5 – “Cane Dewey”
Voltemos à ECW. E ao quão influente ela realmente foi. Não vá ter ficado a noção em muitos que foi só por ser mais violenta que as outras que se tornou notável e foi essa a única influência que deixou. Dava tanta importância ao trabalho de microfone como qualquer outra, mas também aí tinha que ver outra forma de o fazer.
Se era realmente uma companhia mais sedenta de sangue, então tal também tinha que se sentir nas suas rivalidades e na forma como trocavam as habituais picardias. Mesmo quando tornavam as rivalidades muito pessoais, a troca de insultos era dentro do habitual, falava-se muito alto numa entrevista. Sem lhe retirar mérito, muitos faziam-no muito bem. Mas na ECW queriam dar algum realismo às coisas. Deixaram as coisas a cargo de outro grande orador: Mick Foley, aqui ainda a interpretar Cactus Jack. Que se tornava um exímio Heel, com total oposição ao estilo hardcore que ele próprio ajudara a desenvolver, decepcionado com os fãs. Resolver todos os seus combates com apenas um headlock é uma manobra brilhante e hilariante para heat, mas esta promo é que não era coisa para ter alguma graça.
Nela, um desiludido Cactus Jack tenta avisar Tommy Dreamer, de popularidade ascendente, de que um dia ia dizer algo estúpido em TV e tramar-se por isso para não se deixar levar pelo apoio dos fãs, da mesma forma que ele. Porque eram todos uns sádicos e ingratos. A verdadeira gota-de-água que o fez ver a categoria dos fãs foi quando avistou um cartaz que dizia “Cane Dewey.” Basicamente a sugerir para cair à canada a Dewey. Quem era Dewey? Dewey Foley. Filho de Cactus Jack. Foi o próprio quem gritou para a câmara que o Dewey tinha apenas três anos. Já dava para se perceber que já não era só o Cactus Jack, Mick Foley começava mesmo a expressar-se ali. Colocou Dreamer over como Face de topo, teve uma Turn única, voltou-se aos fãs, deu uma promo verdadeiramente visceral e deu um tom pessoal à rivalidade como ainda não se fazia propriamente. Foley terá mudado muito da arte de dar uma promo neste intenso momento. Créditos também para o pequeno Dewey, hoje já um homem crescido e empregado na WWE!
6 Comentários
De todas as citadas as minhas favoritas são:
Pipebomb
Austin 3:16
Pipebombshell
Sem dúvidas são marcantes. E a da AJ Lee principalmente, ajudou a redirecionar um pouco do Wrestling feminino. AJ e seu épico reinado de Divas Champion foi pioneira na “revolução feminina”
Há uma que entra no top 10 for sure, que criou um dos maiores heels da história e mudou a forma vomo a indústria fazia wrestling e se quiseres, pode até ser considerado o verdadeiro início da Atitude Era. Falo claro da “Bret screw Bret”.
Para mim, essa tem de estar em primeiro porque influenciou todo o mundo do wrestling e mudou a forma como era feito.
E nunca ouvi falar dessa.
Nunca ouviste falar do Montreal Screwjob?
Montreal Screwjob… um clássico do Wrestling, pena que para o lado negativo. Foi onde surgiu o personagem “maligno” de Mr. McMahon. A partir daí o Wrestling passou a ser mais popular e o entretenimento tomou conta dos Shows, fórmula que fez da WWF/E ser o que é hoje e seguem nos mesmos moldes… embora sabemos que há um grande contraste do produto da época para o de hoje
Correcto. E aliado ao Montreal Screwjob houve uma entrevista do Vince McMahon, de duas partes, julgo que esteja no Youtube onde ele diz “Bret screw Bret”.