6 – O colapso de HBK
Um cagaço para os fãs. Sabendo que foi tudo manobra até pode deixar alguns frustrados por considerarem que estavam a brincar com coisas sérias, no que diz respeito a saúde e integridade física. Mas não estavam a brincar. Queriam mesmo tirar um angle sério a partir daqui e, talvez, se conseguissem, varrer umas controvérsias fora de ringue para baixo do tapete. Foi Shawn Michaels a vítima e, como ele era bom performer mas também um tipo de boas ideias, foi tudo sugerido por ele.
Acontece que além dessas qualidades, Shawn também era louco e de maus vícios. E levou essa sua atitude arrogante e tendências mulherengas para o lugar errado. E acabou por levar mesmo na boca, numa rixa de bar, por fuzileiros ainda por cima. A coisa não foi uma brincadeira de romper lábios, Michaels herdou uma concussão dessa briga e ia ter que ser retirado dos ringues por algum tempo. Como retirá-lo sem falar do assunto directamente ou sem o fazer repentinamente e matando-lhe o ímpeto? Simples, brinquemos com as emoções dos fãs. Num combate com Owen Hart, que Shawn trabalhou, em Novembro de 1995, HBK colapsou após um enziguiri. Tudo parecia real, não era o tipo de finish a que se recorresse para um combate da altura. Vince, então apenas comentador, saltou do seu posto para acudir o seu empregado, com preocupação. Foi retirado em maca. Foi para parecer real. E foi muito convincente. Sabe-se agora, podiam manter-nos a todos enganados até agora.
Mas para quê um angle tão sério e preocupante? Para já, capturava o interesse numa altura em que a WCW já tinha um programa na mesma noite a roubar umas atenções. Shawn, com o susto, acaba por ganhar mais simpatia como babyface, especialmente quando pode começar a espalhar-se a palavra de andar por aí a fazer asneiras e a meter-se em encrencas. Não o deixa esquecido ao ser retirado de TV, fortalecendo ainda mais a especulação, quando faz o tease de que talvez se retire dos ringues depois dessa. No final de tudo, teve um enorme e bem-vindo regresso na Royal Rumble, que voltou a vencer, para conquistar o WWE Championship na Wrestlemania. Tudo bem pensado. Enquanto a malta preocupada se roía toda, seus sacanas frios!
2 Comentários
Que excelente artigo! Ja me prendeu com a excelente introdução. Me identifiquei com a parte “bons tempos de infância sem internet…bom recuperar ingenuidade” acho que o autor resume o sentimento de muita gente ao ver wrestling quando criança/miudo e o contraste de agora, com internet a disposição e ter a noção do que se passa realmente nos bastidores… muito bom
Não sei qual tiraria, mas colocaria aqui sem dúvida a promo do Paul Heyman direccionada ao Vince McMahon no último SmackDown antes do Survivor Series de 2001. Algo que me diz que o “I hate you” do Rollins ao Punk também foi inspirado por essa promo do Heyman.