENOMENAL.

  9. _Sioux_1 mês

    AJ Styles ao vivo, durante o percuso na TNA foi algo do melhor que já vi na vida! Outro nivel.. e mesmo no MICk tem skills que podiam ser melhor aproveitas na WWE

  10. Vasco Morais3 semanas

    Uns dos melhores lutadores do mundo concordo que ele mereça um WWE Championship afinal os reinados dele são sempre interessantes e sempre uns dos melhores por isso gostava de o ver como WWE Championship ele têm bons moves ótimo em micro skill como heel ou como face é impossível não gostar dele faz parte dos meus tops5