10 Acontecimentos que alteraram Storylines – Top Ten #380

2 – O cancelamento de Hassan

Isso já é antigo, como podem ver. Aqui a medida tomada foi drástica e mais uma vez influenciada pelo constante clima trágico que se sente quando ligamos nas notícias. Há sempre alguma coisa a acontecer que cause estragos. E às vezes vai mesmo muito longe quando envolve terrorismo, ainda um assunto demasiado quente hoje em dia e que fervia os nervos e os temores do povo, um pouco por todo o mundo, naquela altura, uns meros três anos depois do ataque às torres gémeas, discutido na entrada anterior.

Acrescente-se a isso uma personagem tão polémica como Muhammad Hassan e é seguro que as coisas vão dar para o torto. Muito sensíveis os assuntos em que Hassan tocava e por isso mesmo muitos o aclamavam – era uma manobra de coragem. Além dos seus dotes em vender a personagem. Que não era apenas um monte de estereótipos do “oriental terrorista,” era precisamente alguém a questionar isso mesmo. Um cidadão Americano a criticar o povo por discriminá-lo pelo seu aspecto e origem. O verdadeiro interesse da personagem de Hassan era que ele tinha razão! Apenas a perdia nas suas acções, o que fazia dele um legítimo e interessante Heel. De facto comportava-se como um terrorista, mesmo que mais “soft” porque ainda era um programa familiar de wrestling e não queremos cá storylines com bombas e matar pessoas com explosões – será que não queremos? Continuem a ler! Mas o ataque de um grupo de encapuçados a Undertaker serviu de péssimo presságio: um atentado em Londres dava para criar paralelismos.

Com as imagens já no ar e transmitidas, veio a cobertura da mídia a questionar a forma como lidavam com a personagem. E aí já devia dar para antever que não ia sair daí coisa boa e começaram a evitar mostrá-lo em TV, na programação do Smackdown, muito por pressão das próprias estações televisivas. Ainda assim, promos eram feitas online. Undertaker derrotou-o no Great American Bash, com um finish que o retiraria de TV, indefinidamente até se decidir, mais uma vez por pressão, que seria definitivamente. Marc Copani, o intérprete de Hassan, acabaria despedido. Não só uma mudança de planos, como o total cancelamento de uma personagem. E quais eram os planos iniciais, então? Ora essa, diz-se que Hassan apenas continuaria o seu push em direcção ao World Heavyweight Championship, que conquistaria a Batista, no SummerSlam, tornando-se o Campeão Mundial mais jovem na história da WWE – ele só tinha 23 anos! Portanto… Nada de especial…

4 Comentários

  1. Kurt Angel3 anos

    Gostei muito do artigo.

    Para quando um artigo da AEW? Talvez com algumas curiosidades de alguns lutadores.

    Abraço e boa continuação.

  2. Bruno Vieira3 anos

    A situação do Hassan ainda me revolta. Nós Portugueses, não somos nenhuns exemplos, mas os americanos são 1000 vezes piores que nós. Por muito que tenha sido coincidência…

  3. Old Man Julio3 anos

    Mais um bom artigo.

  4. Kick_Ass3 anos

    O Hassan era genial! Foi uma perda para o wrestling ele se ter afastado da modalidade.
    A ultima vez que ouvi falar dele descobri que era diretor de uma escola.