Na conferência com os acionistas da WWE na quinta-feira da semana passada, Vince McMahon revelou que não considerava a AEW como competição ou pelo menos não como era a WCW nos anos 90. Por sua vez, Tony Khan discorda dessa ideia.
Na sua última visita ao Busted Open Radio, o presidente da All Elite Wrestling salientou que não só ambas as empresas norte-americanas são concorrentes como também essa premissa foi essencial no convencimento dos executivos da TNT para o começo do Dynamite.
É o sonho tornado realidade. É também muito do que sugeri à TNT. Há três anos, estava no escritório da TNT. Não tinha contratado um único lutador. E estava a dizer-lhes: “Nós podemos fazer isto. Nós podemos recriar a competição no Wrestling que o elevará como um todo”. E realmente as coisas mudaram imenso no que toca aos fãs de Wrestling quando a Internet surgiu. As pessoas perceberam bastante do que se passava no Wrestling e como variadas coisas são feitas. Praticamente toda a gente tornou-se um expert, mas no bom sentido. Deveríamos abraçar isso.
Sabendo disso, fui à TNT e TBS, WarnerMedia, e frisei “Olhem, eu acredito mesmo que existe uma oportunidade aqui de recriar a competição no Wrestling que existiu há 20 anos…”. As pessoas sabem de muito do que passa no Wrestling, mas a coisa que toda a gente sabe que é verdade e real é que estas companhias odeiam-se, especialmente as maiores. A competição é real, a free agency é real, as pessoas a ir de um lado para o outro, as pessoas a aparecer num novo show é algo badalado e entusiasmante, e é muito do que deu gás à indústria nos anos 90.
Creio que o facto dessa competição não ter existido levou a alguma estagnação até há uns anos. E efetivamente temos assistido a uma altura excitante em torno de negócio, e a pandemia surgiu num momento em que o ímpeto mal tinha começado. Agora que os fãs estão de volta, não só esse ímpeto regressou como também acho que estamos numa direção mais forte do que qualquer anterior, uma trajetória que não tinha acontecido, onde outra empresa de Wrestling sem ser a WWE tem tido o show número um em cabo por três semanas consecutivas desde o pico do [Monday] Nitro.
E não acho que alguém teria necessariamente previsto há três ou quatro anos que haveria este tipo de competição no Wrestling novamente. Mas esta é absolutamente a melhor história no Wrestling, na minha opinião, o facto de que a indústria, esta modalidade, está a recompor-se e em diferentes maneiras. Está a recompor-se nos meios digitais, na TV, em PPV (pay-per-views). Os números estão a subir e ninguém pode negar que o Wrestling está mais entusiasmante do que já esteve em bastante tempo. E eu estou muito, muito orgulhoso por isso enquanto alguém que adora Wrestling.
Concordas com esta declaração de Tony Khan?
10 Comentários
Claro que existe. Claro que incomoda. Se não existisse ninguém falava da mesma. Os posts da AEW não fariam comichão. existe competição em ter mos de qualidade Sim mas em relação a público a WWE ainda está muito à frente.
De um lado e do outro só não vê quem é obececado.
Eu diria mesmo que a competição é maior agora no início devido ao hype todo em redor da companhia underdog neste caso a AEW
Ao menos o Tony Khan tem uma visão realista das coisas e não tem medo de negar o que está ao seu redor. É nítido que existe uma competição, existiu nos anos 90, porque não existiria agora? talvez até de proporções que nem imaginamos, afinal são duas empresas grandes, onde envolve ego, patrocínios, contratos milionários, audiência, retorno financeiro, esse tipo de coisa. Apesar de sempre ter o velho Vince a negar qualquer coisa, é mais como uma desculpa de negação, ou falta de reconhecer a AEW como uma rival no Business. Pessoalmente gosto dessa tal “competição”, porque força as empresas a dar o seu melhor. Porém sabe quando essa competição fica chata e boba? Quando aparece fãs que tomam sempre partido, além de alguns lutadores, não são todos que fique claro, mas sabemos que tanto esses fãs quanto esses lutadores alimentam essa rivalidade de uma forma não saudável
Obviamente que é, por muito que o Vince não queria admitir aos seus investidores, óbvio que é, os seus atos demonstram que ele realmente teme a AEW.
Óbvio que ainda não é como a WCW, como disse anteriormente, a rivalidade WCW vs WWE era como um Barcelona vs Real Madrid, enquanto que AEW vs WWE é mais um Atético vs Real Madrid, mas não deixa de ser competição
Eu nem gosto de pensar na AEW como competição à WWE, é legítimo, quem quer que pense assim tem razões válidas para tal, principalmente porque a AEW tem meios para contratar ex campeões mundiais e lutadores de renome como o Jericho, Moxley ou agora o Bryan e o Punk.
Eu prefiro ver a AEW como alternativa à WWE, tal como podia dizer ao contrário, porque hoje em dia já não há necessidade de escolher uma companhia, dá para acompanhar e gostar de ambas. O crescimento de uma não tem necessariamente de afetar a outra, pelo menos ao nível do que acontecia nos anos 90
Gosto desta visão que o TK tem em relação ao wrestling atual
Bom para a competição era passar o show da AEW para segunda, no mesmo horário do Raw. Isso sim.
A AEW pode ser vista como concorrência ou alternativa a WWE, cada pessoa tem a sua visão.
Tony Khan é humilde e têm tudo para chegar longe!
AEW é muito superior.