Faz login e reduz a publicidade

Será John Cena o culpado pelo estado em que a WWE se encontra?

há 4 semanas Artigos 25

Sim o título é algo “enganador”, mas esta pergunta surgiu-me quando li um tweet ao qual Dave Meltzer respondeu, onde um fã questionava se a “culpa” de a WWE estar no estado em que está, não será de John Cena…

O tweet, como podem ver aqui em cima, especula se o facto de John Cena ser super carismático, conseguiu segurar as audiências dos programas de TV da WWE e os números de pessoas nos live-events da WWE apesar do mau material da equipa criativa.

E apesar de ser um ponto de vista pouco falado, pode ser algo que se pensarmos com atenção poderá ser verdade.

John Cena foi a cara da WWE durante os anos negros, onde infelizmente se viu muitos lutadores e ex-lutadores a falecer, isto para além de muitos lutadores que foram apanhados com esteróides e afins e ainda assim John Cena era a cara da WWE e a empresa não tinha números tão maus como os de hoje, apesar de tudo o que se passava à volta da companhia de Vince McMahon.

Óbvio que John Cena não lutava sozinho e teve a companhia e ajuda de Batista, Randy Orton, CM Punk, lendas em final de carreira como Shawn Michaels, Undertaker e Triple H, mas ninguém tinha dúvidas entre 2005 e 2014 só havia um “ator principal” naquele que era o “filme” da WWE e essa pessoa era John Cena.

E agora vamos à questão colocada, será que a escrita dos criativos da WWE já é tão má há vários anos, mas só agora o produto se ressente, porque não existe uma Superstar do calibre de John Cena, The Rock ou Steve Austin?

Se formos a ver em termos do que os lutadores podem entregar no ringue da WWE, nunca a WWE deve ter estado tão bem apetrechada em termos de talentos, a verdade é que em termos de carisma, já não é bem assim, pois temos lutadores carismáticos como The Miz, Big E ou Rusev só para citar alguns nomes, não temos aquele lutador super carismático, que tudo o que lhe possa ser entregue pela equipa criativa, ele consiga tornar suportável.

Pois não nos podemos esquecer que lutadores como The Rock por exemplo tiveram de dizer muita coisa “estúpida” que foi escrito pelos criativos da WWE, mas que conseguiam isso fazer funcionar.

O que nos leva à velha questão de sempre, será que para termos Wrestling a um bom nível em termos mainstream é preciso ter bons lutadores ou é preciso ter personagens carismáticas?

E cada vez mais acredito que o que é preciso são personagens carismáticas para que o Wrestling registe boas audiências e não excelente wrestling. Óbvio que o excelente Wrestling continua a ter lugar no Wrestling mainstream, mas a verdade é que um combate de meia hora entre por exemplo Daniel Bryan e AJ Styles se calhar, só vai agradar a nós fãs de Wrestling mais hardcore, aqueles tais 10% que sempre foram usados para descrever os fãs de wrestling que vão para a internet discutir tudo o que se passa.

Mas no entanto, se calhar um John Cena vs The Rock interessa a 95% ou mesmo a 100% dos fãs de Wrestling e todos sabemos que Daniel Bryan vs AJ Styles tecnicamente vai dar 10-0 ao John Cena vs The Rock, mas em termos de emoção também todos sabemos que John Cena vs The Rock vai dar 10-0 ao combate entre Daniel Bryan e AJ Styles.

Concluindo, se calhar podemos afirmar que o processo criativo da WWE já é mau há vários anos, mas simplesmente tínhamos Superstars que no ringue eram ok, mas eram carismáticos o suficiente para pegarem em mau material e transformar aquilo em material bom/decente e agora e agora temos excelentes lutadores mas que não tem aquele carisma que se pede a uma Superstar para transformar algo fraco a nível criativo em algo que os fãs vejam e pensem “isto foi bom”.


Qual a vossa opinião sobre este assunto, acreditam que a “culpa” é de John Cena entre outras grandes Superstars, que nos habituaram a um certo nível de carisma que agora a nova geração não consegue seguir?

Ou pensam mesmo que o processo criativo da WWE piorou bastante nos últimos anos?

25 Comentários

  1. Espadinha há 4 semanas

    Os tempos mudaram.. Hoje em dia nao conseguimos ter uma “cara” da WWE porque as pessoas cansam-se depressa.. Tivemos uma tentativa de ter o Daniel Bryan como cara da wwe, tivemos uma tentativa de ter o Roman Reigns… Entre muitos outros… O que hoje em dia segura os pouco espectadores, sao segmentos como os do R-Truth ( os números falam por si) os personagens hoje em dia são muito iguais.. Ou tentam ser um personagens muito carismático ou tentam ser um powerhouse… Isso sem falar no excesso de lutadores… E o mau booking… ( o nakamura ainda luta na wwe? 😂) Precisamos de mais R-Truth’s na wwe. Tragam de volta o Hurricane, o Eugene( Ou ate mesmo o antigo Bo Dallas).. Enfim
    .. Foi só um desabafo. Abraço da Ilha Terceira aos amantes de wrestling

  2. the enigma há 4 semanas

    O unico culpado pela situação da wwe, é o vince mcmahon. mais o filho dele,o shane mcmahon

  3. Concordo

  4. Foto de perfil do Facebook

    É uma excelente perspectiva! Pode ser um dos problemas, hoje em dia não existem The Rock, Steve Austin, Hulk Hogan mas existem muitas estrelas e muitas superstars que conseguem realizar boas promos. O problema está como o Espadinha disse que os fãs cansam-se depressa porque existem muitos lutadores (e agora eles aparecem nos dois shows) juntando ao mau booking (por exemplo: perdem um combante e a seguir são candidatos ao titulo) entre outras coisas. Agora os fãs querem bons combates com alguns segmentos de comédia. Mas claro que ter um lutador carismático como John Cena ajuda sempre

  5. O grande problema da WWE agora é as coisas são completamente aleatórias não tem aqueles Superstars que você pega e fala eles são a cara da WWE

    John Cena sendo amado ou odiava fazia o publico vibra, tinha boas rivalidades, promos e combates
    mas o estado atual é uma coisa que já vem a tempos, depois da WM 27 a WWE passou a viver de altos e baixos nos ultimos anos as unicas equipes boas foram The Shield e Wyatt Family que chegou como resposta ao dominio do Shield mas depois de ambas equipes se separaram todas que surgiram foram completamente genericas e sem destaque
    SAnitY chegou prometendo a volta de uma equipe que seria temivel e teria destaque mas só serviram de meme totalmente decepcionante

    Mark Henry desdo fim do Hall of Pain até se aposentar não teve destaque na empresa ficava apagado sendo que era um nome grande na empresa , Christian ta “aposentado” mas não vai pro HOF sendo que é um posto merecido

    A WWE tem vivido de nostalgia nos ultimos anos investindo em retornos péssimos, Goldberg, Sting , Kut Angle o retorno deles foi legal porem o tempo deles passou, Hardy Boyz um dos retornos mais hypados desda possivel saida deles da TNA que corria em 2012 porem eles não foram os Hardy Boyz que todos conhecemos e a equipe genérica do Wyatt e Matt foi péssima, Batista no novo retorno foi uma redenção pro péssimo que tinha tido anos atrás, Undertaker que uma dia foi uma lenda fica se arrastando nos ringues o tempo dele já passou os combates são péssimos e a imagem dele só ta queimando, e o pior de todo o retorno da DX o HBK que eu vi ano passado não é o mesmo que eu conheci não tinha necessidade nenhuma desse retorno aos ringues ele não estava aguentando nada

    A WWE pra melhora tinha que dar destaque a pessoas que merece e não qualquer um ou de forma aleatória

  6. PedrKo há 4 semanas

    Acho que a culpa é mesmo da equipa criativa, no NXT tanto as rivalidades como os combates são quase sempre muito interessantes e não existe nenhum Cena.

  7. JOAO PEDROOOOO há 4 semanas

    Concordo em absoluto. Falta carisma à WWE. Pena que este artigo não vá mais longe depois de ter tocado na “frida”. Se por um lado falta carisma, se calhar esse mesmo carisma não aparece porque simplesmente deixou de existir um grande talento nessa área ou porque a WWE está limitada sobre isso? Era algo que devia ser escrito e comentado aqui. Adorava ver, é só uma ideia para um próximo artigo, Luís 🙂

    • JOAO PEDROOOOO há 4 semanas

      Para me explicar melhor, a WWE está limitada no sentido pelos canais onde está inserida, por querer fazer um programa para toda a família… todas essas coisas.

  8. Muito bom artigo.

    Penso que é uma junção de muitas coisas. Mas também temos que nos perguntar.. Personagens como The Rock, Stone Cold, etc teriam o mesmo carisma e a mesma aceitação se existissem no panorama atual? Na era PG?

    Reparem, as pessoas têm saudades da Attitude Era, por isso quando aparecem essas personagens da mesma, dão logo uma lufada de ar fresco no panorama atual e mais concretamente a WWE.

    Por exemplo, os The Shield.. já imaginaram o trabalho que não faria esta equipa na Attitude Era?

    Penso que muito do problema está aqui!

  9. Ouçam isto.

    Penso que está aqui muita coisa essencial a este tema.

  10. Foto de perfil do Facebook

    A WWE está como está por culpa da WWE, não do John Cena. A única influencia que o John Cena teve foi que a WWE andou anos centrado apenas nas estrelas que tinha, sendo o John Cena, o Randy Orton, o Edge e o Triple H, sem estar preocupado em criar novas estrelas, à excepção do CM Punk e do Daniel Bryan e mesmo aí, o primeiro trataram como trataram e o segundo foi sem querer. E o John Cena tinha de ser a figura central e ganhar sempre, pelo meio enterraram wrestlers de grande potencial como o Umaga, o Rusev, o Wade Barrett e o Bray Wyatt, por exemplo.

  11. Alberto Carlos Vaz Ferreira há 4 semanas

    A minha avó que é a culpada pela má fase da WWE essa desgraça fez a empresa perder competitividade se ele não levasse o Nexus a desgraça teríamos o Shield e até quem sabe o Bullet Club da NJPW no amin Foster ai com certeza teríamos uma WWE muito mais prazerosa em assistir e com muito menos perfumaria do que hoje é essa empresa.

  12. Showstealer há 4 semanas

    Sinceramente acredito que seja um misto de ambas as coisas. Se por um lado é verdade que a WWE está carente de malta que saiba cativar os fãs, também o é que o processo criativo já anda pelas ruas da amargura há vários anos (provavelmente desde o início da PG Era).
    Falando em concreto do tweet daquele fã, é uma excelente opinião e que realmente dá que pensar. O John Cena ainda ia disfarçando muitas coisas que nós nos apercebemos hoje em dia que se calhar não são de agora mas sim da altura dele, simplesmente ele tinha um star power tão grande (ao nível das maiores lendas do pro wrestling, claramente) que arrastava multidões (o que não deixava as ratings cair tanto como em 2019) e “branqueava” a falta de competência dos bookers.
    Penso que se a WWE quisesse ter alguém assim na atualidade, seria um underdog babyface como Daniel Bryan e/ou Sami Zayn, não um powerhouse demolidor como Roman Reigns. Basta ver o buzz que Bryan gerou aquando do Yes Movement e que não foi capitalizado da melhor forma pela WWE (talvez porque não o queriam à frente do Roman…) e as reações dos fãs à entrada do Sami quando ele era face (aquela música é tão especial…), são dois lutadores com físicos e estilo de wrestling apropriados a ser mega faces e estão a ser basicamente enterrados (especialmente o Zayn, porque o New Daniel Bryan foi excelente como WWE Champion) por não saberem aproveitar as suas potencialidades.

  13. bikong há 4 semanas

    Concordo com parte do tweet e discordo em parte com o que dizes. Cena vs rock não dá 10 – 0 a styles vs Bryan em emoção. O povo adora Bryan e o styles, e sabe o que significa. Eu acredito que a equipa criativa simplesmente já não sabe fazer storylines, nem organizar os shows. O cena quando entrou na WWE a equipa criativa estava quase livre de fazer o que quisesse, hoje já não. O cena vem com um pedigree que os novos já não têm, e a WWE não o consegue criar. Durante muito tempo a WWE dependeu do cena para alimentar os cofres, pois já tinha estatuto e era meme. Hoje a WWE não tem nada disso. O roman é bonito, mas luta mais vestido que uma freira (nem tem grande carisma). Bryan e styles estão “velhos” e desenvolveram se nesta WWE que não tem como tocar no passado.

  14. alexandre há 4 semanas

    Acho tbm que a culpa não e do Jhon Cena, todos fazem o que pode, mas as vezes fazem umas decisões que não comparto, o porque que Chade Gabriel faz no 205 five, a decida de Killion Deain e Apollo Crews para o NXT, essas coisas fazem o publico e o Universo da WWE, ficarem revoltados.
    Cade Sacha Banks, Alicia Fox, Ronda Rousey.
    O por que Jason Jordan não luta.

  15. Continuamos a ter bons wrestlers que são bons em promos, como Daniel Bryan e Samoa Joe, agora se são bem aproveitados…. O Daniel Bryan anda com um SmackDown Tag Team Championship(sem valor nenhum) e o Samoa Joe perde o US title para um novato… Eu até gosto do Ricochet mas quer dizer fazê-lo ganhar ao Samoa Joe do nada.. é rebaixar bastante o Samoa Joe, acredito que um dos grandes problemas passe pelo excesso de lutadores na minha opinião temos bastantes lutadores que deveriam estar na rota de títulos grandes, como os atuais campeões Seth Rollins e Kofi Kingston e os restantes lutadores Roman Reigns, AJ Styles, Braun Strowman, Samoa Joe, Daniel Bryan, Brock Lesnar, Drew McIntyre, Dolph Ziggler, Randy Orton, Rey Mysterio, Rusev, só aqui já estão 13 lutadores que não me importava de ver como WWE ou Universal Champions, depois temos o facto destes dois títulos serem superiores aos Intercontinental e US Championships o que dantes não acontecia, antes o John Cena pegava no US Title, o título tinha o mesmo valor que o WWE Heavyweight Championship, hoje não hoje o Samoa Joe perde o título para o Ricochet aquele título vale 0 rebaixam o título a nada.. eu nem vi se o combate foi bom se não mas os títulos não podem mudar de mãos apenas com um combate tem de haver uma Storyline têm de arranjar maneira de que quando chegue a altura do Ricochet ganhar seja uma grande vitória para ele e o Samoa Joe continue com um bom nome, e o público tem de sentir isso mesmo, só assim garantem que nem o título nem o ex campeão perdem valor, outros títulos que perderam importância os Tag Team, antigamente olhávamos para Tag Teams e tínhamos D-Generation-X, The Brother of Destruction, The Hardy Boys, The Evolution, agora temos quem? The Usos e mesmo assim ninguém olha para o Jey ou Jimmy Uso como olha para um Triple H, Shawn Micheals, Undertaker, Kane, Jeff Hardy, Matt Hardy, Randy Orton, Batista, Ric Flair, o Jey e Jimmy são nomes fracos perto destas Tag Teams que tínhamos no passado.. tivemos os The Shield mas também já caíram e ficamos sem nada outra vez…

    A WWE antigamente tinha menos lutadores e todos eram excelentes, hoje tem muitos e não sabe trabalhar com nenhum.

    • Podemos acrescentar mais nomes aos que citei apenas dei exemplos temos também KO por exemplo que poderia muito bem ser WWE Champion mas pronto acho que se percebe a ideia

  16. O material da WWE e’ pessimo a meu entender. Pk tem um roster que nunca mais acaba. Dao sempre as oportunidades a recentes chegados da NXT, passado uns tempos ja ninguem se lembra deles. Casos de Nakamura, Gabel, English, e sao alguns nomes, de dezenas de wreslters menosprezados pela WWE. A AEW, veio sacar alguns dos bons nomes, como Moxley, Deylinger, PAC, e espero que continuem assim. Pois do primeiro PPV que vi, pensei que finalmente existe algo de novo. Pois a WWE, devido a se encontrar na posicao de super sumo, ninguem concorre com ela. E como pensar-mos na franquia Marvel, ninguem consegue lutar ao mesmo nivel, mas se derrepente houver um empresa nova que traz um conteudo nunca antes visto para filmes de herois, pode ser que tenhamos uam reviravolta interessante. Empresas super estabelecidas no mercado tendem a oferecer um conteudo desinteressante. A WWE, esta ao sabor do vento, gracas a ter comprado milhentos wrestlers da Impact, ROH, e NJPW. E assim anulou a concurrencia por anos. Agora existe novidades, por isso, eu apoio a AEW, de todas as formas.

  17. A culpa não é do john cena ,é da WWE neste momento têm o seth que é carismatico e é dos melhores lutadores. Só que o Seth não têm o destaque de uma cara da companhia. Se dessem tanto destaque ao Seth quanto deram ao cena ,não iamos tar a ter esta conversa. E as promos limitadas e feuds 50/50 também não ajudam ninguém a poder se destacar. Com o talento deste roster e a liberdade da Atitude Era ia ser o auge da WWE

    • Anónimo há 4 semanas

      Concordo, o Seth Rollins para mim tem mais perfil de top guy do que o Roman Reigns mas enfim. Até vejo algumas semelhanças físicas, no estilo e na personalidade straight edge (por ele próprio admitida) com o CM Punk.

  18. Projecto69 há 4 semanas

    O personagem mais carismático é o bray wyatt, podia ser o novo undertaker mas destruiram essa personagem, hoje a fire fly fun house e o segmento do r truth é o que segura as audiências

  19. SuplexCity há 4 semanas

    Basta olhar para Brock Lesnar.
    Na sua primeira passagem pela wwe a sua presença encaixava muito bem e não tinha o número limitado de moves que hoje tem… Hoje parece que o público não adere tanto a ele… E ele é da mesma época em que surgiu Cena, Orton, etc.

  20. Infelizmente a wwe não dá mais o apoio para as lendas que ainda estão lutando (Rey Misteryo, Jeff Hardy, Randy Orton, etc) isso frustra uma grande parte de fãs, por outro lado colocam muito rápido um cinturão em novos lutadores tirando a importância de tal título. Contudo vejo que as mudanças de regras “Friend Family” deixa abaixo das expectativas criadas por quem conheceu a wwe de alguns anos atrás com sangue, palavrões e golpes mais perigosos tirando assim muito do carisma que antes era visto na empresa.
    Sinto falta dos velhos tempos da wwe mas tenho convicção de que estes tempos não voltam mais pois infelizmente, o dinheiro está sempre acima do entretenimento.

Comentar