Olá, sejam muito bem-vindos a mais uma edição do One on One. Esta semana teremos em confronto pai e filho. Falo de Vince Mcmahon e Shane Mcmahon. Qual dos dois é o melhor? Vamos descobrir!

Vince McMahon

Vincent K. Mcmahon, filho de Vincent J. Mcmahon, começou no wrestling em 1971 na companhia do pai, World Wide Wrestling Federation. Nesse mesmo ano, Vince começou também a ser comentador, trablho que faria por 26 anos. Em 1980, Vince tornou-se no presidente da companhia, ficando com a companhia do pai depois de este se retirar, tornando-se no presidente. Nos anos 80, Vince mudou o mundo do wrestling completamente, comprando algumas companhias rivais, como a AWA, contratando Hulk Hogan tornando-o no ícone do wrestling e criando o maior evento anual do wrestling, Wrestlemania. Em 1995, Vince teve nos anos 90, a WCW como rival, sendo que em 1995, começou as Monday Night Wars tornando-se no grande vencedor em 2001, ao comprar a WCW.

No Survivor Series 1997, Vince criou a personagem ” Mr. Mcmahon”, ao tramar Bret Hart na sua terra natal, no Canadá. Esta personagem foi criada devido ao ódio que os fâs tinham por Vince depois do Survivor Series. A personagem “Mr.Mcmahon” era um patrão que tinha tudo o que queria, quando queria e se não tivesse o que queria, conseguia à força. Em 1998, Vince entrou em rivalidade com a cara da da WWE na altura, Stone Cold Steve Austin. A feud durou um ano e meio começando na noite depois da Wrestlemania 14 e acabando no PPV Fully Loaded 1999. Está rivalidade foi considerada a mais popular na altura e durante está feud, Vince ganhou o Royal Rumble de 1999, criou a stable “The Corporation” e enfrentou Steve Austin num Steel Cage match no PPV In Your House: ST. Valentine’s Day Massacre. No dia 16 de Setembro de 1999, Vince Mcmahon derrotou Triple H no SmackDown, como Face, ganhando o título da WWE com a ajuda de Steve Austin.

Em 2000, Vince Mcmahon, juntamente com Triple H e Stephanie Mcmahon, criou a Mcmahon-Helmsley Era, na Wrestlemania 17, perdeu para o filho Shane Mcmahon num No Holds Barred e na mesma noite comçou uma aliança com Steve Austin. No decorrer do ano de 2001, Vince começou uma outra rivalidade com Shane Mcmahon e Stephanie Mcmahon, sendo que estes dois últimos tinham comprado a WCW e a ECW e estavam a invadiar a WWE. No PPV Survivor Series 2001, a WWE venceu a WCW num combate tradicional do Survivor Series de forma a acabar com a rivalidade. Depois da Survivor Series, Vince Mcmahon criou o Kiss My Ass Club, onde literalmente as pessoas tinham que lhe beijar o traseiro. Jim Rose, William Regal, Shawn Michaels, Shane Mcmahon, Mick Foley e Hornswoggle são os únicos membros deste clube.

No final de 2001, Vince começou uma rivalidade com Ric Flair, em 2003 teve uma rivalidade com Hulk Hogan, que culminou na Wrestlemania 19 e durante 2003 teve uma rivalidade com Stephanie Mcmahon. Em 2006, Começou uma rivalidade com Shawn Michaels e mais tarde, Triple H juntou-se à feud trazendo de volta os DX. A feud com os DX culminou no Unforgiven 2006 num Handicap 2 vs 3 Hell in the Cell (DX vs Vince, Shane Mcmahon e Big Show).  Em 2007, Vince tornou-se no campeão da ECW ao vencer Bobby Lashley, em 2008 descobriu que Hornswoggle era o seu filho ilegitimo, mas mais tarde veio-se a descobrir que não era e em 2009, vince teve uma rivalidade com Randy Orton. Em 2010, vince teve uma rivalide com Bret Hart, o mesmo wrestler que tinha tramado à 13 anos. Esta feud culminou na Wrestlemania 26, onde Bret venceu. Nos últimos anos, Vince teve apenas poucas aparências na televisão. Em 2011, Vince foi destituido do cargo de COO (kayfabe). Uma lenda desta Indústria!

Shane McMahon

One on One #39 - Vince McMahon vs Shane McMahon

Shane Mcmahon, filho de Vince K. Mcmahon, começou a aparecer na televisão na WWE, algumas vezes como árbitro no príncipio dos anos 90. Mas, Shane tornou-se numa personagem regular em 1998, quando trouxe de volta Steve Austin, depois de o pai o ter despedido. No entanto, Shane traiu Steve Austin no Survivor Series de 1998, tornando-se num membro da stable ” The Corporation”. Enquanto esteve na Corporation, Shane venceu X-Pac para se tornar no campeão Europeu. Depois da Wrestlemania 15, Shane entrou em feud com Vince, formando a stable ” The Corporate Ministry”. No PPV King of the Ring 1999, Shane juntamente com o pai, Vince, venceram Steve Austin num Ladder Match, para ficarem com 100% do controlo da WWE. No meio de 1999, Shane Mcmahon começou uma feud com Test que culminou no Summerslam desse ano. Em 2000, Shane começou a aliar-se a alguns heels como Big Show e Edge & Christian, que o ajudaram a vencer o título Hardcore da WWE.

Em 2001, Shane comprou a WCW (kayfabe) e, juntamente com Stephanie Mcmahon, lançou-se num ataque à WWE, companhia do pai, de forma a “enterrar” a WWE. Acabou por perder esta guerra, não regressando à WWE por tempo regular, durante os próximos 5 anos. Em 2003, Shane entrou em feud com Kane que tinha atacado a sua mãe, Linda Mcmahon. Esta rivalidade culminou em combates Last Man Standing e Ambulance match. Em 2006, Shane juntou-se ao pai, mais uma vez, numa feud com Shawn Michaels e Triple H que culminou num Hell in the Cell Handicap 2 vs 3. Shawn e Triple H, venceriam este combate. Em 2007, Shane Mcmahon ajudou o pai a ganhar o título da ECW a Bobby Lashley. Em 2009, Shane entrou em rivalidade com Randy Orton e os Legacy, mas seria lesionado pelos mesmos. No dia 1 de Janeiro de 2010, Shane saiu da WWE, tendo como razão a de perseguir novas oportunidade. Shane era um grande wrestler e uma grande personagem!

One on One

Wrestling Skills: Vince Mcmahon não usava nenhuma manobra de wrestling, só fazia os finisher de vários wrestlers como o Leg Drop, o pedigree, o stunner e o people’s elbow. A maioria dos combates de Vince, eram combates Street Fight e No Holds Barred, sendo sempre bom a fazer o seu papel. Já Shane, era uma história diferente. Ainda não sei o porque de Shane não se ter tornado num wrestler regular, pois era muito talentoso. Shane usava manobras como o Boston crab, Bronco buster, Camel clutch, Elbow drop, Float–over DDT, Inverted facelock neckbreaker, entre outros. Pelo o que já disse, só o ponto para Shane era aceitável. Vince – 0 Shane – 1

Mic Skills: Ambos são muito bons neste aspecto, sendo que como heels eram quase intocáveis. Penso que Vince era melhor ao microfone por poder por toda a gente de um edíficio a odía-lo e por conseguir fazer grandes promos com quase toda a gente. Shane também conseguia fazer as pessoas odía-lo, mas não conseguia ter uma grande promo com qualquer pessoa. Ponto para Vince. Vince – 1 Shane – 1

Carisma: Penso que ambos neste aspecto merecem o ponto. Vince tinha mais carisma numa promo que Shane, mas num combate, penso que Shane tinha mais que Vince. Durante a entrada de cada um, penso que dá empate. Vou dar aos dois o ponto. Vince – 2 Shane – 2

Melhores Combates: Os melhores combates de Vince foram contra Shane, Shawn Michaels, Hulk Hogan e Triple H. Os melhores combates de Shane foram contra Kurt Angle, Test, Vince, Steve Blackman e Kane. A maioria dos combates dos dois eram Street Fight e No Holds Barred. Penso que os combates de Vince eram melhores pois eram mais importantes e ficaram mais na história, do que os de Shane. Ponto para Vince. Vince – 3 Shane – 2

Títulos e Conquistas: Vince conquistou os seguintes títulos: ECW World Championship (1x), WWF Championship (1x), Royal Rumble (1999), PWI Feud of the Year (1996) vs. Eric Bischoff, PWI Feud of the Year (1998, 1999) vs. “Stone Cold” Steve Austin, PWI Feud of the Year (2001) vs. Shane McMahon, PWI Match of the Year (2006) vs Shawn Michaels na Wrestlemania 22

Shane Mcmahon conquistou os seguintes títulos: WWF European Championship (1x), WWF Hardcore Championship (1x), PWI Rookie of the Year (1999) e PWI Feud of the Year (2001) vs Vince Mcmahon. Ponto para Vince. Vince – 4 Shane – 2

E chegamos ao fim de mais um One on One, com uma vitória para Vince Mcmahon. Quero que comentem e deixem a vossa opinião, por favor. Deixo uma questão e links como sempre. Até para à semana.

Questão

Qual o teu preferido: Vince ou Shane? Ou outro McMahon?

Links

Vince vs Triple H –
Vince vs Shane –
Vince vs Shawn Michaels –

Shane vs Test  –
Shane vs Kane –
Shane vs X-pac –

6 Comentários

  1. Tenho saudades de ver “evil” Mr.McMahon na TV , a tramar os faces de qualquer maneira possivel.

  2. danielLP2112 anos

    Resultado justo e também não percebo como é que o Shane n~so foi um lutador mais regular,tinha muito talento.

    Qual o teu preferido: Vince ou Shane? Ou outro McMahon?

    Stephanie!Principalmente na Era McMahon-Helmsey.

  3. Acho o resultado justo e fico surpreendido por Vince ter o ponto nos melhores combates quando Shane é muito melhor em ringue mas com os argumentos que apresentas devo concordar com a tua decisão.

    Quanto ao McMahon favorito sem dúvida que é Vince McMahon por tudo que fez por esta grande empresa e também acho que Shane podia ter dado um excelente lutador.

  4. 619 D-generation X12 anos

    relly,quando vi o anuncio dessa one on one tinha quase certeza que shane venceria,realmente me surpreendi

  5. Littibarski12 anos

    In-ring o Shane é bem melhor que o Vince, mas em mic, sem dúvida é o Vince que é o melhor.

  6. Grande artigo, nunca gostei de ver nem um desses em combate, mas tudo bem, realmente o Vince supera o Shane.
    Me lembro de combates de Vince contra HBK, Hulk Hogan entre outros.