Olá leitores do Visão Brasileira, aqui no Wrestling PT!

Nesta edição resolvi abordar a questão da AEW e da WWE, que ficam buscando uma em outra algum superstar para fazer parte de seu roster, mostrando o quanto uma valoriza a outra, mostrando algo bem diferente que temos por vezes, por parte de alguns fãs, que acha que gostar de um dos produtos, lhe faz odiar o outro.

De momento a AEW conta com muitos lutadores que estavam na WWE como Jon Moxley, Keith Lee & Swerve Strickland, Cash Wheeler & Dax Harwood, CM Punk, Chris Jericho, PAC, Adam Cole, Andrade, Bobby Fish, Bryan Danielson, Buddy Matthews, Christian, Claudio Castagnoli, Jake Hager, Christopher Daniels, Dustin Rhodes, Jeff Hardy, Matt Hardy, Mark Henry, Miro, Malakai Black, Paul Wright, Samoa Joe, Shawn Spears, Sting, William Regal, Ariane Andrew, Athena, Ruby Shoho, Tay Melo, Tony Storm, entre outros, que claro pode ter escapado alguém nesta lista.

Claro que aqui temos nomes que compõem desde o topo do roster, tendo destaque mais que merecido, onde muitos estavam estagnados na WWE e agora vem tendo bom destaque pela AEW. Alguns diria que encontram-se no mesmo patamar e alguém que tenha perdido o destaque que tinham na WWE e estão em ostracismo na AEW, neste momento não me recordo.

Só olhando o poster, vemos CM Punk, Jon Moxley, Keith Lee & Swerve Strickland, Cash Wheeler & Dax Harwood e PAC, que eram da WWE, o que demonstra que muitos dos seus talentos vieram da WWE, o que não é nenhum demérito. A grande questão para mim é que a AEW para mim, ao menos, deveria evitar confrontos entre dois nomes ex-WWE e sim mesclar talentos da AEW contra estes nomes. Pois toda vez que vejo um confronto entre dois nomes vindos da WWE, me remetem aos combates que já ocorreram entre estes talentos.

AEW tem nomes de muita qualidade e deveria sim dar destaque a eles, ao lado destes superstars vindos da WWE. Penso que seria o momento da AEW parar de buscar nomes da WWE, o que já buscou, está de bom tamanho. Seria interessante buscar apenas alguém que viesse a causar grande furor no público, mas nomes para ficarem relegados em meio ao card, sem muito destaque, acredito que não seria benéfico, nem para o talento a ser buscado e nem para a AEW.

A lista de talentos que fizeram o caminho da WWE para a AEW é enorme e se fosse falar de cada nome ficaria um artigo desgastante. A AEW para mim passa por um problema de ter inchado demais seu roster, o que acaba por deixar muita gente sem tempo de TV nos seus programas semanais. A solução para isso mais adiante acredito que seria a redução do roster, até porque na AEW a fórmula de uma outra brand, acho que seria desnecessária. Sei que temos a RoH, mas para mim está é um produto distinto e não uma outra brand, como ocorre no caso da WWE, com Raw e Smackdown.

Eu gostei muito por exemplo do destaque que nomes como Jon Moxley e Claudio Castagnoli estão tendo, para mim sempre foram muito subvalorizados na WWE e na AEW parece estar em casa, tendo destaque e apoio do público. Por falar em público, eu diria que esta é um dos grandes diferenciais entre WWE e AEW, onde um tem um público muito mais ativo do que o outro, que acaba tendo ou um público bem sem ações, devido aos combates que acabam não empolgando ou ao público dos grandes eventos, que é aquele que não acompanha regularmente os shows semanais e apenas vai a estes.

Na WWE até o momento o único nome que vimos fazer o caminho inverso, foi quem justamente, foi um dos nomes que deu pujança a AEW, que é Cody Rhodes. Mas acredito que futuramente, teremos mais alguns nomes a virem para a WWE, quem eu gostaria de ver, confesso que ainda não sei.

Mas é possível que tenhamos nomes da AEW que venham para a WWE, até porque o fator Triple H, que agora comanda a WWE poderá fazer com que alguns nomes retornem, ou então talentos da AEW venham para a WWE. Essa coisa de tentar recontratar, para mim é normal, mas espero que não venha a ocorrer em grande escala.

A WWE poderia mais adiante ir buscar talentos da AEW, mas claro que isso eu gostaria que ocorresse, se fosse para buscar nomes de destaque, mas claro que isso fica muito mais naquela vontade de termos Dream Matches, acho improvável, que nomes de destaque, façam esse percurso da AEW para a WWE.

Não sou muito adepto a este confronto de AEW ou WWE tentarem ficar aliciando talentos, uma da outra, por exemplo o nome de Chris Jericho foi citado, mas ele confesso é um nome que não gostaria de ver mudar de ares, ele não precisa disso e para mim está muito bem na AEW.

Eu particularmente gosto dos dois produtos e entendo que se tratam de produtos bem diferentes. A WWE vai numa linha de construção de rivalidades e com bons combates, quando acha que tem que ser, principalmente nos Premium Live Events, enquanto a AEW entrega combates bem mais intensos, nos seus programas semanais e nos PPVs faz também combates excelentes, mas parece que começa a pecar com o excesso de talentos, por vezes, não sabendo como desenvolver boas rivalidades, mas isso é minha opinião, não é uma verdade absoluta.

Para encerrar deixo uma serie de perguntas para interagirmos.

  • Você acha que a AEW precisa buscar talentos na WWE? Quem você buscaria?
  • Você acha que a WWE precisa buscar talentos na AEW? Quem você buscaria?
  • Quais dos produtos lhe agrada? Por quais motivos?
  • É possível gostar da WWE e da AEW?

Desejo a todos uma excelente semana e até o próximo Visão Brasileira.

2 Comentários

  1. Guinho1 mês

    É possível gostar das duas! Mas você tem que ter muita noção pra saber gostar dos dois produtos!
    Eu sei assistir WWE e sei assistir AEW, ambas tem suas coisas boas e ruins…
    A WWE consegue desenvolver agora com o Triple H, ótimas storylines, o diferencial da WWE é que ela proporciona e valoriza o material HISTÓRIA, e promove combates mais intensos em seus PPV’s.

    Enquanto a AEW ela consegue entregar ótimas Lutas, com excelência a mais que a WWE. No entanto sentimos falta das storylines, porque sem elas tudo fica muito mais confuso. E outro contra é que a AEW faz muita propaganda de graça pra WWE, sempre catando alguma coisa que criticar, o que faz muitos fãs que odeiam a AEW ou até mesmo os que acompanham a mesma, acabem ficando mais interessados pelo produto da WWE. Afinal ninguém gosta de papo furado toda hora.

    O mau da WWE é sempre dizer que não considera a All Elite Wrestling, competição pois se a mesma vai até o Chris Jericho, Swerve ou qualquer outro talento da AEW é porque ver a AEW como uma concorrência e uma pedra no sapato que precisa ser diminuída e extinguida dos negócios! Essa é a real! Então sim a WWE vê a AEW como concorrente.

    O que eu quero não é que as duas trabalhem juntas, pois isso nunca irá acontecer ao meu ver; o que quero é que eles e os fãs vivam em harmonia em mundos diferentes, usem os seus talentos da melhor forma possível e proporcionem bons momentos aos seus fãs, sejam eles adeptos a TV PG ou TV 14.

    • Excelente fala Guinho.

      Ambas tem suas qualidades e deficiências e não precisa apenas gostar de uma e ficar o tempo todo, detonando a outra.