Faz login e remove a publicidade
Frank casino

Já passaram mais de duas semanas desde o meu último artigo que foi um ranking dos combates do Elimination Chamber e desde então muita coisa se passou. O coronavírus, que por cá já se instalava, resolveu fazer uma tour mundial que obriga todos nós, em nome da saúde, a resguardar-mo-nos em casa. E quando digo todos nós , não me refiro a todas as pessoas que frequentam este site ou a todos os portugueses, falo sim da humanidade no geral.

Como era óbivo, visto que tudo ficou de pernas para o ar, o mundo do wrestling também foi bastante afetado por esta pandemia e apesar de o wrestling não ter parado completamente, a WWE e a AEW ainda realizam os seus shows semanais, este acontece à porta fechada, sem público para apoiar os babyfaces ou para vaiar os heels. Os cânticos,  os aplausos, as vaias, tudo isso foi substituído por puro silêncio.

Ora, este último ponto foi o que me fez parar de escrever durante duas semanas. Eu assisti aos primeiros episódios do RAW e do SmackDown no Perfomance Center e tenho de dizer que em termos de conteúdo foram melhores do que esperava, mas faltava o público. Em algumas promos o silêncio acaba por até ser vantajoso, parece que a mensagem transmitida ganha um tom mais pessoal, mas a ação dentro do ringue sai completamente prejudicada.

Ver Rey Mysterio vs Andrade com o plano de fundo de cadeiras vazias e apenas a voz dos comentadores a fazer de banda sonora faz-me imensa confusão e mesmo que metam o roster todo na mesa de comentadores, o que seria inconcebível por razões de saúde, não conseguem abafar o silêncio desconfortável que acompanha os combates. E por esse motivo não prestei muita atenção aos programas semanais da WWE e acabei por me afastar um pouco do wrestling.

Mas mesmo afastando-me um pouco do wrestling, não é o suficiente para me esquecer de que a WrestleMania está aí a chegar. E é essa a questão que parece estar na ordem do dia e sobre a queal me vou debruçar neste artigo. Então não é que o maior evento de wrestling do mundo, vai acontecer na Smallest Stage Of Them All, WWE Performance Center? Pois é, a WrestleMania 36 vai ter lugar em Orlando no centro de treino da WWE, sem público e vai ser gravado, se isto não vos coloca completamente extasiados para ver o evento não sei o que é que se passa com vocês.

Pelo menos o Corbin ainda pode combater perante os fãs…

Claro que isto é uma situação anormal que decorre do facto de estarmos a viver numa realidade completamente diferente àquela a que estávamos habituados, mas mesmo assim não consigo ficar entusiasmado com o evento. Lembram-se do Roadblock, o PPV que a WWE fez durante dois anos? Ora este ano a WWE está cheio de Roadblocks, cheia de obstáculos que não permitem que a WrestleMania possa ser o grande espetáculo que tem por hábito ser. Não só as condições espaciais são diferentes, como, ao que parece, vários lutadores não poderão ou não quererão lutar no evento, o que altera bastante o card.

A questão que se tem colocado é :Porque é que a WWE não cancela ou adia WrestleMania? Eu acho que adiar está fora de questão. Não só isso iria interferir com o calendário da própria WWE, como também iria interferir com o calendário de muitos nomes que estão presentes e sem os quais o evento perderia muito do interesse. Se este evento for realizado sem Goldberg, sem Undertaker, sem John Cena e sem Brock Lesnar, o card pura e simplesmente desmorona-se e não faz muito sentido realizá-lo. Até porque para além disso a WWE não pode prolongar estas storylines por tempo indefinido. Quero dizer, poder até pode, mas não seria uma boa jogada por parte da WWE. O Hype dos combates iria se desvanecer por completo e a maior parte das feuds não resultariam à distância.

Aquilo que a WWE poderia fazer e seria a decisão mais acertada era cancelar o evento. Sim, eu tenho plena consciência das repercussões financeiras que o cancelamento pode trazer à WWE. Tenho plena consciência de que a WrestleMania é o evento com mais visibilidade da WWE e de que grande parte do lucro da empresa deve-se à realização deste grande evento e de todos patrocínios que ele acarreta. Tenho plena noção de que a WWE teria um enorme prejuízo com o cancelamento do evento e de que esse é o grande motivo para Vince não o querer fazer, mas era aquilo que na minha opinião deveria ter feito

Se eles adiassem a WrestleMania como é que seria? O Brock tinha de ficar em quarentena com o Heyman? O Juntavam-se numa reunião no Zoom, convidavam o McIntyre e o Lesnar não ativava o microfone?

Tal como tenho consciência das repercussões financeiras do cancelamento, também tenho consciência do perigo que este vírus representa para a nossa saúde. É certo que os wrestlers que gravaram os combates só os gravaram porque quiseram, a WWE não exerceu pressão para assim o ser, mas não posso deixar de pensar que todos aqueles que gravaram os combates têm famílias e muitos deles têm filhos que, por causa de um evento de wrestling, podem ficar mal de saúde por contágio. Portanto, não estamos apenas a falar da saúde dos wrestlers em questão, mas também das suas famílias com as quais estão neste momento a conviver depois das gravações. Claro que o que está feito está feito e seas gravações já começaram ou estão quase a terminar, não faz qualquer sentido cancelar o evento, mas esta seria a decisão mais sensata a tomar antes de terem começado a gravar.

Este é um dilema moral que sempre esteve presente na WWE: Dinheiro vs Saúde e em quase todos os seus confrontos o primeiro ganhou. A WWE sempre pôs o dinheiro à frente da saúde dos seus lutadores. É por isso que a WWE não tem nenhuma off-season, é por isso que a WWE têm um calendários com PPV’s em todos os meses, é por isso que a WWE ainda mantém shows como o Main Event, que já ninguém vê, porque tudo isso gera bastante lucro e os lutadores que aguentem isso se querem ter os salários que têm. É bom que Vince McMahon esteja preocupado com o lucro da empresa e que tenha boas ideias para gerar receitas, se não fosse ele a WWE não seria o que é hoje, sem dúvida alguma, mas às vezes há valores mais importantes que o lucro e o Vince esquece-se disso.

Com isto não estou a dizer que o Vince é o vilão desta história toda e que é ele que está a forçar os wrestlers a gravar os combates, mas estou a aproveitar toda esta polémica em torno da WrestleMania para dizer que não é a primeira vez que o dinheiro ganha à saúde e muito provavelmente não será a última. A única diferença é que desta vez a saúde não é apenas um problema daqueles que a escolhem pôr em risco, é também das suas famílias que talvez preferiam nem sequer ter de escolher.

                         Esta foto não tem nada a ver com o que disse acima, mas eu tinha de pôr aqui. Estão a ver aquele velho que se chateia quando a bola vai parar ao seu quintal? Agora imaginem esse velho com 2 metros e acabado de sair de um assalto e digam-me que esta não é a primeira imagem que vos vem à cabeça.

Obrigado a todos os que leram este artigo, peço desculpa pela minha ausência de duas semanas e volto na próxima semana para, em princípio, fazer uma análise da primeira noite de WrestleMania. Até lá uma boa semana a todos, fiquem bem e por favor, se puderem, fiquem em casa.

18 Comentários

  1. Lucas Vaz ferreira2 meses

    Adiar

  2. Bruno902 meses

    Deviam até mesmo adiar shows. Não tem graça ver sequer o Raw ou SD sem público, tão vazio e silencioso. Imaginem então a Wrestlemania. É o público que traz a magia.

    • Samuel2 meses

      Adiar o SD eu ainda acredito agora o RAW acho que era capaz de por as mãos no fogo em como não o vão fazer. Eles teem o programa(penso que dentro de todos os generos) mais antigo da tv americana ainda em emissão sem paragens, o tio vince não vai querer perder esse estatuto

    • A questão não é apenas o público, é também os wrestlers envolvidos e as suas respectivas famílias.

  3. Pedro Ivo Valiengo2 meses

    Eu via toda semana, parei de ver, sem público é um show vazio, s graça

  4. Concordo deviam ter adiado ou mesmo cancelado, podemos pensar nas repercussões financeiras é verdade mas era a decisão mais acertada assim como também os shows semanais como já foi falado aqui porque como já disseram sem público não tem graça para além de que isto não ambiente para ninguém trabalhar

  5. PedrKo2 meses

    Como já escrevi por aqui algures, todos os desportos “a sério” pararam não entendo esta teimosia da WWE em continuar com a WrestleMania.
    Se fossem apenas os shows semanais ainda entendia, agora a WWE está a transformar o maior evento de wrestling do mundo numa piada, isto não é a WrestleMania é apenas um conjunto de lutas sendo que grande parte delas não têm história ou motivo para acontecerem e tudo isto sem público.

    • Nessa última parte tens toda a razão, a WrestleMania neste momento parece mais um conjunto de lutas do que aquilo que é suposto ser a WrestleMania. A grande diferença que vejo entre os desportos “a sério’ e o wrestling é que os primeiros são disputados em campeonatos e por esse motivo podem sempre ser adiados, como no caso da WWE se trata de um evento em particular a coisa torna-se mais complicada, mas mesmo assim existem os mesmos perigos de saúde, por isso concordo contigo.

  6. Beatriz Lynch2 meses

    Bom artigo como sempre, estava sentindo falta do melhor quadro desse site e suas mitagens nas legendas kk mas esse assunto de cancelar/adiar ja me cansou, os fãs tem que entender que quando o Vince coloca algo na cabeça ele vai até o fim, e ja cansei de ler “deviam adiar, deviam cancelar, deviam adiar, deviam cancelar” o tempo todo, como se isso vai resolver alguma coisa. Acontece que adiando/cancelando ou fazendo a Wrestlemania sem publico, de qualquer jeito a WWE saiu extremamente prejudicada por causa desse raio de corona virus, é só torcer que saia algo bom dessa WM, alias, chega a ser gozado muitas pessoas falando da perca da magia ter a WM sem publico, e que por isso vai ser a pior de todos os tempos, sendo que nos ultimos anos eu vi muitos dos “fãs” com esse mesmo discurso de “pior mania da historia” com varias das ultimas, oras, se elas tinham publico pq estavam a reclamar?! Bando de gente otaria.

    • Muito bem dito, Beatriz Lynch! Concordo com cada palavra, está totalmente certa.

    • Beatriz Lynch2 meses

      Muito obrigada Steal.

    • Muito obrigado Beatriz! Apesar de achar que a WWE deveria ter cancelado a WrestleMania, continuo a torcer para que está nos consiga dar bons combates e momentos, mas dadas as circunstâncias tal parece-me bastante difícil. Mas mantém esse espirito positivo, mais pessoas deviam pensar assim.

    • Beatriz Lynch2 meses

      Na verdade tenho quase certeza que vai ser fraca kkk na verdade só estou é cansada do “cancela, cancela, cancela, cancela” de todo mundo, sendo que todos sabem da teimosia do senhor Vincent Mcmahon.

  7. McIntyre2 meses

    Vasco Reis, como assim, o hype ia se perder? Eles não podem simplesmente acrescentar mais e bom conteúdo? Era fazer a WrestleMania no final de maio, outro PPV em junho, outro em julho e o SummerSlam em agosto.

    • Rogerio2 meses

      Ninguém tem muita certeza de quando esse virus vai ser controlado se adiasse sem uma previsão certa ia ser muito ruim. Concordo q poderia ter cancelado ainda mais pensando nas familias