8 – Ted DiBiase compra a Sapphire
Para o SummerSlam de 1990, o terceiro SummerSlam de sempre, duas rivalidades cruzavam-se. Os problemas de Dusty Rhodes eram com Randy Savage e seria com ele que lutaria no PPV, mas as suas valets também estavam metidas ao barulho. Aí pode ser preciso alguma contextualização.
A começar por Savage, que não se fazia acompanhar por Miss Elizabeth nesta altura, mas sim pela irreverente Sensational Sherri. E Dusty Rhodes fazia-se acompanhar pela “Sweet” Sapphire, senhora Afro-Americana que até estava algo à frente ali na sua altura, como uma manager negra. É relevante para o caso? Por acaso vai ser. Daí resultavam duas feuds, com dois combates marcados para o SummerSlam. Entre Savage e Rhodes. E entre Sherri e Sapphire, com Sherri a questionar os parâmetros do que seria uma “lady,” colocando isso em causa no caso de Sapphire. Por acaso já começavam aí as más implicações. Junte-se a isso o facto de Sapphire andar a receber uns presentes muito jeitosos, de fonte anónima. Assumia-se que fossem “mind games” dos outros dois.
Chega ao dia do grande evento e o primeiro combate marcado, dos dois, era o das senhoras. Que não se concretiza, com a vitória a ser atribuída a Sherri por desistência, com um “no show” de Sapphire. Onde raio andaria a mulher? Chega a altura do combate dos cavalheiros. E antes que a bulha pudesse começar, há uma interrupção de uma cara – e gargalhada – muito conhecidas: Ted DiBiase. O autor das prendas anónimas. E revela o pior: acabava de comprar Sapphire, muito literalmente. Sim, é verdade que foi sempre “everyone has a price,” mas deixaram todo um público desconfortável com a ideia de que DiBiase acabava de comprar uma escrava, vendo ali paralelismos com o Virgil, mas em versão feminina. E isto foi antes dos Money Inc. em que ele realmente comprava toda a gente, corrompendo-os. Aqui estava mais ambíguo.
O que também não ajudou? Uma entrevista de Sherri em que fazem referência a Sapphire ser uma “pessoa desaparecida,” ao que ela responde muito prontamente que ela tinha dito que ela estava desaparecida, mas nunca tinha dito qualquer coisa sobre ser uma pessoa. Yikes. Até chega a ser hilariante em tudo de tão errado que tem. Nunca passaria nos dias de hoje e fica uma bizarra storyline daquele Verão que não se esticou por muito mais tempo, com Sapphire acabando por abandonar a companhia pouco depois.
2 Comentários
Que belo artigo.
Impossível não ter o HBK vs Hogan como o favorito. Absurdo em 2005 o Hogan andar a vencer o HBK, por isso ele fez muito bem em estragar o combate daquela forma, salvando-o ao mesmo tempo.
O SummerSlam 05 foi qualquer coisa. “Where the fuck was Vickie” é um momeno icónico de tão hilariante. E o Angle numa feud com o Eugene quando podia ter sido aí um dos combates da trilogia com o HBK… mas não, tinham de meter o Hogan ao barulho.
Ainda me lembro do Lesnar vs Cena como se fosse hoje. Era suposto ser o Daniel Bryan (por um lado, ainda bem que não foi, porque aquele pescoço…), e nesse caso talvez o pessoal não tivesse gostado tanto da tareia. O Lesnar ficaria como o heel que destruiu o herói Daniel Bryan e na WrestleMania 31 o Roman Reigns acabaria com o reinado de terror, saindo como herói também. Mas saiu tudo ao contrário.
Não conhecia a situação do nº 8. Polémico, no mínimo.
Previ que o squash do Cena estivesse aqui e está mesmo foi a primeira coisa que me ocorreu!