Chris Jericho é um dos maiores nomes da sua geração, e apesar de estar ligado à AEW desde a fundação da empresa, a verdade é que muitos fãs quando pensam nele pensam na sua carreira na WWE.

Em entrevista ao podcast Wrestling With Freddie, Chris Jericho criticou a WWE por não conseguir criar novas estrelas.

Isto não é um ataque à WWE, trabalhei lá durante quase 20 anos e adorei trabalhar para a WWE, mas uma coisa com que ainda têm um problema e podem perceber isso se virem os programas deles, é a construção de novas estrelas. Eles têm realmente um problema com isso e não sei porquê.

Quando cheguei à AEW apercebi-me logo que ia ser cara da empresa e o único tipo que o público nacional conhecia além de Jim Ross. Era o único lutador que grande parte conhecia, talvez também conhecessem Cody, mas não realmente. Kenny Omega e os Bucks eram conhecidos por um público mais hardcore ou eram mais populares noutros países. Eu precisava de fazer novas estrelas o mais rapidamente possível, sendo Cody Rhodes e Kenny Omega duas dessas estrelas.

Vejam os meus primeiros programas. O meu terceiro combate na AEW foi contra Darby Allin. O combate contra Jungle Boy aconteceu pouco depois. Depois Jon Moxley, que teve de ser reabilitado quando veio da WWE, porque Mox não era Mox quando apareceu pela primeira vez. Ele ainda era Dean Ambrose, o pateta que não tinha piada a fazer todas as m*rdas estúpidas que o obrigaram a fazer. Tivemos de o transformar numa estrela logo desde o início.

Todos esses lutadores, se olharmos para os primeiros seis meses na AEW, eu trabalhei com todos eles. Tão rapidamente, tivemos 6, 8, ou 10 lutadores prontos a carregar a empresa. Quatro meses após a nossa primeira data, 2 de Outubro, assinámos um novo contrato que acredito ter sido de 160 milhões de dólares durante 4 anos, devido às nossas audiências e resultados na demo, logo desde o primeiro programa.


Achas que Chris Jericho tem razão nas críticas que faz à WWE?

31 Comentários

  1. TR4 meses

    Comentário estúpido. Quem ouvir o Jericho a falar até parece que não foi na WWE que o Jon Moxley se tornou uma estrela.

    • The Name4 meses

      Isso foi quê? Há 10 anos atrás…

    • What?4 meses

      ele era bem conhecido, mas nao era uma estrela, e já nao estava fazendo nada de importante quando saiu.

  2. BigMando4 meses

    Claro que tem razão. Parece que a WWE agarra-se sempre às mesmas estrelas, tais como Reigns, Lesnar, Charlotte e Becky. Recentemente lá deram um push à Bayley, Banks,Belair, McIntyre e Lashley. Depois nota-se muito quando há ausências como agora, não têm lutadores com a capacidade de manter os shows da mesma qualidade, porque há falta de estrelas.
    Owens, Balor, Corbin, Big E(o reinado como WWE champion não foi grande coisa, muito por culpa do booking) são exemplos, que poderiam ser grandes na empresa e não o são, não sei porquê. Na divisão feminina, a Rhea Ripley,a Liv Morgan e a Shayna Baszler já deviam ser estrelas na empresa, a Rhea devia ter ido mais cedo para o main roster, para construir a rivalidade com a Asuka para a Mania, a Liv (falharam completamente o momento, devia ter ganho o MITB, quando estava muito mais over do que agora) e a Shayna deveria ter ganho o titulo da Becky na Wrestlemania 36

    • Verdade, dão vários pushs inconsistentes, á exceção do Roman, Charlotte e Becky, mas já há vários anos. Parece que não querem que cheguem ao patamar de estrelas, basta serem “bons”. Basta olhar como mencionaste para o Owens, Big E, Rhea, Shayna e até o Rollins e o McIntyre, e se recuares vês o Mox, Wyatt, Strowman e principalmente o CM Punk que com um booking decente poderia ter sido a maior estrela desde o Stone Cold

    • joao (diferenciado)4 meses

      “lá deram um push à Bayley, Banks, Belair”? já estão fartas de levar push, todas elas. como é que a WWE, ao despedir malta do catering, baixa a qualidade dos shows? as superstars que apareciam em 2018 são as mesmas que aparecem agora. a Ripley é estrela, a Liv Morgan ainda é muito nova mas tambem já está a levar um push fixe, e tás a ver pessoal novo a levar push como o Priest, o Apollo, os Alpha Academy, Riddle, Street Profits e Doudrop ainda outros jovens a ter destaque que vao levar push a medio-longo prazo.

    • BigMando4 meses

      O Goldberg lixou o Owens quando lhe tirou o Universal title, para se ter Goldberg vs Lesnar, para dar o titulo de mão beijada ao Lesnar. O Strowman mil vezes melhor que Omos, era um gajo grande que até drop kicks fazia, era a versão recente de um Kane ou Big Show. O Wyatt tinha a melhor personagem, que rendeu muito e não sei porque foi despedido. O Mox fez muito bem sair, podia ter um booking muito mais consistente e reformular a personagem dele, esta da AEW é muito melhor, podia ter sido mais vezes campeão mundial na WWE

    • BigMando4 meses

      joao (diferenciado), a Bayley se não tivesse feito o heel turn, secalhar nunca mais tinha sido campeã, a Sasha esteve 2 anos sem ganhar um titulo mundial e a Belair ainda não é uma superstar estabelecida (podia ser agora se a Becky não a tivesse squashado no SummerSlam). Dizes que a Liv Morgan ainda é muito nova, mas ela é mais velha que a Rhea dois anos, e a Rhea não é a Rhea do NXT, quando andou a brincar aos superheróis de há 3/4 meses para cá. Pode haver agora alguns pushes a esses superstars que estás a falar, mas alguns deles não terão continuidade, na minha opinião.

    • Verdade, o Owens estava a ter um grande reinado, ele o Chris faziam do raw algo a não perder, infelizmente a nostalgia bateu forte e o Goldberg aos 50 anos fez um squash a um jovem absurdamente talentoso, mal sabíamos nós que isso voltaria a acontecer com o Bray, e assim se matou o momentum de 2 possíveis grandes estrelas.
      O Strowman evoluiu muito, para o tamanho que tipo era muito talentoso, mas foi alvo de um booking inconsistente, tanto o puserem no topo como o deitaram abaixo e até acabou dispensado.
      O Wyatt era incrível, poderia ter sido o Undertaker da era moderna, até perder todas as feuds importantes, começar a projetar minhocas no ringue e até se vestir de mulher. Resurgiu como Fiend, mas uma HIAC que nem quero comentar, um squash de um veterano de 50 anos e depois ter sido queimado literalmente, também acaba dispensado.
      O Mox era fantástico, conseguia estar over por muitas estupidezes que o booking da wwe o mandasse fazer, ter uma planta de estimação, correr com televisões ligadas á ficha, andar a vender hotdogs, sem esquecer a wm32 em que o combate com o Lesnar poderia ter roubado o show mas acabou por levar um squash, mesmo assim conseguiu sempre estar over até começou a levar injeções no rabo com medo de futuras de pandemias.
      Como disse, aqui estão algumas grandes oportunidades que a wwe falhou por causa de um booking absurdo e sempre inconsistente, parece que não quer que ninguém atinga o patamar de estrela

    • joao (diferenciado)4 meses

      mas quem é que decide heel turns, a lutadora ou a empresa? e a bayley foi campeã como babyface em 2017. e dizerem que o Strowman “até drop kicks fazia” é muito hipócrita porque em 2017 toda a gente criticava o seu push. isso do Wyatt concordo, foi uma grande perda para a WWE. dizem que queres que se faça estrelas novas e depois quando a Sasha não é campeã durante 2 anos, criticam. mas para a sasha ser campeã nesses 2 anos, nao crescia mais ninguem, e aí criticariam isso. não dá para toda a gente estar no topo ao mesmo tempo. para a Doudrop e a Liv subirem à title scene recentemente, a Rhea teve que se encostar e para não a tirarem da televisão, deram-lhe os titulos de equipas. só porque um lutador leva push, nao quer dizer que resulte, daí os pushes serem cancelados.

  3. Samuel4 meses

    A WWE fez uma bobagem muito grande com Dean Ambrose /Jon Moxley, quando o fez atacar seus colegas do The Shield, no mesmo show que Roman tinha anunciado seu afastamento por conta do câncer… Foi um heel turn inoportuno. Acredito que foi depois deste episódio que ele decidiu outro rumo.

  4. joao (diferenciado)4 meses

    a WWE lançou Reigns, Charlotte, Becky, Sasha, Bayley, Belair, Miro, Rollins, Moxley, Big E, Miz, Alexa Bliss, Bryan Danielson, FTR, PAC, Malakai Black, Cody Rhodes, etc, recentemente. o Jericho esquece-se que 80% dos Superstars iniciais da AEW foram lançadas pela WWE, incluindo ele mesmo… os primeiros 2 campeões mundiais na AEW cresceram para nivel de estrela na WWE. enfim, quando preferem destilar ódio, dá nisto…

    • 80% dos Superstars iniciais da AEW foram lançadas pela WWE? Estas estatísticas estão extremamente deturpadas.
      Nunca vi o Adam Page, MJF, Darby , Janela, Cassidy, Daniels, Scorpio Sky, Kazarian, Jimmy Havoc, Isiah Kassidy, Marq Quen, Jungle Boy,Stunt, Sonny Kiss, Avalon, Kip Sabian, Sammy, Cutler, Nakazawa, Britt Baker, Kylie Ray, Nyla Rose, Chuck Taylor, Trent, Angelico, Jack Evans, Hikaru Shida, Riho, Yuka Sakazaki, Emi Sakura, Matt Jackson, Nick Jackson, Pentágon Jr, Rey Fénix, Omega na WWE. Os que tiveram foram o Billy Gunn, Pac, Spears, Luchasaurus, Kong, Cody, Dustin, Jericho, Mox, logo sem ser perito em estatística diria que nem chegam aos 20%.
      Quanto ao Miro, Mox, Malakai, Cody se fossem estrelas na wwe não teriam ido para a AEW decerteza

    • joao (diferenciado)4 meses

      e quantos desses putos é que tinham chances no inicio da AEW? era sempre Moxley, Jericho, Miro, Cody e depois la envolveram o Omega e tal. e se achas que o Miro, o Moxley e o Cody não eram estrelas na WWE, não sei que WWE vias.

    • Rulqi Rugas4 meses

      João, ja que voce usou porcentagem, tambem irei usar. 95% das pessoas que aqui comentam, ou tem problemas cognitivos ou são apenas tendenciosas mesmo. Qualquer ser com um pouco de inteligência sabe, que a AEW sobrevive hoje, graças as ex-estrelas da WWE. CM Punk, Bryan Danielson, Jon Moxley, Cody, Miro, Jericho aos 75 anos, são praticamente invencíveis. O Miro, que os anti WWE tanto pediam push pra ele na WWE, foi só chegar o Punk e o Daniel, ja foi deixado de lado. Malakai Black a mesma historia, o povo ama esse cara, criticavam a WWE por deixa-lo no segundo escalão e a AEW faz a mesma coisa, porém reina um silencio por aqui. Antes de ser despedido, cada 10 comentáros a respeito do Strowman , 8 eram criticas, assim como a Nia Jax. Agora, são deuses do wrestling. O unico lugar do mundo que acham que a WWE tratava o NXT como terceira brand, era aqui. Sempre deixaram bem claro que era uma categoria escola, uma escada para o Raw e SD. se a luta entra AJ x Austin fosse na AEW, estariam pedindo um OSCAR para os dois lutadores, mas como foi na WWE, ninguem nem menciona.

    • Rulqi Rugas4 meses

      outra coisa, reclamam da interferencia dos Usos para ajudar o Roman, mas todas as lutas da AEW tem alguem interferindo. Inclusive os lutadores ATT

    • Eu lembro-me que o Jericho começou a lutar em empresas como Smoky Mountain, ECW, FMW,NJPW até chegar à WCW onde já era extremamente popular…

      Pessoal como o Malakai, FTR,PAC,Miro, Cody nunca atingiram o seu verdadeiro potencial que estão a atingir na AEW… Jon Moxley a mesma coisa… já para não falar qie a wwe não lançou o mox, pac e Malakai por exemplo porque antes de chegarem a wwe o malakai e pac lutaram muito na Europa..

      Por isso sr. João o que acabaste de dizer é uma verdadeira anedota…

      O jungle boy e darby allin desde o início da aew tiveram sempre oportunidades de lutar contra jericho, mox. Etc e sairem super over apesar da derrota…

    • Concordo Simão.
      O Cody era uma estrela porque? Nunca passou do midcard e acabaram a levá-lo ao desespero porque queriam que ele andasse com uma estrela pintada no meio da cara.
      O Miro começou de forma excelente, mas depois da primeira derrota nunca mais foi relevante, mesmo assim consegui ficar muito popular com o Rusev Day, até a wwe decidir sabotar isto porque não foram eles que criaram, relembro que até por corno passou mais que uma vez
      O Malakai era uma estrela do NXT, mas como sempre a wwe decide sabotar as estrelas do NXT, até se esqueceram por largos meses que ele lá estava, depois quando regressou foi despedido
      Se isto é ser estrelas, ponham o Ezekiel Jackson no hall of fame
      É como dizer que o Cláudio Ramos e o Bruno Costa são estrelas do porto ou o Gil Dias e o Ferro são estrelas do benfica

    • Mikas4 meses

      Trouble, O Miro e o Malakai têm o mesmo estatuto que tinham na WWE, mid card, e o Cody só é Main Event porque tem/tinha controlo criativo.

    • Verdade, ainda me lembro-me do início da criação da AEW que muitos vieram foi da WWE, portanto até criaram muitas estrelas lá na WWE só que essas estrelas foram para a AEW como Jericho, Miro, Cody Rhodes, Moxley, Adam Cole, PAC etc..

  5. El Cuebro4 meses

    A WWE até criou novos talentos sim, hoje em dias alguns deles são grandes referências por aí, mesmo sendo mais novos na modalidade como o Braun Strowman por exemplo, eu acho que o futuro da WWE vai mostrar essa “deficiência” em criar talentos, justamente por toda a instabilidade que há por lá hoje em dia, o NXT 2.0 por exemplo tem nomes muito interessantes, mas que claramente são muito “fresh” ainda, são basicamente um monte de gente que foi colocada numa fogueira para “se virar” e fazer dar certo, sem o devido treino tanto de luta como de mic skills, por exemplo um cara assim é o tal Von Wagner (nome ridículo arranjado para Cal Bloom) é fato e falta de carisma dele frente ao público, ele ainda deve muito na parte de luta também, mas não é o único, só o citei como exemplo por ele estar no “padrão” que a WWE acha o certo!

  6. Facebook Profile photo

    O que o Jericho quer dizer é que os pushes, são sempre para os mesmos, o que acaba por não dar abertura para outros Wrestlers crescerem!

  7. Blissful4 meses

    Chega a ser cômico ver o Jericho dizendo isso, enquanto na AEW a final do women’s TBS tinha uma ex-WWE, o CM Punk não perde nenhuma luta, inclusive derrotou o Spears em segundos, além do Bryan também que tem muito destaque nos shows …

    • Ya, tinha uma “ex-wwe” na final do torneio mas quem ganhou?😂😂

    • Blissful4 meses

      Independente, a Ruby, desde que chegou, teve muito destaque. Venceu grandes nomes da AEW …

  8. Ele tem razão. A WWE atualmente não sabe criar estrelas. Não sabem aproveitar o roster de luxo que têm. Dá pena e raiva ver tanto talento a ser desperdiçado.

  9. Rocky Marciano4 meses

    Muito haterzinho das duas empresas aqui , tem coisas que é verdade, a aew tá ignorando alguns lutadores que eles trouxeram de primeira tipo o joey janela, mas ao mesmo tempo ele elevou grandes lutadores tipo darby allin, então tem os dois lados.
    A wwe elevou grandes lutadores também, o problema é que os últimos 3 anos , muitos lutadores bons do nxt foram mal aproveitados ou despedidos antes mesmo de poderem se elevarem tipo hit row.

    • Ryu4 meses

      O Joey Janela é um wrestler horrivel. Não percebo o que é que muita genta vê nele.

    • Rocky Marciano4 meses

      Como você próprio disse , se muita gente vê coisa boas nele , então o problema não deve ser ele