Logo após o NXT Takeover War Games, foi transmitido o terceiro WWE Chronicle, que para quem não sabe é uma série de documentários feitos pelo produtor e fotógrafo da WWE Joey Maloney e que são transmitidos na WWE Network. Depois de dois documentários, o primeiro sobre Shinsuke Nakamura e o segundo sobre Samoa Joe, no sábado passado foi a vez de Dean Ambrose participar nesta série.

Na minha opinião, estes documentários são muito bons, tanto a nível de conteúdo, como a nível de edição e mostram outra perspetiva sobre os superstars que participam nesses documentários e este com Dean Ambrose, foi talvez o melhor dos três que já foram publicados. Aquilo que eu mais gosto nestes documentários é a mistura algo ténue entre o kayfabe e a realidade, o que com Dean Ambrose torna-se ainda mais difícil de distinguir, pois Jonathan Good é bastante semelhante a Dean Ambrose e este documentário foi a prova disso. Para além disto e aonde eu quero chegar, é que este documentário fez-me perceber não só o amor que Dean Ambrose tem ao Wrestling, ele mesmo diz que considera o Wrestling uma forma de arte, como também me fez criar várias teorias ácerca da pergunta que está na boca de muitos fãs, porquê Ambrose, porquê?

More Than Words #47 – Porquê Ambrose, porquê?

Eu sei que parece que estava a fazer publicidade no primeiro parágrafo, mas não, ninguém-me pagou e vale mesmo a pena ver estes documentários.

A principal razão pela qual Ambrose fez o tão inesperado Heel Turn em Seth Rollins, na mesma noite dramática onde Reigns  anunciou que ia abdicar do título, ainda não se sabe e ainda não foi bem explicado por Ambrose, mas este documentário fez-me perceber algo sobre Ambrose que ainda não tinha percebido só pelo que a WWE apresenta na sua programação, que é o facto de Ambrose não ter de facto de dar explicações aos fãs sobre o seu heel turn.

Primeiro, basta pensar, falando em Kayfabe óbviamente, que o heel turn de Rollins teve um grande impacto sobre Ambrose e este nunca chegou a vingar-se de tal. E agora vocês perguntam: Então mas estás-te a esquecer do ano de 2014 e da feud entre Rollins e Ambrose, onde Ambrose fez a vida negra a Rollins? Não, eu não me esqueci disso, mas se formos a ver, isso só serviu de consolação a Ambrose, só serviu para este descarregar a sua raiva, mas até agora Rollins ainda não tinha passado pela experiência que é a traição de alguém que se considera como irmão. Rollins nunca tinha passado por isso e aquilo que Ambrose fez foi simplesmente fazer com que Rollins sentisse na pele, literalmente, aquilo que este sentiu há quatro ou cinco anos.

More Than Words #47 – Porquê Ambrose, porquê?

Pelo menos o Ambrose teve a decência de falar com Rollins quando o traiu, o sacana do Rollins foi só cadeirada, sem uma única palavrinha! 

Segundo, houve uma frase que Ambrose disse numa promo no RAW, que foi “os The Shield faziam-me fraco”, que realmente faz sentido. Após os três, Ambrose, Rollins e Reigns, terem deixado de ser anónimos, Ambrose era por muitos considerados o membro mais fraco ou pelo menos aquele que não tinha tanto apoio do público. Rollins era o gajo que fazia manobras de highflying e que era e ainda é um indy darling, Reigns era o Powerhouse que levava tudo à frente e que tinha aquele look de badass, que o fazia distinguir-se e Ambrose? Era quem? O lunático? O doido varrido? Qual era a sua especialidade? Ser original? É fácil perceber-se o porquê de Ambrose se frustrar com isso, os seus dois parceiros recebiam maior destaque do público e quando se perguntava aos fãs pela qualidade de todos os membros da stable, Ambrose era apenas o lunático original.

E terceiro, agora a motivação mais fácil de se perceber, Ambrose após a separação dos The Shield, não teve nem metade do protagonismo, nem metade das conquistas do seus ex-companheiros de Stable e este Heel Turn foi possivelmente também, uma forma de Ambrose conseguir se libertar dos seus companheiros e mostrar que este não é apenas um lunático peculiar, mas sim alguém que merece estar debaixo dos holofotes, não pela seu estilo de wrestling e personalidade peculiares, não por ser o parceiro de Rollins ou de Reigns, mas sim por alguém que merece respeito pelo talento que sabe que tem. E agora vocês perguntam: Então, mas tu estás basicamente a descrever aquilo que Rollins fez quando traiu os The Shield? Sim é verdade, mas aquilo que Rollins fez foi sair de um grupo para se juntar a outro, que ainda por cima era conhecido por sair por cima sem qualquer tipo de justiça, algo que era impensável para um grupo que proclamava tal ideal. Aquilo que Ambrose está a fazer é diferente, ele está a tentar fazer justiça pelas próprias mãos, ele sente que tem sido desvalorizado até agora e que não consegue alcançar aquilo que ele pretende fazendo parte de um grupo. Isso é questionável? Evidentemente que é, mas percebe-se o porquê.

More Than Words #47 – Porquê Ambrose, porquê?

Reigns: Grande Campeão Universal, pelo menos este defende o título! Rollins: Este gajo é incansável, não é capaz de fazer um mau combate, merece ser campeão! Ambrose: Realmente este penteado assenta-lhe bem e vê-se que andou a encher no ginásio!

Portanto, já referi três argumentos que na minha opinião justificam aquilo que Ambrose fez, mas será que isso é o suficiente para responder à pergunta do título do artigo? Claro que não, são apenas especulações e acho que a WWE deve-se ficar por tal, não acho portanto que Ambrose deva alguma vez dizer a Rollins ou aos fãs o porquê de ter feito o que fez, acho que isso é que torna o seu personagem único e interessante, diferente de todos os outros heels do main roster e espero que a WWE não estrague isso. Ambrose é alguém marcadamente privado, não tem redes  sociais, não partilha nada com o público, porque é que este havia de partilhar com os fãs as razões que o levaram a tomar uma decisão sua? Rollins fê-lo quando traiu os The Shield, mas Rollins era um personagem arrogante, que nunca se calava e que era conhecido e odiado por isso, não admira que ele se quisesse vangloriar pelo que fez, Ambrose não, Ambrose é alguém que até agora tem sido conotado como lunático e misterioso, porque é que agora este devia revelar algo ao público ou sequer a Rollins? Isso tiraria o mistério e a irreverência que o caracterizam e o tornam especial. Por isso acho que o porquê deve permanecer em aberto e ao critério de cada pessoa, pois isso não só deixa a dúvida na cabeça dos fãs e faz com que o seu nome esteja sempre a ser mencionado por esses mesmos fãs, cuja originalidade era a única qualidade que nele realçavam e também porque deixa a dúvida na cabeça de Rollins, que ao tentar arrancar respostas de Ambrose, só se torna naquilo que este último tem sido chamado ao longo de todos estes anos, lunático. E portanto, posto isto, gosto de acreditar que a WWE sabe o que está a fazer com esta storyline, que caso seja bem executada, é um excelente exemplo de “What Goes Around Comes Around”.

More Than Words #47 – Porquê Ambrose, porquê?

As únicas coisas que este devia revelar são: O seu plano de exercícios e o modelo das suas calças. A sério, eu gostava mesmo de saber que raio de calças é que ele usa para conseguir fazer o que faz, tudo bem que não anda  para aí feito cruiserweight, mas mesmo assim… 

Obrigado a todos os que leram este artigo, espero que tenham gostado e vemo-nos para semana com mais um More Than Words.

6 Comentários

  1. Wwe is rollins6 anos

    Gostava de ver uma attire diferente do ambrose pelo menos com calças tipo a do rollins ou aj styles pelo menos

  2. Anonimo6 anos

    Nao concordo com algumas partes. Apos a separaçao dos the shield o dean era claramente o mais popular entre o publico ate porque o rollins virou heel e era assobiado como pelas suas ações e o reigns também por ser o protegido. A WWE é que matou o apoio ao Dean não lhe dando o destaque que deu aos outros 2.

    • Hermenegildo sleyd6 anos

      Isso mesmo

    • Sim, claro, após a separação dos The Shield e após a feud com Rollins este foi claramente o menos protegido pela WWE, mas eu estava-me a referir mais à altura em que estes ainda estavam juntos. No início Ambrose começou por ser visto como o líder, mas rapidamente perdeu destaque para os outros dois, passando a penas ser o gajo maluco e original dos The Shield.

  3. Felipe Novais Piqueira6 anos

    ótimo artigo, leio aqui desde 2013 e fazia tempo que não me interessava e ao mesmo tempo gostava tanto de um, parabéns, muitos passaram por aqui com seus artigos semanais, vou prestar mais atenção nos teus de agora em diante e desejo sucesso para você!

    • Muito obrigado Felipe, é sempre um prazer ler comentários destes, ainda bem que achaste interessante!