Os mais atentos às notícias e às redes sociais, certamente já estarão a par da morte de George Floyd, um cidadão norte-americano que foi assinado pela polícia esta segunda-feira, em Minneapolis. Este foi algemado no chão, sufocado por um polícia com o joelho e acabou por falecer.

O caso foi gravado e nos últimos dias tem sido espalhado pelos Estados Unidos da América, e também um pouco por todo o mundo. Este caso trouxe novamente para cima da mesa o tema do racismo, que ainda está bem presente em vários países, e a dualidade de critérios a lidar com várias situações só por causa da cor de pele.

George Floyd é mais um caso a juntar a tantos outros deste género, mas as palavras “Não consigo respirar”, proferidas antes de morrer, emocionaram milhões de pessoas e já levaram a vários protestos. Entre eles, manifestações online por parte de duas personalidades ligadas à WWE, Batista e Titus O’Neil.

O “The Animal” publicou um vídeo com quase 8 minutos onde reage à frustração que sente perante estes casos.

https://www.instagram.com/p/CAtTDjZnzza/

Estes são apenas algumas das palavras que Batista refere no vídeo:

Todos na América devem ter um problema com isto. Todas as pessoas brancas, todas as pessoas negras, todas as pessoas castanhas, todas as pessoas amarelas. Todos os humanos devem ter um problema com isto. Este homem foi assassinado por um agente policial… Se não nos manifestarmos e não dissermos que não concordamos com isto, isto vai continuar a acontecer. E se não dissermos que estamos contra isto, então seremos parte do problema e vamos deixar isto acontecer. Porque enquanto não nos juntarmos e nos levantarmos em conjunto e dissermos que não concordamos com esta m*rda, isto vai continuar.

Já Titus O’Neil partilhou uma fotografia com os seus dois filhos e uma mensagem emotiva sobre a falta de esperança que tem por ser pai de dois jovens negros num país em que estes incidentes com a polícia acabam quase sempre em tragédia e que são bastante recorrentes.

https://www.instagram.com/p/CAu9xEQhFLw/


Tens acompanhado todo este caso? O que achas da reação de Titus O’Neil e Batista ao mesmo?

10 Comentários

  1. E inacreditavel que continue a existir estes casos horrendos de violencia e abuso de poder por parte dos policias num pais como os EUA…é suposto protegerem as pessoas e não as matar desta maneira…VERGONHOSO
    Concordo com o Batista e o Titus,impossível não concordar

  2. Gostaria que aqui no Brasil as pessoas se revoltasse no mesmo jeito quando um inocente fosse assassinado pela policia, como os americanos se revoltam. Casos assim se tornaram tão comum aqui que ninguém mas reage, ha exemplo de semana passada quando um garoto negro de 14 anos foi assassinado pela policia,que houve até uma revolta online para ser justo, mas na mesma proporção que teve gente pedindo justiça pelo garoto, houve FDP defendendo a brutidade da policia. Sem falar dos outros casos de pessoas negra e pobres que são vítimas da violência policial que não tem tanta repercussão, seus nomes viram estatística e os assassinos fardados que fazem isso não sofrem nenhuma punição, com sempre um M*rda FDP para defender suas ações (sendo que o atual presidente do Brasil ser o maior m*rda de todos)

  3. O Batista falou tudo não interessa se é branco, negro, amarelo ou castanho. Esses policias vao ter que ser acusados de crime

  4. Pedro5 anos

    E torturar esse palhaço desse policia lentamente ate a morte. Os negros agr e que tem de levar com a falta de civismo dessa escumalha?

  5. Quando um polícia negro assassinou um branco por este estava a fazer um assalto, foi condenado a 12 anos por fazer o seu trabalho, nem ele queria que o branco morresse, mas se ele estava a assaltar, estava a garantir a segurança da população, este mata um negro, vamos ver o que lhe vai acontecer. Vemos que existe racismo neste tipo de casos, em que a comparação é fácil de fazer. É só abrir os olhos e percebermos que o sistema foi, é e sempre será preconceituoso.

  6. Vi isso ontem e fiquei chocado (pelas piores razões, obviamente). A mensagem passada por Batista e Titus O’Neil (especialmente este, pelo texto emotivo) é muito importante para a nossa sociedade e oxalá que toda a gente entenda que atos como o que aconteceu devem ser repudiados. Ninguém está acima do que quer que seja.

  7. O mundo tem muito que mudar, e Portugal não fica atrás, a própria comunicação social noticiou isto como “Policia sufoca cidadão negro” , nunca vi ninguém escrever “policia sufoca cidadão branco”. A sociedade gosta de se manifestar e revoltar, mas são raras as vezes em que intervém quando uma injustiça esta a ocorrer . Acredito que um cidadão activo e responsável tem que agir , mesmo quando é uma autoridade a cometer um delito, os tribunais depois servem para se esclarecer as coisas, principalmente com a quantidade de testemunhas que estavam no local, qualquer “herói” ali teria muitos depoimentos, mas infelizmente é melhor deixar morrer e dar o testemunho depois que a pessoa disse que estava a sufocar sei lá quantas vezes e ir para as manifestações a seguir. O mundo esta podre e não é só esse policia assassino que tem as mãos com sangue.

  8. Anónimo5 anos

    Isto é revoltante, o que aquele policia fez, não se faz. Não podia estar mais de acordo com o Batista e o Titus O’Neil!