Why? #1 – Porque é que na WrestleMania 33 deve ser John Cena vs Undertaker?

Bem-vindo à primeira edição do “Why?”, o meu nome é Nuno Paço e este é o novo espaço do vosso Wrestling PT. Neste espaço irei partilhar e explicar a minha opinião sobre acontecimentos, wrestlers e combates do mundo do wrestling, particularmente da WWE. Aproveito para agradecer ao Luís Salvador e a toda a equipa do Wrestling PT a oportunidade que me foi concedida para escrever sobre este desporto magnífico que é o wrestling.

Sem perder mais tempo, vamos à questão que vos trouxe aqui: “Porque que é que o Main Event da WrestleMania 33 deve ser John Cena vs Undertaker?

De acordo com as notícias mais recentes do Wrestling Observer, a probabilidade de assistirmos a John Cena vs Undertaker na WrestleMania 33 é a mesma que assistirmos a um push dos Ascension no SmackDown Live. Quero com isto dizer que a WWE excluiu a possibilidade e oportunidade de um combate de sonho entre os dois veteranos.

Esta notícia é péssima para o mundo do wrestling, tendo presente que Undertaker está perto de fazer 52 anos e poderá não estar fisicamente capaz de realizar muitos mais combates. Para além disso, os rumores sobre a possível reforma de Mark Calaway como wrestler pós-WrestleMania são outro fator de peso a considerar. O “Dead Man” teve uma carreira excecional ao serviço da WWE e se esta for realmente a sua última presença num ringue, deverá ser especial.

Se analisarmos os possíveis oponentes de Undertaker para esta Wrestlemania chegamos à conclusão que apenas um wrestler nos pode colocar em dúvida acerca do resultado do combate, esse wrestler é John Cena. Passo a explicar: um combate entre Undertaker e AJ Styles, Kevin Owens, Finn Bálor ou Braun Strowman seria fácil de prever, com uma vitória para o “Phenom”, devido ao ainda curto legado dos atletas na história da WWE. A verdade é que, vencer um combate contra o atleta que mais vitórias somou na Wresltemania é mais difícil que conquistar o WWE Championship ou o WWE Universal Championship e todos sabemos que atletas novos na WWE, como os que referi, não construíram ainda momentum suficiente para serem vistos como adversários credíveis, pelo menos neste combate concreto. Um exemplo relativamente recente desta situação foi o combate entre Undertaker e Bray Wyatt na Wrestlemania 31 que definitivamente soube a pouco, foi bastante previsível e acabou por prejudicar o “Eater Of Worlds”.

Uma outra opção para a disputa poderia ser Golberg, mas coloco as minhas dúvidas nesta possibilidade, sendo que o legado de Golberg foi construído na WCW e não na WWE e, por isso, Vince McMahon não permitiria que a sua maior estrela perdesse contra um herói da WCW. Para além deste, opções como Randy Orton ou Brock Lesnar são praticamente inválidas sendo que seriam apenas repetições de disputas de WrestleManias anteriores. Restam-nos a possibilidade de Kurt Angle regressar e desafiar Taker , o que seria bastante interessante de assistir, mas mesmo com a recente indicação ao Hall of Fame não creio que haja ainda informação suficiente para saber sequer se o atleta irá competir de novo num ringue da WWE, o que me leva a excluí-lo desta lista de possíveis oponentes. De facto, John Cena é o único atleta que se encontra disponível e em posição de desafiar Undertaker. A sua aura e sucesso são de tal forma grandes na WWE que até nos leva a pensar que tem possibilidades de sair vencedor contra a lenda, no maior espetáculo de wrestling do ano.

Para além disso, os fãs têm demonstrado interesse em ver esta disputa através das redes sociais, dos sites de wrestling e até durante os shows da WWE, como foi possível assistir no SmackDown Live de 27 de Dezembro de 2016 quando John Cena regressou e durante o seu Promo, os fãs começaram a gritar “Undertaker”.

Enfim, eu acho que lá no fundo todos nós sabemos que um combate entre John Cena e Undertaker tem a capacidade de ser um Main Event histórico como, por exemplo, um The Rock vs Holk Hogan ou um John Cena vs The Rock e se acrescentarmos o WWE Championship à mistura, melhor ainda. Uma disputa com esta aura trará muito mais público à WrestleMania e muito mais público significa muito mais dinheiro, ou seja, será com certeza “Best for Business”.

A conclusão é que a WWE tem que agarrar esta oportunidade, que pode nunca mais voltar a existir, e dar aos fans aquilo que eles realmente querem, um combate imprevisível e de uma enorme ansiedade, uma disputa histórica entre John Cena e Undertaker que tem a capacidade de tornar uma boa WrestleMania, na melhor WrestleMania de sempre.

Um obrigado aos que leram este artigo e, uma vez mais, à equipa do Wrestling PT pela oportunidade e simpatia. Estou disponível para responder a questões que tenham e ansioso por ler as vossas opiniões. Resto de uma boa semana para todos!

Sobre o Autor

42 Comentários

  1. FambroseDxDx - há 9 meses

    Bom artigo Nuno e bem-vindo à equipa!

  2. Felipe Cardoso - há 9 meses

    Bom Artigo, concordo com tudo que disse! Realmente se a WWE não realizar este combate este ano, é possível que em 2018, Undertaker esteja sem condições para um combate. Eu particularmente gostaria que este combate já tivesse acontecido, porque atualmente o Undertaker não é nem sombra do já foi um dia, sendo com ou sem título Cena vs Taker seria um combate histórico, e se realmente vier acontecer que seja no ME do maior evento de wrestling do mundo.

  3. Anónimo - há 9 meses

    muito bom o seu primeiro artigo Nuno. espero que seja apenas o primeiro de muitos outros que ainda virão. parabéns.

  4. Anónimo - há 9 meses

    o Chris jericho também tem credibilidade o suficiente para lutar com undertaker na wrestlemania. porque ninguém fala dele?

  5. Stream - há 9 meses

    Gostei bastante Nuno do artigo espero que continue com o ótimo trabalho . Como foi bem observado o John cena é mesmo o único a ser credível o bastante pra enfrentar o Undertaker em talvez sua última wrestlemania . Ainda me lembro quando o John cena entrou na WWE o Undertaker foi a primeira pessoa a lhe cumprimentar então acho que seria justo que o John cena cumprimentos de o Undertaker no que talvez seria o seu último combate

  6. URIAN - há 9 meses

    Tenho o seguinte pensamento, e serei breve, por que john cena e tão importante pra esse combate?
    por ser a face da empresa?
    por ser 15x campeão?
    por ser o que mais vende?…

    Talvez sim, mas pensando por outro lado john cena ja carrega um legado, e sim ja terá seu nome no HOF…
    Quero dizer que, por ser um atleta oldschool, undertaker com certeza irá perder em seu ultimo combate.
    Então por que john cena, o cara que já e a face da empresa, ja e 15 x campeão, já e o que mais vende tem que ter essa vitoria? o que isso agregaria de bom ao wrestling?

    Por que não dar essa vitoria a outro (como voce mesmo disse ” descredibilizados”), não seria muito melhor alguem novo a derrotar o deadman do que o “15x campeão john cena”.

    apenas um contra ponto, mais ainda sim bom artigo amigo

    • Nuno Paço - há 9 meses

      Entendo perfeitamente o seu pensamento. É verdade que Undertaker podia fazer um favor a um wrestler como Kevin Owens ou Finn Bálor mas ainda assim entendo que um combate com John Cena seria mais “histórico” ou “memorável” se preferir, tendo em consideração o legado dos dois wrestlers.

      Muito obrigado e agradeço-lhe a partilha da sua perspectiva.

  7. Awesome One - há 9 meses

    Sem duvidas subscrevo plenamente o ultimo combate da carreira do undertaker deve ser contra john cena pelo titulo do programa em que ele tanto se destacou. A nao acontecer seria uma enorme desilusao.

  8. Diamond - há 9 meses

    John Cena vs Undertaker é o combate ideal para encerrar uma Era. John Cena está a ficar para trás para lutadores como AJ Styles, Nakamura, Kevin Owens ou Bray Wyatt e está na hora de encerrar o seu legado.

    Volto a referir: A WWE se quer marketing tem de pensar de todas as formas, a começar por reduzir a folha salarial de modo a quiçá contratar um lutador como Conor McGregor a FULL TIME ( o part time tem de deixar de existir e só estanca storylines, retirando-lhes emotividade). Antigamente, o grande rival era a WCW, mas agora a WWE tem de dar o passo para o próximo nível e concorrer com a UFC. O primeiro passo é deixar de ser PG, o que só infantiliza um produto que deve ser destinado para adultos e não para crianças.

    • Wesley - há 9 meses

      O problema da WWE não é ter um produto PG, mas a falta de criatividade. E ter uma programação PG traz traz uma boa imagem para empresa, depois dela ter sido manchada pelas mortes prematuras dos seus talentos por abusarem dos esteroides

      • Diamond - há 9 meses

        Produto PG reduz a criatividade e diminui a margem de manobra no que toca a vocábulo e a grandes storylines, como a morte do Vince McMahon, que iria fazer ascender Mr Kennedy como a “face” da WWE e nunca teria sido John Cena nesse papel. Nem me venham comparar John Cena a Mr Kennedy, porque John Cena não está ao seu nível. Mr Kennedy tinha (e tem) mic skills superiores a The Rock e tem o estilo Old School de Stone Cold. Seria a cara da companhia se esta tivesse permanecido como TV 14. Os esteróides não têm nada a ver com o facto de wrestlers terem morrido, mas sim a direçao (errada, mesmo no merchandising) que a WWE decidiu tomar.

        Vivemos oficialmente na Era da Pussy(ficação)!

      • Diamond - há 9 meses

        CM Punk vs Mr Kennedy seria um combate de sonho!

      • wesley - há 9 meses

        O Cena ja era o top face da WWE antes mesmo dessa historia da morte do Vince, e por acaso essa historia foi abortada devido a morte do Benoit, e também foi a principal razão para a WWE adotar uma programação PG. O Mr Kennedy teve seu push cancelado devido que ele não passou no anti- doping, e pelo que eu saiba ele seria no máximo um main event e não o top face da companhia.
        Você deveria procurar reportagens da época da morte do Benoit, a imprensa massacrou a WWE, se não me engano até a CNN fez uma reportagem sobre o abuso esteroides dos wrestlers da WWE, então um produto PG foi necessário para a empresa . E outra ter uma programação PG não tem nada a ver com a falta de criatividade, o NXT também é um show PG e mesmo assim apressenta um show com qualidade.

      • Diamond - há 9 meses

        Não sei se és do tempo da Ruthless Era, mas lembra-te que o início do push de Mr Kennedy começou com a feud que teve com o Undertaker (uma das maiores de sempre da WWE), em que Mr Kennedy proporcionou combates épicos e dignos de um main-eventer, tendo em seguida a feud com Batista pelo título mundial e consequentemente a vitória no Money In The Bank. A storyline que estava a ser desenhada relacionada com a morte do McMahon iria fazer de Mr Kennedy o rosto da WWE e nunca John Cena (na altura ainda não existia um rosto específico da empresa, tendo sido entre 2002 e 2005 Triple H mas em 2008 estava tudo feito para Mr Kennedy ser o campeão da WWE na WrestleMania 24 derrotando o próprio Triple H. A WWE cedeu de forma barata á morte de Benoit e o produto ficou desde esse momento cada vez pior, infelizmente. Para ter tantos programas baratos, a WWE provavelmente está muito bem de saúde daí não precisarem de grande investimento na equipa criativa. E desde 2008, já se perderam lutadores como Mr Kennedy (novo Stone Cold numa versão super Heel), Batista, Bobby Lashley…

    • A_Hess - há 9 meses

      O Cena só fica atrás desses a nível de tempo na companhia, porque de resto tem proporcionado excelentes combates (pouco inferiores aos do AJ) nos últimos tempos. A encerrar algo, seria a carreira do Taker.

  9. Anónimo - há 9 meses

    Excelente artigo, concordo com a opinião. Gostei especialmente da forma como defende essa possibilidade. Continuação de um bom trabalho! Estarei a acompanhar.

  10. Sou do Russo - há 9 meses

    Parabéns por o espaço, concordei com tudo.
    Fiquei fã e será um espaço a seguir sempre tal como o Cutting Edge

  11. Gabriel Rizzo - há 9 meses

    Excelente artigo devo dizer, é bom de ver pessoas que não são lovesr ou haters dos wrestlers e tentam ver todos os acontecimentos por um panorama maior.

    Eu acho que bem ou mal o Jonh Cena tem todos os seus créditos e merece a oportunidade de efrentar o que provavelmente é a persona que está acima do que é um face ou um heel ou seja The Undertaker.

    Não importa a situação e não importa se era contra heel ou face se ele era o vilão ou o “herói” todo mundo sempre gritou por ele e sempre vão gritar por que ele virou algo maior do que a gimmick ou a história a ser contada ele virou um marco no tempo do wrestling. A WWE deve fazer o que é bom para os negócios, eles tem cerca de 6-7 combates numa wrestlemania eles podem se dar ao luxo de um ou dois deles não serem focados no futuro da empresa (para quem vem a criticar big show vs saquille).

    Acho eu que o Taker deveria poder escolher seu oponente e penso que o único combate que realmente faltou em minha vida dele foi Sting x Taker na wrestlemania.

    Novamente um ótimo artigo Nuno! Ganhou um leitor para todos os próximos =p

  12. Ótimo artigo! concordo com tudo que disse e certamente The Undertaker VS John Cena ficaria marcado na história do Pró-Wrestling mundial. Espero que este quadro dê certo e permaneça por um longo tempo.

  13. DietOwensDiet - há 9 meses

    Nuno o que achas disto, o taker ganha a rumble e o cena o titulo na elimination chamber, avançam os dois para o main event da wrestlemania, até que ponto nao seria bem vinda uma vitoria do dead men, mesmo que fosse para terminar a carreira, No final do evento saindo do ring deixando la o titulo e o chapeu ?

    • Nuno Paço - há 9 meses

      Acho que isso seria um momento especial. Era certamente uma opção a considerar se a WWE optasse por realizar o combate.

  14. Anónimo - há 9 meses

    Atá ê taker x strowman é um jeito de poupar ele né.

  15. Chris - há 9 meses

    Parabéns pela matéria Nuno!Concordo com sua análise.Agora quanto a minha opinião olha como se sabe um dia a streak do Undertaker teria que ser quebrada,só que além do momento errado Vince McMahon escolheu o lutador errado também.Brock Lesnar foi uma escolha infeliz porque naquele combate não foi só a invencibilidade do Undertaker que foi quebrada,mas sim a hegemonia da WrestleMania como um dos maiores eventos da WWE.Se essa pode ser a última participação do Undertaker na Wtestlemania ou mesmo nos ringues,que seja enfrentando um adversário a sua altura e esse no momento é John Cena.

  16. Bruno duarte - há 9 meses

    Primeiramente, gostaria de dar os parabéns pelo tema. Pois como cada um tem suas opiniões em relação a esses combates de sonho.
    Só não concordo muito em relação a WWE não ter atletas no “momentum” ideal e que, por isso, John Cena seria o melhor nome devido ao seu historico.
    Não discordo nem em relação a esse momentum porque realmente nenhum atleta possui isso atualmente. Mas em relação a somente John Cena ter histórico no mo momento para tal desafio. Pois para mim, Chris Jerico e AJ Stiles tambem tambem possuem carreiras dignas para tal.
    E como acredito que o The Undertaker precisa cada vez mais de adversários capazes de levar boa parte do combate e ainda assim fazer o deadman sair bem na foto. Escolheria AJ Stiles para tal (não quero dizer com isso que John Cena também não o faça. É apenas gosto pessoal) e promoveria o combate mais ou menos no sentido de “o homem que conquistou o mundo” e agora tem como alvo o maior vencedor das Wrestlemanias.
    So pra finalizar,mais uma vez parabens pelo artigo que ficou muito bom por sinal.

  17. Anónimo - há 9 meses

    Nuno existe a possibilidade de undertaker vs kane vs cena vs orton ?

    • Nuno Paço - há 9 meses

      Acho muito pouco provável que a WWE avance com essa possibilidade. No meu ver, acho que Undertaker não irá participar em mais nenhum combate que não seja um single match até ao final da sua carreira (com excepção do Royal Rumble).

  18. Está sendo discutida,a possibilidade do Roman Reigns perder no Royal Rumble,e Entrar em rivalidade com Undertaker(Rivalidade que acabaria na Wrestlemania.

Comentar

Editar avatar »