4 – Umaga – Jacob Fatu
Mais uma vez, não há dois lutadores iguais, e o contexto em que os mesmos lutaram é também decisivo para a marcação das respetivas diferenças, mas acho que não incorrerei em pecado nenhum se disser que muito daquilo que vemos hoje em dia no Jacob Fatu é realmente muito do Samoan Bulldozer, Umaga. Confesso-me grande fã do ex-lutador da WWE, um monster heel absurdo, com uma força legítima e um aspeto brutal, no sentido literal da palavra. Além disso, para o seu tamanho, tinha uma grande agilidade, sendo que ao contrário de muitos outros monster heels, era alguém com quem era muito fácil trabalhar, porque se sabia carregar e ajudava o adversário parecer muito bom, forte e um babyface tremendo.
O Jacob Fatu, obviamente que na diferença entre um lutador dos 2000’s e dos 2020’s, é alguém ainda muito mais ágil, ao ponto de conseguir ter um estilo de combate mais rápido, adequado aos seus tempos e de fazer moves absolutamente impressionantes, como os dives da segunda corda e até várias variações do moonsault. Ultimamente, o Jacob até me parece ter perdido algum peso, parecendo agora ainda mais pequeno que o Umaga. No entanto, continuo a ver ali um monster heel dominante, controlado apenas pelo seu manager e que tudo aquilo que faz no ringue, seja strikes, moves ou até dives parecem credíveis. Os dois, no seu tempo, com diferenças, mas com também com muitas semelhanças.
7 Comentários
PAC é um dos meus lutadores favoritos é uma pena que fique perdido na AEW fazendo rivalidades que não levam a lugar nenhum
Culpa a pandemia e o PAC por não viver nos Estados Unidos por isso, enquanto isso não mudar a AEW nunca irá apostar a 100% nele e fazem eles muito bem em não correr esse risco.
Obrigado pelo comentário. Também tenho pena do PAC não fazer parte do panorama de main-event da AEW, mas acho que o cd tem pontos válidos. A pandemia colocou um travão na ascensão dele. Mas com a pandemia cada vez mais perto do fim, talvez seja altura de reiniciar a elevação dele.
A melhor comparação foi a do Fatu e Umaga, se parecem tanto em ringue quanto em físico, ótimo artigo.
Obrigado.
Muito bom! Gostei muito das comparações, principalmente AJ Styles e Tetsuya Endo (este último pouco conhecido para o público médio). Seu conhecimento de wrestling é bem abrangente, trazendo-nos comparações de lendas japonesas, americanas, britânicas e também jovens promessas de países diferentes. Parabéns e obrigado.
Muito obrigado!