O mundo do Wrestling foi abalado por um escândalo de violência, assédio e abusos sexuais que envolve dezenas de lutadores e outras personalidades ligadas ao Wrestling. Várias pessoas juntaram-se ao movimento #SpeakingOut acusando alguns norte-americanas, mas sobretudo britânicos.
Os casos são bastante diversos, variando o tipo de episódio e a sua gravidade. Em geral, entre os nomes envolvidos estão: David Starr, Matt Riddle, Jordan Devlin, Jimmy Havoc, Jake Hager, Will Ospreay, Joey Ryan, Marty Scurll, Tyler Bate, El Ligero, Joe Coffey, Travis Banks, Michael Elgin, Wolfgang, Justin Roberts, David Lagana, Jim Cornette, entre muitos outros.
Algumas horas depois da nossa última publicação sobre este tema, já surgiram mais algumas novidades. Lutadores e promotoras foram reagindo às acusações, emitindo uma série de comunicados e declarações de defesa, num momento em que várias personalidades continuam a ser “julgadas em praça pública”.
Aqui fazemos um apanhado do que de mais importante tem acontecido nas últimas horas.
Para quem quiser seguir mais atentamente este escândalo, pode fazê-lo através da hashtag #SpeakingOut no Twitter ou através desta publicação no Reddit “oficial” dos fãs de Wrestling, o Squared Circle.
Jordan reagiu à acusação de violência de que foi alvo, negando por completo qualquer envolvimento com a situação que foi anteriormente descrita.
https://twitter.com/Jordan_Devlin1/status/1274087954651234311
https://twitter.com/Jordan_Devlin1/status/1274088240681811975
Também El Ligero veio negar as acusações de que foi alvo nos últimas dias, apesar de ter episódios na sua vida dos quais se arrepende, admitindo culpa em alguns deles.
https://twitter.com/Ligero1/status/1274089558276288516
https://twitter.com/Ligero1/status/1274089637611556864
https://twitter.com/Ligero1/status/1274101932102225921
https://twitter.com/Ligero1/status/1274102073144082438
https://twitter.com/Ligero1/status/1274102166836457473
Outro lutador que entretanto também já reagiu às acusações de que foi alvo foi Travis Banks, que foi acusado de uma relação com uma menor de idade (17 anos), quando ele tinha cerca de 30 anos. O lutador esclareceu que a relação foi consentida e pediu desculpa.
https://twitter.com/Travis_BanksPW/status/1274262354243596288
Mas claro que para este caso nenhuma desculpa servirá e a suposta vítima, Millie McKenzie já reagiu:
…to all the people that messaged saying they wish they could have done more at the time. PLEASE help me now to create a safe working environment for me again and others. Don’t protect him this time just becuase he’s your friend. 3/3
— Millie Mckenzie (@MMckenzieWWE) June 20, 2020
Também Matt Riddle reagiu através das redes sociais, mas com um comunicado emitido pelo seu advogado pessoal, Daniel Rose, negando também as acusações de que é alvo.
Press Release https://t.co/2rHY6jTHKw
— matthew riddle (@SuperKingofBros) June 19, 2020
Entretanto a WWE já reagiu a tudo isto, sobretudo por causa dos lutadores da empresa que estão envolvidos neste escândalo de acusações, como Matt Riddle, Jordan Devlin, Velveteen Dream e alguns mais. A WWE reagiu pelos lutadores, emitindo uma curta mensagem:
Levamos muito a sério qualquer alegação desta natureza e estamos investigando o assunto.
Mais tarde, a WWE divulgou um comunicado mais longo, que diz o seguinte:
Os indivíduos são responsáveis pelas suas próprias ações. A WWE tem zero tolerância em casos de violência doméstica, abuso de menores ou violação sexual.
Após detenção por má conduta, um talento da WWE é imediatamente suspenso. Após convicção de má conduta, o contrato com esse talento será terminado.
A capacidade da WWE multar, suspender ou terminar o seu contrato com qualquer um dos seus talentos não será, no entanto, limitada ou comprometida de qualquer maneira no caso de serem apresentadas à WWE evidências incontestáveis de tal má conduta ilegal.
Tudo o que sabemos até agora é que Jack Gallagher já foi despedido da WWE, ele que era um dos nomes envolvidos em todo este escândalo, tendo sido acusado de violação sexual. Os nomes de Matt Riddle, Jordan Devlin, Travis Banks, Wolfgang ou Velveteen Dream continuam ligados à empresa de Vince McMahon.
Quem também já reagiu a toda esta situação foi a All Elite Wrestling, a respeito de Jimmy Havoc, um dos nomes envolvidos. No entanto, a promotora de Tony Khan não se distancia por completo do lutador. Apesar de dar a entender que o despediu, também lhe apresenta todo o apoio nesta fase e que as duas partes poderão voltar a falar no futuro.
We wish Jimmy Havoc all the best as he receives treatment and counseling in an effort to overcome the mental health and substance abuse challenges in his life. pic.twitter.com/mh0hudsPuW
— All Elite Wrestling (@AEW) June 19, 2020
Também o Impact Wrestling já emitiu um comunicado sobre este assunto, dizendo o seguinte:
É um valor da Anthem enquanto organização que tenhamos uma boa conduta no negócio, de respeito e integridade, de forma a providenciar um ambiente seguro aos nossos empregados e lutadores.
Estamos a acompanhar com cuidado as alegações que têm sido feitas nas redes sociais e a rever todos os incidentes que envolvem talentos do Impact Wrestling e outras personalidades, para determinar uma ação apropriada.
No que diz respeito à National Wrestling Alliance, um dos nomes envolvidos era o de Dave Lagana. A NWA já comunicou que o seu vice-presidente renunciou ao seu cargo na promotora, e que a mesma vai agora passar por alguma restruturação interna.
Pursuant to allegations made by pro wrestler Liz Savage on her Twitter account, 6/18/2020, NWA VP David Lagana has resigned his position, effective immediately. As well all production of NWA content is temporarily halted, pending a restructuring of executive management positions.
— NWA (@nwa) June 19, 2020
Chegando às promotoras independentes, a PROGRESS já comunicou que suspendeu Travis Banks, Jordan Devlin e Scotty Davis, ficando o lutador irlandês da WWE sem o título Tag Team que possuía na promotora. A PROGRESS também anunciou que David Starr e Marc Parry já não trabalham mais com eles.
Por fim, a polícia britânica de West Yorkshire já está a par de todo este escândalo e acompanhar o caso.
BREAKING: West Yorkshire Police have confirmed to the BBC that they are "carrying out initial enquiries" after members of the UK pro wrestling community alleged a number of cases of abuse, using the hashtag #SpeakingOut
— Jonathan Savage (@JSavageTweets) June 19, 2020
Just in: I've received an updated comment from @WestYorksPolice that alters the issue in a small but key way:
"We have been contacted by a person regarding some comments made on social media and are making arrangements to speak with them to get further details.”
— Jonathan Savage (@JSavageTweets) June 19, 2020
Para quem quiser seguir mais atentamente este escândalo, pode fazê-lo através da hashtag #SpeakingOut no Twitter ou através desta publicação no Reddit “oficial” dos fãs de Wrestling, o Squared Circle.
O que achas de toda esta situação e da forma como lutadores e promotoras estão a reagir?
42 Comentários
Bom….dizer apenas que sem qualquer dúvida o ano de 2020 ficará marcado para sempre e pela negativa no mundo do Wrestling profissional.
E só tenho mais 1 coisa a dizer sobre isto.
este NÃO É o meu WRESTLING.!!
Infelizmente 2020 não está a ser mau apenas para o Wrestling.
Que ano de m*rda
Voce pegou o mundo do wrestling dos anos 90 não? Como era naquela epoca nesse tipo casos (se é que tinha), e como vcs sabiam das noticias do mundo do wrestling?
Shawn Michaels fez isto e pior nos anos 90, só para dar um de vários exemplos.
A verdade é que os anos 90 eram bem piores.
Bom….para quem não percebeu….
Sejam as décadas que forem
Este tipo de coisas não tem lugar no meu Wrestling. E não deviam ter no vosso também.
Nunca esteve aqui em causa data nenhuma em concreto mas todas as datas em que merdas destas acontecem. Mas como sempre há pessoas que ou não sabem ler ou nem se dão ao trabalho de ler e compreender o que lá está. Se não fosse esse o caso talvez não acontecessem estes erros de compreensão.
Se tiverem curiosidade em relação a histórias que ocorreram a algum tempo, recomendo o blog Ring the Damn Bell. Essas histórias não são exclusividade desse tempo, só talvez não circulassem tanto.
Que grande caldeirada que para aqui vai.
Se todos estes casos se provarem como verdadeiros vai ser um grande abalo na indústria do wrestling.
Mesmo a sério, GOAT of Wrestling. Que situação terrível…
É verdade. É mesmo lamentável ver isto tudo…
Só de referir que quanto a pessoas referidas da AEW só o Jimmy Havoc que foi formalmente acusado de alguma coisa, a pessoa já negou que o seu caso tenha sido com o Jake Hager e o Justin Roberts apenas mandou uns DM’s a conversar com uma pessoa que supostamente tinha 17 anos na altura apesar de nunca lhe ter dito isso, claro que foi uma atitude errada mas isso não é nenhum crime. Casa caso é diferente e os piores e que devem punidos realmente são os que envolvem actos verbais e físicos em pessoa e não pela internet onde a solução para isso é simples já que basta não interagir e bloquear a pessoa para não ver mensagens indesejadas.
Exato, concordo plenamente. Parece que ainda há quem não perceba como são as redes sociais, só não tem cuidado quem não quer
Pois é, mas é preciso ouvir os 2 lados da história, muita acusação que vai para aqui deve ser só procura de fama.. Por exemplo no caso do Travis Banks, envolveu se com a rapariga com o consentimento desta qual é o problema é que já tinha 17 anos nem tinha 13 ou 14.. Queixa se de quê ? De ele não ser o príncipe que ela queria querem ver.. Nós sabemos como são as coisas hoje em dia só se ilude quem quer. Antes de haver decisões precipitadas é preciso é apurar as provas e acho que as companhia estão a agir de maneira correta pelos seus comunicados
Dizes que é preciso ouvir os dois lados da história, depois dizes que “muita acusação” que surgiu “deve ser só procura de fama”. É exatamente por essa mentalidade que não se fala mais cedo: culpa-se sempre a vítima. E não, uma pessoa com 17 anos não tem a maturidade de uma de 30, lamento.
Muitas raparigas de 17 anos hoje já sabe ao que vai.. E depois eu não vejo ela desmentir que foi consentido, logo onde está o problema? Foi abusada ou mal tratada? Eu não percebo é do que se queixa
Concordo. A do Travis Banks, não penso que seja crime. Ela era menor, mas demonstra que foi algo que ela também queria. O único problema é que ele não foi o príncipe que ela estava à espera. Como namorado e pessoa esteve mal por tratar assim a sua parceira, mas que eu saiba traição e ser mau namorado não é crime.
Alguns casos são muito difíceis/impossíveis de provar, é a palavra de um vs a palavra de outro.
Com certeza existiram alguns casos reais e outros como o Enzo ou o Rich Swann.
O que acho estranho nisto é o de se terem lembrado todos ao mesmo tempo, mas deve ser algo cultural.
O provável é metade ou mais serem falsos, acho eu.
A história do Riddle não faz muito sentido (e o cenário pintado pela “vitima” seria destruido em tribunal) mas no que toca ao Velveteen Dream.. já começam a ser muitas histórias sobre o mesmo. Não sei se ele sobrevive a isto.
O Velventenn não está envolvido nestes que sairam nestes últimos dias.
O Riddle e a mulher já chegaram a desmentir o que foi dito e a revelar que era o Matt que, na realidade, era ‘stalkeado’ e demasiado procurado por quem o acusou e que anteriormente o mesmo já tinha pensado em levá-la para tribunal por causa dessa treta mas que nunca o fez para não estagnar a sua carreira.
Já o Dream… torna-se demasiada coincidência haver mais casos contra ele e temo mesmo que possa vir a ser o ponto final na carreira dele…
Está, Ze Pedro.
https://twitter.com/thekiaprint/status/1274159497053974529?s=19
https://twitter.com/JoshFullerPW/status/1274147388672954371?s=19
Não quero brincar com esta situação, mas…. a história do Matt Riddle não parece bué um filme para adultos? Os únicos acordados no carro, onde Matt Riddle pede por sexo. Esta nega e o Matt aperta-lhe o pescoço e pergunta-lhe: “então e se eu te obrigasse?” Com isto ela faz-lhe sexo oral e reza que ninguém acorde. Se calhar o melhor era ela ter rezado para alguém acordar e acabar com aquele abuso, não? Se calhar tudo é verdade, mas é estranho.
Obrigado Pedro Santos, pensei que o Dream só estava na imagem da notícia pelas acusações que aconteceram há algum tempo. João Sawyer e Pedro, também me parece que a história do Matt é falsa.
Sim, Joao, concordo contigo. A história não tem grandes pernas para andar. Parece-me tudo fabricado.
A do Riddle deve ter sido tirada de algum filme mesmo, enfim
Mesmo! Na história do Riddle, caso seja verdade, porque é que ela não berrou só para acordar as outras pessoas que estavam no carro?
Primeiro de tudo, não me acredito que todas as histórias que venham a público sejam verdadeiras. À semelhança do BLM, haverá aí uma carrada de mentes ocas a deturpar o movimento #SpeakingOut e a acusar injustamente pessoas boas.
Segundo, a todos os que realmente se derem como culpados, que sejam despedidos e tratados judicialmente como assim o merecem. O mesmo digo de todos que andam a difamar quem nada de mal fez…
Tal como já foi aqui dito, é um ano mau para o Wrestling (e tudo no geral) e que ficará certamente manchado.
Muito bem dito o segundo parágrafo
Eu acho que depende do que fizeram.
São todos graves, mas houve uns bem mais graves que outros, e em alguns casos se calhar faz mais sentido uma suspensão e uma multa, sendo que caso se repita, aí é despedido, do que algo tão definitivo como um despedimento, porque em certos casos as coisas que fizeram, embora nojentas, não foram crime, e podem ter sido só um caso isolado, em que o wrestler em questão está arrependido, e merecem castigo, mas se calhar não merecem que a carreira seja completamente destruída
Isto é só triste… Tanto talento mas tantas pessoas degradantes. Espero que os culpados sejam todos devidamente castigados e tratados e estou além disso curioso em como isto vai afetar principalmente o NXT UK. Acho que o caso do Matt Riddle é aquele que me parece mais estranho visto que nada bate certo segundo a vítima mas vamos esperar e ver. 2020 está a ser um ano negro
Bem…
Temos que ver se realmente eh verdade… Com essa moda de acusar eh complicado…
Nao estou a defender esses lixos!! Apenas digo que tem que verificar a fundo e ver os 2 lados!!
Matt ja era lixo, se for mesmo cofirmado ja sera mais lixo ainda!
Riddle pelo jeito já foi inocentado
“Menos mal”
Aos poucos vai ficando mais claro, tudo nao deve passar duma malta de raparigas querendo chamar atenção e estragar a carreira dos gajos ai citados.
Se você realmente pensa isso, então é um idiota.
Muitas dessas acusações tem algum fundamento, principalmente do Ligero (que até os colegas do NXT UK se posicionaram a favor das vítimas e outros lutadores falaram sobre a atitude antigas dele).
Em casos de agressão sexual, existem sim acusações falsas, como em qualquer outro caso, as são minorias.
Os culpados que sejam punidos e quem estiver falsamente acusando também.
Se ficar provado que alguns são culpados merecerem ser punidos, agora se ficar provado que alguns são inocentes, que andam a dizer isso tudo também merece ser punido.
Como já comentei na outra postagem, pelo menos fico confortado pela polícia já estar entrando nos casos, que as investigações prossigam e que quem for de fato culpado seja punido. Não creio que será o caso de todos, até porque alguns mais parecem estar sendo acusados de serem pessoas desagradáveis do que de terem cometido crimes, mas já terá valido a pena se isso tudo servir para tornar o wrestling mais agradável e seguro a todos os envolvidos.
Há uma coisa que me irrita
Inocente até prova em contrário
A malta esqueceu-se disso
No caso do riddle por exemplo é uma lunática que ele já esteve até para meter uma ordem cautelar contra ela mas enfim…
Se choram é porque é verdade
Essa lógica de inocente até que se prove o contrário só vale para os homens? Quais as provas que você tem de que a moça é uma lunática?
Fácil acusar sem provas, claro, alguns podem até ser verdade mas as empresas não deveriam punir ou demitir sem ter provas que os incriminem