10 Promos que marcaram a história do Wrestling – Top Ten #384

1 – “A New World Order”

Já começam a perceber porque é que se torna difícil escolher um primeiro classificado, ou construir sequer o pódio, e começam dignas de primeira posição a aparecer mais para baixo. Considerem todas válidas mas, para agora, ficou esta. Discordarão assim muito que esta promo de um talker que já foi aqui mencionado, mas não por se destacar nas promos mais fora do molde, é um dos grandes momentos de toda a história do wrestling?

O que está por trás também já é bem conhecido. Scott Hall e Kevin Nash, com o vigário de que ainda faziam parte da WWE, eram uns desordeiros na WCW e afirmavam que havia mais alguém a liderá-los. Quando davam uma sova a Randy Savage, chega o salvador do costume, Hulk Hogan! A Hulkamania estava de volta! Ou então não e todo um povo pelo mundo fora assistiu, em choque, a Hogan a atacar Savage e a revelar-se como o terceiro homem daquela seita. Seguiu-se uma promo de deixar tudo em pasmo, enquanto Hogan anunciava uma “New World Order,” perante uma chuva de apupos e latas. Ficariam conhecidos por esse nome, ou o mais simplificado mas mais mítico ainda, nWo.

É preciso estar aqui a detalhar a importância desta promo, a marca que deixou no panorama do wrestling? É assim tão necessário relembrar que foi a inauguração de uma das grandes stables de todos os tempos? Ou que marca aquela que será a Heel Turn mais marcante e mais irreproduzível a ser dada num ringue? Não acredito que seja assim tão fulcral o lembrete. Mas relembro que também foi o maior pedregulho a cair no charco de uma WWE já com dificuldades e a realmente arregaçar as mangas para que as Monday Night Wars realmente começassem. O wrestling, ou sports entertainment, mudou completamente aqui neste momento.


Um Top Ten mais dentro das bases, nem é dos mais excêntricos. Um mais simples livro de história. Que vos tenha agradado e puxe conversa porque não são só eles que devem falar. Também vocês, mesmo sem microfone, podem e devem manifestar-se. Há aqui muito a recordar e até a acrescentar, que muita promo deixou a sua marca. Vão lá revisitar a história antiga e recente!

Há mais para falar em relação a promos, porque são realmente uma arte importantíssima para os ringues. Muitas vezes um lutador muito talentoso vê o seu sucesso limitado por não ter o mesmo à-vontade oral que outros colegas. Até se pode dizer que, para ser uma estrela de topo, têm obrigatoriamente que ter os velhos “mic skills.” Quer-se dizer… Há excepções. E temos aí tema para a próxima semana. Dez estrelas que tiveram sucesso apesar de não serem muito bons ao microfone. Há quem se safe!

Então venham cá vê-los. E defendê-los também, se quiserem, e acharem que há qualidades ali. Da minha parte é tudo, passo a bola a vocês, até à próxima semana, esperando-vos sempre seguros e saudáveis em tempos em que isso ainda é o que mais se deva ter em conta. Até à próxima!

6 Comentários

  1. Victor Silva3 anos

    De todas as citadas as minhas favoritas são:

    Pipebomb
    Austin 3:16
    Pipebombshell

    Sem dúvidas são marcantes. E a da AJ Lee principalmente, ajudou a redirecionar um pouco do Wrestling feminino. AJ e seu épico reinado de Divas Champion foi pioneira na “revolução feminina”

  2. JOAOPEDROOOOOOOO3 anos

    Há uma que entra no top 10 for sure, que criou um dos maiores heels da história e mudou a forma vomo a indústria fazia wrestling e se quiseres, pode até ser considerado o verdadeiro início da Atitude Era. Falo claro da “Bret screw Bret”.

    Para mim, essa tem de estar em primeiro porque influenciou todo o mundo do wrestling e mudou a forma como era feito.

    • What?3 anos

      E nunca ouvi falar dessa.

    • JOAOPEDROOOOOOOO3 anos

      Nunca ouviste falar do Montreal Screwjob?

    • Victor Silva3 anos

      Montreal Screwjob… um clássico do Wrestling, pena que para o lado negativo. Foi onde surgiu o personagem “maligno” de Mr. McMahon. A partir daí o Wrestling passou a ser mais popular e o entretenimento tomou conta dos Shows, fórmula que fez da WWF/E ser o que é hoje e seguem nos mesmos moldes… embora sabemos que há um grande contraste do produto da época para o de hoje

    • JOAOPEDROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO3 anos

      Correcto. E aliado ao Montreal Screwjob houve uma entrevista do Vince McMahon, de duas partes, julgo que esteja no Youtube onde ele diz “Bret screw Bret”.