10 – Akebono
Vá, admitam, é assim que se começa. Quando usamos o termo “celebridade” no título de uma lista e temos logo que ir pescar nomes soantes do jetset. Aqueles famosos vazios que enchem a imprensa cor-de-rosa e que só conseguem movimentar-se das luzes da ribalta para as luzes das câmaras dos paparazzi. Essas estrelas. Como o Akebono. Esse sex symbol. A TMZ não anda sempre atrás deste gajo?
Semântica! Porque Akebono Taro era uma estrela na sua área, que não era o wrestling profissional, mas sim o sumo. Era um nome de enorme dimensão no seu tempo, teve exibições de aclamar e o seu percurso crescente até alcançar o prestigioso título de “yokozuna” gravou o seu nome na história. Além de ser o primeiro yokozuna não nascido no Japão, – já se nacionalizou, mas nasceu no Havai – tornou-se um dos nomes mais respeitados. O suficiente para atrair a atenção da WWE em 2005, que queria fazê-lo colidir com o seu grandalhão largo da casa. Big Show. Num tradicional – adornado pelo kayfabe – combate de sumo que durou um minuto e viu Akebono sair vencedor. Foi só isso mas até parece que os combates de sumo são conhecidos pelos seus longos desenvolvimentos, construções e psicologia. Serviu para divertir e foi um bom bom endosso para atrair alguma atenção oriental.
O que é curioso é que Akebono já tem hoje em dia um respeitável percurso como wrestler também! A Wrestlemania 21 foi uma porta. Daí, já treinado, partiu para a All Japan Pro Wrestling, pela qual passaria por várias vezes e onde venceu vários títulos de grande prestígio, passando também por outros locais como a NJPW, a Dragon Gate, e até chegou mesmo a fundar a sua própria promotora, a Odo, que cessou actividades após dois anos. A sua saúde não lhe permite ainda lutar, tendo-se retirado, como wrestler, em 2017. Irónico que ele seja já reconhecido como wrestler. Mas isso depois da sua passagem pela Wrestlemania!
4 Comentários
Mais um bom artigo, Chris JRM.
entao e aquele boxeur cigano nao lutou na WM?
Bom artigo.
Muito bom artigo!