Pensamentos #125 – O Super-Homem, um cão e um velho entram num bar

Eu sempre gostei do conceito de uma luta entre dois heróis ou dois vilões. Não sei, parece contra natura ver bom contra bom ou mau contra mau. Mas se pensarmos bem, o conceito talvez até resulte melhor neste tipo de cenário. Ora pensem, agora com o regresso do Dragon Ball, o que é que preferiam ver, o Goku contra o Bills ou o Goku contra o Vegeta? E para quem conhece One Piece, não era fixe uma luta a sério entre o Luffy e o Zoro? Ou se quisermos deixar um bocadinho este mundo do anime, imaginem uma luta entre o Joker e o Bane. Não ia ser mesmo do caralho?

Na WWE também sempre funcionou assim. A magia de ver um bom contra um bom ou um mau contra um mau sempre viveu no imaginário dos fãs. Só que é bem mais fácil criar um combate e uma história para um bom lutar contra um mau. E não há nada de mal nisso. É simplesmente a fórmula e a base com que o Wrestling foi criado. Felizmente de vez em quando temos combates de bom contra bom e, apesar de muito raramente terem destaque suficiente, de maus contra maus (sim eu sei que se diz Face e Heel mas não me chateiem, tá?).

Só que a WWE compensa bastante esta falta de conceito com algo que a maioria gosta, ou seja, um combate de Top Guy vs Top Guy quando o cenário assim se apresenta. Já vimos bastantes em anos anteriores: Bret Hart vs Shawn Michaels, Hulk Hogan vs Ultimate Warrior, The Rock vs Stone Cold, Cena vs Batista (não me fodam, o Batista sempre foi para mim o número 2 atrás do Cena durante a Ruthless Aggression Era) e agora vamos ter Roman Reigns vs John Cena.

romancena

Só que eu noto claramente uma mudança de paradigma nesta rivalidade entre o Cena e o Roman. Se formos fazer um historial das rivalidades entre as caras da companhia, as rivalidades eram intensas, carregadas de ataques e com mais pessoas ao barulho, envolvendo os fãs numa rivalidade sangrenta. Só que existia sempre respeito mutuo entre os envolvidos. Por exemplo, a rivalidade entre o Rock e o Austin sempre foi repleta de traições, ataques pelas costas, promos a enterrar o outro, o velho lá pelo meio, mas como se pode ser neste vídeo package, que para mim é o melhor vídeo package para uma rivalidade na história do Wrestling e nunca irá existir outro melhor, nota-se bem o respeito que ambos tinham um pelo outro embora o ódio estivesse sempre presente. Agora vejam esta cena épica.

Na rivalidade entre o Cena e o Roman não se tem visto nada disso. Apenas palavras. Palavras a atravessar o peito um do outro (bem mais do Roman do que do Cena). Não existe contacto físico, não existem mais pessoas envolvidas, apenas combate marcado, promos a esgaçar a pele e 90% de critical hits de um lado apenas. E é isso que me tem feito pensar no que é que a WWE quer realmente tirar desta rivalidade. Porque se analisarmos bem a coisa, o Roman Reigns, o gajo que vai ficar mais anos na empresa e que quer queiramos quer não vai ser a cara da WWE na próxima década, está a ser exposto de uma maneira incrível e para todos verem.

Toda a gente está farta de saber que as promos não são nem de perto nem de longe o forte do Roman Reigns. Aliás, aliado á robotização que ele ainda tem dos Shield, é talvez o maior defeito que ele tem, a falta de capacidade de cativar os fãs, de cativar uma audiência. E é muito complicado vender algo por palavras quando se tem alguma falta de carisma e de aptidão para a coisa. Claro que temos de admitir que ele melhor imenso. As promos dele nos Shield eram uma coisa aberrante. O homem parecia que se borrava todo para dizer meia dúzia de palavras. Agora consegue ter um discurso fluido, em alguns momentos consegue mesmo levar o público atrás mas dificilmente conseguira um dia pegar num microfone e ter o público na mão.

romanpromo

Apesar de tudo, o resultado que espero disto é muito claro: o Roman vai ganhar ao Cena no No Mercy. Seria sequer impensável outro resultado. Se existe realmente altura para se dizer “O Cena está a enterrar este gajo” é agora. Porque é mesmo verdade. Não o está a enterrar literalmente mas está a enterra-lo aos olhos de toda a gente. Está a expor todas as falhas que o Roman tem, está a trazer todos os podres que o homem tem na sua carreira e por do que isso está a conseguir com que o público embarque com ele nesta viagem emocionante do achincalha o palhaço. Há quanto tempo não víamos o pessoal feliz por ver o Cena fazer a sua entrada? E porque? Porque sabem que vem ai merda, que vem ai mais um burn completo ao Roman. Só que ao mesmo tempo está a conseguir com que os fãs queiram ver também o Roman, mesmo que seja a ser insultado de todas as maneiras.

Numa maneira muito mas muito subtil e algo macabra, eu acredito que o Vince está a dar aulas ao Roman ao coloca-lo contra o Cena num PPV menor porque ele sabe que o impacto vai ser menor e que o Roman pode aprender à medida que leva lições semanalmente do Cena. É a maneira do Vince lhe dizer “Ouve, é isto que tens de fazer, é isto que tens de ser, aprende com o gajo”. Óbvio que o Vince quer que o Roman seja o mais parecido possível com o Cena, isso não é novidade para ninguém e a recompensa disto tudo vai ser a vitória no PPV. Porque caso aconteça algo fora disso, ou seja, uma derrota do Roman, acredito que seria o fim dele com cara da companhia. Não haveria ponta por onde se pegar.

romanwrestlemania

Bom isto já vai para aqui um texto longo para caraças quando na verdade eu só vim cá dizer um olá ao pessoal, falar um bocado desta luta de galos pela capoeira e dizer aos haters que se quiserem ver um programa de qualidade, com piada, com coisas retardadas e com Wrestling bem traduzido, só tem de assistir ao Fatal 4 Way, aqui mesmo no Wrestling PT. Já vamos na 25ª edição e não temos intenções de parar. A não ser que vocês queiram, ai arrumamos a viola no saco e vamos todos para casa na Suíça.

See you next time here on WPT!

Sobre o Autor

- Escritor do artigo “Pensamentos”.

13 Comentários

  1. Sou do Russo - há 1 mês

    devias continuar a escrever mais ”pensamentos”

  2. Tobias - há 1 mês

    Opa, gostei bastante desse texto, parabéns, mas essa rivalidade vai ficar em apenas um combate? Pq achei que no mínimo seria 3 combates e consequentemente o John Cena iria vencer no No Mercy e perder nos outros dois combates. Enfim, concordo com tudo que disse, estou torcendo para o John Cena, mas sei que vai dar Roman Reigns.

  3. ricardinho, ricardinho , voltou <3

  4. Rui Ribeiro - há 1 mês

    Gostei. Devias escrever artigos mais regularmente.

  5. Douto Sapiente - há 1 mês

    É impossível fazer de Roman Reigns um novo John Cena porque são personalidades diferentes e têm uma arte completamente diferente. Quando olho para Roman Reigns, noto logo que é um “homem de poucas palavras” e nem precisa sequer de ser bom no mic para ser o rosto da empresa; há pessoas que precisam, mas olhando para o Roman, estamos perante alguém que “faz as coisas acontecer” sem grande alarido e paleio. Eis o motivo pela qual sou um fã do Roman Reigns; tem muito do carisma de Chris Benoit no mic: “hoje vou-te partir a boca”, e parte logo de seguida para a ação sem rodeios e sem paleio de “Thug Life”. Aliás, o “Thug Life” de Roman Reigns é “olhar, ver e vencer”, tal como acontecia com Chris Benoit. Estou apenas a comparar o aspeto de “mic” de Roman Reigns e Chris Benoit, pois a nível de luta são estilos totalmente opostos.

    O que eu peço à WWE é para deixarem Roman Reigns ser Roman Reigns, assim como o Stone Cold era o Stone Cold (e viram no que deu). Não tentem formatar wrestlers de forma a que isso fuja à sua essência pois nunca dá resultado. Fazendo outra comparação com Roman Reigns: Baron Corbin também não precisa de falar muito no mic; aliás como heel que, genuinamente, é, nem precisava de abrir a boca para ter a aprovação do público. É o estilo de wrestler que faz o que quer, quando quer e sem receio de entrar em qualquer tipo de conflito sem pensar duas vezes.

  6. danielLP21 - há 1 mês

    Estive a ouvir a música “My Way” 5 minutos antes de vir aqui ao site. Parece que estava a adivinhar.

    Eu acho que o Reigns ganhe e não ficaria chocado que o Undertaker o ajudasse.

  7. Vitor Oliveira - há 1 mês

    Excelente artigo, principalmente o tema escolhido muito bom

  8. Cena perde Undertaker aparece atacar próprio cena ai vai ter John Cena vs Undertaker main event do Survivor Series neste ano

Comentar

Editar avatar »