9 – Saba Simba
Para quem acompanha o Dark Side of the Ring e já assistiu à última temporada na sua totalidade, terá sido recordado desta estranha personagem que surgiu na WWE, logo ao começar a década de 90. Para recordar que foi um bizarro regresso de Tony Atlas à companhia com uma gimmick que já parecia pender para o lado mais “goofy” da coisa.
Não dá para apontar que tenha sido a controvérsia que tenha feito a gimmick durar apenas uns meses, desde o final do Verão de 1990 até Janeiro de 1991, porque nunca ficou tão over e nunca chegou a ser levada a sério. Mas muito bem recebida também não foi. Mesmo lá dentro, escritores tinham imensas dúvidas sobre a personagem de Tony Atlas, em contacto com as suas raízes, e a abraçar a personagem de um nativo Africano tribal, que parecia saído de desenhos animados antigos, faltando apenas os traços faciais exagerados e implicações de canibalismo. Não caiu bem e todos viram ali um fraco estereótipo e pouco a nada que a fizesse redimir, com sucesso.
Apesar disso, do fraco gosto que muitos consideraram ter o boneco, Atlas interpretou a personagem sem reclamações e, posteriormente, ainda agradece por ela. Acontece que Atlas atravessava uma das piores fases da sua vida, com os maus vícios a levá-lo a bater no fundo e à falência. Encontrava-se sem abrigo na altura em que foi notificado por Vince McMahon com um novo contrato e uma nova personagem. É o próprio Atlas que diz que o controverso Saba Simba lhe salvou a vida. Vá lá que deu para tirar algo positivo daí e podem vê-lo a falar desse e outros assuntos – até mesmo a cena dos sapatos das mulheres – com toda a honestidade, no seu episódio do Dark Side of the Ring.
Curiosamente, um plano que chegou a existir para Simba e que também foi cancelado por despedimento da outra parte, foi uma rivalidade com o Akeem. Sabem, o Akeem… O branquela do One Man Gang a fazer-se de Afro-Americano, ainda hoje visto como uma péssima gimmick de mau gosto. Não está aqui? Não. É que essa ainda durou uns bons dois anos…
6 Comentários
a sorrir o quanto insultado a stepha & os wokes do costume só a pensar nestas gimmicks passadas
chorem!!
Vc sendo literalmente o seven de Portugal KKKKKKKK
Desde que vejo wrestling, já lá vão mais de 20 anos, diria, assim de memória, que Hassan e Velveteen Dream foram os que mais tive pena por não resultarem. Tinham tudo
Mordecai
Muhammad Hassan tinha tudo para ser um top heel na WWE, eu adorava a gimmick.
O Muhammad Hassan era um dos melhores heells de sempre e na minha opinião a WWE deveria ter ido até ao fim. Alguma controvérsia faz falta. Era um daqueles heels com toda a razão no que dizia, via-se a raiva do público contra ele, pondo o racismo e a xenofobia americana a nu. De certa forma estava bem à frente do seu tempo.
Dito isto, também não acho que o wrestler fosse irrecuperável.
Falta aí por exemplo o R-Turth fumador…que durou um dia até ser cancelado pelo choradinho de uma associação anti-tabagista.