Edge fez um dos regressos mais incríveis e inesperados da história do Wrestling, tendo ficado 9 anos de fora por causa de uma lesão no pescoço e regressado no Men’s Royal Rumble Match de 2020.

Mesmo quando lutava a tempo inteiro e agora, Edge é um lutador que tem coisas que acho excelentes, mas ao mesmo tempo tem coisas que não gosto por aí além, e então é alguém que eu não consigo dizer que é dos meus favoritos. Aliás, para que fique logo esclarecido, eu pertenço ao grupo de pessoas que pensa que Christian é melhor que Edge, e o “Instant Classic”, esse sim, é um dos meus favoritos.

Mais hoje a minha opinião será sobre o “Rated R Superstar” e começo pelo que nem eu, nem ninguém, pode negar: Edge é excelente ao microfone. Sempre o foi e agora numa altura onde existem poucos lutadores que façam boas promos, Edge destaca-se pelo sentimento que imprime nas suas palavras, pela forma como se expressa, e as suas expressões faciais transmitem exatamente o que o lutador está a sentir, e o que Edge quer que nós sintamos enquanto espectadores.

É inegável a capacidade de Edge ao microfone, tanto desde o seu regresso, como quando estava no auge. Em termos de promos, não há outra forma de o descrever se não, como excelente.

Em termos de personagem, sou honesto, não sou grande fã deste “veterano” Edge, por uma simples razão, porque com a sua paragem não pode dizer que lutou naqueles 9 anos. Ou seja, quando a WWE nos diz que Edge tem 29 anos de carreira, na realidade são 20. Quando olhamos para o roster da WWE, existem vários lutadores com carreiras dessa duração ou perto disso. Portanto, quando nos dizem que o “Rated R Superstar” é muito mais veterano que os outros lutadores na WWE, não é assim tão verdade.

Randy Orton, AJ Styles, Daniel Bryan (mesmo com a paragem), Shinsuke Nakamura, Sami Zayn, Kevin Owens e possivelmente mais alguns têm quase os mesmos 20 anos de carreira em ringue que Edge tem, e isso é um ponto que sempre me faz questionar o porquê da WWE insistir que Edge é muito mais veterano que os outros.

No entanto, as suas personagens quando estava no auge, desde o “Ultimate Opportunist” ou a sua evolução até ser o “Rated R Superstar” são muito melhores e que funcionaram na perfeição, e deram a Edge a plataforma para se tornar num dos maiores campeões da história da WWE.

No que toca ao seu trabalho em ringue, se aprecio bastante a psicologia que Edge usa nos seus combates e os pequenos pormenores que este faz durante os mesmos, o seu move-set sempre foi algo que me deixou a desejar.

O Spear de Edge é um dos mais fracos de sempre e isso nota-se bem agora que está em rivalidade com Roman Reigns, que tem um excelente Spear. Os seus signature moves, Edgecution ou Edge-O-Matic, são golpes normais que não têm um grande impacto, sendo que a sua submissão, o Edgecator, é uma versão diferente do Sharpshooter e é bastante interessante, apesar de pouco usada.

Porém, como o “Rated R Superstar” tem strikes bastante legítimos e os tais pormenores que faz durante o seu combate, faz com que eu não fique tão incomodado com o move-set do Hall of Famer. No final das contas, Edge sabe contar uma história dentro do ringue e os tais pormenores, juntando as suas expressões faciais e o seu carisma natural, ajudam a contar essa história, mesmo que os golpes não sejam grande coisa.

Por isso, em jeito de conclusão, não sou fã do trabalho de Edge dentro do ringue, mas “Rated R Superstar” tem uma excelente capacidade nas promos e um carisma natural, que já não é muito normal nesta geração mais nova de lutadores.


E tu, és fã de Edge? E se não és fã dele, o que te desagrada no trabalho do “Rated R Superstar”?

32 Comentários

  1. Miguell _Legend-14 semanas

    Concordo com grande parte, mas há umas incoerências que deste na questão veterana de Edge. Os comentadores da wwe falam da experiência que os seus superstars têm só na sua companhia e não em outras (pelo menos dão a entender muito isso). Mesmo assim o Edge assinou contrato em 1997 e teve o seu primeiro combate em tv em junho 1998, portanto ele tem de facto mais experiência que muitos. Exceto Randy Orton, indo de acordo com o critério da wwe de só contar com o tempo na companhia

    Em relação às ring skills concordo em absoluto, Edge conta sempre uma história em ringue e é consistente, mas o seu spear sempre deu muito a desejar e em comparação com Roman nota-se imenso isso.

    Nas mic skills nada a dizer, simplesmente um dos melhores.

    Com isto, só não concordo com a ideia de que Christian é melhor que Edge, mas um dia quero ver um artigo teu sobre ele, para puder comparar (penso que ainda não fizeste sobre Christian). Não encontro campos em que Christian supere Edge.

    • Anónimo4 semanas

      Lembrar tambem que o Edge é um dos melhores que existiu em lutas com estipulaçoes tambem (ladder, TLCs etc).

  2. Anónimo4 semanas

    Christian pode até ser um pouco melhor que Edge em ring skills, mas NUNCA foi um pacote completo como o Edge, se quero ver um show da WWE, quero ver uma personagem completa, algo que sempre a empresa valorizou acima de tudo. Alias, duvido que o Christian venderia o tanto que Edge vendeu, Christian perto do Edge é só um upper midcard!

  3. Pedro Almeida4 semanas

    Discordo numa parte, o spear do Edge é um dos que mais gosto de ver. É “seco” e simples, embora nunca fosseparecer tão impactante resumido a outros que usam o spear (que na maioria são sempre power houses)

    • Gean4 semanas

      Concordo, e olha que sou grande fã do Christiam, fiquei louco para vê-lo campeão mundial em 2011

  4. Gean4 semanas

    Discordo de muita coisa, considero edge sim melhor que christian, e a questão da experiência pode se aplicar ao fato de edge ter mais experiência de ‘’ wwe ‘’ que os demais,
    Edge em ringue é um dos melhores de sempre na minha opinião
    Se não fosse sua lesão imagino que ele já teria alcançado o décimo sexto título mundial antes de John cena inclusive
    Se edge tivesse permanecido na wwe todos esses anos creio que o world heavyweight championship nao teria caído em desvalorização e acabado

  5. Facebook Profile photo

    concordo com a ideia de que se retirarmos o booking que ambos sofreram christian é melhor que o edge no ringue nao ha debate christian é mais capaz e um dos mais underrated de sempre e em promos o christian é bastante capaz agora o vince nunca gostou dele basta ver as reaçoes que obtia em 2005 onde devia ter ganho o titulo da wwe e que no fim o levou a saltar para a tna e sua run la que foi a melhor da carreira e ate mesmo carregar a ecw as costas no seu fim sozinho basicamente a feud com o orton tambem foi muito boa 2a melhor feud de 2011 atras de punk vs cena onde mesmo tido sido tratado abaixo de cao com reinados mediocres o christian teve combates incriveis como o do summerslam
    voltando ao topico do edge, é o meu lutador preferido de sempre como heel do que vi 95-??? so comparo a early atitude era hbk fazia o que era preciso pra ganhar valorizava o titulo como ninguem por amor da santa ele quase que casou com a vicky pra ser campeao os combates uma grande parte fantasticos nao tinha problemas em perder pra ninguem ou fazer o trabalho dele por exemplo 2008 quando o triple h se recusa a perder pro jeff hardy e trazem o edge pra possiblitar a vitoria no armaggedon 08 tem uma das melhores gems de sempre na mania 24 contra o taker que pra mim é um dos melhores exemplos de ring pshycology que ja vi com counter atras de counter pra 2 wrestlers bastante grandes tens os tlcs que apesar de nao ser sozinho os maiores spots normalmente ele estava la o spear no hardy o legdrop que levou no mitb na mania 23 a dupla cadeirada no topo da jaula no unforgiven 2000 e muito mais
    a nivel do moveset concordo com alguns pontos acho que o spear dele nao é comparavel ao do goldberg por ex mas por outro lado é especial porque nunca vemos um powerhouse fazer os spears que o edge fez o ja referido na mania 17 spear vs foley na 22 vs cena unforgiven 06 no tlc … o que o torna especial por si pra mim um melhor finisher pra ele como ele teria sido o edgecator visto ser um heel e ter treinado na hart dungeon seria uma boa adaptaçao e como finisher podia ter o edgecution original que nao era diretamente um impaler ddt mas sim um quase sitout facebuster o que o tornava um pouco diferente.
    uma coisa que discordo no que dizes é que a nivel do trabalho em ringue tens de valorizar o edge numa coisa importante em combates com grande importancia title matches mania etc o edge sempre teve combates fantasticos ex
    mania 15 nao competiu mas esteve no momento mais sinistro o enforcamento do bigbossman neste ano deu-nos a gema no mercy 99 com o primeiro tag ladder match vs hardys
    mania 2000 melhor combate no card triangle ladder match (tlc 0)
    mania 17 same thing tlc 2 pra mim o meu combate preferido com estipulaçao e melhor desta mania apesar de compreender o rock vs austin II
    mania 18 pior combate dele vs booker t pelo anuncio japones de champo
    mas neste mesmo ano foi pra smackdown e depois deu-nos sd 6 e a feud vs eddie em 2002-3
    mania 19 e 20 esteve lesionado por causa do pescoço
    mania 21 mitb ganha 2º melhor combate da noite atras do angle vs hbk e depois tem a incrivel feud com o matt
    mania 22 combate da noite vs mick foley e depois tem a incrivel feud vs cena e os rated rko vs dx
    mania 23 mitb tem o spot da noite quando leva com o leg drop do jeff
    mania 24 combate da noite e main event streak vs streak vs taker melhor ate que o hbk vs flair e um dos combates mais underrated da streak
    mania 25 triple threat vs bigshow e cena finalmente temos um combate edge vs cena na mania big show nao tinha de la estar a desforra foi muito melhor e honestamente a promo do backlash 09 sozinha demonstra o quao bom era o edge no mic visto que o cena nem uma palavra diz na promo inteira o combate na mania foi decente mas nada por ai alem esta mania foi basicamente hbk vs taker e é tudo
    mania 26 regressa de lesao num dos melhores rumbles de sempre luta vs y2j bom combate deixou-me um pouco aquem estava a espera duma vitoria do edge e poderia ter sido melhor como por exemplo a steel cage do extreme rules combate entre os meus 2 preferidos que apreciei
    mania 27 ultima mania antes de lesao combate nao muito bom mas face ao que se descobriu mais tarde foi demasiado bom ate reune-se novamente com o christian e temos o happy ending com o edge finalmente a reter um titulo na mania
    no ano passado temos o combate vs orton que foi bom pra alguem que ja nao lutava a mais de 9 anos um pouco demorado e lento tal como os combates normais do orton mas neste caso percetivel a desforra no backlash foi melhor de longe

    a estes combates nao inclui feuds como cena vs edge 06 pra mim a minha preferida de ambos edge vs batista 07 edge vs hardy 08-09 edge vs matt 05 edge vs eddie 02-03 edge vs christian 01 edge vs angle 01 e muito mais pelo menos uma vez por ano o edge deu-nos uma gema/feud na sua carreira se todos os wrestlers com um move set lackluster nos dessem isso eu diria que estavamos nos bem

    • Além dessa promo do Backlash ’09, destaco ainda o segmento com o Mick Foley em 2008 antes do Hell In A Cell contra o Undertaker. O Edge é um dos melhores de sempre e isso não merece discussão. Não me venham dizer que “todas as opiniões são válidas”, porque qualquer dia lemos aqui que o Kurt Angle era mediano em ringue e temos de aceitar porque cada um tem direito à sua opinião.

  6. Anónimo4 semanas

    Edge é indiscutivelmente um dos melhores de todos os tempos, não importa nada o que o autor desse post diz.

  7. Victor X4 semanas

    Artisticamente o Edge é um dos melhores de todos os tempos e esse é seu grande diferencial rumo ao sucesso. Como eu prefiro ver uma luta envolvente do que uma luta técnica, considero talentoso pacas o Edge.

  8. Portanto, o homem tem uma grande psicologia de combate mas “não é nada de especial” em ringue. Tem só aquilo que é mais importante. Certo.

    Gostaria que me dissessem um lutador com tantos combates de topo na WWE.

    “A minha opinião sobre o Edge é que o Christian é melhor” eheheheh

    • Roman Empire4 semanas

      Começa logo pelos 2 outros participantes do combate. Depois ainda vem o Cena e isto sem entrar nos Angles e Jerichos da vida. Christian fez menos com mais, é lidar.

    • Roman Empire4 semanas

      fez mais com menos*

    • O Roman Reigns tem mais combates de topo na WWE do que o Edge? Em qualidade? Está tudo louco.

      O Cena? Jesus.

      Kurt Angle, Chris Jericho e Shawn Michaels ainda aceito. Mas lá está: o Edge pertence a esse grupo e é com esses que deve ser comparado. O Reigns tem tempo para lá chegar.

    • Christian? Na WWE? Isso já é viver num universo paralelo.

    • Roman Empire4 semanas

      Romito Reigns tem melhores combates que o Copeland só no último ano. Mas isso é porque ele não precisa de se mandar para cima de mesas em chamas ou de mandar gente abaixo de escadotes. Consegue ter combates e envolver pessoas em modos. Já esse Copeland tem é de ser comparado com os Sabus e os Foleys da vida. Só consegue ter combates hardcore. Ninguém se lembra de um combate com estipulações normal que tenha sido algo muito bom.

    • Edge vs The Undertaker – WrestleMania XXIV

      Edge vs The Undertaker – One Night Stand 2008

      Edge vs The Undertaker – SummerSlam 2008

      Edge vs Eddie Guerreiro – SmackDown, 2002

      Edge & Christian vs Hardys vs Dudleys – WrestleMania 2000

      Edge & Christian vs Hardys vs Dudleys – WrestleMania X-Seven

      Edge & Christian vs Hardys – No Mercy 1999

      Edge vs Mick Foley – WrestleMania 22

      Money In The Bank – WrestleMania 21

      Edge vs John Cena – Unforgiven 2006

      Edge vs Kurt Angle – Judgment Day 2002

      TLC 1 – SummerSlam 2000

      Edge vs Chris Benoit – Backlash 2005

      Edge vs Ric Flair – Raw, 2006

      Edge, Lita e Foley vs Tommy Dreamer, Beulah e Terry Funk – One Nigh Stand 2006

      Edge vs Matt Hardy – Unforgiven 2005

      Edge vs Christian – No Mercy 2001

      Edge vs Shawn Michaels – Raw, 2005

      Edge vs Randy Orton – Raw, 2007

      Edge & Rey Mysterio vs Kurt Angle & Chris Benoit – No Mercy 2002

      Edge vs Jeff Hardy – Extreme Rules 2009

      E posso estar a esquecer-me de alguns.

      Roman Reigns… vá lá.

    • Roman Empire4 semanas

      ” Só consegue ter combates hardcore. Ninguém se lembra de um combate com estipulações normal que tenha sido algo muito bom.”

      Dos que as pessoas se lembram dessa lista, são todos com estipulações especiais. Combates 1 vs 1 com estipulações normais não há um de jeito do Copeland. É lidar

    • Roman Empire, você poderia responder a pergunta dele sobre a quantidade de matchs memoráveis?

    • Roman Empire4 semanas

      Ele não fez pergunta nenhuma para eu responder, todas têm resposta a seguir. Chamam-se perguntas retóricas.

    • “Roman Reigns… vá lá.”
      A interpretação de texto está em dia hein haha

    • Anónimo3 semanas

      Alguns combates dessa lista do Daniel são com estipulaçoes normais Roman Empire, e excelentes, acontece que a WWE sempre preferiu usar mais o Edge em lutas com estipulaçoes pois ele simplesmente foi um dos melhores nesse quesito, isso não é culpa do Edge, pois sempre entregava (e muito bem) o que a WWE pedia. E caso voce não saiba, wrestling profissional não é só singles matchs normais, existem estipulaçoes justamente pra variar as lutas de wrestling, e o Edge sabia ser bom em tudo.

      E é engraçado voce falar das lutas do ano passado do ro “mito” (kkkk) reigns, sendo que nenhuma foi melhor que Edge vs Randy Orton tambem do ano passado kkk alias, nenhuma singles match da carreira inteira do Roman. E acho que vc ja sabe, mas o Roman nunca foi e nunca vai ser um wrestler completo como o Edge foi, principalmente em promos e carisma, e mesmo a personagem Tribal Chief sendo boa, nunca vai ser memoravel como foi a Rated R e Ultimate Oportunist do Edge.

  9. A minha opinião sincera é que em muitos casos o Bernardo não anda lá muito feliz, não sei se a intenção é causa repercussão com as suas opiniões, ou se são opiniões peculiares mesmo, mas acho que ele poderia responder alguns comentários/opiniões sobre também, até para sabermos melhor sobre os conceitos que tem e usa para os artigos.

  10. Concordo com a maioria das coisas que escreveste. Não me surpreendeu quando o Edge começou a sua carreira como ator, pois na WWE já mostrava grande talento no acting nas suas promos e até mesmo no combate. Saudades do Edge como “Ultimate Opportunist”. Era o meu heel favorito. O moveset do Edge pode não ser nada por aí além, mas trabalha tão bem no ringue que ter o moveset assim não o prejudica. Prefiro o Edge ao Christian, pois acho-o muito mais completo.

  11. É com toda a honra e orgulho que tive o prazer de ver esta lenda lutar, um dos melhores da minha infância e de sempre!

    Legends never die!

  12. Anonimo4 semanas

    parei na parte que dizia que o christian era melhor que o edge

  13. Vitor Oliveira3 semanas

    Roman retém!!!

  14. Nuno Santos2 semanas

    A minha opinião sincera sobre o Edge. Eu sou fã dele mais que tudo. Mesmo assim o Edge é sem dúvida um dos maiores e mais decorado do corredor da fama.