4 – “Hard Times”
À medida que o Top vai avançando para as posições mais cimeiras, começa a tornar-se difícil ordenar isto. Já nem é só o pódio, já foge um pouco além dele. Começam a aparecer muitas das grandes promos de todos os tempos e que todos sabemos que foram altamente influentes e até olhamos para várias que podiam ter a primeira posição. Até vermos as outras e vermos que também podiam. Candidatos fortes.
Uma dessas é a famosíssima promo dos “Hard Times” de Dusty Rhodes na NWA, numa feud com Ric Flair, no qual este o lesionara e lhe tentara acabar a carreira. Porque é que a promo é tão influente além da entrega impecável? É que veio redefinir o conceito de um babyface. A NWA podia ser um pouco mais purista que a WWF/E, e respondia da mesma forma. É que olhando à ideia de um Face de topo, olhava-se para um herói. Alguém “larger than life,” havia muito de cartoonesco em alguém como Hulk Hogan ou Ultimate Warrior, mesmo que ainda estivesse um em ascensão e o outro por chegar. Mas procurava-se sempre alguém para quem o regular povo olhasse, com espanto, de baixo. Agora olhem para Dusty Rhodes e imaginem as roncadelas de riso que muitos oficiais dariam ao achar que dava para tirar dali um herói. Descobriu-se outro. O underdog, aquele com que o público se identifica e relaciona.
Numa promo, destacada como uma das melhores de sempre também por si, Dusty fala dos seus próprios “Hard Times” e admite que realmente é o oposto de Ric Flair, homem que nasceu com a colherzinha de prata na boca e não tinha timidez em exibi-lo. O seu discurso era emocionado e terá mexido com as emoções de muitos como ele. Os espectadores eram trabalhadores de classe média baixa como ele! Todos atravessavam os seus “Hard Times” e todos queriam impor-se perante os ricaços que os pisoteavam a diário. Que se lixem lá os super-heróis coloridos irrealistas, estava ali um homem que podia ser qualquer um de “nós!” Foi como se Dusty Rhodes tivesse desbloqueado o código para o seu sucesso e das várias formas de conseguir um Face de sucesso. Não é só representar uma companhia multimilionária. É representar o povo que a financia. Também se pode dizer que terá alterado todo o wrestling com estrondo, com uma promo que talvez o filhote mais novo ande a tentar, a toda a força, reproduzir de alguma forma…
6 Comentários
De todas as citadas as minhas favoritas são:
Pipebomb
Austin 3:16
Pipebombshell
Sem dúvidas são marcantes. E a da AJ Lee principalmente, ajudou a redirecionar um pouco do Wrestling feminino. AJ e seu épico reinado de Divas Champion foi pioneira na “revolução feminina”
Há uma que entra no top 10 for sure, que criou um dos maiores heels da história e mudou a forma vomo a indústria fazia wrestling e se quiseres, pode até ser considerado o verdadeiro início da Atitude Era. Falo claro da “Bret screw Bret”.
Para mim, essa tem de estar em primeiro porque influenciou todo o mundo do wrestling e mudou a forma como era feito.
E nunca ouvi falar dessa.
Nunca ouviste falar do Montreal Screwjob?
Montreal Screwjob… um clássico do Wrestling, pena que para o lado negativo. Foi onde surgiu o personagem “maligno” de Mr. McMahon. A partir daí o Wrestling passou a ser mais popular e o entretenimento tomou conta dos Shows, fórmula que fez da WWF/E ser o que é hoje e seguem nos mesmos moldes… embora sabemos que há um grande contraste do produto da época para o de hoje
Correcto. E aliado ao Montreal Screwjob houve uma entrevista do Vince McMahon, de duas partes, julgo que esteja no Youtube onde ele diz “Bret screw Bret”.