10 Incidentes que deixaram combates mais grotescos – Top Ten #516

1 – Muta Scale rebentada

Um dos momentos mais arrepiantes da carreira de Eddie Guerrero. Nunca duvidaríamos que Eddie fosse um tipo duro, capaz de se sujeitar ao mais exigente. Mas mesmo assim custava ver aquele risonho sempre tão alegre e divertido naquele estado.

O tal infame combate que desafiou uma escala não oficial que conhecemos como a “Muta Scale,” escala abstracta que “mede” os níveis de sangue de um combate mais violento. Debate-se a possibilidade de a escala ter sido rebentada só com a testa de Eddie Guerrero.

No Judgement Day de 2004, Eddie Guerrero e JBL rivalizavam pelo WWE Championship e não seria de estranhar que a coisa ficasse intensa. Bastou um spot e o combate ficou virado do avesso.

JBL, á socapa, lá pega numa cadeira e manda-a na cabeça de Eddie. A imagem que se segue ainda é arrepiante e ouve-se uma bem sonora reacção de surpresa e choque por parte do público, quando Eddie se vira e tem sangue a escorrer-lhe pela cara, em demasia. Notava-se bem que algo estava errado com aquela hemorragia.

Até podem acusar JBL de ter sido stiff com o golpe. E rais’parta às cadeiradas na cabeça, sim, isso já sabemos. Mas não foi a causa. O golpe foi no topo da cabeça. Foi o blading de Eddie que correu mal, algo mal calculado do lutador e terá ido muito fundo ou atingir algo que não devia. Perdeu muito sangue e, num instante, transformou aquele ringue num chiqueiro. No final, só com o sangue da testa de um só indivíduo, parecia um cenário de um sádico homicídio.

Com a perda de sangue, é claro que Eddie, após concluir, colapsou nos bastidores e entrou em estado de choque. Só estranhamos como é que ele conseguiu aguentar até conseguir concluir o embate. Mais respeito ainda pela sua dureza.

Ficou um dos combates mais perturbadores e desconfortáveis de se ver. E era um regular, sem regras hardcore. A cadeirada foi nas costas do árbitro. E acabou por ser dos mais violentos que passou naquele ringue. Curiosamente, um ano depois, mesmo PPV, mesmo WWE Championship e mesmo JBL. Mudou o adversário: John Cena, com sangue suficiente a escorrer-lhe para lhe manchar as meias. Mas esse era mesmo para ser assim…


Pronto, um Top Ten mais gráfico mas duvido que muitos por aqui se importem com isto. Ossos do ofício. Que são partidos muitas vezes. Acho que é óbvio dizer que não foram incluídos outros acidentes como Owen Hart, Mitsuharu Misawa ou o Perro Aguayo Jr. e acho que é de se entender porque é que não se devem trazer esses casos para aqui. Mas fica aqui a menção, caso pensassem que considerasse o contrário, que essas tragédias não fossem suficientes. Confio em vocês mas, pelo sim e pelo não, não disparatemos!

Com isso abro-vos a porta para comentarem como sempre. Comentem estes casos, os que até vos fizeram virar a cara, os mais durões entre vocês, os que não conheciam e recordem algum que foi muito gráfico e próximo de uma refeição que tinham acabado de fazer para quase a trazer de volta. Porque coisas podem realmente correr mal nesta modalidade que estão sempre a dizer, realmente, que não é ballet. E então continuemos a falar de coisas que não correm bem como o pretendido. Chamam-lhes botches. E são tão essenciais na indústria como manobras e segmentos bem executados. Mas, de vez em quando, alguns fazem tanta diferença que até alteram storylines. Lembram-se de algum? Esperemos bem que aqui o esperto do escriba se lembre de dez, porque pretende trazer uma lista de dez storylines motivadas ou alteradas por botches! Pode ser divertido!

Até lá fiquem bem, aproveitem uns bons magustos se já for possível, e um grande abraço e muita força para a boa malta espanhola que atravessou um recente pesadelo. Até à próxima!

2 Comentários

  1. Diria que o Drew McIntyre teria direito também a entrada neste TOP 10 após o golpe que sofreu no Bad Blood 2024 (irónico!).

  2. DUDE1 dia

    Então e o Jun Kasai e a FREEDOMS? ahahahha