10 Grandes Promos Shoot – Top Ten #383

2 – O nascimento da ECW

Mais um segmento que anda ali na linha. Claro que não podia ter sido o shoot de um homem só, não foi o Shane Douglas que disse aquilo na altura e, assim, deu o pontapé-de-saída para a ECW. Mas havia gente suficiente a não saber que aquilo ia acontecer para haver conflito. E o propósito era mesmo esse: causar tumulto. Apenas Shane Douglas, Paul Heyman e Tod Gordon sabiam do segmento.

O infame porém épico momento no verdadeiro nascimento de uma companhia histórica aconteceu em Agosto de 1994. A sigla ECW já existia mas era ainda a Eastern Championship Wrestling e estavam inseridos na NWA, chegando o nome completo da companhia a ser mesmo NWA Eastern Championship Wrestling. E era pelo NWA World Heavyweight Championship que se competia e o “Franchise” Shane Douglas acabava de derrotar 2 Cold Scorpio na grande final para se coroar Campeão. O que parecia que ia ser um discurso emocionado de se juntar àquele lendário alinhamento de ex-Campeões Mundiais, dá a volta quando ele manda todos à fava, atira o cinto ao chão, afirma não querer fazer parte de uma promotora morta e anunciou o início da era do “extreme.” História feita e essa palavrinha viria a tornar-se importantíssima e central em tudo o que era a ECW, já a Extreme Championship Wrestling agora.

Como foi dito, apenas o próprio, Tod Gordon e Paul Heyman, principais oficiais e bookers da companhia, é que sabiam que aquilo ia acontecer. Todos os envolvidos da NWA foram apanhados de surpresa e não acharam lá muita piada, especialmente o presidente Dennis Corralluzzo que, por acaso, já tinha andado a falar mal do Franchise em entrevistas por aí fora, o que só deu mais gás a Douglas para fazer o que fez. A relação entre a NWA e a ECW dissipou-se, com esta a emancipar-se e tornar-se a Extreme Championship Wrestling, com Shane Douglas como seu Campeão inaugural. De fazer barulho suficiente para muitos fãs quererem saber o que se passava ali naquela promotorazinha ascendente em Philadelphia. Mantiveram a postura: encorajaram Shane Douglas a expressar os seus verdadeiros sentimentos em todas as consequentes promos. Portanto praticamente tudo o que se seguiria seria real… E a atrair mais atenção ainda!

2 Comentários

  1. Kurt Angel3 anos

    Muito bom

  2. max3 anos

    Uma promo incrível do Joe, muitas verdades faladas.