Faz login e reduz a publicidade

Afonso Malheiro fala sobre o fim do Wrestling Portugal

há 1 mês Outros 4

A pouco mais de uma semana do último show da 3ª Season do WP Batalha, A Última Batalha, consegui entrevistar Afonso Malheiro, o booker do Wrestling Portugal.

Afonso Malheiro respondeu assim a algumas questões que lhe fiz…

1. Um fã que nunca foi a um show do WP vai ficar desorientado se for à Última Batalha?

Acho que quem seguiu a história desde o início tira mais partido, mas quem chegar ao pavilhão pela primeira vez vai ter um programa que o ajuda a perceber o que vai acontecer.

E o show vai ter uma lógica de pontos, que é muito simples de se seguir.

Killer Kelly – A Última Batalha

Bem-vinda a casa. Vemo-nos n' A Última Batalha.

Publicado por WP Wrestling Portugal em Segunda-feira, 10 de junho de 2019

2. Adaptaste um booking em muitos aspetos com um estilo televisivo, apesar do WP funcionar em “house shows”. Sentes ainda assim que o modelo de booking do WP Batalha funcionou?

Acho que se tivesse de fazer tudo outra vez, mudava algumas coisas. A maneira como o Hardflyer e o Santos aparecem na Season 2 é um bom exemplo: em televisão, provavelmente, funcionava melhor, com o revelar de duas pessoas a entrar num gabinete. Num pavilhão, em que a atenção das pessoas está dividida e a distância entre mim (que era o MC) e eles (a passarem pela cortina) são uns 15 metros, o efeito nunca ia ser o mesmo.

Mas são detalhes. O WP Batalha é quase uma série que os fãs vêem ao vivo, em que cada show é um episódio, o que (na minha opinião) enriquece mais o espetáculo do que se simplesmente apresentássemos 5-6 combates e depois fossemos todos para casa.

Se as pessoas saíram de lá, como já saíram, a cantar “E Agora?”, é o mesmo que estarmos entre episódios da nossa série favorita: a querer saber o que vai acontecer a seguir. Sempre achei isso mais interessante do que um house show “puro”.

E há que lembrar que os house shows são feitos para audiências sempre diferentes e o WP Batalha é feito para a mesma audiência. Por isso, acho que tem de haver história e personagens a serem desenvolvidas.

3. Haver um feriado na 5ª feira antes do show, é algo que te deixa preocupado?

Foi a data que funcionava para todos os envolvidos. E, olhando para trás, ainda bem que foi esta, porque é da maneira que o Korvo tem mais tempo para recuperar do pé partido. A data original era 9 de Junho…

A data pode não ser a melhor, sobretudo para quem tem praias e esplanadas como nós temos. Mas, a nosso favor, temos o culminar de uma história de 3 temporadas, um show com um formato que nunca usámos antes, um “cash-in” por fazer, a Killer Kelly, e um roster desejoso de deixar grandes memórias a quem for.

O Korvo partiu o pé no último show, não está recuperado e só pensa em como pode participar. Toda a gente quer fazer o nosso melhor show até agora. Por isso, fico preocupado se teremos tantos fãs no pavilhão quanto gostava que eles tivessem.

Mas, no último show, tivemos à volta de 80 pessoas (o mais baixo desta season, foi o primeiro fim-de-semana com sol a sério, se me recordo) e o barulho dos fãs estava lá na mesma. Se forem essas 80 em vez das 150 da Batalha Final da Season 2, vão ver exatamente o mesmo espetáculo, com o mesmo nível de esforço.

4 contra 4 – Pégaso vs. Fantástico – A Última Batalha

E os capitães para o 4-contra-4 n' A Última Batalha são…

Publicado por WP Wrestling Portugal em Terça-feira, 11 de junho de 2019

4. É o teu último show?

A frase que tenho repetido desde o início da season é “durante 2-3 anos, não vou pensar em wrestling”.

No futuro, logo se vê. Pensava que depois do WP Clássico, já não havia mais. Mas recebe-se um convite, entra-se numa aula da Academia onde está o Duarte Silva e o Marcos Vitória, ouve-se que a Kelly está pronta para se estrear, que o Korvo vai voltar… e percebe-se que há muita coisa interessante que nunca aconteceu num show.

Se calhar, acontece o mesmo daqui a uns anos e vou querer descobrir se “ainda consigo fazer isto”.

5. Há alguma coisa que deixas por fazer no WP?

A Season 4. Tenho as ideias principais, mas não faz sentido partir para essa aventura. A 3 é a última.

Também deixo por “fazer” uma gestão mais próxima das pessoas. Na Season 1, tinha muito menos trabalho do que tenho hoje, em que dou aulas e trabalho numa agência. Quem sofre é o roster, para quem inevitavelmente tenho menos tempo.

E deixo por fazer uns acabamentos numas paredes e uns espelhos por trocar.

6. O que se segue no futuro do WP?

Neste momento, não há planos e uma das opções é algo que, possivelmente, os fãs não estão à espera, porque tenho sérias dúvidas que vá haver mais WP a seguir a este show.

As pessoas que lideram o projeto – eu incluído – deixaram grande parte da sua energia para o wrestling nas 3 seasons que agora acabam e na Academia. E, como a maioria destas pessoas tem família e trabalhos exigentes, é sempre uma contagem decrescente até percebermos que chegou a altura de parar.

Esteve para não haver Season 3 exatamente por essas razões. A Batalha Final foi tão positiva que ficámos a pensar que, entre isso e o cansaço geral, teria sido a melhor despedida.

Mas a história da Season 3, claramente diferente, ajudou a manter o projeto vivo este ano.

Depois deste show, ainda não sabemos. Estamos a colocar a nossa concentração toda n’ A Última Batalha e só depois é que se vai decidir se o WP vai continuar. E de que forma.

Parece “hype” de booker para levar as pessoas ao pavilhão, mas é só um facto. Quem não for a achar que “há sempre mais” pode estar a fazer mau negócio.

É virtualmente impossível esta equipa voltar a trabalhar junta. Disso não tenho dúvidas.

4 Comentários

  1. Duarte Bernardo há 1 mês

    Peço por favor que o WP não acabe! É de longe o melhor do wrestling nacional e sem o WP o wrestling em Portugal é 0!

    • Foto de perfil do Facebook

      Olá Duarte, tudo bem? Deixa-me começar por agradecer as tuas palavras simpáticas. Tenho a certeza que quem do WP ler o que escreveste também se vai sentir agradecido.

      A decisão ainda não está tomada, nem vai ser tomada antes do show. Como eu disse na entrevista, a nossa concentração está toda em fazer uma “Última Batalha” a que fãs como tu possam ir e sair super satisfeitos.

      Depois disso, quando todos estiverem a pensar com cabeça fresca, as pessoas sentam-se e falam até haver uma decisão. E aí, das duas uma: ou há uma forma de continuar ou damos uso a um raro privilégio: o de sair (se tudo correr bem) em alta.

      Moral da história: és fã do WP? Dia 23 é uma boa data para aparecer.

  2. Jorge Rebelo há 4 semanas

    Uma questão, já pensaram em gravar os shows e disponibilizar numa plataforma (seja em live stream ou não)? Ou seja, quem quer ver, paga.

    • Foto de perfil do Facebook

      É sempre um caminho, Jorge, e tem funcionado no mundo do wrestling. E já o testámos no WP Clássico, com o video-on-demand da MEO e da NOS. Mas requer uma produção e um orçamento de muito maior dimensão do que a que temos. Por isso, o conceito do WP Batalha é pôr a nossa energia no que fazemos melhor: o wrestling em si.

Comentar