Não, não foi o Luís Salvador que me mandou fazer um texto a elogiar Randy Orton, mas a verdade é que gosto de ver o “The Viper” em ringue, e se também é verdade que nem sempre está com vontade ou nem sempre está motivado, quando o “interruptor está ligado”, Randy Orton é alguém que gosto de ver lutar.

Para ser honesto, tenho pena que depois de um ano de 2020 tão bom de Randy Orton, agora o “The Viper” tenha de ter uma rivalidade contra o “The Fiend” Bray Wyatt, mas isso é já outra conversa.

Falando sobre Randy Orton, começo pelo que menos gosto no “The Viper”, que são as suas promos. É rara a vez que uma promo de Randy Orton seja super incrível, mas a verdade é que acredito sempre no que ele está a dizer e isso vem da sua experiência como também do quão natural é para o 14 vezes campeão do mundo.

No que toca ao trabalho em ringue de Randy Orton, se olharmos para o seu move-set, temos o RKO como é óbvio, o DDT nas cordas, Running Scoop Powerslam, o Inverted Backbreaker, Back Suplex na mesa de comentadores, o Superplex em homenagem ao seu pai e os stomps por todo o corpo do seu adversário, e quando luta contra adversários mais pequenos também adora usar o Exploder Suplex e acho que não me esqueci de nada.

Começando pelo RKO, uma das primeiras coisas que nos ensinam no mundo do Wrestling é que o nosso finisher tem de ser algo que acertemos 100% das vezes e que conseguimos fazer o golpe a toda a gente, e não há melhor exemplo disso do que um RKO. Randy Orton consegue acertar o golpe em todos os adversários, muito raramente fica mal e ainda tem o bónus de ser um golpe que consegue vir de várias posições no ringue e como contra-ataque a dezenas de outros golpes.

Se olharmos para o restante arsenal habitual de Randy Orton, é quase impossível ver um golpe que o lutador não consiga fazer a todos os adversários. OK, podem dizer que o Running Scoop Powerslam é um golpe que o “The Viper” não consegue acertar por exemplo em Braun Strowman, mas eu digo-vos mais, que se calhar é um golpe que não faz sentido que alguém como Braun Strowman sofra, mais do que ser impossível fazer.

Agora, uma outra parte bastante importante no que toca à qualidade de Randy Orton em ringue, ou que deveria ser bastante importante para todos os lutadores: os strikes. Por strikes, falo de socos, pontapés, cotoveladas e tudo o que há no meio disso tudo.

Penso que esta é uma parte que se calhar alguém como eu, que tem experiência de treino, e um fã, que a sua única experiência com Wrestling é ver, olhe de forma diferente, mas isso acontece com tudo, pois tenho a certeza que eu e um jogador de futebol, olhemos para uma jogada de formas diferentes, pois temos uma visão diferente sobre o que estamos a ver.

Voltando ao tema, Randy Orton tem strikes excelentes, o seu working punch (soco) é impecável, o seu European Uppercut é sempre incrível e são estes strikes que conseguem preencher um combate, porque se pensarmos 10% do combate são golpes, então temos de preencher os outros 90%, quer seja com reagir ao público, respirar e vender os golpes para que todos os golpes contem e tenham sentido, quer seja a usar strikes para ir do ponto A ao ponto B no combate.

Muitas vezes vemos lutadores que sabem fazer coisas incríveis, mas que têm um mau working punch e isso a mim é algo que me faz logo desligar do combate enquanto fã, porque tudo bem que o lutador pode fazer um grande 630, mas não sabe dar um soco, então como posso acreditar nele enquanto lutador? São estes pormenores que fazem de Randy Orton um lutador de topo.

Continuando sobre os pormenores, agora vou falar de coisas que são tão pequenas, mas ao mesmo tempo tão incríveis… Sempre que virem Randy Orton a ser contra-atacado num RKO, percebam como ele cai nesse contra-ataque, as suas mãos fazem tal como se acertassem o golpe.

Vejam aqui por exemplo o contra-ataque de Shinsuke Nakamura, e percebam que mesmo sabendo que vai falhar o RKO, Randy Orton acerta com a sua mão direita na cabeça do seu adversário, porque é isso que ele faz sempre que acerta o golpe. Já na sua rivalidade contra Christian em 2011, depois de ter ganho o título mundial contra-atacando um Crossbody com um RKO, quando Christian fingia que ia acertar de novo o Crossbody, Randy Orton não ficava só à espera, também metia logo os braços como se fosse acertar o RKO, porque foi isso que ele pensou que ia acontecer.

Estes são aqueles pormenores que para muitos podem passar despercebidos e no final só querem é ver golpes a acontecer a toda à hora no combate e que por isso acham os combates de Randy Orton aborrecidos, mas são estas pequenas coisas que, para mim, fazem de Randy Orton um lutador de topo.

Para finalizar, é verdade Randy Orton nem sempre está motivado para lutar e de vez em quando lá tem uns combates horríveis, mas quando está temos combates como o que tivemos contra Edge no Backlash ou temos combates como os que teve contra Daniel Bryan durante as suas carreiras, ou então e em especial os combates contra Christian, que são o melhor trabalho dos dois lutadores e que, se nunca viram, enquanto fãs de Wrestling façam esse favor a vocês próprios e vejam os combates entre o “The Viper” e o “Captain Charisma”.

Acredito que se Randy Orton tivesse tido mais juízo quando era mais jovem, já tivesse os 16 reinados como campeão mundial, mas ainda acredito que vai finalizar a sua carreira como o maior campeão mundial da história da WWE, com 17 títulos mundiais.


E tu, és fã de Randy Orton? E se não és fã dele, o que te desagrada no trabalho do “The Viper”?

15 Comentários

  1. JPB3 meses

    O que mais gosto em Randy é seu trabalho atual com o microfone e de suas gimmicks, seja como membro do Evolution, The Legend Killer ou The Vieper, para mim Randy Orton é um dos maiores heels de todos os tempos!
    Quanto ao seu trabalho em ringue gosto muito de todo seu arsenal de golpes, mas no que toca a qualidade de seus combates, acho que posso contar nos dedos das duas mãos quantas singles marches de sua carreira de fato me empolgaram.

  2. Hugo3 meses

    Bom….
    Eu sou um grande fã dele,não digo mais pois já cobriste os cantos todos do ringue. Mas só mais uma coizinha….o
    Scoop powerslam dele é uma coisa linda de se ver e para mim é o melhor que ele tem no seu set.

  3. Sou grande fã do Randy Orton e tu explicaste o porquê de ser um dos melhores da sua geração. Se o Randy Orton estiver motivado não há melhor que ele.

  4. Eduardo3 meses

    Randy é um grande wrestler, tem o “look”, tem qualidade em ringue, é ok no que se diz respeito a promos, mas na minha visão o Orton heel é outra pessoa se comparado ao Orton babyface. A verdade é que me lembro de poucas vezes na qual me interessei em ver o Orton agindo como face, talvez em sua rivalidade com Christian em 2011 tenha sido uma delas; mas o Orton heel me agrada muito mais, da sua época no Evolution, passando pelo Rated-RKO, a outras rivalidades individuais como frente ao DB, John Cena, Edge, Kofi e etc. Enfim, o Orton trabalha muito bem sem dúvida alguma, e obviamente é um futuro hall of famer, sou fã dele.

  5. prokh3 meses

    na minha opinião o randy orton e um dos melhores de todos os tempos eu apreciando muito heels gosto da sua maneira de lutar traicoeira a sua gimmick a forma como fala com os outros parece ser sempre superior gosto do celling dele quandooesta motivado faz grandissimas lutas mas nao acredito que a wwe faça ele passar o cena e o flair embora merecesse

  6. Sou um grande fã do Randy Orton e neste caso estou completamente de acordo com a argumentação que foi apresentada.

  7. Anónimo3 meses

    Sem dúvida alguma que o Randy Orton é um excelente wrestler. Quando está mais motivado trabalha muita melhor.

  8. Brock3 meses

    Adoro o Orton também. Apenas discordo na parte final que dizes que vai ser campeão mundial 17 vezes. Acho que este foi o seu último reinado e vai ficar pelos 14

  9. Kay Orton3 meses

    eu amo Randy Orton, é o meu wrestler favorito, ele é o cara que já salvou minha vida de bullying e preconceitos dentro da escola por várias vezes. na época onde muitos tinham e queriam ser John Cena e ser o herói, eu TINHA que ser Randy Orton. ser o herói que apanhava várias vezes até conseguir sair por cima nunca me chamou atenção, mas ser como Randy Orton que sempre era e ainda é imprevisível e estar na maioria das vezes a frente dos adversários me ajudou muito. tive que criar esse personagem de agir, e ser Randy Orton pra sobreviver, e hoje vendo que ele ainda esta na ativa fazendo grandes feitos e fazendo o melhor ano da vida dele em questão de motivação me deixa muito feliz, ele nem sabe mas eu devo muito a esse homem.

  10. Claramente o Randy Orton é do melhor do que a empresa têm para oferecer!

  11. Erick3 meses

    Faz a sua opinião sobre o Shelton Benjamin

  12. Js3 meses

    Eu adoro Randy Orton e acho um lutador de topo e dos melhores que já se viu mas daí a passar o Cena acho que não.

  13. Victor X3 meses

    Orton é uma lenda em atividade, o símbolo mais vivo da Ruthless Agression Era nessa era atual da WWE. Quando ele está inspirado em um combate ou feud pode ter certeza que vem show do Viper por aí, sem contar que ele conseguiu se reinventar ao longo dos anos com suas personagens a funcionar, então podemos afirmar que Randy Orton é ouro puro e temos que aproveitar enquanto ele está lá. E que ano de 2020 ele está tendo! Uma feud sensacional contra o Edge, outra excelente contra o Drew e fora isso grandes combates, no plural mesmo, que era algo que ele não vinha fazendo.

  14. The Heartbroke Killer3 meses

    É impossível não gostar do Randy! Ele é extremamente bom naquilo que faz.

  15. Randy Orton é uma lenda. Nas promos, lembro-me que em 2009 (acho que foi nesse ano) como heel fez promos muito boas. Tinha sempre a minha atenção quando falava. O mesmo não aconteceu quando virou face e começou a fazer promos secantes. Não falo mais nada, pois falaste muito bem deste legend killer que se tornou legend.